terça-feira, 30 de agosto de 2011

Do Grande Livro do Amor - "Meu Íntimo"


O Escritor Heinrich von Kleist


Lápides de Kleist e Henriette Vogel, em Berlim

Meu íntimo

Minha vida, minha querida e doce vida,
luz da minha alma, meu tudo, meu bem,
meus castelos, hectares,
vinhas e planícies,
oh, sol da minha vida, Sol, Lua, e estrelas,
meu passado e meu futuro,
minha noiva, minha mulher,
amiga querida, meu íntimo...

Heinrich von Kleist
(1777 - 1811)
para Adolfine Henriette Vogel

In - O Grande Livro do Amor
Hellen Exley Giftbook

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Boa viagem e um bom regresso a casa, Happy Feet!


Fonte da imagem: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/

No inicio deste mês publiquei aqui um texto sobre um pinguim-imperador que se "extraviou" e foi encontrado a 3.000 km "de casa", numa praia da costa da Nova Zelândia.
Hoje, trago sobre ele, excelentes notícias:

"O pinguim-imperador que se perdeu da sua colónia na Antárctida e deu à costa da Nova Zelândia, em Junho, iniciou hoje a sua viagem de regresso a “casa”, a bordo de um navio neozelandês.

Tornou-se, talvez, no pinguim mais famoso da Nova Zelândia, depois de ter se ter perdido da sua colónia na Antárctida. Desde que deu à costa neozelandesa, na praia Peka Peka, o animal esteve dois meses em convalescença no Zoo de Wellington. Quando lá chegou estava fraco e mal nutrido, depois de ter nadado mais de três mil quilómetros. Além disso, o pinguim foi submetido a uma intervenção cirúrgica para lhes serem retirados cerca de três quilos de areia do estômago e que ingeriu por engano, pensando ser neve. Na Antárctida os pinguins ingerem neve para se manterem hidratados.

Centenas de pessoas foram ontem ao Zoo despedir-se deste pinguim, um jovem macho que terá cerca de três anos e meio.

Hoje foi colocado a bordo do “Tangaroa”, um navio do Instituto Nacional de Investigação da Água e Atmosfera que iniciou uma expedição de um mês ao oceano Austral para estudar os stocks de peixe na região. O navio de exploração neozelandês leva a bordo uma equipa de veterinários e, de caminho, vai libertar o pinguim-imperador, depois de quatro dias de viagem.

“Há sempre alguma apreensão quanto ao que lhe vai acontecer uma vez libertado. Mas estamos muito entusiasmados”, comentou a responsável pela equipa de veterinários, Lisa Argilla, à televisão TVNZ.

O pinguim-imperador foi equipado com um dispositivo GPS que vai permitir aos investigadores e ao público seguir os seus movimentos.

Críticos denunciam os elevados custos desta operação de salvamento. Mas os defensores da natureza salientam que a odisseia deste pinguim veio criar um novo interesse pela protecção do Ambiente no país."
(AFP - Público)

Nota:

Por motivos de apoio familiar a netos, estive alguns dias ausente do convívio com os simpáticos amigos que têm a gentileza de por aqui passar. Agradeço os telefonemas e os e-mails que recebi entretanto, reveladores do cuidado e simpatia dos amigos para comigo. Bem hajam.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Angelina - pastora de sonhos

A minha admiração, o meu apreço, e a minha homenagem, a esta mulher portuguesa de Miranda - Trás-os-Montes, que eu gostaria de conhecer.

Veja aqui.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Onde, os valores?


http://www.google.pt/imgres?q=nevoeiro+em+sintra

Eram uns dez ou doze jovens e adolescentes, que hoje á tarde, incentivavam uma rapariga do grupo, que escalou o muro da moradia do sr. João, meu amigo, para roubar fruta para todos. A casa encontra-se fechada creio que, por o proprietário se encontrar de férias.
Eu e as minhas netas, que passávamos na altura, nem queriamos acreditar no que estavamos a vêr. Em plena luz do dia, numa praceta onde está sempre a passar gente, aqueles jovens com o maior dos-á-vontades, como se estivessem a fazer a coisa mais normal deste mundo...invadiam a propriedade privada e saqueavam.
As pessoas que passavam olhavam chocadas mas não ousavam dizer nada.
Eu pergunto:
O que é que é isto? Onde está a responsabilidade da família na transmissão de valores?Que tempos são estes que estamos a viver? Para onde caminha esta nossa sociedade?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

"Queres que te dê a mão?"


Fonte da imagem:
http://br.freepik.com/fotos-gratis/tulipas-ternura-tulipa-rosa


Ontem, fui com as quatro netas que estão aqui em casa a passar uma semana de férias, ao Parque Urbano aqui de Mira-Sintra, e por lá andámos até quase ao anoitecer. Quando regressávamos a casa, eu, que vinha á frente com a Margarida, que tem cinco anos, num dado momento olhei para trás e reparei que a Beatriz, de doze anos, irmã mais velha da Margarida, tinha ficado um pouco para trás, pois sofreu uma entorse num pé, há poucos dias, num acampamento onde esteve, e apresenta alguma dificuldade em andar, coxeando.
Quando a vi lá atrás sózinha disse para a Margarida: Vamos ter de pedir desculpa á Beatriz por a deixarmos para trás. Entretanto, parámos e ficámos á espera dela.Quando ela chegou junto de nós eu disse-lhe: Desculpa, querida, por vir-mos um pouco á frente, ao que ela respondeu: "Não faz mal".A Margarida olhou para a irmã e com uma voz suave e doce perguntou-lhe: "Queres que te dê a mão?" A Beatriz, sorriu, e respondeu-lhe: Não é preciso! Obrigada.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ainda há quem esteja atento e não colabore


Uma das minhas noras, por uma questão preventiva, toma há vários anos um determinado medicamento, o qual tem de tomar demanhã e á noite. Acontece, como é natural, que por vezes esquece-se de tomar o da noite. Consultando há dias, pela primeira vez, um especialista na área, e pondo-o a par do tal esquecimento, ele apresentou de imediato o que achou ser a melhor solução para o caso:
"Em vez do medicamento que está a tomar, vou-lhe receitar um igual mas com uma dosagem diferente: Toma só um comprimido pela manhã e este vai "libertando" o produto durante as 24 horas." "Até aqui tudo bem," pensaram a minha nora e o meu filho, só que, o meu filho, preocupado e atento á situação financeira do país - que paga a totalidade do custo deste medicamto ao utente, perguntou o preço da nova embalagem, ao que o médico respondeu que viria a custar "ao Estado", a quantia de 120 Euros. Acontece que a embalagem actual custa 25 Euros, o que levou o meu filho e a minha nora a "rejeitarem" a tal boa solução apresentada pelo clínico. Consideraram errado colaborar "naquele esquema", que a troco de nada...iria empobrecer ainda mais este nosso amado e histórico país, tão mal visto nos dias que correm.
Ocorre perguntar: Quantas pessoas haverá por aí que sem qualquer pejo aceitariam com as duas mãos a ideia!?
É por essas e por outras...que o país está como está.

sábado, 20 de agosto de 2011

O inegualável AMOR de DEUS


Fonte da imagem: gosaosebastiao.wordpress.com

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito (único)para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna."
(Ev. de S.João cap. 3:16)

«...Ele deu o seu precioso sangue pelo gozo de nos tornar «Seus». Tendo sofrido tudo isto por nós, o Senhor dá-nos agora todas as coisas, e sente alegria no seu coração com isso.
Que maravilhoso dador! Que amoroso Senhor! Bendito eternamente, o nosso Salvador! Todos juntos exaltemos o Seu nome.

Quanto mais á vontade vos sentirdes na sua companhia, tanto mais ansiareis por estar com Ele, e maior será o brilho celeste e o fervor do vosso testemunho, até chegardes á sua presença. Este estado não se consegue com nenhum esforço da nossa parte. Mas andando na sua companhia e vendo-o na glória, onde Ele agora está, seremos transformados de glória em glória, na mesma imagem - II Ep. aos Coríntios 3:18 -, e assim refletiremos a sua beleza moral aqui na terra. Quanto mais semelhantes a Cristo formos na prática, tanto mais alto falarão as nossas vidas, d'Ele."
(Do Opúsculo - És membro de quê? - de C. Cutting)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Elegia- de Miguel Torga


Paisagem transmontana.


ELEGIA

«Terra, minha medida!
Com que ternura te encontro
Sempre inteira nos sentidos,
Sempre redonda nos olhos,
Sempre segura nos pés,
Sempre a cheirar a fermento!

Terra amada!
Em qualquer sítio e momento,
Enrugada ou descampada,
Nunca te desconheci!
Berço do meu sofrimento,
Cabes em mim, e eu em ti!»

Miguel Torga

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estou contente! Já não vão matar os melros!




O melro - Turdus merula

Apetece-me sair por aí, por os jardins, por os parques e pelos prados, e, a saltar e a correr, de braços no ar e cabelos ao vento, banhada por este sol, acariciada por esta luminosidade sem igual de Mira-Sintra, debaixo deste tecto azul de anil, gritar a plenos pulmões, convocar todos os meus amigos melros com quem me cruzo a cada instante, quando saio por aí para desfrutar desta magnífica natureza, pensada e criada por o Senhor Deus para me alegrar, convocá-los para nos juntarmos naquela esplêndida clareira, junto ao rio, para saudarmos e festejarmos a sábia e nobre decisão da senhora Ministra da Agricultura, do Mar, das Pescas e do Ambiente, Assunção Cristas, e do seu Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Dr. Daniel Campelo, de revogar a recente legislação do anterior Ministro da Agricultura do Governo Socialista, que, incluiu o Melro nas espécies cinegéticas, tornando o seu abate possível, a partir do início do próximo mês de Novembro, não só permitindo a sua morte como tornando possível a cada caçador matar até 40 melros por dia! Imagine-se os milhares de caçadores que existem no país... só a Fencaça tem 100.000 associados... o que permitiria matar 4.000 melros por dia!Praticamente levaria á extinção destas aves tão bonitas, tão graciosas e tão amigas dos homens.
No despacho, diz o Sr. Secretário de Estado Daniel Campelo:

“O melro nem sequer é uma questão para os caçadores que não fazem questão de o caçar. Acho que não fazia sentido manter esta ave na lista de espécies a caçar”, salientou ontem Daniel Campelo aos jornalistas, à margem de uma visita ao Parque Natural do Douro Internacional e citado pela agência Lusa. O governante acrescentou que quem fez a proposta pensou apenas “num lado do problema”.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) contestou a possibilidade de caça ao melro e no início de Julho reuniu as suas razões numa carta que enviou à ministra com a pasta do Ambiente, Assunção Cristas.

A Federação Portuguesa da Caça (Fencaça) considerou que a permissão de caça a esta ave interessava mais aos agricultores do que aos caçadores, já que o aumento da população de melros em Portugal estará a causar estragos sobretudo ao nível de culturas como morangos, cerejas ou uvas. Jacinto Amaro, presidente da federação – que representa cem mil caçadores - disse recentemente ao PÚBLICO que “os caçadores não pediram a caça ao melro, é uma espécie que não tem aptidão nenhuma para nós. Não nos faz diferença”.

A Spea considera mesmo que o melro (Turdus merula) poderia ser considerado a Ave Nacional que Portugal ainda não tem – por causa da sua presença em todo o território e proximidade às pessoas – é “uma das espécies de aves mais enraizadas na cultura popular e afectiva dos portugueses, à semelhança da cegonha, do cuco ou das andorinhas”. Além disso, “não existem quaisquer estudos que mostrem que o melro causa dano em culturas agrícolas e que esses danos resultam em prejuízos para os agricultores”. Esta é uma espécie com populações estáveis ou com um aumento moderado e não é uma praga agrícola, salienta."

(http://www.publico.pt)

Que alívio! Eu andava tão triste...
Publiquei aqui um post quando a autorização saíu, e, agora, estava decidida a lançar uma petição pública na Internet a nível nacional, endereçada á Senhora Ministra Assunção Cristas, no sentido de revogar a legislação anterior, porém, outros já o tinham feito e a Senhora Ministra, sábiamente, revogou a lei.

Obrigado Senhora Ministra Assunção Cristas



Assunção Cristas

Obrigado Senhor Secretário de Estado Daniel Campelo


Daniel Campelo


Ambos de um partido Cristão, o que faz toda a diferença.
Estou agora bem mais tranquila.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pontes de Portugal (3)



Ponte Romana de Chaves

«A Ponte Romana, em Chaves, norte de Portugal, também conhecida como Ponte de Trajano, que cruza o rio Tâmega, é um notável exemplo da engenharia Romana. Construída no final do Século I e princípio do Século II, durante o reinado do Imperador Trajano (c.53 – 117 d.C), certamente fazia parte de um complexo viário que unia Roma a suas províncias Hispânia e Lusitânia. Naquele tempo a cidade de Aqua Flavia (hoje, Chaves) era uma importante localidade Romana, cruzamento entre outras Vias e um grande centro termal.


Veja-se o bom estado de conservação dos arcos.

A ponte com 140 metros de comprimento, toda em granito, está em bom estado de conservação. Dos 22 arcos iniciais, conserva 16, 12 dos quais são visíveis; 4 estão soterrados sob o casario ali implantado ao longo dos tempos, e sobranceiros ao rio. Ela resistiu sempre às históricas cheias do Tâmega e suas fortes correntezas e mais, ao tráfego de automóveis, que dela se utilizaram até 2008.»

(http://oglobo.globo.com)

As duas colunas da Ponte de Trajano em Chaves


Coluna da Ponte Trajano

Ainda hoje se podem ler as inscrições colocadas nas duas colunas a montante e a jusante da Ponte Romana.

A primeira diz:

IMPERANDO CESAR NERVA TRAJANO AUGUSTO GERMANICO DACICO, PONTIFICE MÁXIMO, COM PODER TRIBUNÍCIO, CÔNSUL A 5ª VEZ, PAI DA PATRIA, OS AQUIFLAVIENSES TRATARAM DE FAZER À SUA CUSTA ESTA PONTE DE PEDRA

A Segunda diz:

IMPERANDO CESAR VESPASIANO AUGUSTO, PONTÍFICE MÁXIMO, COM PODER TRIBUNÍCIO A DÉCIMA VEZ, IMPERADOR A VIGÉSIMO, PAE DA PATRIA, CÔNSUL A NONA VEZ, IMPERANDO TAMBÉM TITO VESPASIANO CESAR, FILHO DO AUGUSTO, PONTÍFICE, COM PODER TRIBUNÍCIO A OITAVA VEZ, IMPERADOR A DECIMA QUARTA, CÔNSUL A SÉTIMO (...) SENDO LEGADO DO AUGUSTO O PROPRETOR CAIO CALPETANO RANCIO QUERINAL VALERIO FESTO E SENDO LEGADO DO AUGUSTO NA LEGIÃO SÉTIMO, DECIO CORNELIO MECIANO E PROCURADOR DO MESMO AUGUSTO, LUCIO ARRUNCIO MAXIMO, A LEGIÃO SÉTIMO GEMINA FELIZ E DEZ CIDADES, A SABER: OS AQUIFLAVIENSES, OS AOBRIGENSES, OS BIBALOS, OS COELERNES, OS EQUESOS, OS INTERAMNICOS, OS LIMICOS, OS NEBISOCOS, OS QUARQUERNOS E OS TAMAGANOS (...)

(http://algarvivo.com/arqueo/romano/pontes-romanas.html)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A morte dos britânicos John Stott e Amy Winehouse


O Dr. John Stott


A cantora Amy Winehouse

Recebi este texto da minha amiga e irmã na fé, Liane Serfas e, decidi publicá-lo aqui para reflexão.

«Nestes dias morreram John Stott e Amy Winehouse.
Stott morreu aos 90 anos.
Amy morreu aos 27 anos.
Stott morreu de complicações decorrentes da idade.
Amy morreu de "causas desconhecidas", mas, ao que tudo indica ocasionada por uma overdose.
Stott morreu em casa ouvindo o "Messias" de Handel e cercado por amigos que se revezavam na leitura de textos bíblicos.
Amy morreu em casa sòzinha.
Stott escreveu dezenas de livros de contexto cristão que se tornaram luzeiros para a fé de milhões de cristãos em todo o mundo. Obras como "Crer e também pensar", "A Cruz de Cristo", "Ouça o Espírito, ouça o mundo" e diversas outras obras. Ao lado de Billy Graham fundou o Movimento Internacional de Evangelização Mundial Lausanne.
Dedicou a sua vida ao treinamento e ao ensino de milhões de líderes nas regiões mais carentes de Treinamento Teológico do mundo, dentre elas, a América Latina.
Amy tornou-se conhecida por a sua melodiosa voz que cantava letras que evocavam tristeza, desespero e solidão. Ela enterrou o seu próprio coração numa das suas canções.
Stott sempre será lembrado por a sua simplicidade, humildade e dedicação em defesa da causa do Evangelho.
Amy sempre será lembrada por as suas performances de embriaguês e o seu uso de drogas.
Pela sua aparência cada vez mais frágil diante da luta perdida contra o vício.
Em todo o mundo apenas os cristãos protestantes lamentaram a morte de Stott.
Não foi noticiado por nenhuma grande rede de T. V. Nenhum jornal ou revista da chamada "mídia secular" escreveu nem mesmo uma nota sobre a sua morte. Mas a sua vida está escrita na memória e no coração de milhões.
Em todo o mundo a morte de Amy foi noticiada exaustivamente. TV, rádio, jornais e revistas dedicaram páginas e páginas, horas e horas de cobertura á morte "prematura" daquela jovem tão "promissora"que seguia o exemplo de tantos outros antes dela.
John Stott foi pranteado com esperança por aqueles que eram seus amigos e compartilhavam a sua fé em que a morte é apenas o início de uma abundante e plena vida ao lado de Cristo na eternidade.
Amy foi pranteada por milhões de fãs e amigos, conhecidos e desconhecidos, e principalmente, por o seu pai e a sua mãe, que não se cansavam de repetir: "Nos últimos dia s ela estava bem." O seu pranto era pela perda. E apenas isso. Talvez muitos deles pensem que a morte "é o fim". Amy agora sabe que não é.
Stott morreu numa casa simples, num Acampamento para idosos, propriedade da denominação Anglicana.
Amy morreu numa bela mansão num bairro nobre de Londres.
Stott não deve ter deixado muito de herança material. Mas, a sua herança espiritual é inestimável.
Amy deixou milhões de dólares, cuja parte o pai reverterá para ajudar no tratamento de pessoas vitimas do álcool e das drogas.Talves seja uma forma de dar sentido a tudo isso.
Stott sempre estava sorrindo.
Amy parecia não ter motivos para ser feliz.Parece que para o mundo a morte de Stott não fez nenhuma diferença.Mas, é notório que para o mundo a morte de Amy foi uma perda inestimável.
Stott morreu crendo na suficiência única e exclusiva do sacrifício de Cristo para ofertar graciosamente ao homem a salvação.Amy...não sei no que ela cria. Mas por a sua vida, pode-se afirmar que não havia experimentado a nova vida em Cristo.
Nele há esperança. Nele há alegria.Nele há sentido para quem somos e o que fazemos com a nossa existência.
Stott morreu e foi para o céu.
QUE ADIANTA AO HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER A SUA ALMA?
LONGE DE MIM ESTEJA GLORIAR-ME A NÂO SER NA CRUZ.

(Recebido de Liane Serfas)


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um desafio da amiga Sandra


A Sandrinha

A minha querida amiga "Sandrinha", do blogue -http://aotoquedoamor.blogspot.com/ - lançou-me um desafio para participar numa iniciativa muito interessante.

«Amigo é muito mais do que alguém para conversar,
alguém para abraçar.
Amigo é uma benção
que vem do coração deDeus
para a gente cuidar.

É assim que você é para mim
como uma pérola
que eu mergulhei para encontrar
É assim que você é para mim
Um tesouro que para sempre
eu vou guardar.

Amiga, eu nunca vou desistir de você
e pela tua vida eu vou interceder
mesmo que eu esteja longe
meu amor vai-te encontrar
porque é impossível te esquecer.

Eu acredito em você
Eu acredito nos sonhos de Deus para a tua vida
amiga, eu oro por você
porque a tua vitória
também é minha.



Cada ramalhete de flores, você vai oferecer a uma amiga
E vai-se comprometer a orar por ela, esta semana.
Para que o Senhor lhe abençõe a vida, a família e o trabalho,
e que o melhor de Deus aconteça na vida dela.

Eu vou orar por:

Carmen (a musa)

Sandrinha

Sónia Regina


Mimi

Ana Linda


Néli


Michele

É só copiar e colar.

O meu abraço carinhoso para todas.






domingo, 14 de agosto de 2011

Porque hoje é Domingo (166)


Terceira Igreja Baptista de Lisboa

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

«Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.

Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva.

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.

Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.

Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.

Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?

Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?

Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?

Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima.»

(Livro do profeta Isaías cap.40:1a15)

sábado, 13 de agosto de 2011

A voz de um homem sábio e bom


D. Manuel Martins.Ex-bispo de Setúbal

"DEVÍAMOS VENDER O OURO QUE ANDA AO PESCOÇO DOS SANTOS NAS PROCISSÕES."

D. Manuel Martins
Ex-Bispo de Setúbal

«Há três décadas, D. Manuel Martins deu o grito de alerta para a fome em Setúbal.Chamaram-lhe "bispo vermelho". Hoje, com 84 anos e a viver numa pequena vivenda sem luxos, junto á cadeia de Custóias, em Matosinhos, diz que Portugal está atolado num poço sem fundo.O escritório cheio de livros onde recebeu o Expresso é o mesmo espaço onde quase todos os dias lhe continuam a chegar ecos dos dramas de quem dele espera ajuda.»

(Semanário Expresso de 13/08/2011)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A alegria do cristão


Fonte da imagem: /www.blogger.com/post-create


...O conjunto de cristãos frequentadores dos cultos públicos quando o pregador os vê do alto do púlpito, nem sempre parece uma comunidade de gente alegre. Na verdade, mais parece no todo uma gente triste, cansada e deprimida. É certo que gente assim jamais ganhará o mundo para cristo. É verdade também que nem sempre o pregador parece ser pregoeiro das Boas Novas. Se assim acontece, então a situação é muito séria. Não adianta nada a gente simular alegria e pregar sobre ela; não experimentarmos realmente a alegria de Cristo nos nossos corações e enquanto não a manifestarmos, as nossas palavras deixarão de levar á convicção os que nos ouvem, sejam cristãos ou não

Mas acaso, podemos regozijar-nos verdadeiramente, quando ao nosso redor há tantas coisas que nos entristecem e nos fazem sofrer?

Vamos ao Novo Testamento e reparemos nas palavras do apóstolo Paulo - "Regozijai-vos sempre no Senhor" - que constituem mandamento - que se espera obedeçamos. Não se nos deixa a liberdade de dizermos - "Regozijar-me-ei quando o sentimento de alegria vier a mim," como acontece a todos nós de tempos a tempos; nem se nos permite dizer - "Quando a vida me ficar mais leve e mais fácil eu me regozijarei." Não; devemos regozijar-nos sempre. Se Deus nos dá mandamento, também nos dará a graça necessária para o pormos em prática hoje e sempre.

Pensemos, a seguir, nalgumas coisas que nos devem encher de alegria mesmo em dias escuros e borrascosos.

1 - Deus fez o mundo tão cheio de coisas boas e lindas, e tudo nos deu para delas gozarmos.
2 - Jesus Cristo na verdade morreu pelos nossos pecados, e nos livrou de todas as forças do mal.
3 - Jesus Cristo na verdade ressuscitou dentre os mortos, e nos concedeu participar da sua ressurreição.
4 - Jesus Cristo realmente está connosco sempre, assim como o Filho de Deus esteve com os três jovens lançados na fornalha de fogo ardente.
5 - Deus nos prometeu fazer tudo para o nosso bem, e transformar mesmo as tribulações e tristezas em mananciais de alegria.
6 - Deus realmente governa o mundo, e está encaminhando todas as coisas para a vitória final da sua causa.
7 - Deus nos deu algo a fazer no mundo, e confia na nossa fidelidade e dela depende.
8 - Quando sentir-mos que estamos sós, lembremos que fazemos parte dessa imensa multidão do povo de Deus no paraíso e em todas as partes da terra.
9 - Quando morrermos, simplesmente estaremos saindo deste mundo para estarmos com Jesus, o que é muitíssimo melhor.
10 - Deus nos prometeu lugar no seu reino celestial, onde a alegria será perfeita, vivendo nós para sempre na sua presença..

Stephen Neill - no livro - O Carácter Cristão

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os terríveis contrastes


Meninos do Sudão -Fonte da imagem:http://www.varbak.com/

Enquanto numa parte do mundo os que já têm tudo querem sempre mais, e onde o consumismo impera, noutros lugares da terra, como o Sudão, onde há tantos que nada têm e, pedem muito pouco, clama-se por um pouco de arroz ou um pouco de pão.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Londres a "ferro e fogo"


Londres estes dias.

A ferro: partindo montras e arrombando portas de estabelecimentos comerciais para pilhar e destruir.
A fogo: Incendiando auto-carros, automóveis, lojas, edifícios públicos e privados.
Quem são? Adolescentes e crianças.
Aqueles de quem seria suposto esperar o oposto do que fazem: darem a a sua contribuição de uma forma espontânea e generosa para uma Londres melhor, onde todos, absolutamente todos, se sentissem bem, formando uma comunidade fraternal e solidária.

Vêm-me á mente várias perguntas que me inquietam e me perturbam.
Quem são os seus pais? Quem é a sua família? Que educação lhes deram?? Que valores lhe "plantaram" na alma? Que exemplos tiveram?
E por último:
Como reagem os seus pais perante o que fazem? Quando os vêm na Televisão e os reconhecem como os seus filhos? Quando os vêm "pegar" fogo e destruir tudo pela frente? Quando entram em casa com o produto do roubo e da pilhagem?

terça-feira, 9 de agosto de 2011

As Palavras


Fonte da imagem: http://www.google.pt/imgres

Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.

(Madre Teresa de Calcutá)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"Quem me dera"


http://www.google.pt/imgres

Hoje, domingo, como cheguei cedo á Casa de Oração, aproveitei o tempo para "dar uma vista de olhos" na Biblioteca da Igreja, tendo selecionado o espaço infantil.
Encontrei um pequeno livro, com o título "Quem me dera," que eu conheço muito bem e do qual gosto muito, pois há precisamente 35 anos, a minha irmã Terezinha, madrinha do meu filho Miguel, ofereceu-lhe um exemplar com uma dedicatória muito bonita.O Miguel hoje é um homem com 43 anos.
Requisitei o livro e trouxe-o comigo para o ler novamente. Voltou a encantar-me e a fazer-me sorrir. Entretanto, por curiosidade, pesquisei na net sobre ele e não é que o livro, igualzinho, se mantem á venda na Livraria Bertrand, onde trabalha como livreiro o meu filho João! Já decidi que o irei oferecer como prenda de anos ao meu neto Nuno (filho do Miguel) no mês que vem quanto completar oito anos, idade que o pai tinha quando recebeu o livro da Terezinha.
Como fiquei muito contente por ele ainda se encontrar á venda depois destes anos todos, não resisto a publicar aqui a primeira parte.

Quem me dera

«Quem me dera voar. Espreitaria as nuvens por dentro,
subiria pelo arco - íris acima até ver como ele é.
Quando visse um pássaro voar, poderia ir atrás dele.
Ás vezes voaria muito depressa.
Outras vezes voaria devagar por sobre a minha cidade,
olhando as pessoas lá em baixo.
Ao voltar para casa, ficaria a pairar por cima dela,
a acenar ás pessoas.
Era assim que eu faria se pudesse voar.»

- Título original "I Wish I Could," texto de Dean Walley, ilustrações de Arlene Noel, tradução de Maria Lino. Editorial Presença, Lisboa, Portugal. Composto e impresso em Dezembro de 1975.

Nota:

Gostaria muito de publicar aqui uma das belas imagens do livro, mas não me é permitido fazê-lo. Que pena! Iriam gostar muito.

domingo, 7 de agosto de 2011

Porque hoje é Domingo (165)


Capela Parque Alta Vila - Águeda

«E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando.

E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.

E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava.

Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.

E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe,

Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.

E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.

E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.»

(Ev. de S.Lucas cap.18:35 a 43)

sábado, 6 de agosto de 2011

Happy Feet - o Pinguim que se extraviou


O Pinguim Happy Feet

Ouvi a noticia ontem, na televisão, e achei-a interessante. Não resisto a partilhá-la aqui com os amigos leitores.

A história do Pinguim Happy Feet:

«Num mundo de tanta violência e maus exemplos, principalmente contra o meio ambiente e os animais, uma notícia boa: um jovem pinguim Imperador extraviado foi encontrado na praia de Peka-Peka – Wellington – Nova Zelândia, onde chegou exausto depois de nadar cerca de 3 mil quilômetros, já que partiu do pólo sul.
Teve que ser operado ao estomago porque ingeriu areia julgando que era neve.
Os pinguins ingerem neve para se hidratar e manter a temperatura do corpo.
No Jardim Zoológico de Wellington, onde permanece sob vigilância, foi-lhe posto o nome de Happy Feet, e a ideia é restituí-lo ao seu habitat natural na Antártida.
O último pinguim Imperador que apareceu nesta praia foi há quarenta anos.
Esta pinguim pertence à maior de todas as espécies de pinguins e pode chegar a mais de um metro de altura quando adulto. O Happy Feet que tem cerca de dez meses está a ser alimentado com uma comida especial de peixe e dorme numa cama de gelo.»

(http://apatotadopitaco.blogspot.com)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Encantos de Portugal (1)

Portugal tem tantos encantos que decidi publicar e partilhar alguns deles com os
estimados amigos que por aqui vão passando. Para começar vamos á Freguesia de S. Cipriano em Resende.



Torre da Lagariça (Ilustre Casa de Ramires)

Desde tempos medievais viveu na Lagariça a família dos “Pintos”, que eram fidalgos e senhores de Riba de Bestança, na Torre da Chã, e do antigo Paço de Covelas, no antigo concelho de Ferreiros. Gonçalo Martins Cochofel foi provavelmente o primeiro senhor da Lagariça e casou nos princípios do século XVI com D. Briolanja Pinto, da geração dos Pintos de Covelas. Durante a Idade Média a Torre deve ter servido como atalaia de vigia de toda a região envolvente. Em 1610 seria pertença dos Pintos Cochoféis, os quais procederam a obras de adaptação da Torre para casa de residência da família. Já no século XX a casa passou para a posse de Álvaro de Sousa Pinto Cochofel e mais tarde para seu sobrinho Gonçalo Alberto Cochofel.

A Casa da Lagariça deve ter sido uma “villa” romana. O nome de “Casa da Torre” vem da existência da antiquíssima torre, casteleja que está anexa ao solar. O solar com a torre foi declarado “Imóvel de Interesse público”, por decreto de 29 de Setembro de 1977.

Esta Casa passa por ser a “Ilustre Casa de Ramires” descrita no romance de Eça de Queirós.

Fonte:
http://saocipriano.jfreguesia.com/turismo.php

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tudo passa! Tudo tem o seu tempo!


Esta travessa fica mesmo pertinho da nossa casa da aldeia onde viveram os nossos pais.
Porquê, Travessa do Pão Alvo? Conta-se que aqui se fazia há muitos, muitos anos, o pão mais branquinho da aldeia.


Esta. é casa "do Pão Alvo."
Vivia aqui uma família de lavradores que usavam os trages característicos dos "saloios"(habitantes das aldeias á volta de Sintra). Lembro-me da casa bem conservada, caiadínha e com a porta da entrada quase sempre aberta, vendo-se quando ali se passava as "mulheres" da casa" lidando" por ali. Recordo-me de me terem várias vezes convidado a entrar, e, eu entrei, claro, e achei muito interessantes os móveis e loiças antigas. As senhoras eram simpáticas e gostavam de mim...e dos meus pais e irmãos.
Agora, passo tantas vezes lá em frente! E nunca consigo deixar de olhar a casa e a porta e recordar as pessoas e as vivências naquele espaço.


Esses meus amigos morreram já há vários anos e não sei porquê, os descendentes deixaram que a casa e os cómodos a pouco e pouco se degradassem.
Na foto pode ver-se o que resta da cozinha. Ao fundo, a lareira, com um espaço por baixo para a lenha; imbutido na parede, á esquerda, está o pequeno armário onde se gurdavam os alimentos cozinhados. Pode ver-se ainda uma espécie de banco, que não é banco mas o "poial" onde estavam os cântaros com a água que se ia buscar lá abaixo á Fonte da Segueteira, que existe há 223 anos (é de 1788).


Interessante é notar como a moldura da janela, em granito, está inteira e em bom estado de conservação. Podemos mais uma vez aperceber-nos que as pessoas "passam" mas as coisas ficam; repare-se no pessegueiro que teima em brotar todas as primaveras.

Cora Coralina - poetisa brasileira


Cora Coralina - Poetisa Brasileira

Cora Coralina, é o pseudónimo de Ana Lins de Guimarães Peixoto Brêtas, adoptado quando ainda bem jovem. Nasceu em 20/08/1889 e faleceu em10/04/1985.
É conhecida como a grande poetisa do Estado de Goiás. Aos catorze anos já escreve poemas sobre o seu quotidiano, e com duas amigas, em 1908, publica o Jornal de Poemas Femininos "A Rosa." Em 1911 conhece o advogado divorciado Cantídio Tolentino Brêtas, com quem foge.
Vai para Jaboticabal (SP), onde nascem seus seis filhos: Paraguaçu, Enéias, Cantídio, Jacintha, Ísis e Vicência. Seu marido a proíbe de integrar-se à Semana de Arte Moderna, a convite de Monteiro Lobato, em 1922. Em 1928 muda-se para São Paulo (SP). Em 1934, torna-se vendedora de livros da editora José Olimpio que, em 1965, lança seu primeiro livro, "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais".
Em 1976, é lançado "Meu Livro de Cordel", pela editora Cultura Goiana. Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, como era de seu feitio, após ler alguns escritos da autora, manda-lhe uma carta elogiando seu trabalho, a qual, ao ser divulgada, desperta o interesse do público leitor e a faz ficar conhecida em todo o Brasil. Sintam a admiração do poeta, manifestada em carta dirigida a Cora em 1983:
"Minha querida amiga Cora Coralina: Seu "Vintém de Cobre" é, para mim, moeda de ouro, e de um ouro que não sofre as oscilações do mercado. É poesia das mais diretas e comunicativas que já tenho lido e amado. Que riqueza de experiência humana, que sensibilidade especial e que lirismo identificado com as fontes da vida! Aninha hoje não nos pertence. É patrimônio de nós todos, que nascemos no Brasil e amamos a poesia ( ...) Em 1984, torna-se a primeira mulher a receber o Prêmio Juca Pato, como intelectual do ano de 1983. Viveu 96 anos, teve seis filhos, quinze netos e 19 bisnetos, foi doceira e membro efetivo de diversas entidades culturais, tendo recebido o título de doutora "Honoris Causa" pela Universidade Federal de Goiás.
Aqui está um dos seus poemas:

Assim eu vejo a vida

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

Cora Coralina

Desde que "descobri" a Cora Coralina, há cerca de dois/três anos, tenho-me deliciado muito com os seus escritos porque muito os aprecio. Fiquei muito contente a semana passada quando na Livraria Bertrand, do Forum Sintra, "dei de caras" com um dos seus livros: Poema do Milho, do qual já aqui publiquei uma parte.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Parabéns, meu filho Miguel


O Miguel com o Nuno ás cavalitas na estação de Mira-Sintra.


Foi há 43 anos (01/08/1968) que chegáste. Vieste juntar-te a nós os três: O pai, eu e o Pedro. A tua gestação, o teu nascimento, a tua infância, a tua adolescência, a tua juventude, o teu namoro, o teu casamento, o tornáres-te pai, a tua vida de homem maduro, tudo aconteceu de uma forma serena, calma, tranquila, e abençoada por o teu e nosso (da família) Glorioso Deus.
Quantas alegrias nos tens dado!
Quantas vitórias na tua vida!
Quanto trabalho!
Quanto cuidado e amor distribuído!
Quanto disponibilidade para servir a Deus e ao próximo!
Quanta coragem!
Que grande exemplo!
Por tudo isso, por tudo o que és e reprezentas para nós, somos e seremos... eternamente agradecidos ao Senhor da vida, por um dia, há 43 anos, te teres juntado a nós e seres uma benção, um presente especial na vida de cada um de nós, que te amamos, admiramos, e queremos muito bem.
Obrigado por tudo meu filho! Segue, vai em frente! Sê feliz!
E que o nosso Deus te abençoe.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CORAÇÃO DE MÃE



"O CORAÇÃO DA MÃE É A SALA DE AULA DO SEU FILHO."

(Henry Ward Beecher)

Nota:

Encontrei este interessante pensamento no blogue da amiga Lilá(S).
Creio que é muito verdadeiro.