domingo, 31 de janeiro de 2010

Porque hoje é Domingo (88)


Imagem da net

Gravem bem isto na memória, meus queridos irmãos! Cada um deve estar sempre pronto para ouvir; mas não deve precipitar-se no falar, nem irritar-se com facilidade. Pois quem se irrita não faz a vontade de Deus. Por isso, ponham de lado toda a espécie de impureza e qualquer resto de maldade e recebam com humildade a semente a da palavra de Deus que tem poder para vos salvar a vida.
Ponham a palavra de Deus em prática e não se contentem com ouví-la, porque desse modo enganam-se a si mesmos. Aquele que se contenta com ouvir e não pôe em prática a palavra é como alguém que se vai ver ao espelho. Vê a sua cara mas, mal se volta, esquece-se logo de como era. Pelo contrário, aquele que presta atenção á verdadeira lei, a da liberdade, e que continua a fazer caso dela, não é como um simples ouvinte que se esquece logo. É alguém que ouve e pratica. E assim é que ele encontra a felicidade.
Se alguém acha que é uma pessoa muito religiosa, mas não domina a sua língua, está completamente enganado: a sua religião é inútil. A pura e verdadeira religião diante de Deus, nosso Pai, é esta: cuidar dos orfãos e das viúvas nas suas dificuldades e afastar-se da corrupção do mundo.
(Epístola do Apóstolo Tiago cap. 5)

sábado, 30 de janeiro de 2010

Um casal de Milhafres visitou a minha rua


Milhafre- Imagem da net

Recordo que quando era criança, e mesmo depois já mais crescida, costumava ver os Milhafres (aves de rapina) nos campos, nas charnecas ou nos pinhais; não me lembro de os ver aproximarem-se da nossa casa ou das casas das outras pessoas.Eram aves um tanto arredias, que não se deixavam ver com muita facilidade.
Pois imaginem o meu espanto quando estes dias voltava com o Zé de uma caminhada, e ao chegar á minha rua, demos pela presença de um casal de Milhafres, no prédio em frente ao meu...e sabem a fazer o quê? pousados num vaso pendurado numa janela, a debicarem alguma coisa, creio que ervas ou plantas.
Quando os vimos e ouvimos...numa espécie de pipiar, primeiro não os identificámos, porém passados uns momentos e quando eles levantaram vôo, não tivemos dúvidas que se tratava de dois Milhafres, creio que um casal!
Alguma coisa mudou...para eles se aproximarem assim das casas e das pessoas!
Mas o quê?
Provávelmente devem ter-lhe "roubado" os seus habitats naturais...o que a ser verdade é muito grave.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Câmara Municipal da Vidigueira - um exemplo a seguir


Edifício da Câmara Municipal da Vidigueira


Presidente da Câmara Municipal da Vidigueira - Sr.Manuel Rosa Narra

Portugal vive um momento de grave e preocupante crise económica.Talvez a mais difícil e complexa situação, nestes 36 anos do pós 25 de Abril.
O desemprego aumenta a cada dia que passa, e há milhares e milhares de pessoas que sofrem carencias de vária ordem.
As contas públicas são uma desgraça, com o mais alto valor de défice de que há memoria - 9,3 em Dezembro de 2009.
A dívida pública atinge valores impressionantes e verdadeiramente alarmantes
O Orçamento para o ano de 2010, foi tornado público ontem, e chovem criticas de todos os quadrantes, pela perspéctiva que trás, de não ser suficientemente ousado na imperiosa necessidade de fazer acentuados cortes nas despesas do estado.
Prevêm-se tempos bem difíceis e angustiantes para muitos portugueses desempregados, e para os que auferem salários mais baixos.

No meio de toda esta problemática situação, surge uma notícia nos meios de comunicação, que nos dá conta de que o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Vidigueira, no Alentejo, sr. Manuel Rosa Narra, com toda a restante Direcção, e os senhores Vereadores, tomaram a decisão de retirar dez por cento dos seus salários a fim de com eles poderem conceder melhores aumentos de salário aos cerca de vinte por cento dos trabalhadores da autarquia que recebem os ordenados mais baixos.
Desta atitude resultará uma actualização de dezasseis por cento no total, o que permite um aumento, por trabalhador, de oitenta Euros mensais.
Inquirido sobre esta tomada de decisão, o sr. Presidente disse que ao fazerem isto, estão ao mesmo tempo a lançar um desafio ao Primeiro Ministro, aos outros governantes e também aos deputados da Assembleia da República para que sigam o exemplo e façam o mesmo.
Vejamos então o que vai acontecer.
De salientar, que o sr. Presidente da Câmara, informou que com esta sua tomada de posição, tinha já granjeado vários inimigos, principalmente colegas seus, Presidentes de outras autarquias.
Pela minha parte, quero com toda a veemência, dar os meus parabéns e felicitações ao sr. Presidente Manuel Rosa Narra e congratular-me e alegrar-me por tão digna e notável atitude.
Bem haja.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Convento das Águias/Mosteiro de S. Pedro das Águias


Convento das Águias / Mosteiro de S. Pedro da Águias

Aprecio muito coisas antigas.
Ontem encontrei, por acaso, na net, esta bela imagem da qual gostei imenso. Fui pesquisar um pouco e aprendi mais alguma coisa.
Trata-se de uma imagem dos claustros do Convento das Águias / Mosteiro de S. Pedro das Águias, localizado em Tabuaço.
É um Templo de pequena dimensão construído nos séculos XII/XIII que pertenceu á Ordem de Cister, composto de uma única nave e capela-mor rectangular. Os monges foram mantendo o templo primitivo até 1832, ano em que foram extintas as Ordens Religiosas.
Acrescento que me apercebi que se contam várias lendas relacionadas com este local.

Preservação - Um poema de Miguel Torga


Imagem da net

«Chama-se liberdade o bem que sentes,
Águia que pairas sobres as serranias:
Chamam-se tiranias
Os acenos que o mundo
Cá de baixo te faz;
Não desças do teu céu de solidão.
Pomba da verdadeira paz,
Imagem de nenhuma servidão.»

Miguel Torga)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O meu pé de Lima-Limão


Lima -Limão


Frutos de diversos tamanhos


O tamanho e a cor final

Há cerca de uns doze anos, numa viagem que o Jorge (meu marido) fez aos Açores, trouxe um pé de Lima-Limão, como presente para a minha mãe, para acrescentar ás várias árvores e arbustos que ela já tinha plantado no jardim, junto á casa.
Recordo-me que na altura, como a minha mãe já tinha muitos anos...mais de oitenta...coube-me a mim plantá-la, o que fiz com muito gosto e o melhor que sabia.
A árvorezinha "pegou" muito bem e gostou do chão, pois passado pouco tempo ela crescia que dava gosto ver.
Consultei os livros, onde encontrei escrito que caso ela "espigasse" muito, seria necessário cortar-lhe os ramos do meio, os mais altos, a fim de ela ficar redondinha e produzir mais. Assim fiz, e ela na verdade ficou redondinha, e todos os ano carrega de frutos.
Na passada terça-feira quando lá estive fiquei encantada e espantada, pela enorme quantidade de frutos que tem. E o mais curioso é que simultâneamente...está a florir. Quer dizer: Há frutos e novas flores ao mesmo tempo. É engraçado e bonito.
As folhas são aromáticas, assim como as flores, muito procuradas pelas abelhas melíferas e como matéria prima da "Água de flor de larangeira".
Os frutos são ricos em vitamina C. Possuem ainda vitamina A e complexo B, além de sais minerais, principalmente cálcio, potássio, sódio. fosforo e ferro.
O fruto é ovalado, pequeno,de casca ligeiramente amarela quando maduro, muito fina, de tal maneira que até custa descascar á mão. É aromático, com um cheirinho agradável e o sumo é excelente para temperar certos pratos, para limondas, e principalmente...para fazer a tão famosa Caipirinha, e ainda para extracção de ácido cítrico.

A Lima-Limão - Citrus limetta Risso - é originária das regiões subtropicais e tropicais do sul e sudoeste da Ásia, incluindo áreas da Austrália e África.Foram trazidas para a Europa na época das Cruzadas, e levadas para o Brasil pelos portugueses no século XVI.
Se algum dos meu amigos passarem lá pelo jardim, tenham a bondade de se servir...podem levar á vontade, pois chega para todos.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O passeio pelo bosque


Anoitecer em Mira-Sintra - foto de viviana


Florinha abrindo a medo - Foto de viviana

O Gil e a máquina fotográfica. - Foto de viviana


a covinha que a chuva abriu na pedra - Foto de viviana


O belo gaio - Foto da net


O ninho - Foto de viviana

No último sábado, ao fim da tarde, eu, o Zé e o Gil, decidimos dar um passeio pelo bosque de Fitares, que fica aqui perto de casa.
Logo á entrada, debaixo de um grande eucalipto, estava caído no chão, um ninho grande, todo entrelaçado, que com o vento deve ter caído lá de cima. Creio tratar-se de um ninho de gaio... não tenho a certeza. É que naquele bosque habitam alguns gaios, que se deixam ouvir mas não se deixam ver...por vezes oiço-os bem perto, e fico ali um bom bocado, quietinha e em silêncio, de cabeça no ar, a prescrutar os topos das árvores a ver se os vejo, mas nada.É mesmo muito raro deixarem-se ver.Mas são muito bonitos.
Conforme avançáva-mos pelo meio do bosque, pudemos ver uma enorme profusão de muitas e variadas plantinhas que eu conheço muito bem...e que se preparam fara alegrar aquele local, que eu chamo de "o meu bosque particular", com belíssimas e coloridas florinhas, que abrirão já nos fins de Fevereiro.
Uma ou outra, ainda a medo - o tempo está frio e chuvoso - tenta dar a sua gracinha abrindo a sua corola.
Mesmo no meio do caminho, um pouco mais abaixo, a chuva que tanto tem caído este inverno, de tanto bater na pedra, abriu nela um gracioso buraco, redondinho, onde os passarinhos podem matar a sua sede, sem terem de ir á ribeira, que fica lá em baixo no vale.
Enquanto eu admirava tudo ali á minha volta, o Gil fotografava mais alguns combóios, que é um dos seus hobis principais.
Caía a noite quando regressámos a casa.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Porque hoje é Domingo (87)


Igreja na Ilha de Uto - Finlândia

«Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;

como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.»

( Salmo 133)

sábado, 23 de janeiro de 2010

A Pedra Filosofal - António Gideão


António Gideão

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão de átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

(António Gideão)




sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O que verdadeiramente permanece.


Flor do linho -(linum)

"O que temos feito por nós mesmos morre connosco; o que temos feito pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal."

(Albert Pike)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Abençoada chuva.


A água parece saltar de alegria


Aqui bem perto de casa, a água corre assim.

Em Portugal os verões são particularmente secos. Passam-se meses e meses sem que caia um pingo de chuva.A natureza fica tão sedenta e ressequida, que para quem a olha com amor, chega a fazer dó.Podem ver-se então algumas plantinhas pequeninas, minúsculas (com a sede) a tentarem esticar-se, a fazerem tudo por tudo para sobreviver.
Eu, olhando á minha volta e vendo esse cenário, aguardo ansiosamente pela chuva de Outono, e quando ela chega, mesmo pouca que seja, passada cerca de uma semana, a terra começa a reverdecer e a ganhar logo outro aspecto.
O ano que terminou há pouco, foi bem marcado pela sequidão de estio. Recordo que no mês de Outubro, imaginem...muitas pessoas ainda frequentavam as praias, e fazia bastante calor; creio mesmo, que havia pessoas um pouco cansadas do verão e do calor.
Eis senão quando, começa de chover, chover, e foi o que se viu. Tanta chuvinha caíu! Tanta, tanta! Que a erra ficou encharcada, que os ribeiros e valas se encheram e os rios e barragens atingiram quotas de água que, segundo dizem os especialistas, há fartura de água para todo o ano de 2010.
Pela primeira vez desde que foi construida, a Barragem do Alqueva, considerada o maior lago artificial da Europa, atingiu a quota máxima, de tal maneira que se fizeram excursões...para se ir contemplar o fenómeno.
As autoridades portuguesas estão contentes, os agricultores estão contentes, o povo em geral está descansado, porque não se prevê qualquer falta de água para este ano.
È caso para dizer: Bendita chuva que caiu! Bendita água que os céus nos deram!

Ainda vai chover mais. Estamos no tempo dela, como diria a minha mãe.
Lembremos o ditado popular: "Em Abril, águas mil!"
A água é um bem precioso, e como tal deve ser sempre usada com cuidado, com sabedoria, e com sentido de responsabilidade, nunca a desperdiçando, para que ela cumpra totalmente a sua função e chegue a todas as pessoas e a todos os lugares onde ela é necessária.
Temos muita água, é verdade! Mas desde agora, vamos ser sábios e conscienciosos na maneira como a usamos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Roseira branca


Tenho no meu jardim roseiras de várias espécies e de várias cores.
Habitualmente, começam a florir no início da Primavera, e terminam no final do verão, ou quando muito no Outono.
Há no entanto uma excepção: Um pé de roseira branca, que foi das primeiras a florir, e foi a última a terminar.A primeira rosa de 2009 abriu no início de Abril, e a última abriu em Janeiro de 2010.
Já todas as outras "dormiam" há bastante tempo, e ela ainda estava a florir.
Colhi-a, coloquei-a na mesa da sala, onde esteve mais de uma semana...e ontem despedi-me dela, quando as pétalas envelhecidas caíram sobre a toalha de renda.
Estes proximos dias irei podar a roseira e, ela terá então oportunidade de "dormir" o seu sono de inverno, até lá para o mês Março, quando novamente se cobrirá de folhas verdes, e mais tarde de botões, que se abriraão em belas rosas brancas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Teatro - Um poema de Cabral do Nascimento


Cabral do Nascimento

«Era uma vez um menino
Em seu jardim a brincar.
(Brincar, brincar, não brincava,
Sempre, sempre a meditar!)
Os outros vinham de longe
E a correr, para o levar.
(Correr, correr, não corria,
porém ficava a sismar.)
Na tarde de ouro se ouviam
Seus gritos enchendo o ar.
(Ele gritar, não gritava,
Mas calava-se a pensar.)
O mundo andava de roda
e tudo á volta a girar!
(Ele no entanto,cantava
Só a ver, a comtemplar .)
E tudo quanto se via
E tudo quanto passava,
Nos seus olhos se detinha,
Na sua alma ficava.

Tenho sido espectador
E toda a vida serei.
Estar de fora da dor,
Aquém do palco, do riso,
Longe da arena do mundo!
È insensatez? È juízo?
È bom? È mau? Não no sei.
Mas quanto drama profundo,
Devagar, devagarinho,
Sem voz, sem gesto, sem cor,
Se infiltra tão de mansinho
Na alma do espectador?
(Cabral do Nascimento)
1897 - 1978)


Poeta, colaborador de importantes jornais e revistas da sua época, investigador da história dos princípios do povoamento das ilhas da Madeira e dos Açores, foi também professor.
Muitas vezes sob o pseudónimo Mário Gonçalves, e em colaboração com a sua mulher, Maria Franco Machado, traduziu para português vários nomes importantes da literatura inglesa, norte-americana e francesa, entre outros, R. L. Stevenson, George Eliot, G. H. Wells, Henry James, Pearl S. Buck…

Nasceu a 22 de Março de 1897, no Funchal. É filho de João Cabral Crowford do Nascimento e de D. Palmira Cabral do Nascimento.
Fez o curso primário e secundário nesta cidade até 1915.
Entre 1915 a 1922 frequentou a Faculdade de Direito de Lisboa e de Coimbra.
Em 1923, já no Funchal, ensinou na Escola Industrial e Comercial.
Em 1931 foi nomeado primeiro director do recém-formado Arquivo Distrital do Funchal.
Em 1937, fixou residência em Lisboa e ensinou nas escolas Ferreira Borges e Veiga Beirão até se aposentar, em 1958.
Em 1943 obteve o prémio Antero de Quental.
Faleceu a 2 de Março de 1978, em Lisboa.

Fernando Pessoa elogiou a sua primeira obra,"As Três Princesas Mortas num Palácio
em Ruínas" (1916), na revista "Exílio", considerando-o como "um poeta digno" do movimento "Orpheu

domingo, 17 de janeiro de 2010

Que emoção!


O meu bisavô Theodor Bengelsdorff


A minha bisavó Ida Bengelsdorff


O Farol onde trabalhou o meu bisavô


Uma paisagem local

Hoje, ao fim da tarde, ocupando algum tempo de lazer, serenamente, calmamente, decidi pesquizar na net, um pouco sobre os meus antepassados maternos, ou seja, sobre os Bengelsdorff.
Depois de ver muitos nomes em países como os Estados Unidos da América, Alemanha, Finlândia, Suécia e Argentina, de repente surge diante dos meus olhos um site Finlandês, dedicado á Ilha de Utto, no Mar do Norte, terra do meu bisavô Theodor Bengelsdorff e da minha bisavó Ida Bengelsdorff.
Claro que estava escrito em finlandês, lingua bastante estranha, e onde, como diz o nosso povo "não se tira uma para a caixa".

Muitas fotografias locais, actualizadas, como por exemplo, o Farol, onde trabalhou como faroleiro o meu bisavô, para além de ser comandante de um navio.
Nesse mesmo farol, há uma capela, da Igreja Reformada, onde o meu bisavô, no inverno, quando tudo era gelo, e o pastor não de podia deslocar -se á ilha, exercia as funções de Pastor, dirigindo os serviços religiosos, incluindo casamentos, baptizados e funerais.

Mas a emoção maior estava para vir.
De repente, num post recente, vejo diante dos meus olhos, a fotografia do meu bisavô e da minha bisavó, com grande realce, por terem sido eles os fundadores da primeira escola na Ilha.

O meu avô Alvar Ossian Bengelsdorff nasceu nessa Ilha, bem como os seus dois irmãos Hugo e Bruno.

O meu bisavô morreu bastante cedo e a minha bisavó Ida partiu para a Argentina com os filhos, numa altura em que navios cheios de Finlandeses chegavam a Buenos Aires.
Eles chegaram no ano de 1906.
Depois...depois, aconteceram tantas coisas!
Eu nasci em 1940.

Este é o site.

PIENEN SAAREN PIENESSA KOULUSSA
utonkoulu.wordpress.com/

Anomus keisarille

Paraisille olisi ollut hankala lähettää lapsia, joten oman koulun perustamista pohdittiin kovasti. Korppoon kunta antoi luvan Utön ja Jurmon koulupiirin muodostamiseen. Mitään rahallista tukea ei saatu. Seuraavaksi anottiin keisari Aleksanteri III:lta valtionapua opettajan palkkaamiseen. Senaatti myönsi rahat. Luotsipiiristä luvattiin, että majakkamestari saisi toimia opettajana omien töidensä lisäksi. Saarelaiset huolehtivat itse lämmitys- ja tarvikekustannuksista.

Koulu alkoi virallisesti syksyllä 1884. 7 – 14-vuotiaita oppilaita oli 21. Pian kaikki kouluikäiset kävivät koulua. Tuohon aikaan Suomessa ei ollut vielä yleistä oppivelvollisuutta ja maaseudulla vain 34 % ikäluokasta suoritti kansakoulun. Kaupungeissa koulunkäynti oli huomattavasti yleisempää.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Porque hoje é Domingo (86)


Capela em S. Bento das Peras - Vizela

ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura.

Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi.

Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos.

Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu a ti correrá, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come,

assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

Pois com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão palmas.

Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.

(Livro do Profeta Isaías cap. 55: 1 a 13)

O dia das compras


A grande e bela Romã de Israel.


A suculenta Tâmara de Israel -


Os deliciosos ovos moles de Aveiro - as fotos são minhas

Ontem fomos ao super-mercado fazer compras. Vamos lá uma vez por mês.
Comprei muitas coisas: Comida para os canários, comida para o gato e, comida para os donos do gato.
Cada um de nós, tem neste dia, a oportunidade de escolher "as suas gulodices".
O Jorge vai para os queijos, o Zé vai para o salame de chocolate da "avó Filó", e eu vou para as Tâmaras e os ovos moles; mas desta vez acrescentei uma bela, colorida e enorme Romã.
Para meu espanto, tanto as Tâmaras, que também são bem maiores que as que por aí estão á venda, como a Romã, são oriundas de Israel!
Reparem no tamanho!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Preferência ás Sagradas Escrituras


Imagem da net

"A leitura... é de todas as artes a que menos custa, e a que mais rende.
Apresentando uma lista de vinte livros de sua escolha e preferência, colocou as Sagradas Escrituras em primeiro lugar."

Castilho, António Feliciano de (1800-1890, célebre poeta e prosador.)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Canção amiga


Imagem da net

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.

Caminho por uma rua
que passa em muitos países.
Se não me vêem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.

Eu distribuo um segredo
como quem ama ou sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.

Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças

(Carlos Drummond de Andrade)

"Canção Amiga" é um poema no qual Drummond expressa o ideal de construir uma poesia capaz de despertar a consciência dos adultos e servir de canção de embalar para as crianças.

A mesa que me acompanha desde a infância.


Foto da Viviana

Esta mesa nesta fotografia, acompanha-me desde criança.
Era diante dela que todos os domingos, eu juntamente com os meus irmãos e as outras crianças da Classe da Escola Bíblica Dominical, recitávamos o texto Áureo da Lição, na Casa de Oração da Igreja Baptista de Leiria, onde cresci.
Já lá vão sessenta anos.
È o único objecto no salão que resta desse tempo; todas as outras coisas já foram substituídas há muito.
Ela apresentava-se sempre muito bem cuidada. Em cima, era colocado um naperon de alvo linho, bordado, e bem no centro, estava uma belíssima jarra dourada de metal, que brilhava e resplandecia como ouro, com leves e graciosas flores; geralmente gipsófilas branquinhas misturadas com rosas ou cravos.
Para mim, aquele conjunto de mesa, naperon e flores, era talvez a coisa mais bonita do mundo.
Passaram-se mais de sessenta anos, e eu tive oportunidade de visitar aquele Templo, há pouco mais de um mês.
Quando me sentei no banco e olhei em frente, e vi a velha mesa de infância... o meu coração rejubilou, os meus lábios sorriram, e algumas nostálgicas lágrimas, vieram aos meus olhos.
Ontem, eu era criança, e hoje, os cabelos estão todos brancos!
Quantas coisas aconteceram nesse intervalo de tempo!
Ah! mas foi muito bom voltar a vêr aquela mesa!
Creio que me fez muito bem.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

As Flores do Professor


Imagem da net.

"Para ser professor, também é preciso ter as mãos purificadas. A toda a hora temos de tocar em flores. A toda a hora a Poesia nos visita.
O aluno acredita em nós e não deve acreditar em vão. Impôe-se-nos que mereçamos, com a nossa, a pureza dos nossos alunos; que a nossa alimente a deles, a mantenha.
Sejamos a lição em pessoa - que é isso mais importante e eficaz que sermos o papel onde a lição está escrita; e possamos dizer, sem constrangimento: " Deixai vir a mim as criancinhas..."
(Sebastião da Gama)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Idosos abandonados á sua sorte, morrem sós na cidade de Lisboa.


Imagem da net

"SOLIDÃO ARRASTA NOVE IDOSOS PARA A MORTE EM DOZE HORAS."

«Entre as 10.00 e as 22.00 de domingo foram encontrados mortos nove idosos, sete homens e duas mulheres, que viviam sós.

Uns morreram abandonados, outros em situação de solidão, outros provavelmente às mãos de gente criminosa, e outros porque o desespero ditou o fim da linha.

"Não, não é normal. São muitas mortes em poucas horas", disse ao DN a sub-comissária Carla Sofia, do gabinete de relações públicas do comando de Lisboa da PSP.

Os idosos de Lisboa são sobretudo mulheres, vivem em casas da autarquia, numa situação de isolamento e com baixos níveis de escolaridade e rendimento.»
(Diário de Notícias)

Noticias como esta, "cortam-nos o coração" e deixam-nos em choque
Como é possível?
Onde está a família?
Não aparece ninguém...
E os Serviços Sociais? O que fazem por estas pessoas?

Ao pensar nisto, vem ao meu pensamento a ORDEM divina, contida no quinto mandamento: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que te vá bem e se prolonguem os teus dias sobre a terra, que o Senhor teu Deus te dá."(Livro do Exodo cap. 20:!2)
E ainda as palavras do sábio Salomão:
"Ouve a teu pai que te gerou, e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer".
(Livro de Provérbios 23:22)
"O que aflige a seu pai, ou afugenta a sua mãe, filho é que envergonha e desonra".
(Livro de Provérbios 19:26)
"Coroa dos velhos são os filhos dos filhos, e a glória dos filhos são os seus pais."
Livro de Provérbios 17:6)

Como seria bom, se estas Palavras das Escrituras, fossem tidas em conta pelos filhos e parentes dos idosos!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Porque hoje é Domingo (85)


«Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede tambem em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito.
Vou preparar-vos lugar. E quando eu fôr, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão, por mim.
Se vós me conhecesseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai, e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.»
(Ev.S. João cap.1;1 a 14)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O peso da alma


Imagem ga net.

"A minha alma tem o peso da luz.

Tem o peso da música.
Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita.

Tem o peso de uma lembrança.

Tem o peso de uma saudade.
Tem o peso de um olhar.

Pesa como pesa uma ausência.

E a lágrima que não se chorou.

Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."

(Clarice Lispector)

Mais uma do Nuno


Há dias, o meu neto Nuno de 6 anos, estava como habitualmente acontece, a brincar sózinho. Ele passa horas entretido com as suas brincadeiras inventadas.
Gosta muito de brincar na cozinha onde encontra muitos objectos que lhe servem perfeitamente para os fins em vista.
Quando brincava, volta-se para a mãe e pergunta-lhe se ela quer comprar alguma coisa.
A mãe olha, e diz:
"Este aqui, é para menino ou para menina?"
Ele responde:
"Esse é para menino, mas tenho aqui este que é MINI - SEXO."
A mãe pergunta.
"mini-sexo, como?"
Ele diz:
È para menino e para menina."

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Toma tempo


Imagem da net

TOMA TEMPO
PARA SER AMÁVEL
Bastará por vezes apenas um
sorriso ou uma simples palavra.

TOMA TEMPO PARA DAR
Sentirás paz e alegria.

TOMA TEMPO PARA SORRIR
È a música da alma.

TOMA TEMPO PARA PENSAR
É a semente da realizção.

TOMA TEMPO
PARA TRABALHAR
É o preço do êxito.

TOMA TEMPO PARA AMAR
É um previlégio concedido por Deus.

TOMA TEMPO PARA ORAR
É o maior poder da terra.

TOMA TEMPO PARA ESTUDAR A BÍBLIA
É a glória imortal da humanidade.

(Desconheço o autor)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Entre o Sono e o Sonho...


http://olhares.aeiou.pt/leito_do_rio_sao_francisco_foto692775.html
Foto de Wania Pedroso

Entre o sono e sonho,
Entre mim e o que em mim
É o quem eu me suponho
Corre um rio sem fim.

Passou por outras margens,
Diversas mais além,
Naquelas várias viagens
Que todo o rio tem.

Chegou onde hoje habito,
A casa que hoje sou.
Passa, se eu me medito;
Se desperto, passou.

E quem me sinto e morre
No que me liga a mim
Dorme, onde o rio corre-
Esse rio sem fim.

(Fernando Pessoa)

"Poema tardio de Pessoa, datado de 11/9/1933, "entre o sono e o sonho" trata de um tema querido a Pessoa ortónimo: a incapacidade prática de atingir na vida real o que se imagina poderá ser a vida ideal.

Passa neste poema a ideia de fragmentação e de divisão. São estes dois fortes alicerces, a fonte da angústia do poeta quando analise a sua própria vida. Se por um lado a sua personalidade é marcada por um forte idealismo, um forte "sonhar", ela é também dominada por uma fraca capacidade de concretizar esse sonhar em realidade. Ou, por outro lado, é o "sonhar" demasiado intenso sequer para poder ser concretizado - é demasiado inalcançável.

A fragmentação, por outro lado, "a casa que hoje sou", é um prédio solitário com demasiadas divisões, onde habita a alma de um poeta sem esperança de dar a volta a uma vida demasiada cruel."

(http://omj.no.sapo.pt/Forum/poema_entre_o_sono_e_o_sonho.htm)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PROMOÇÃO DE ANO NOVO


Recebi da minha amiga Elaine, do blogue:http://elainegaspareto.blogspot.com, este simpático convite para participar nesta PROMOÇÂO DE ANO NOVO.
Obrigada amiga linda, pela lembrança.
Então aí vai:

Em 2010, eu quero viver uma vida de alegria e autenticidade, que corresponda ás expectativas que o Senhor meu Deus tem de mim.

Passo este desafio a três queridas amigas:

Angela Guedes do blogue: http://angelabeneguedes.blogspot.com/
Sónia Regina do blogue: http://sonreglom.blogspot.com/
Anita, do blogue: http://amorfraternal.blogspot.com/

Solicito que façam o favor de dar continuidade ao desafio, indicando cada uma, très pessoas a quem passam o testemunho; e que vão até ao blogue da Elaine, informar através de um comentário no post deste desafio, quem são essas pessoas, e também, ESCOLHER o livro que desejam receber, caso venham a ser premiadas.

Recapitulando:

A amiga leva o selo, posta no seu blog, completa a frase que está no selo e convida mais 3 pessoas para participar, sem esquecer de dizer a cada uma para avisar a Elaine que está participando. E diz qual livro gostaria de ganhar se for um dos premiados.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Recordando Francisco Rodrigues Lobo e a nostálgica cidade de Leiria


Vivi uma parte da minha infância e juventude na bela cidade do Lis - Leiria.
Como é natural, vêm-me á lembramça com frequência, muitas e gratas recordações desses bons tempos.Hoje lembrei-me da Praça Francisco Rodrigues Lobo, onde na altura era feita a Feira dos Cereais.E assim, em homenagem a esse grande poeta e filho da terra, que dá o nome á praça, decidi publicar aqui um dos seus muitos e belos poemas.

Francisco Rodrigues Lobo (1579-1621) é um dos mais importantes discípulos de Camões. Tendo sido influenciado por Gôngora, é considerado o iniciador do Barroco na literatura portuguesa. Era de uma família de cristãos-novos, formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, não se conhecendo quaisquer cargos públicos que tenha exercido. Morreu afogado numa viagem de barco que fazia entre Santarém e Lisboa. A nível poético, escreveu romances bucólicos, éclogas e sonetos Éclogas, Primavera, Condestabre e O Pastor Peregrino). Em prosa escreveu a Corte na Aldeia (1619), que é uma colecção de diálogos didácticos sobre preceitos da vida na corte. Esta obra reflecte a frustração da nobreza portuguesa pelo desaparecimento da corte nacional sob a dominação filipina.

CANTIGA

Descalça vai para a fonte,
Leanor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.

A talha leva pedrada,
Pucarinho de feição,
Saia de cor de limão,
Beatilha soqueixada;
Cantando de madrugada,
Pisa as flores na verdura:
Vai fermosa, e não segura.

Leva na mão a rodilha,
Feita da sua toalha;
Com üa sustenta a talha,
Ergue com outra a fraldilha;
Mostra os pés por maravilha,
Que a neve deixam escura:
Vai fermosa, e não segura.

As flores, por onde passa,
Se o pé lhe acerta de pôr,
Ficam de inveja sem cor,
E de vergonha com graça;
Qualquer pegada que faça
Faz florescer a verdura:
Vai formosa, e não segura.

Não na ver o Sol lhe val,
Por não ter novo inimigo;
Mas ela corre perigo,
Se na fonte se vê tal;
Descuidada deste mal,
Se vai ver na fonte pura:
Vai fermosa, e não segura

(Francisco Rodrigues Lobo)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Porque hoje é Domingo (84)



Mulher orando - Imagem da net


Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:

Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bençãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como tambem nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos por adopção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade, para louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no amado; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo a riqueza da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência, fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs, para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão no céu como as que estão na terra, nele, digo,no qual também fomos feitos herança, havendo sidos predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo, no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
( Ep. de S. Paulo aos Efésios cap. 1 : 1 a 14)

sábado, 2 de janeiro de 2010

O mês de Janeiro


Azedas- flores de Janeiro

Estamos em Janeiro.
Janeiro, que não foi sempre o primeiro mês do ano, pois na antiguidade romana ele era somente o undécimo primeiro.
Foi Numa Pompílio,o segundo dos sete reis de Roma, que alterou o calendário civil, e que sendo um grande devoto do deus Jano, mandou edificar um grande templo ao qual consagrou esse mês que passou desde então a ser o primeiro do ano.
Jano, do latim Janua, tem o significado de «porta», «entrada».por onde entra o ano novo.
O primeiro mês passou a chamar-se então Januárius, Janeiro.
È o mês do ano sobre o qual o povo, sagaz e bom observador, criou o maior número de provérbios e sentenças populares.
Eis algumas:

"Calça branca em Janeiro é sinal de pouco dinheiro"

"Chuva de Janeiro, cada gota vale dinheiro"

"Em Janeiro sobe ao outeiro. Se vires verdejar pôe-te a chorar, se vires terrear pôe-te a cantar."

"Janeiro fora, mais uma hora,e quem bem contar hora e meia lhe há-de achar."

"Janeiro frio e molhado, enche a tulha e farta o gado."

"Luar de Janeiro, não tem parceiro, mas o de Agosto dá-lhe no rosto."

"Não há luar como o de Janeiro nem amor como o primeiro."

Ainda um poema sobre Janeiro de E. Spenser:

Veio então o velho Janeiro, bem embrulhado
Em ervas daninhas para se proteger do frio.
Mas, para vencer, bamboleava-se e tremia.
Soprava nos dedos, tentando aquecê-los.
Eles, porém, estavam dormentes, por terem segurado,
Todo o dia, um machado afiado que derrubara
Àrvores e cortara ramos inúteis."
(A raínha das fadas)