segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Mudança de ares


Chegou a hora de "mudar de ares"... em princípio estarei de volta sexta á noite se Deus quiser.


"Podemos viver sem a quase totalidade das coisas que se vendem no mundo, mas morreríamos logo se nos faltassem as que recebems de graça."


(Athalício Pithan)

Compreender e respeitar os idosos


Poema do idoso
Se o meu andar é hesitante

e as minhas mãos trémulas, AMPARA-ME.

Se a minha audição não é boa, e tenho de me

esforçar para ouvir o que tu dizes, PROCURA ENTENDER-ME.

Se a minha visão é imperfeita

e o meu entendimento escasso, AJUDA-ME COM PACIÊNCIA.

Se a minha mão entorna a comida

na mesa ou no chão, POR FAVOR NÃO TE IRRITES, TENTEI FAZER O QUE PUDE.

Se tu me encontras na rua,NÃO FAÇAS DE CONTA QUE NÂO ME VISTE; PÀRA PARA

CONVERSAR COMIGO. SINTO-ME SÓ.

se tua na tua sensibilidade,

me vires triste e só, SIMPLESMENTE PARTILHA COMIGO UM SORRISO E SÊ

SOLIDÀRIO.

Se te contei pela terceira vez a mesma história, num só dia, NÃO ME REPREENDAS,

SIMPLESMENTE OUVE-ME.

Se me comporto como uma criança, CERCA-ME DE CARINHO.

Se estou doentee sendo um peso, NÂO ME ABANDONES:

Se estou com medo da morte e tento negá-la, POR FAVOR AJUDA-ME NA

PREPARAÇÃO PARA O ADEUS.


( Autor desconhecido)

domingo, 28 de outubro de 2007

Quanta ternura!...



Palavras para quê!?

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A velha figueira



Este largo, chamado o "Largo da Figueira", é um dos lugares que eu gosto, na aldeia para onde costumo ir descansar.

Acho-o lindo!

Há muitos, muitos anos, - ninguem sabe quantos - esta figueira nasceu no cimo desta rocha.

Não sei como consegue sobreviver, mas ela lá está.

Digamos que é como o "Ex-Libris" da terra.

O facto de estar protegida com uma corrente em volta, mostra como é importante.

E o mais interessante é que há nela "uma fonte". Quando ninguem tinha água canalizada em casa, todos vinham aqui com a sua "bilha", fornecer-se de água. Ainda há poucos dias, falando com alguem que mora perto, vim a saber que continua a vir aqui buscar água, pois não quiz pôr agua canalizada em casa. E eu, a minha mãe e as minhas irmãs, viemos aqui muita vez á água!...

Talvez por isto tudo, eu goste tanto deste "monumento".

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Conferência sobre o Criacionismo


Provávelmente alguns já saberão, mas nem todos, por certo,que no próximo sábado, 27/10/07, pelas 16 horas,terá lugar no Auditório do Shoping do Cacém, uma Conferência sobre o Criacionismo, que será apresentada pelo Cientista cristão Evangélico, Dr. Adauto Lourenço.

Já tive a oportunidade de o ouvir, há cerca de 4 anos atrás, em Lisboa,e quero dizer-vos que considero que vale mesmo a pena participar deste Encontro. Trata-se de alguem que, com bases científicas e Bíblicas,rebate a Teoria do Evolucionismo, que há tantos anos nos é apresentada como a única e verdadeira.

Desafio-vos a estar presentes.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A tristeza das crianças



..."Mas as crianças, Senhor,

Porque lhes dais tanta dor?!...

Porque padecem assim?!..."

( Balada da neve de Augusto Gil)

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Londres - 1780 - 1784


...Quando John e Mary foram para Londres ainda existia a terrível marcha da prisão de Newgate para a de Tyburn, tendo continuado pelo menos até 1784.Dois anos antes de John e Mary se mudarem, Wesley tinha sepultado o honrado Silas Told. Este ex - marinheiro de estatura alta e magra devotara muitos anos a visitar as prisões, pregando para todos os reclusos de todas as prisões de Londres e subindo áquelas carroças mortais que se dirigiam para Tyburn, havendo levado muitos deles á fé em Cristo. Sem dúvida que Newton já ouvira falar dele, mas Silas Told nunca mais andaria nas carroças como mensageiro dos cèus; e, ao observar o expectáculo horripilante de um dia em Tyburn, John decidiu seguir o velho Silas no trabalho nas prisões.

O dia em que Newgate lançava fora as suas carradas de prisioneiros a fim de serem enforcados perto da barreira de pedágio localizada ao fim de Oxford Street, era sempre de festa. A viagem durava meia hora e as pessoas apinhavam-se na rua como se fossem ver uma coroação. Barracas de gin e genebra, barracas de nozes, amendoas, castanhas , etc. e pão de gengibre, actores e palhaços, todos saciavam e entretiam a multidão. Das carradas de condenados faziam parte o batedor de carteira desafiante e sorridente, indiferente ao seu trajecto para a morte, o pobre louco tagarela que morria porque ninguem se interessara a defender asua causa,, o marido que ousou desobedecer á sentença de deportação,, voltando a casa, o pai que roubou pouco mais de um xelim para calar os choros da família faminta, e a infeliz rapariga que se agarrava ao seu bébé durante aqueles últimos minutos preciosos antes de lhe ser arrancado dos braços para que o nó corrediço lhe caísse á volta do pescoço. A vida era uma insignificância, alugando-se fácilmente, e prescindindo-se dela do mesmo modo. As forças públicas nunca careciam de clientes. Por onde quer que o visitante entrasse em Londres, havia patíbulos: ao longo das margens do Tamisa, em Fleete Street, em Strand, em Convent Garden e, como não podia deixar de ser, no fim de Oxford Street. O coração de Londres era cruel e duro! Foi para esta cidade que Newton se mudou como ministro do Evangelho.


( Extraído do livro - De Traficante de Escravos a Pregador - Páginas 165 e 166)

De Brian H. Edwards

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ser livre



"SER LIVRE É UM IMPERATIVO QUE NÂO PASSA PELA DEFINIÇÃO

DE NENHUM ESTATUTO. NÃO É UM DOTE, É UM DOM."


( Miguel Torga )

domingo, 21 de outubro de 2007

Mãe, raínha...





Criança


Queria ser

ainda criança

pra caber no teu colo.

Mesmo se sei

que agora

è a minha vez

de te oferecer o meu.

Não para quando

você estiver triste,

não quero ver-te triste,

mas para seu repouso,

para seu descanso

e seu conforto.

Nunca saberei te dar

tudo o que recebi,

eu nem teria como!!!

Mas quero te dar

o que com você aprendi,

um amor sem limites...

um doar sem contar.

Você é como as flores,

que se oferecem,

e deixam ser colhidas

sem reclamar,

pra vidas enfeitar.

Descobri

que a raínha das flores

não é a rosa...

A Raínha é você, mãe

minha amiga

minha cantiga.


(Letìcia Thompson)

sábado, 20 de outubro de 2007

Há falta de dinheiro? Não parece.



No passado domingo, antes de sair de casa, peguei numa nota de cinquenta euros que coloquei num envelope branco e guardei dentro de um dossier que levei na mão. Andei por vários sítios mas não precisei de mexer no dinheiro.Ao fim do dia, já noite, vou ao dossier buscar o envelope para guardar o dinheiro, mas não o encontro.Começo a dar voltas á cabeça, no sentido de ter uma ideia de onde estaria o dinheiro, mas nada, não encontro resposta. Como já me doía a cabeça de tanto pensar... cinquenta euros são dez contos... em moeda antiga... e eu, que me lembre nunca perdi dinheiro... comecei de novo a reconstituir o meu dia,e, conclui que possivelmente, numa das vezes que saí do carro, e o dossier que trazia no colo caiu no chão, embora eu tenha reparado que nada ficou caido, deduzi que talvez o envelope tivesse caído para baixo do carro que ficou ali estacionado.Era a única hipótese que eu via.

Eram 23,30 horas quando cheguei a esta conclusão; felefono para um familiar que reside no local e, quase sem nenhuma esperança... pedi para no dia seguinte espreitarem a ver se estava lá o envelope. Entretanto á meia noite, alguem que saiu de casa passou pelo local e ,... não é que o envelope estava lá no mesmo sítio, todo sujo por ter sido pisado por "montes" de carros e pessoas...e,... imaginem... lá dentro a notinha limpinha e pronta a usar... dos cinquenta euros!Quer dizer: o envelope esteve lá caído desde as 13,30 horas ás 24, e ninguem lhe ligou importância...Claro que quem ficou contente fui eu! Recuperei o meu dinheirinho. E esta hem!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Até breve, se Deus quiser



Venho só dizer que daqui a pouco parto para a aldeia, onde não tenho acesso á Internet. Querendo Deus, estarei de volta sexta á noite.Até lá fiquem bem.

Gratidão...uma imensa gratidão



Tive a grande benção de nascer num lar cristão; mas cristão de verdade! Ali vivia-se de acordo com os ensinos do Evangelho. Cedo, bem cedo,comecei a perceber o quanto Deus me amava e que se eu lhe entregasse a minha vida por inteiro, aceitando-o como meu Salvador, Senhor e companheiro de jornada,só poderia ser feliz. Hoje, depois de muito caminho percorrido, e depois de tantas e tão maravilhosas coisas que aconteceram na minha vida, estou absolutamente certa, que o meu Senhor , é o meu maior bem, a minha melhor porção e estou-lhe tão agradecida, mas tão agradecida...que nem encontro palavras que possam quantificar toda a minha gratidão.

sábado, 13 de outubro de 2007

O Prémio Nobel e as alterações climáticas




O Prémio Nobel da Paz, foi ontem atribuído, sendo dividido entre o Vice Presidente Al Gore e o Painel Intergovernamental da ONU para as mudanças climáticas.Se a atribuição foi justa ou não, é outro assunto, que não interessa para o que quero aqui expôr. Do que eu quero mesmo falar e chamar a atenção, é para a realidade preocupante de que me apercebo.Junto á casa onde os meus pais moravam, em Maceira - Pero Pinheiro, temos há muitos anos, duas lindas figueiras, da qualidade "pingo de mel". Todos os anos, eu e os meus irmãos, esperamos ansiosamente pelo mês de Setembro, para nos deliciar-mos com os saborosos figuinhos. Acontece que este ano, no mês de Agosto, para nosso espanto e preocupação, reparámos que logo depois de uns dias estranhamente e extremamente quentes e secos, as folhas da figueira começaram a secar e , imaginem,a cair... Ainda reguei a figueira, coisa que não é necessária, pois a figueira é das árvores mais resistentes á seca e ao calor, mas reguei na tentativa de reverter a situação, porém de nada valeu. Os primeiros figos, que costumam ser os melhores, estavam "doentes", deformados e com mau aspecto e falta de sabor que em vez de nos fazerem crecer água na boca, como de costume, nos causaram repulsa. E daí para a frente, bem olhávamos as nossas queridas figueiras, constatando tristemente que os figos, ainda verdes, apodreciam e caiam no chão.E logo este ano, em que as árvores estavam carregadinhas deles.Nunca tal tinha acontecido! Entretanto, falando com os vizinhos, vim a saber que tambem eles estavam com o mesmo problema em relação ás figueiras e que em toda aquela região tinha acontecido a mesma coisa.Sendo assim, eu penso:Se isto aconteceu com os figos, poderá amanhã vir a acontecer com o trigo, o milho, o arroz e outros alimentos.Claro que como pessoa crente que sou, confio no cuidado e providência de Deus e não pensem que estou em pânico ou angústia...mas vejo claramente que há graves alterações climáticas e que isso tem por certo muito a ver com o que os "homens gananciosos e irresponsáveis" têm andado sistemáticamente a fazer com "este lindo e maravilhoso Planeta Azul".No que a mim diz respeito continuarei a tratá-lo e a defendê-lo o melhor possível e desafio-vos a fazer o mesmo.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Outono



Outono

Irás
pela rua
Verás
as folhas
cair

Se alguma
te pousar
no ombro
hás-de mandá-la embora
porque chegou a hora
de dormir

(Mário Castrim)

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Amigos que partem, amigos que chegam

Estou triste.

Hoje, mais uma grande amiga partiu para a eternidade.
Partiram tês amigos em duas semanas.
O meu "pobre coração" - já doente - parece estar a sair-se bem destes "golpes".
Porém, no meio da tristeza da perda,eis que surge como que uma compensação:
Nestas últimas duas semanas, recebi a dádiva de três novos amigos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Deus cuida dos seus Filhos

Olá, mundo da blogosfera!

Venho tambem "meter a minha colherada"!

E começo assim:

"È por isso que eu vos digo: não andeis preocupados com o que hão-de comer ou beber, nem com a roupa de que precisam para vestir. Não será que a vida vale mais do que a comida, e o corpo, mais do que a roupa: Olhem para as aves do céu, que não semeiam, nem colhem, nem amontoam grãos em celeiros. E no entanto o vosso Pai lhes dá de comer. Não valem vocês muito mais do que as aves? Qual, de vocês,por mais que se preocupe, poderá prolongar um pouco o tempo da sua vida?
E porque hão-de vocês andar preocupados por causa da roupa? Reparem como crescem os ´lirios do campo! E eles não trabalham nem fiam! Contudo digo-vos que nem o rei Salomão, com toda a sua riqueza, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada,quanto mais vos há-de vestir a vocês, ó gente sem fé?´
Portanto, não andem preocupados a dizer: "Que havemos de comer? Que havemos de beber?Que havemos de vestir?" Os que não têm fé, esses é que se preocupam com todas essas coisas. O vosso Pai celestial sabe muito bem que vocês precisam de tudo isso. Procurem primeiro o Reino de Deus e a sua vontade e tudo isso vos será dado. Portanto , não devem andar preocupados com o dia de amanhã, porque o dia de ananhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu mal."
Palavras de Jesus no Ev. de Mateus cap. 6:25 a 34
Novo Testamento - A BOA NOVA PARA TODA A GENTE