quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ameixas Raínha Claudia


Ameixas Raínha Cláudia - Fonte da Imagem
http://casadaedrosa.pt/


Em Portugal, estamos precisamente na época das ameixas.É um fruto muito popular que existe em abundância nesta altura. Ainda ontem, o meu lanche, juntamente com a minha irmã mais nova, foi uma rosca de erva doce e uma quantidade de ameixas amarelas, doces e sumarentas, originárias da zona do Oeste, mais precisamente da Lourinhã.
Das muitas variedades de ameixas que existem por cá, há uma que é a minha preferida: A ameixa raínha claudia, da qual temos uma árvore, ainda jovem, plantada por o meu filho Zé, há cerca de nove anos, por desejo da Nena, minha mãe, que apreciava muito este tipo de ameixa. Já há cerca de três anos que a árvorezinha começou a produzir; as duas primeiras vezes, pouquinhas, porém este ano está bastante carregada. Estão com um aspecto muito saudável e robusto e não tarda estão maduras.
Já agora, por falar em ameixas raínha claudia, aproveito para para apresentar uma curiosidade:
"Esta variedade de ameixa, amarela e muito doce, ficou assim conhecida em homenagem á raínha Cláudia, apreciadora do fruto, mulher do rei francês Francisco I (século XVI), morta aos vinte e cinco anos, que o povo estimava pelas suas virtudes e piedade."(Dicionário do nome das coisas - de Orlando Neves)

Algumas dicas mais:

Nome científico: Prunus Doméstica

Nome Família: Rosáceas

Origem: Europa

Características Intrínsecas:
Nativa da Europa principalmente França esta variedade de ameixa é cultivada igualmente em Portugal e no resto da Europa. Em Portugal, a ameixa de Elvas (como é vulgarmente conhecida), ou rainha Cláudia, é cultivada principalmente no Alto Alentejo e é quase tão pequena como uma cereja, de casca lisa, brilhante, amarelo escuro ou esverdeada e a polpa suculenta, sumarenta, perfumada, amarelo esverdeada e muito doce. É de consistência menos resistente que as restantes variedades, forma redonda, uma semente única (caroço) lisa, mais aderente à polpa.

100 gr de ameixa fornecem 51,8 Kcal.

A ameixa é uma fruta muito nutritiva e pouco calórica, recomendada por isso em regimes de emagrecimento. Tem vitaminas A, B1, B2 e C, sendo enriquecida por sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. É um excelente laxante natural, por isso não deve consumir-se em grandes quantidades por dia. E porque tem uma grande taxa de ferro é indicada em casos de fraqueza geral, principalmente quando há debilidade cerebral. É também um excelente auxiliar da digestão e no combate às hemorróidas."

(www.clubeprodutores.sonae.pt

3 comentários:

Avozinha disse...

Adoro Rainhas Cláudias! Das verdadeiras. O problema é que costumam vender gato por lebre... Este ano ainda não as vi!

Viviana disse...

Olá, querida Eunice

Diz bem...as verdadeiras!

Essas é que são mesmo excepcionais.

Beijos

Viviana

Unknown disse...

FRancisco I não era Rei Francês, mas Imperador Austriaco.