sábado, 30 de junho de 2012

Acordar da cidade de Lisboa - Fernando Pessoa

                                   Lisboa -  Copyright: Rui Monteiro Santos 


...Eu adoro todas as coisas
E o meu coração é um albergue aberto toda a noite.
Tenho pela vida um interesse ávido
Que busca compreendê-la sentindo-a muito.
Amo tudo, animo tudo, empresto humanidade a tudo,
Aos homens e às pedras, às almas e às máquinas,
Para aumentar com isso a minha personalidade.

Pertenço a tudo para pertencer cada vez mais a mim próprio
E a minha ambição era trazer o universo ao colo
Como uma criança a quem a ama beija.
Eu amo todas as coisas, umas mais do que as outras,
Não nenhuma mais do que outra, mas sempre mais as que estou vendo
Do que as que vi ou verei.
Nada para mim é tão belo como o movimento e as sensações.
A vida é uma grande feira e tudo são barracas e saltimbancos.
Penso nisto, enterneço-me mas não sossego nunca.

Dá-me lírios, lírios
E rosas também.
Dá-me rosas, rosas,
E lírios também,
Crisântemos, dálias,
Violetas, e os girassóis
Acima de todas as flores...

Deita-me as mancheias,
Por cima da alma,
Dá-me rosas, rosas,
E lírios também... 

...

Fernando Pessoa /Alvaro  de Campos

sexta-feira, 29 de junho de 2012

As três "gracinhas" do dia

                                        A árvore da pera abacate - abacateiro

Foi já há muitos, muitos anos, que aprendi  na Escola Bíblica Dominical o significado da frase  - Graça de Deus . Quer dizer, "favor não merecido".
Quando digo "gracinhas" é mesmo isso, favores não merecidos. Também lhe costumo chamar  "presentinhos", porque os considero como dádivas, pequenas surpresas que o Senhor usa para alegrar e dar encanto aos meus dias.
Posto isto, passo a partilhar com os amigos  aqui, apenas três "gracinhas"  das muitas com que Deus me brindou anteontem. É á quarta-feira que eu e a minha irmã mais nova vamos á casa da aldeia.Como já aqui escrevi,tenho lá no jardim diante da porta, entre as várias árvores um abacateiro, que dá muitas peras abacates, das quais eu, há pouco tempo, aprendi a gostar e a comer. Quando estão bem maduras, bem roxas e macias, lavo-as, corto ao meio no sentido horizontal, retiro o bonito caroço que é tão perfeito que parece mesmo uma bola de jogar,  com uma collher de sobremesa retiro a polpa saborosa e macia que deixa um gostinho muito agradável na boca. A polpa sai com toda a facilidade, restando apenas uma finíssima casca, quase transparente, em formato de barco.
Procedi á apanha dos frutos  há vários meses; restaram no entanto, muitos nos ramos mais altos onde não consegui chegar. Agora, que a árvore renovou toda a folhagem, e que  já nasceram os pequeninos frutos novos, os frutos velhos, lá no alto, estão bem madurinhos e pesados, enormes, com cerca de bem 300 gramas cada um, e  de tão maduros vão caindo, um hoje, outro amanhã e assim por diante. Aqui, entra a primeira "gracinha": Ao  chegar lá, estava á minha espera uma belíssima pera abacate  caída ao lado da porta. A primeira coisa que fiz foi lavá-la e comê-la á colher, sentada no murinho do jardim; um ritual que vai fazendo parte de todas as minhas chegadas lá. Que bem que me soube! Uma delícia!
                                    O gatinho doente é o da direita

A segunda "gracinha" consistiu em eu ter tido a oportunidade de "abrir" um olhinho do gatinho da primeira ninhada, que estava fechado por uma conjuntivite, não tratada. A minha irmã, ao vê-lo, pensou que já estivese cego, pois não abria o olho. Foi quando eu me prontifiquei a ir ferver um pouco de água e com um algodão limpei, descolei e abri o olho do bichinho, enquanto a minha irmã o segurava. Ficámos tão contentes! Podem imaginar! Na próxima ida vamos levar o medicamento apropriado para o tratar.

                             Um canteirinho de hortelã pimenta, de chocolate - na horta

A terceira "gracinha", foi, quando ao fim do dia me dirigi á minha horta para a regar, naquele que foi , segundo ouvi, o dia mais quente do ano...não poderia  deixar de ir regar pois tenho plantinhas a nascer, com pouca raíz, e logo, com toda a probabilidade de morrerem de sede. Pedi ao Zé que tinha chegado do trabalho para ir comigo. Tinha tido um dia muito cheio, e tanto ele como eu estávamos cansados...e seria preciso tirar do rio (ou ribeira) muitos regadores de água...ele tira, e eu rego.
Pois bem, qual não foi o nosso espanto quando ao chegarmos apercebemo-nos que "alguém" tinha acabado de regar, muito bem regadinha...a nossa horta!
Não havia por ali ninguém. Já todos os vizinhos de horta se tinham ido embora.
Mas, ao olhar a horta do meu vizinho do lado  sul - Sr. Júlio, reparei que ele tinha regado  umas cebolas que acabara de plantar. Então, foi ele...que teve a gentileza de regar a minha horta. O Zé, olhando, disse: "mãe, repara como está tudo tão bem regado".
Sorrimos um para o outro, tivemos um lindo pensamento para o nosso vizinho de horta, e eu, enquanto atravessava a linda pontezinha de madeira,  olhando a água fresca e limpída que corria, agradeci ao Senhor esta "gracinha", ou seja, este favor  não merecido. Sim, porque foi Ele que segredou ao ouvido do Sr. Júlio para me regar a horta.
O meu Deus é assim...está sempre a surprender-me!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Parabéns, Ana Teresa

                                                   A Ana Teresa com os filhos no banco da igreja.

A minha nora Ana Teresa, casada com o meu filho Miguel, e mãe dos meus netos Inês e Nuno,passou ontem o seu 43º aniversário. É uma vida preciosa, pela qual eu muito louvo e agradeço ao Senhor. Desde cedo começou a sentar-se nos bancos da Igreja Baptista de Albarraque  - Rio de Mouro - Sintra, onde aprendeu a amar a Deus e a conhecer a sua Palavra e  orientar-se por ela.
Quero-lhe muito bem, como a uma filha, e ela sabe  isso, assim com eu também sei, porque já mo confessou, que eu para ela sou como uma mãe. Foi num Culto do Dia das Mães,  de há dois anos na sua Igreja,  no Cacém, onde eu fui convidada para apresentar a mensagem da Palavra sobre o tema, que na altura em que os filhos presentes entregam á sua mãe a sua flor, geralmente uma rosa vermelha, a Ana Teresa, como tem a sua mãe a viver longe, no Algarve, veio com um carinho e ternura imensa dar-me um beijo e ao entregar-me a sua flor, disse: "É para si, que é para mim, muito mais do que uma mãe".

Ontem, num jantar para o qual nos convidou, quando chegei e a abracei dando-lhe os parabéns, eu pude sentir naquele abraço dela  tanta ternura e tanto carinho que me tocou profundamente.Ela abraçou-me como se abraça uma mãe.

Tal como a sua mãe fez com ela, a Ana Teresa  senta os seus filhos nos bancos da Igreja, desde pequeninos. Aos 12 e 8 anos, eles aprenderam a amar a Deus e ao próximo e a respeitar a sua Palavra. Com que alegria vemos a Inês a tocar piano nos cultos e o Nuno a tocar violino...

Obrigada, querida Ana Teresa por ser a pessoa linda que é.
Louvo e bendigo ao Senhor pela sua preciosa vida.
Que o bom Deus a abençoe e lhe muitas alegrias  no seu caminhar.
Abraço-a com muito carinho.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

10.000 motivos para dar graças a Deus

Este é o título de um texto,  com o qual a minha amiga e irmã Joseneide, do Brasil, celebra as 10.000 visitas, feitas pelos seus amigos e parceiros, ao seu blogue -http://joseneidebarbosa.blogspot.pt/

"Hoje é dia de render graças ao Senhor , pelos 10.000 acessos pelas pessoas que tem a generosidade de acessar ao blogger e ler as postagens , enfim de serem  meus  amigos e parceiros . Sou grata a Deus por Ele ter me dado essa oportunidade de me expressar , de falar do seu amor , de levar informação , a Ele toda Honra e toda Gloria eternamente mais um sonho que Ele torna realidade na minha vida . Queridos meu muitooooooo obrigado , e vamos rumo aos 20.000 acessos e espero que vocês continue a participar dessa minha alegria . Beijos"

Querida Joseneide

Daqui de longe, junto-me á sua alegria e á sua gratidão ao Senhor.
Parabéns! Muitos Parabéns!
O seu blogue é uma benção!
Uma fonte de conhecimento e de enriquecimento, nas mais diversas áreas da vida. A sua alegria, o seu gosto de viver, o seu desejo de partilhar e distribuir pelos outros o que a enche, prenche e enriquece, é sem dúvida uma fonte de inspiração e exemplo para muitos que a lêem.

Sou muito grata a Deus, que proporcionou "o nosso encontro".
Obrigada, de coração, pelo seu carinho e amizade para comigo.
Desejo que o bom Pai, continue a dirigir e a abençoar esse seu espaço, e que Ele lhe conceda muitas, muitas alegrias, por todo o tempo que Ele entender que deverá durar este seu blogue.
Continue! Vá em frente!

Nota:

Convido os meus amigos que têm a gentileza de por aqui passar, a visitarem este blogue, pois sei que ali encontrarão "coisas muito lindas".


terça-feira, 26 de junho de 2012

Quando devemos orar?

                                                              Buganvília do meu jardim. 
 
O Dr. Bill Bright, o falecido co- fundador da “Global Pastors Network” e fundador de Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo (CEPC) e a quem é dado o credito de ter levado mais vidas para Cristo do que o apóstolo Paulo, escreveu estas palavras no seu livrinho  - Como  Aprender a Orar -


«...Eu oro sem cessar, falando com Deus centenas de vezes  no decorrer do dia, a respeito de tudo. Peço sabedoria para as numerosas  decisões que preciso tomar diariamente...
...Peço orientação até para a roupa que visto para os encontros com diferentes pessoas - para que a maneira de eu me vestir, bem como as minhas palavras e acções tragam glória a Deus.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Desacordos e zangas são normais e comuns, mas é preciso resolver a questão quanto antes


Pela bondade de Deus, tive um pai e uma mãe que desde pequenina "me ensinaram as sagradas letras" - a Palavra de Deus. Cresci assim. Com eles aprendi que nos devemos amar uns aos outros e ser compreensivos e perdoadores, tal como o o nosso Mestre - o Senhor Jesus -  e  que as diferenças de opinião que  podem levar a uma palavra mais exaltada e conduzir  a um corte de relações ou uma zanga, devem ser resolvidos o quanto antes.
Tanta vez que o pai nos citava aquele célebre versículo  do apostolo Paulo: "Não se ponha o sol sobre a vossa ira". Numa tradução mais popular este versículo diz o seguinte:"Se porventura se irritarem contra alguém, não lhe façam mal. Não devem deixar que o sol se ponha sem terem dominado a vossa irritação". Por outras palavras, devemos resolver os nossos conflitos o quanto antes. 
Sempre tive presente estes preciosos e sábios ensinos de pai e mãe. Procuro nunca me zangar com ninguém, mas se me zango faço tudo para resolver logo ali o assunto. Daí, não me lembro de nestes mais de setenta anos de vida, estar zangada com ninguém nem de deixar de falar com ninguém.Há muito que faço uma coisa: Sempre que estou com alguém, familiar, amigo ou apenas conhecido, procuro dizer o que tenho de bonito e agradável para dizer, e, não o manifestando...olho e falo com aquela pessoa como o faria se soubesse que era a última vez,  porque eu sei, que ou por mim, ou por ela, poderemos nunca mais nos encontrar, e daí, é preciso estar tudo dito e tudo em ordem.Nunca sabemos o dia de amanhã!

Fui inspirada a escrever aqui sobre este tema, depois de visitar o blogue da minha amiga Dilita, da Fiqueira da Foz- http://rendadebirras.blogspot.pt -  onde ela relata um episódio comovente e tocante, que se passou com um amigo, e que se encontra no blogue: http://custodiocruz61.blogspot.pt - no post do dia 22 de Junho de 2012.

É sempre bom lembrar!


domingo, 24 de junho de 2012

Porque hoje é Domingo (205)

  Igreja Baptista das Boas-Novas - Amadora

«Santifica-os pela verdade; a tua palavra é a verdade.Eu envio-os para o mundo como tu me enviaste também. Eu ofereço a minha vida por eles, para que tambem eles sejam santificados pela verdade.
Não te peço apenas por eles, mas também por aqueles que crerem em mim, por meio da sua pregação, e para que todos sejam um. Pai, que eles estejam tão unidos a nós, como tu o estás em mim e eu em ti, Desta maneira, o mundo há-de acreditar que tu me enviáste. Dei-lhes a mesma glória que tu me deste, para que vivam em perfeita unidade como nós.
Eu vivo neles e tu  vives em mim. deste modo a sua união será perfeita e o mundo há-de saber que tu me enviaste e que os amas como a mim.»

       (Ev. de S. João cap.17:17 a 22)

sábado, 23 de junho de 2012

Eu sei, eu sei que posso sempre contar com o meu Deus

Mar azul - Fonte da imagem: http://fotos.blogs.sapo.pt


O dia de ontem foi cheio de bençãos.
O Senhor enxugou as minhas lágrimas.
No seu lugar está agora a alegria, 
 e a serenidade.
Tudo está bem...muito bem.
O meu coração é um mar calmo, 
onde se espelha o azul do céu.
Há  tanta paz  na minha alma,
que acordei cantando o velho,
mas sempre novo, cântico:

«A minha alma está cheia de paz,  
A minha alma está cheia de paz,
Tenho gozo celeste
E prazer, em dizer.
A minha alma está cheia de paz»

Eu vou cantar no céu,
Eu vou cantar no cèu,
Um hino de vitória 
Eu vou cantar no céu».

"O SENHOR O DEU,
 E O SENHOR O TOMOU.
BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR".
        (Livro de Job cap.1:21b)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Deus chamou para junto de si o meu amigo Inácio.

                                       Açucenas para o meu amigo Inácio.
                                        (Fonte da imagem: http://mais1poema.blogspot.pt)


 O Senhor Deus, Criador da vida, achou por bem chamar para junto de si,  ontem, o meu querido amigo Inácio. O funeral será hoje pelas 17 horas saindo da casa Mortuária de Maceira, para o cemitério de Montelavar- Sintra.

Apresentei-o aqui neste espaço, aos amigos, na altura, com o pseudónimo de João, no dia 31 de Maio de dois mil e oito. O tema do poste era:"Deus é misericordioso e responde ás orações".
O meu amigo Inácio  era meu vizinho na aldeia, mas antes de ser meu vizinho, já era meu amigo.Conheci-o no início de Maio de 2008, poucas semanas antes de ter pubicado aqui o post de que falo atrás, o qual convido os amigos a ler.

Nestes quatro anos a nossa amizade e amor cristão, cresceram  e desenvolveram-se muito.Tinha-o como um irmão.Com ele sofri, com ele me alegrei, com ele ri, com ele chorei, e posso dizer que  com ele aprendi muitas coisas, e que ele marcou a minha vida para sempre. Jamais o esquecerei.
Dele guardarei uma doce e grata recordação.

Vão ser muitas as saudades, eu sei; não irei mais bater  á sua porta para o cumprimentar e estar um pouco com ele, porém aquece-me o coração a certeza bendita que a "gente" vai-se encontrar, mais tarde ou mais cedo no mesmo lugar.

Estou muito grata ao Senhor por nos ter feito encontrar e conhecer, e ficar tão amigos.

A Deus toda a Glória, Honra e Louvor! Em todos os lugares, agora e para sempre.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Somos da mesma idade, eu e a fonte.

 Há 72 anos que esta fonte, oferece a sua água  preciosa e imprescindível para a vida de todos os seres vivos, gratuitamente, alegremente, acompanhada  de uma  melodia feita dos sons mais belos, que através do tempo tem atraido, tocado e inspirado, poetas e compositores, mas que jamais nenhum deles por maior que fosse, conseguiu igualar.
Dia e noite, ela está ali, junto do caminho, disponível, cumprindo a sua missão.

 Argentina - 1940
                                     A minha vida tem a idade da fonte.

Como ela, vim com uma missão a cumprir. Sei que não foi por acaso que eu nasci. O Senhor Deus, meu Criador e Senhor, muito antes de "eu chegar", traçou o meu plano, o meu  projecto de vida.Todo o meu caminhar através destes setenta e dois anos, foi sempre com Ele. Ele, era eu pequenina, pegou-me na minha  mão e conduziu-me e dirigiu-me em tudo.Cumpriu-se em mim o que Ele disse á mulher samaritana, junto ao poço de Jacob: "Todo aquele que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede; porque a água que eu lhe der se tornará nele numa "fonte"  de água viva que salte para a vida eterna".

Por isso, a fonte atrai-me, pois acho que a minha missão é muito parecida com a dela. E o meu desejo maior, é que eu atinja o objectivo  para o qual eu "vim", e sempre com Ele, por todos os dias  do meu caminhar, tal como a fonte, eu possa nunca desistir, de ofertar  e destribuir a minha vida,  feita fonte, em mim, por o Senhor, a todos que dela se abeirarem, a todos que tenham sede do Amor de Deus - a Água Viva - que salta para a vida eterna.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Confissão de um cientista

 
Flores á beira da estrada no Mucifal - Sintra  Foto de Viviana

"Deus é grande, grande é o seu poder, 
infinita a sua sabedoria.
Louvem-no, céus e terra
sol e lua e estrelas
com a sua própria linguagem.
Meu Senhor e meu Criador!
A magnificiência das tuas obras
queria eu anunciá-las
aos homens na medida  em
que a minha limitada
inteligencia pode compreendê-la".

  Johannes Kepler - 1571 - 1630

terça-feira, 19 de junho de 2012

Porque será?

Porque será que os homens dizem: A minha mulher
Porque será que as mulheres dizem. O meu marido

Hoje dei por mim a pensar nisto,depois de ter ouvido a notícia de que mais um homem assassinou a mulher.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

O dia foi cheio de bençãos

                       A Beatriz ao ser levantada da água. Clique em cima para ver melhor.

O dia de ontem, tal  como eu esperava, foi um  dia cheio de bençãos. A Beatriz, minha neta, foi baptizada, dando assim cumprimento á ordem do Senhor Jesus. Perante todas aquelas pessoas que enchiam a casa de de Deus, ela, serenamente, e alegremente, deu testemunho público da sua fé.

O meu coração está cheio de alegria!

Estou feliz, porque a mensagem do Amor de Deus vai passando de geração em geração, na nossa família.



domingo, 17 de junho de 2012

Porque hoje é Domingo (204)

O Baptismo de Jesus - Fonte da Imagem: http://lucivaniapequeno.blogspot.pt


              O Baptismo de Jesus

Nessa altura Jesus deslocou-se da Galileia ao rio Jordão para ser baptizado por João Baptista.  Este, porém, negava-se a isso exclamando: «Sou eu quem tem necessidade de ser baptizado por ti e tu é que vens ter comigo?»  Mas Jesus respondeu: «Deixa lá. É bom cumprirmos deste modo toda a vontade de Deus.» E João concordou em baptizá-lo.  Assim que foi baptizado, Jesus saiu da água. Nesse momento, abriram-se os céus e viu o Espírito de Deus a descer do céu por cima de si, como uma pomba.  E uma voz do céu dizia: «Este é o meu Filho querido. Tenho nele a maior satisfação!»
      (Evangelho de S. Mateus cap. 3:14 a 17)

Vão por todo o mundo e preguem a boa nova do Evangelho a todas as criaturas.
Quem crer e fôr baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
        (Evangelho de S. Marcos cap. 16:15 e 16) 

Nota:


Hoje, a minha neta Beatriz, de 12 anos, será baptizada, a exemplo de Jesus Cristo, na Igreja Baptista da Marinha Grande, pelo Pastor da Igreja de Rio-Maior, Jorge Ligeiro. Ela fez a melhor e a mais importante decisão da sua vida: Aceitou Jesus como seu Salvador pessoal, através da sua morte em seu lugar, na cruz do Calvário, e convidou-o a entrar no seu coração e ser o seu guia, o seu Senhor, por toda a vida, por toda a eternidade. Estaremos lá, querendo Deus, apoiando a nossa menina e louvando, bendizendo e agradecendo ao Senhor, por tanto amor, por tanta bondade para com a Beatriz e para connosco.

sábado, 16 de junho de 2012

Presidente uruguaio é considerado o mais pobre do mundo

                            O Presidente do Uruguai - José Pepe Mujica

Do blogue da minha amiga Fernanda - Viver e sentir - trouxe este tema, para partilhar com os amigos aqui, pois exemplos como este são raros, e por isso acho que merecem ser divulgados.

«O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, é considerado o presidente mais pobre do mundo, uma vez que dá 90 por cento do ordenado a ONG do país e a pequenas empresas.

O segredo é manter um estilo de vida com poucos luxos. Mujica vive numa zona residencial de Montevideu considerada de «classe média», escreve o jornal El Mundo.

Casado com a senadora Lucía Topolansky, que também doa a maior parte do salário aos mais necessitados, o chefe de Estado dedica-se ao cultivo flores e hortaliças

Em entrevista ao jornal espanhol, Mujica defende que os 10 por cento que lhe sobram para viver «têm de chegar, porque há outros uruguaios que vivem com menos».

Dos benefícios a que tem direito como presidente, Mujica usa apenas o serviço de segurança com alguns homens na sua propriedade, além de um carro oficial utilizado em eventos oficiais.

Mujica já tinha mostrado a sua solidariedade em maio ao abrir as portas da residência presidencial e um outro prédio do governo a sem-abrigo, devido ao frio que se fazia sentir».


01:09 - 13-06-2012
 Por Redação 
O jornal  A bola.pt
Mais palavras para quê? Eu daria de boa vontade um aperto de mão a este homem e a sua esposa. Será que alguém sentira vergonha ao ler esta noticia? Esperemos que sim.
Fernanda - http://nanda-fernandarocmsncom.blogspot.pt/

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os oitenta anos da Pasta Medicinal Couto

Desde há 46 anos (quando casei) que a Pasta Medicinal Couto está sempre presente cá em casa.O Jorge, meu marido, totalmente fiel a esta marca dentífrica, sempre se recusou a usar qualquer outra. Por este motivo e porque se trata de um produto português de qualidade, não posso deixar de me associar hoje á celebração do 80º aniversário da sua existência.
Dez por cento da produção destina-se à exportação Marca, que faz hoje 80 anos, tem dois pretendentes
«A marca da pasta dentífrica Couto, criada em 1932 para lavar os dentes e protegê-los dos malefícios da sífilis, está a celebrar 80 anos e vai ser vendida até 2017, disse no dia do aniversário da marca o dono daquele dentífrico português.

Alberto Gomes da Silva, 74 anos, o principal acionista da empresa Couto, contou, em entrevista à Lusa, que tem actualmente “dois pretendentes” — um da área da cosmética e outro do sector farmacêutico — que querem comprar a Pasta Dentífrica Couto e aumentar o volume de negócios.

“Dois pretendentes com quem falei são pessoas que rigorosamente querem aumentar mais as vendas da Pasta Couto. Estou convencido que vai durar muito mais anos para além de mim”, admitiu o sobrinho do fundador da Pasta Couto, Alberto Ferreira de Couto.

Das 500 mil bisnagas de pasta “Couto” produzidas anualmente a partir de uma antiga farmácia de Vila Nova de Gaia, no Porto, há 10 por cento dessa produção que segue para exportação. Itália e EUA são os principais destinos estrangeiros do dentífrico. Em Portugal, a tradicional pasta de dentes está à venda nas farmácias, mas também em drogarias, supermercados, lojas exclusivas de produtos nacionais e até em lojas de chineses, contou à Lusa Alberto Gomes da Silva, confiante que a “qualidade” do dentífrico que o mantém há 80 anos no mercado.

O produto, que nasceu para lavar os dentes, foi também importante para combater os malefícios da sífilis, uma doença sexualmente transmissíve que“maltratava os dentes e as gengivas”, explica o dono da farmácia onde é criada ainda hoje a pasta de dentes.
“Lavava os dentes com pasta Couto e ficava o problema resolvido”, conta, referindo que quem sugeriu a adição do cloreto de potássio à pasta de dentes foi um médico dentista, amigo do gerente fundador da empresa. A “Couto” é elaborada com 15 ingredientes, como água, glicerina, sódio, cálcio, o eugenol (desinfetante com qualidades bactericidas), hortelã-pimenta, mentol ou cloreto de potássio, e pode ser utilizada por todas as pessoas, excepto pelas crianças, observou Alberto Gomes da Silva.

Ao longo de 80 anos, a marca nacional “Couto - O dentífrico que evita afeções da boca”, teve um momento “menos bom” quando foi obrigado a alterar, por causa de regras da União Europeia, o nome “Pasta Medicinal” por “Pasta Dentífrica”. Um dia, recorda Alberto Gomes da Silva, chegaram os “senhores do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde)” e mandaram parar a produção. “Tivemos de parar o fabrico da pasta durante seis meses”, recorda, com tristeza.

A pasta Couto existe na versão bisnaga de 60 gramas, bisnaga de 120 gramas (só vendida em Itália) e 25 gramas (amostras gratuitas). Há hotéis de luxo, como da Quinta do Lago, no Algarve, ou o Hotel da Lapa, em Lisboa, que oferecem aos seus clientes pastas de dentes “Couto”, ajudando a divulgar a marca internacionalmente e a aumentar as vendas nacionais».

 (http://p3.publico.pt)


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Há sempre algo que nos surpreende quando saimos por aí...

Aqui em casa todos apreciamos "ir dar uma volta".Sair por aí e ir ao encontro da natureza, á descoberta das coisas que nos esperam para nos surpreender.Vamos sempre "com olhos de ver" e coração aberto para sentir, admirar, e guardar nos olhos e na alma.


                 No momento não vimos água, mas decerto nascerá por ali.   



                Talvez tenha corrido, ou ainda corra por aqui, por este leito.

                                 Do outro lado estava esta esta indicação.

                                       E na verdade, lá estava o moínho.


                                  E logo ali á frente, estava o "meu mar".

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Papoilas - Grilos - Um poema de José Duro

                                  Papoilas junto á Ribeira das Jardas - Foto da Viviana

Papoilas em botão, prestes a abrir, vivazes
Papoilas escarlates, na corola, um frade...
Pois quem não ha de, ó Alegria, quem não ha de
Rir do que dizem, desfolhando-as os rapazes
Quando vagam, errantes, em busca de grillos
Campos em fora, almas alegres como trillos,
"Não faças bulha, ó Andorinha, ó Zé Talocas,
 Que nos podem ouvir, que nos ouvem mexer."
 E os grillos emudecem, transidos nas tocas
 Ou á sombra d'algum  malmequer, E é de ver
 Aquela guerra de traição, que raro falha
 Aos rapazes crueis, armados de uma palha,
 Que é para o mundo do grilledo concertante
 O mesmo que uma lança é para um elefante!


                               Grilo junto da sua "loca" -Fonte da Imagem: http://tudolevaapericia.blogspot.pt

   Notas do autor:

...ó andorinhas, ó Zé Talocas,

          Personagens bohémios dos idos tempos da minha infância.

...rapazes crueis, armados de uma palha,

           É introduzindo uma palha na toca do
           grillo que os rapazes obrigam o pobre
           do insecto a sair da sua morada
           apanhando-o em seguida.

   José Duro - no seu único livro - FLORES

  Nasceu em Portalegre em 22de Outubro de 1875
  Faleceu em Lisboa em 16 de Janeiro de 1899      
    

terça-feira, 12 de junho de 2012

A DEUS TODA A HONRA!!!!!!!!!

 

 Do blogue da minha querida amiga e irmã em Cristo, Marlene Maravilha,  http://marlenemaravilha.blogspot.pt/,  trouxe, com sua permissão, este texto e estas flores  que achei lindos, para partilhar aqui com os amigos.

Quando eu era triste, e olhava para uma flor, eu somente via, a sua cor.
Hoje tudo mudou, Cristo em minha vida entrou, ao olhar uma flor, vejo as maos do Senhor!!!"

Esta música fez parte da minha vida ontem e faz hoje. O que nao combina comigo, é que eu nao era triste, sempre fui feliz. Mas conhece-lO fez com que a minha alegria dobrasse.
Tenho um temperamento sem ansiedades, sempre penso positivo, mesmo nos momentose circunstancias menos prazeirosas, meu pensamento nao voa para o lado negativo.
Sempre quero encontrar um caminho que conduza-me a sair daquele problema. Nao desanimo. Persevero e tenho paciencia.

As diferencas que conhecer JESUS faz nas vida das pessoas, é algo maravilhoso.
Quando O conhecemos como amigo, e nele podemos confiar, aprendemos que Ele pode fazer tudo muito mais do que pedimos ou pensamos.(Ef.3.20)
Tomamos conhecimento que as suas verdades, o seu tempo determinado para as coisas acontecerem, podem nao ser bons para nós que estamos esperando, mas é no momento certo que acontecem, e Ele nao chega  atrasado. Se chamado, vem e permanececonosco;  e permanecerá até a consumacao dos séculos, porque foi isso que Ele afirmou,e Ele vela pela sua Palavra para faze-la cumprir nas nossas vidas.

Nao tenho tempo para postar e nem de visitar os amigos. Meu tempo é curto.
Estou totalmente envolvida em reunioes e aprendizados, em projetos de ajuda ao próximo,tentando fazer o máximo possível no IDE e pregai o Evangelho a toda criatura.
Tenho testemunhado  das maravilhas da Fé em vários lugares, e levado um pouco de coragem e perseveranca em casos de necessidades. E louvo ao Senhor porque o resultado da minha entrega tem sido muito bom.

"Os passos de um homem bom sao confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia nao ficará prostrado pois o Senhor o sustém com a sua mao."
Sal 37.23-24

A DEUS TODA A HONRA!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pontes de Portugal (5)

                Ponte romana da Assafora - S. João das Lampas - Sintra

Hoje, quero apresentar aqui  aos amigos, uma velha ponte Romana que descobri há cerca de três semanas. A ponte Romana da Assafora, que data do século três depois de Cristo (III D.C.)

Era dia de folga do Zé, e como de costume, saímos a dar uma volta pelas belas e atraentes aldeias do concelho de Sintra. Passámos pela Assafora, seguimos em direcção á Cortesia, e avançámos para a Catribana, aldeia que só conhecíamos pela indicação do nome   no autocarro. Chegados á Catribana, estacionámos o carro no largo, onde não se via "viva alma", a não ser um cão preto, razoavelmente grande, que veio receber-nos. Olhámos para ele e achámos que podíamos confiar; saudou-nos e acompanhou-nos por todo o percurso que fizemos a pé, por caminhos de terra batida, durante cerca de duas horas. Não mais nos largou. Andava um pouco á nossa frente, ficava um pouco para trás, mas sempre solicito a acompanhar-nos.


A ponte fica,obviamente, num vale, ladeada á esquerda por terras de cultivo - muitas delas abandonadas - e á direita, por uma montanha lindíssima, com vestígios de construções antiquíssimas, essencialmente formadas por grandes e curiosas lages de pedra, no alto da montanha e também nas encostas, onde onde uma brisa suave fazia ondular o feno nascido ali espontâneamente.
Tudo tão bem preservado, praticamente sem sinais da mão do homem , por ali.
A par da brisa e da luz solar, era audível um silêncio que nos segurava ali sem qualquer vontade de sair.







De um lado e doutro da ponte, bem como em cima, mantem-se bem vísível, um troço de estrada romana, que nos impressiona. A ponte e a estrada estão vedados ao trânsito de velocípedes e veículos; eram visíveis,  no entanto, sinais da passagem de motos, o que é uma pena. A ponte também carece de uma melhor preservação, pois dá-nos a ideia de, como tantas coisas bonitas deste país, estar praticamente ao abandono. A ponte atravessa a Ribeira da Samarra, que vai desaguar ali um pouco mais á frente, á praia da Samarra, que também conhecemos nesse dia e que, querendo Deus, vos apresentarei aqui proximamente, pois é muito bonita.

Acabada a visita á ponte, o cão preto  acompanhou-nos ao carro, como que a despedir-se, e seguiu para o jardim de uma vivenda ai no largo, onde entrou dentro de uma piscina e se refrescou. Esperto! Estava bastante calor.


domingo, 10 de junho de 2012

Porque hoje é Domingo (203)

                                     Igreja da Assafora - S. João das Lampas - Sintra - Foto da Viviana

PALAVRAS do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.
Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.
Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.
 O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

  (Livro do Eclesiastes cap.1:1 a11) - Bíblia Sagrada

sábado, 9 de junho de 2012

Chegaram os primeiros gatinhos deste ano

                                                Os gatinhos no canteiro                 

Junto á nossa casa da aldeia, há muitos gatos que por ali nasceram, por ali cresceram, - os que escaparam - e por ali andam. A minha irmã mais nova é uma protectora de animais, e como tal, todas as semanas vai carregada de comida para os alimentar. Quando entramos com o carro no páteo, é vê-los aparecer de todos os lados, á procura de comida.
Como as gatas não são esterilizadas, todos os anos em chegando esta altura, começam a nascer as ninhadas. O ano passado salvámos uma mãe e dois filhos, que hoje estão muito bem, em casas com todo o conforto.
 Já no fim do verão, uma gata nossa protegida, apareceu com a cria já crescidinha, que deve ter sido a única que sobreviveu da ninhada que ela teve por algum lugar ali perto. É, talvez, a gatinha mais linda que já vi É um animal perfeito. Branca e amarela e com uns olhos côr de mel. Teve sorte, um vizinho, o Chico, que vive só, ali numa casinha, ficou com ela e está muito bem cuidada. Há três semanas, quando chegámos á casa da aldeia e estávamos a observar as flores, a minha irmã chamou-me: "Viviana, anda cá! Vem ver uma coisa"!.Nem queríamos acreditar...essa gatinha "perfeita", tinha tido nessa noite, três lindos gatinhos, num canteiro de flores.Se os vizinhos os descobrissem, por certo que seriam afogados num balde de água,  por isso tratámos de os proteger, e a primeira coisa foi atar as plantas para formar um espécie de sebe, para não serem vistos. Mas a mãe, assim que nos viu junto do canteiro, veio logo  retirar as crias  para outro lugar, que ela considerava mais seguro. Eu, reparei no sítio para onde ela os levou. Coitada, tão "infantil" ainda, sem experiência...foi colocá-los ali á beira do caminho, "á chapa do sol". Eu e a minha irmã ainda pensámos colocá-los numa caixa de cartão e resguardá-los lá atrás, no páteo; mas, nós só vamos uma vez por semana  lá, como é que ela se ia alimentr?
Foi quando nos lembrámos de pedir  ao Chico, que cuida da mãe deles, para fazer o favor de  cuidar deles também. Arranjámos a tal caixa de carão e pedimos-lhe para os receber. Ele, pareceu hesitar um pouco, mas depressa se dispôs a aceitá-los; e agora, quando vamos á casa da aldeia, ele, discretamente, trá-los num pequeno balde e vem mostrar-nos como estão. Estão mesmo gordinhos e bonitos. E ainda nenhum outro vizinho sabe que ele os tem lá na casa dele. A minha irmã já está a tratar de ver quem vai ficar com eles.
Ah! já agora: Será que algum amigo gostaria de ficar com algum?

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Um poema de José Luis Peixoto

                                            Fonte da imagem: http://comunidade.sol.pt


 NA HORA DE PÔR A MESA ÉRAMOS CINCO
 
 
“na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco.
 
(José Luis Peixoto)


t

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Repartindo...

                                            O Dr. António Bagão Félix

Por vezes, sinto-me  qual  cata-vento, a buscar, a pesquizar, a examinar cuidadosamente, aquilo, que na minha maneira de ver, é util e bom, para partilhar  com os amigos que que por aqui passam.

É raro ouvir rádio, porém ontem, casualmente, ouvi o programa "Conselho Superior", que é transmitido de segunda a sexta-feira, pelas oito e quarenta  na antena um.Falava  um homem por quem tenho muita consideração: O Dr. António  Bagão Félix.As suas palavras tocaram-me, fazendo-me reflectir sobre os tempos que estamos a viver e sobre o que são hoje os valores das pessoas.

    Convido os amigos a ouvir  aqui

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A importância das coisas

                                       Flores que eu plantei  (Foto minha)

"Perdoa-nos, Senhor, por sermos tão sensíveis ás coisas que não têm importância e tão insensíveis ás que a têm."
   (Roy Smith)

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ele veio por quem?

                                  Fonte da imagem: http://presentededeus.wordpress.com

 Encontrei este texto, no blogue da minha jovem  amiga Mayara - Incansável Sentinela - e por o achar  muito interessante, decidi publicá-lo aqui, partilhando-o assim com os amigos.

«Jesus Cristo o Nazareno, Salvador, Pai da eternidade, Maravilhoso, Conselheiro, Forte Deus, Filho de Davi, Cordeiro Santo, Princípe da Paz...

Conhecido por muitos nomes Ele se fez homem, abriu mão de sua glória, viveu humildemente, passou por lutas, sentiu dores na alma, dores físicas, fomes, foi traído, tentado, humilhado ... e no fim de tudo morreu, sim Ele morreu, mas não acabou ai, Ele morreu e ao terceiro dia ressuscitou.

Ressuscitou, Ele venceu a morte, Ele morreu para que em nós houvesse vida, Ele se fez maldição para que em nós houvesse bênçãos sem medidas, Ele foi humilhado para que nós pudéssemos ser chamados de filhos de Deus, Reis e Rainhas, representantes dEle na Terra, para que o ódio pudesse ser vencido e houvesse em nós o amor. Ah o amor!

Não o amor como se "prega" hoje, o amor passageiro, isso não é o amor, o amor é eterno, não passa, tudo crê, tudo suporta, o amor muda a realidade.

Foi por amor, extremo ato de amor! Que Pai entregaria seu próprio filho a morte, a pior morte, pendurado em um madeiro, inocente, junto a ladrões? Que amor? Que Pai?

Mas o meu Pai entregou o seu filho...

Jo 3:16 "Deus ( o Pai) amou o mundo (eu e você) de tal maneira que deu seu filho unigênito (Jesus o seu único filho) para todo (para TODOS, TODOS!) aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna."

Ele o Pai, entregou o seu único filho para todos nós, nós só precisamos crer, crer em nossos corações e ter uma entrega genuína e passaremos da morte para a vida e o amor de Deus inundará nossos corações com o amor mais puro que já pude sentir e então viveremos em graça, ainda que desanimados, nunca desamparados, ainda que cansados, nunca destruídos, porque Ele não esquece de seus filhos.

E então quando pararmos de pregar as boas novas da vida eternar é porque já subimos ao encontro do Pai, ou porque o amor genuíno se esvaziou de nós, porque enquanto o amor arder em nós não conseguiremos deixar alguém morrer ao nosso lado sem saber quem foi Jesus, afinal ELE VEIO PARA TODOS"!
 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Coroai-me de rosas

                                                     Rosas do meu quintal . Foto de viviana


Coroai-me de rosas,
Coroai-me em verdade,
De rosas —

Rosas que se apagam
Em fronte a apagar-se
Tão cedo!

Coroai-me de rosas
E de folhas breves.
E basta.

(Ricardo Reis  - Fernando Pessoa)

domingo, 3 de junho de 2012

Porque hoje é Domingo (202)

                                  Igreja Evangélica Presbiteriana Figueirense. - Figeira da Foz

«Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido.
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seusmandamentos não são penosos.
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?» 

  (I Ep. de S. João cap. 1:1 a 5)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Um presente que muito aprecio



Recebi do meu filho João, livreiro e escritor, um presente de grande valor. O livro - 1001 Maravilhas Naturais - Que deveria ver  antes de morrer - do autor: Michael Bright. Impresso em letra miudinha...tem 960 páginas, de informação e imagens, a nivel mundial, que na verdade, considero de uma riqueza extraordinária.
                                                           Os espectaculares cumes calcários da Baía                                           
                                                   Fonte da imagem: http://it.123rf.com/photo


Dele, hoje, vou mostrar aqui um lugar muito interessante, que  creio  merecer  ser visitado e apreciado. Refiro-me  á Baía Phang - Nga, na costa tailandesa de  Andaman,  onde as espectaculares ilhas de calcário com rochedos transparenres que medem até 400 metros, emergem como se fossem dentes espaçados das águas calmas e das florestas extensas de mangue.