sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"O meu menino" Pregador

                                         O Pedro na Serra de Sintra -  Foto da Viviana

Comecei a orar por ele  quando  o seu corpo era apenas um pequeno grupo de células dentro de mim.Orei sempre, sem parar, durante estes quase 46 anos.
Apresentei-o ao Senhor, na sua Casa, quando tinha apenas oito dias de vida, para que Ele  o abençoasse e dele cuidasse duarante toda a sua vida e por toda a eternidade.Foi a primeira vez "que foi á Igreja". Passaram-se quase 46 anos e nunca deixou de ir. Ensinei-o a orar, ainda pequenino; todas as noites ao deitar, repetia comigo as pequenas orações.Ensinei-o a dar graças pelas refeições, primeiro, em curtas frases - Obrigada Senhor por esta comida, amém. Depois, cantando pequenos córos. Acompanhou-me aos Acampamentos de verão em Água de Madeiros - S. Pedro de Muel - pequenino, ao meu colo: Aos 6 anos começou a ir sózinho, sem mim. Foi nessa altura que lhe ofereci a sua primeira Bíblia. Incentivei-o a lê-la e a nela meditar. Passou por os Acampamentos dos Infantes do Rei, dos Júniores, dos Adolescentes, e por fim, dos Jovens, onde foi lider e dirigente até aos 35 anos.Fez parte dos Embaixadores do Rei, um Departamento da Igreja que integrava os rapazes dos 9 aos 15 anos.  Aos 24 anos fez uma decisão por Cristo e foi baptizado por o Pastor Jorge Leal, seu pai, na Igreja Baptista de Campolide - Lisboa. Enamorou-se de uma jovem linda, de alma bela e coração grande - a Anabela, de Rio Maior, para onde foram morar. De imediato, integrou-se na Igreja local,  sendo sempre "o braço direito do Pastor". Estudou Teologia com um mestre - Alan Pallister. Hoje, é professor da Escola Bíblica Dominical, tem a responsabilidade da música e do louvor nos Cultos, prega a Palavra  coa-djuvando o Pastor; Prega nas Igrejas  vizinhas como Arrifana, Santarém, e outras. É ainda colaborador da Revista das Lições da Escola Bíblica Dominical, da Associação de Igrejas Baptistas Portuguesas.
Cuida do seu físico fazendo caminhadas, corridas,  pratica desporto - Futebol  e outras modalidades, e é assíduo em meias-Maratonas.
Deus deu-lhe três filhas: A Beatriz de 13 anos, a Carolina de 9 e a Margarida de 6.Telefona-me ao Domingo e á quarta, e visita-me pelo menos uma vez por mês.
É um filho exemplar, que me quer muito bem, que se preocupa comigo  e me dá muitas alegrias.

No passado Domingo, esteve como pregador convidado na Igreja das Boas- Novas - Amadora - a "minha igreja". Nesta igreja foi menino, adolescente e jovem.

Ele, a mulher, e as filhas, ocuparam uma fila de cadeiras, no meio da congregação. Formavam uma moldura bonita. Antes dele subir ao púlpito para apresentar a Palavra, as três filhas foram á frente  cantar um lindo coro que começava assim:

Minha pequena luz
Vou deixar brilhar
Minha pequena luz
Vou deixar brilhar
Minha pequena luz
Vou deixar brilhar
Brilhar, brilhar, brilhar
                         
Subiu ao púlpito, saudou os irmãos, agradeceu o convite, e manifestou a sua alegria por voltar a estar ali uma vez mais. Abriu a Bíblia no evangelho de S. Lucas cap. 9:28 a 36 e, baseando  a sua mensagem no versículo 35 -  " E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado filho; a ele ouvi", trouxe aos nossos corações uma mensagem poderosa, que duma forma clara, simples e   concisa, nos mostrou porque devemos nós, ouvir Jesus.

Enquanto o organista tocava os nossos corações com um maravilhoso poslúdio, eu, mãe, de alma e coração, agradeci ao Senhor,  feliz e comovida, com os olhos rasos de água, "a vida do meu menino pregador" - o Pedro -. que hoje,  já de barba e cabelo grisalhos, é um fiel e consagrado  servo de Deus, que ouve Jesus e trilha as suas veredas.

Ao Senhor,  toda a Glória, todo o Louvor e toda a Adoração.
                         
,

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ainda, sobre a violência doméstica

                                                         Fonte da imagem:http://www.tribunahoje.com/

Ainda, com o coração compungido e triste, pelas 33 mulheres mortas pelos seus companheiros em Portugal, desde Janeiro passado, fiquei a saber que os assassinos  são herdeiros dos bens das vitimas, tendo inclusivé, direito a uma pensão de alimentos. Quem o disse foi o Dr. Francisco Moita Flores, um especialista na área da criminologia, no programa televisivo - Justiça Cega - ontem á noite.

Mas, como é que  pode ser? O que é que é isto? Que leis são estas? Que tipo de legisladores nós temos?

Se a lei é iniqua, não há nenhum ministro da justiça  ou nenhum governo que a altere, que a modifique? Estão á espera de quê?
Agora entendo...que os assassinos  podem até matar as companheiras para herdar os seus bens e usufruir de uma pensão de alimentos.

Tristemente...parece que o crime compensa.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

É tempo de alegria e gratidão

                                   O Gonçalo Franco e a mãe -  Claudia

No dia 2 de Outubro passado, recebi de uma amiga, um e-mail, solicitando  as orações pelo Gonçalo, um jovem que vive aqui perto - Massamá - que se encontrava em situação urgente de um transplante de medula óssea, por sofrer de uma Aplasia Medular grave, que o obrigou ao internamento no Hospital do Cancro (IPO) de Lisboa, desde o passado mês de Agosto. No e-mail, solicitava-se também a passagem da mensagem no sentido de se conseguir um dador compatível. Há cerca de um mês a Televisão passou uma reportagem sobre a situação dramática do Gonçalo que quase diariamente necessita de fazer uma transfusão de sangue para poder sobreviver.O médico assistente, entrevistado, disse que a data limite para um transplante de medula seria o mês de Dezembro.
Corria-se pois contra o tempo. A mãe, Claudia, ainda pensou em engravidar para ter uma hipotese de o bébé ser dador compatível, mas  o médico informou que não daria tempo, pois Dezembro era o  limite.
A mãe, fez uma campanha imensa através das redes sociais, para sensibilizar potenciais dadores de medula.

Logo que eu recebi o e-mail, encaminhei-o para um grande grupo de amigos e familiares  pedindo-lhes a sua divulgação e as suas preces diante do Deus de amor Era este o teor:

Meus caros amigos e familiares.

Recebi este pedido e estou a encaminhá-lo  para vós.
Já agora, aproveito para pedir que orem, que intercedam junto de Deus por este jovem e  para que surja a medula compatível.
A oração é muito poderosa, quando feita com fé.
Podia ser um filho nosso...estejamos de alma e coração com o Gonçalo.

Obrigado

Também na minha Igreja, pedi encarecidamente as orações dos meus irmãos .

E agora, foi na  própria igreja, no Domingo passado, que os irmãos me informaram que já há um dador compatível para o Gonçalo. 
Quanta alegria senti!
Quanta gratidão!

Então, assim sendo, creio que é tempo de alegria e gratidão. 
Deus é Fiel! Ele ama-nos muito e quer para nós o melhor.

Convido os amigos que por aqui passarem a alegrar-se comigo e a dar graças comigo.
 Creio saber que o Gonçalo será transplantado esta semana.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Não basta compreender, é preciso fazer

                                      Fonte da imagem:    http://calcadaportuguesa-roc2c.blogspot.pt

“Porque não basta compreender, é preciso fazer. O nosso fim, o fim último, não é desenvolver em nós ou em torno de nós o máximo de consciência, o máximo de sinceridade, mas assumir o máximo de responsabilidade e transformar o máximo de realidade à luz das verdades que tivermos reconhecido."
            (Emmanuel Mounieer)

 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Porque hoje é Domingo (226)


Com um dia de atraso, aqui fica o texto da Palavra Sagrada que deveria ter sido publicado ontem. Peço desculpa aos amigos que aqui vieram procurá-lo e não o encontraram. Motivos de força maior  assim o determinaram.

 Grandes multidões seguiam Jesus, que lhes falou assim: "Todo aquele que quiser ser meu seguidor deve amar-me bem mais do que ao próprio pai, mãe, esposa, filhos, irmãos ou irmãs, sim, mais do que á sua própria vida; de outra forma não pode ser meu discípulo. E ninguém pode ser meu discípulo se não carregar a sua própria cruz e me seguir.
Mas não deve começar a seguir-me enquanto não tiver pensado no custo que isso implica; pois quem começará a construir um edifício em primeiro fazer os cálculos e verificr se tem dinheiro suficiente para pagar as contas? De outro modo, arrisca-se a, por exemplo, só poder lançar os alicerces por se terem esgotado os recursos. E então toda a gente troçaria dele! Vêem aquele homem?
Diriam então em tom de zombaria. Começou uma casa e ficou sem dinheiro antes de a terminar.
E qual é o general que se dispõe a iniciar uma guerra sem primeiro consultar os seus conselheiros e verificar se com dez mil homens terá força suficiente  para derrotar os vinte mil que marcham contra ele? E se vir que não, enquanto as tropas inimigas ainda vêm longe enviará uma comissão de tréguas para discutir as condições de paz. Semelhantemente, ninguém pode tornar-se meu discípulo sem ter primeiro calculado bem o que isso representa, e sem ter renunciado a tudo por amor de mim.
Para que serve o sal se perdeu o sabor? O sal sem sabor não presta para nada , nem mesmo para adubo. De nada vale, e deve ser lançado fora . Ouçam bem se querem compreender o que eu vos digo".
 (Ev. de S. Lucas cap.14: 25 a 35)

sábado, 24 de novembro de 2012

O terror da Violência Doméstica


Desde Janeiro deste ano, em Portugal,  já foram mortas 33 mulheres.

Estão presas 320 pessoas por violência doméstica, 319 homens e 1 mulher


                               A Secretária de Estado  da Igualdade  - Teresa Morais
         
A secretária de Estado da Igualdade entende que o número de condenações nestes casos ainda lhe parece pequeno e recorda que muitas vezes existe o recurso à suspensão das penas.
A secretária de Estado da Igualdade diz que é necessário alterar a falta de sensibilidade dos magistrados perante os casos de violência doméstica.
Em declarações à TSF, Teresa Morais entende que «há um grande caminho a fazer para uma maior sensibilização dos magistrados relativamente à gravidade deste crime».
«O número de condenações aplicadas nestes casos é crescente, mas a mim honestamente ainda me parece pouco», acrescentou a secretária de Estado, que entende que existe muitas vezes o recurso à «suspensão das penas» por parte dos magistrados.
Embora admita que este recurso pode ser aplicado, Teresa Morais entende que os «magistrados têm de perceber melhor o risco que a suspensão das penas aos agressores transporta para as vítimas quando os agressores acabam por ficar em liberdade».
A governante lembra que graças a estas suspensões de penas os agressores ficam «com uma margem muito grande para continuar a vitimar estas mulheres».

 (Fonte da Imagem e texto:  http://m.tsf.pt/

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ah! As crianças!

                               Esta é a Clara.Desde a sua formação, ela é para mim, uma rosa cor-de - rosa.

A minha neta Clara, de dois anos, tinha acabado de entrar en minha casa com a mãe, que a vinha deixar comigo para ir trabalhar. A mãe, pegando numa pequena tela que trouxe (ela é formada em Belas Artes)  disse: "A Clara vai fazer uma prenda para dar á prima Matilde que hoje faz anos", e dizendo isto colocou a tela em cima da mesa. Eu disse para a Clara:  Que nome bonito tem a tua prima!Matilde é bonito!E acrescentei: Olha, a avó tinha uma amiga que se chamava Matilde, mas já não tem.(ela morreu há pouco tempo, mas não lhe disse)Então a menina olhou para mim, ficou pensativa, e disse-me   com uma vózinha muito doce:

"Queres que te empreste a minha prima"?

 Eu, surpreendida com a oferta respondi: Está bem, um dia destes vais-me emprestar a tua prima, obrigada minha querida.

Ah! estas crianças! Que nos dão a nós, adultos, tantas lições! Se estivermos atentos e formos sábios aprenderemos muito com elas...

Ela, concentradíssima, fez a pintura.
Ficou linda!
Com uma firmeza de traço e uma harmonia  de cores suaves, era muito agradável ao olhar. Creio que  a prima Matilde deve ter apreciado a obra  e gostado muito

Ao anoitecer, quando saiu do trabalho,o pai  veio buscá-la e lá foram para a festa de aniversário da prima Matilde que fez onze anos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Assim pensava Bocage

                                         Nenúfar- Foto de Viviana - Aldeia de Cortezia - Sintra

"O HOMEM DESEJA TANTAS COISAS, E NO ENTANTO PRECISA DE TÃO POUCO".
  (Bocage)

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Acredito nas Flores - Um poema de Jordão Freitas


 ACREDITO NAS FLORES

A esperança mora aqui ao lado numa réstia de fé.
Apesar da TROIKA
Apesar do FIM/FMI
Apesar de já nem querer saber se acredito.
Sinto que o meu país continua mais adiado.

Resta-me as flores do caminho
Que regressam todas as primaveras,
Sem promessas sem truque,
Apenas com a simplicidade
Da sua beleza e desejo de viver.
Como posso acreditar num país escravo?
Meu Portugal adiado de caravelas, de mastros varonis.
Meu Portugal, quando poderei beijar a tua bandeira?
Sem ter que vergar os quadris
Como uma junta de bois
Sob a canga do capital usurário.
Meu Portugal,

És o meu próprio exílio.

Jordão Freitas 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Deixa que ele saiba



DEIXA QUE ELE SAIBA 


Não limpes a boca,
não laves a mãos,
não limpes os pés quando
um político te for cumprimentar
em tempo eleitoral.


Deixa que ele saiba o que comeste
na última refeição
que conheça o custo do suor do teu trabalho
e que não se esqueça do cansaço dos teus passos.


Talvez ele se lembre quando for eleito
que a causa da sua vitória foste tu
e que foi a ti que jurou servir!



Fernanda  Mesquita


Nota:
 Encontrei este interessante poema no blogue da minha amiga Fernanda - http://nanda-fernandarocmsncom.blogspot.pt/  -       e quis partilhá-lo  aqui com os amigos 

Muito obrigada Fernanda

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Como a papoila no buraco

O buraquinho no passeio foi suficiente para a sementinha, vinda de algures, possívelmente transportada pelo vento, germinar, brotar, crescer, florir e dar semente, que reproduzirá a história de vida desta papoila. E, apesar de lhe "atirarem" das janelas do prédio, pontas de cigarro, possívelmente acesas... e de ter suportado a "seca"   desta Primavera, bem como algumas pisadelas de  transeuntes distraídos ou insensíveis, ela aguentou e não desistiu de viver, e pôde assim encher-me de alegria quando passei por ali e a contemplei. Talvez até muitas outras pessoas já tenham reparado nela e tenham sorrido também. Gostei dela e admirei a sua luta e persistência pela vida. Ela fez.me lembrar certas pessoas que nasceram, ou foram atiradas, em ciscunstâncias várias, como que para "buraquinhos" no passeio da estrada da vida, onde é preciso, tal como a papoila, lutar, resistir e nunca desanimar ou perder aesperança.Conheço pessoas nestas circunstâncias que, apesar de todas as dificuldades e contrariedades que surgem a cada dia, a cada hora, jamais desanimam ou baixam os braços, o que é louvável e muito importante.

Tenho amigas e amigos cuja vida é extremanente difícil e cruel. Admiro-os tanto! Ninguém ao nascer, sabe o que o futuro lhe reserva. Há tantas, tantas coisas para as quais não há explicação... Porém, como mulher crente no  Deus- Único- Criador- e sustentador da vida, e de todas as coisas , testifico aqui, com toda a minha convicção e fé, que por muito difícil ou cruel que as circunstâncias tornem as nossas vidas, em Deus, pela fé, nós poderemos obter ajuda, amparo, orientação, e todo o tipo de apoio que, duma forma extraordinariamente, amorosa e gentil, o Senhor está disponível  e interessado em nos conceder. Pois que, se Ele apoiou e cuidou do pé de  papoila, no buraquinho do passeio, muito mais e muito melhor, cuidará de nós que somos a coroa de toda a sua criação. Experimente falar com o Senhor, aborde-o, de uma forma o mais simples possível. Fale-lhe, e trate-o como a um pai extremoso e amoroso que é. Depois, abra-lhe o seu coração e convide-o a entrar nele  e nele fazer morada para sempre. Ele poderá com certeza, fazer florescer a sua vida  e cuidar de si, tal como fez com a papoila.

Viviana Bengelsdorff
Na revista - Lar Cristão

domingo, 18 de novembro de 2012

Porque hoje é Domingo (225)

«Tu, Senhor, no princípio fizeste a Terra, e os céus são obra das tuas mãos. Embora um dia estes venham a desaparecer, sendo como que deitados fora,  á semelhança da roupa velha, contudo tu permanecerás. Serão dobrados como uma manta que se põe definitivamente de lado, ou como roupa que se deixa de usar, para se passar a pôr outra. Mas tu nunca mudas nem envelheces, porque os teus anos não acabarão.»
 (I Ep. de S. Paulo aos Hebreus cap. 1:10 a 12)

sábado, 17 de novembro de 2012

Quero muito que conheçam o Doutor Russell Shedd

    O Doutor Russel Shedd e a esposa Patricia. Fonte: http://libertosdoopressor.blogspot.pt

A Mimi, (Maria) publicou no seu blogue - http://maria-elevive.blogspot.pt/   um interessante texto sobre a vida de um grande homem de Deus chamado Russell Philip Shedd. É alguém que eu conheci de muito perto na minha juventude; eu frequentava a sua casa aqui perto, em Belas - Sintra, e era muito amiga da sua jovem  e lindíssima esposa Patrícia. Ele, o Dr. Russell Shedd, durante um tempo ia  todas as semanas a casa dos meus pais, na minha aldeia de Maceira pregar a Palavra Sagrada e evangelizar, á luz do candeeiro de petróleo... candeeiro esse, que ainda permanece na nossa casa. A sala enchia-se de gente e alguns, como a querida e saudosa irmã  Arminda Galrão, mais tarde convertida ao Senhor,  escondia - se  atrás do muro do caminho, para ouvir cantar os hinos.
 A maninha Esperança também o conheceu bem, em Leiria, onde moraram antes de vir para Belas.Não posso deixar de salientar aqui, o testemunho da maninha Esperança acerca da Fé deste Homem:

 "Sei que ele se levantava pela manhã, ainda de noite para ler as Sagradas Escrituras: ele punha a Bíblia com a lombada e as capas sobre a mesa, e segurava a Bíblia entre as mãos, orava e tirava as mãos,e aonde abrisse, ele lia".

Como foi bom conhecer este grande e dedicado servo de Deus!
Continua no Brasil a fazer um excelente trabalho e, como a Mimi diz, a viajar pelo mundo anunciando a Palavra do Senhor.

Convido os meus amigos a lerem então este interessante testemunho da minha amiga Mimi:

 Sábado, 10 de Novembro de 2012

A Fragrância do Conhecimento

"Faz hoje 83 anos que em Aiquile, na Bolívia, nasceu o terceiro de 4 filhos de Leslie Martin e Della Johnston, onde eram missionários entre os índios.
Graduado em teologia pela Wheaton College, veio a diplomar-se como Doutor em Filosofia do Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Nos EUA serviu, durante cerca de um ano, como pastor interino. E, em 1957, casou-se com Patrícia, com quem tem 5 filhos.
Aceite como missionário pela Missão Baptista Conservadora, veio trabalhar em Portugal por um curto período e, em 1962, foi para São Paulo, no Brasil, onde fundou as Edições Vida Nova e leccionou na Faculdade Teológica Baptista de São Paulo.
Hoje, além de escrever (tem um vasto numero de livros de sua autoria), viaja pelo mundo, ministrando a Palavra de Deus em conferências, igrejas, seminários e faculdades de Teologia.

O meu homenageado é Russell Philip Shedd conceituado teólogo e missionário evangélico.


Palestra em Esmirna
Este homem é um mestre, cuja grande tarefa tem sido a defesa da suprema autoridade da Bíblia como Palavra de Deus.
Dono de uma lucidez e sabedoria impressionantes, a sua presença é tímida e tranquila. Quase sempre as suas respostas acerca do pensamento/atitude humana começam por “depende” porque a sua análise é profunda e sabe que nem todos estamos no Caminho, embora todos digam que têm certezas.
Apesar do reconhecimento que o mundo evangélico, intelectual e cultural tem pela sua obra e serviço, ele diz arrarrepender-se de: “não ter sido mais consagrado ao Senhor, de ter desperdiçado tempo... tempo a gente não recupera, perdeu, está perdido!”

Sinto-me privilegiada e orgulhosa por conhecer Shedd. Tive boas experiências com ele e, sobre tudo, aprendi muito. Na verdade, só posso estar grata ao Senhor por me permitir ter conhecido este e outros grandes homens de Deus.
Conheço, pelo menos, três pastores que abordam os trechos bíblicos (literalmente) com uma facilidade impressionante, mas Russell Shedd não tem margem de erro. Ele recita qualquer texto de cor, incluindo a referência bíblica e as passagens paralelas.


Pr. Shedd, Patrícia e eu, em Sardes
Quando viajámos pelas terras das “Sete Igrejas do Apocalipse”, onde ele ministrou os estudos bíblicos e históricos, pegou numa velha Bíblia em grego (uma das primeiras impressas) e fluiu a mensagem com tradução simultânea para que não se perdesse a essência do texto. Durante toda a viagem, nunca se escusou a responder a qualquer pergunta e ofereceu-nos um panorama mais íntimo sobre o trabalho e o exílio de João.
Aqui em Portugal, participei num seminário sobre “Exegese de I Coríntios” por ele ministrado que me trouxe perspectivas diferentes e fundamentadas acerca das cartas de Paulo e a igreja de Corinto.
Em Agosto passado, de visita ao nosso país, esteve na minha igreja (III Baptista de Lisboa) onde pregou sobre II Coríntios 2:12-17, com o título “Triunfo em Cristo”. Que refrigério e que honra ouvir um homem de Deus, com mais de 80 anos, explicar a Palavra de forma tão simples e penetrante.
Despediu-se dizendo que por certo já não voltamos a encontrar-nos devido à sua idade. Não faz mal, já valeu… e, com certeza, vamos encontrar-nos além do Jordão.

Muitas são as vezes que dou graças a Deus pelos líderes espirituais, pensadores e estudiosos das coisas celestiais, Shedd é um deles, um servo dedicado à glória de Deus, num mundo onde escasseia a dedicação à Obra.
Os seus receios não são infundados, quando diz: “Muitas igrejas desperdiçam uma boa parte das oportunidades que têm. Elas têm uma multidão de pessoas na sua frente e não estão realmente impactando estas vidas com o que a Bíblia ensina. As pessoas saem sem saber nada, ou quase nada. É importante que o ministério forme vidas para a glória de Deus.”

Agradeço-lhe a dedicação que tem à obra do nosso Deus e o mestre que é. Dou-lhe os parabéns por mais um ano entre nós!

“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.” – II Coríntios 2:14

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Um poema de Lindolfo Weinsgartner

         Fonte da imagem: http://angelzion.blogspot.pt/

O SEGREDO DO CORAÇÃO

Há portas fechadas de fora
que a falta de amor trancou;
Desprezo as mantém cerradas,
a chave o rancor extraviou.

Há portas chaveadas de dentro
por desconfiança e temor.
Só de dentro serão abertas
forçá-las será sem valor.

Ó quem soubesse o segredo
de convencer e arguir,
de clamar com carinho e brandura
De dentro - ajuda-me a abrir!

Mistério de portas que se abrem!
Milagres de amor e perdão!
Só Deus conhece o segredo
do teu e do meu coração!

(Lindolfo Weinsgartner)
No Livro - Prática da Esperança

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Desliguei o televisor e fui chorar


 Fui chorar de tristeza...uma imensa e profunda tristeza...ao ver pela televisão ontem á tarde, em frente  á Assembleia da República, o total e absoluto  desrespeito, e toda a  violência  exercida sobre  agentes da autoridade, ou seja, os polícias. Durante cerca de duas horas foram ininterruptamente apedrejados por algumas dezenas de jovens "manifestantes"? a maioria de cara tapada ou usando máscaras, que começaram por  retirar as barreiras de separação dos manifestantes e polícia;  que provocaram, injuriaram, lançaram toda a sorte de objectos sobre os agentes,  rebentaram inúmeros petardos, tiraram o escudo de protecção a um polícia,escreveram nele  e depois voltaram a entregá-lo ao agente.Foram arrancadas praticamente todas as pedras da calçada e atiradas sobre os agentes,  e muitas, muitas outras coisas reveladoras de um absoluto desrespeito e consideração por aqueles profissionais, que têm como função proteger-nos como cidadãos e manter a ordem pública.
Durante essas cerca de duas horas os agentes permaneceram  imóveis no seu lugar, enfrentando as ofensas cara - cara com os "manifestantes"? com toda a serenidade e uma enorme paciência.Os apoiantes do grupo festejavam a violência batendo palmas e entoando "slogans".

Não pude ver mais. Desliguei o televisor e fui chorar.
Ao que se chegou em Portugal! O que é isto? É  demais! Não se pode tolerar.
Tem que se fazer alguma coisa urgentemente.
Fiquei triste, muito, muito triste. Ainda permaneço triste.

E pensei:
Aqueles homens têm filhos, filhos que viram os pais serem apedrejados; aqueles homens têm mulher, mulher viu o seu marido ser apedrejado; aqueles homens têm mãe, mãe que viu  o seu filho a ser apedrejado; aqueles homens têm pai, pai que viu  o seu filho a ser apedrejado.
Será que alguém se lembra disso e se preocupa?

Estimo, respeito, valorizo, e sou muito, muito grata aos  senhores Agentes da Autoridade.Quando os encontro aqui na rua, caminhando e vigiando  o meu bairro, paro, cumprimento-os,  e digo-lhes sempre: Muito obrigada por cuidarem de nós.
Á Clara, minha neta de dois anos, que fica comigo aqui em casa,quando eles passam aqui debaixo da minha janela, eu mostro-lhos e digo-lhe:  Olha, Clara, vão ali os senhores polícias; eles são bons, são  nossos amigos e não deixam os maus fazer-nos mal. Quero muito que ela, tal como os outros sete netos, respeitem e  queiram bem  aos Polícias e valorizem o seu trabalho.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Parabéns! E muito obrigada, Senhora Ministra Assunção Cristas

            A Senhora Ministra da Agricultura, do Mar e do Ambiente - Assunção Cristas



Entrou ontem em vigor a Nova Lei do Arrendamento Urbano, da responsabilidade da Senhora Ministra Assunção Cristas. Foi com muita alegria e com muita esperança, que ouvi  rasgados elogios á autora da Lei, por parte de pessoas insuspeitas e  credíveis.

Segundo ouvi, e li, herdámos uma Lei de Arrendamento ainda do tempo de Salazar, tendo sido revista e "actualizada"? há algum tempo atrás,  mas sem nunca resolver os muitos e graves problemas existentes.

Diz a Senhor Ministra:

"A nova lei do arrendamento vai permitir aumentar o número de casas para arrendar, o que poderá diminuir e tornar mais ajustados e comportáveis o valor das rendas, admitiu a ministra da tutela, Assunção Cristas"...
... Assunção Cristas disse esperar que a nova lei traga muitas casas para o mercado de arrendamento em Portugal, onde há muita habitação própria, em comparação com a média europeia.

Uma situação que se deve ao «boom da construção e do apoio da banca à construção e depois à aquisição de casa própria», o que, «neste momento, não é um caminho possível», frisou, referindo que, «por outro lado, o arrendamento tem vantagens significativas a vários níveis»...

 ...A nova lei também pode ajudar as pessoas a terem «mais flexibilidade nas suas hipóteses laborais e profissionais», porque, «com a facilidade de arrendarem uma casa num outro local também terão mais facilidade em poder aceitar ofertas de trabalho, que não sejam no sítio onde normalmente habitam», frisou.

Segundo a ministra, a nova lei também tem o objetivo de ajudar à reabilitação urbana das cidades, através da reabilitação de casas já com muitos anos e que precisam de ser reabilitadas.
( Lusa/SOL)

*******************************
                              Mirtílos - Fonte da imagem: http://agrotec.pt/?cat=255

Há ainda um outro motivo para nos alegrarmos como cidadãos deste país, e dar-mos os Parabéns á Senhora Ministra Assunção Cristas :

Por mês estão a chegar ao Ministério da Agricultura cerca de 200 pedidos para a instalação de jovens agricultores:


A ministra da Agricultura disse hoje que estão a chegar cerca de 200 candidaturas por mês, ao Gabinete de Apoio à Instalação de Jovens Agricultores, o que vai obrigar a um novo reforço de verbas.
“Temos cerca de 200 candidaturas a chegar por mês de jovens a querer instalar-se. Essa medida já foi reforçada em verba, e vai precisar de ser novamente reforçada em verba, porque há muita gente jovem a querer chegar à agricultura”, revelou, à agência Lusa, Assunção Cristas.
“Na agricultura há oportunidades que, nesta altura, não se encontrarão com facilidade noutras áreas. Aqui há a criação líquida de emprego e a possibilidade de crescimento económico”, defendeu a ministra.
 ( http://agrotec.pt/)

Obrigada Senhora Ministra por tudo o que está a fazer para bem do povo e do país. Por favor continue! Vá em frente!  Portugal precisa que o faça.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um comentário que é um testemunho

                                      Uma linda pintura do meu amigo Renato

A minha querida amiga, comadre e irmã em Cristo, Mimi, deixou um comentário num post aqui publicado no mês passado - O que podem as orações de uma Mãe- que eu entendi como um interessante testemunho, e daí, decidi publicá-lo aqui para partilhar com os amigos.

"Eu, mãe, todos os dias peço a Deus pelos meus filhos e os filhos do meu filho. Algumas vezes faço-o de joelhos, sobre tudo se tenho algo a pedir que mais me fragilize.

Sei que a minha comadre sempre orou e ora pelos seus.

Mas na verdade, o que gostava de compartilhar é um testemunho que ouvi, talvez há uns 4 anos, de uma jovem angolana, que me deixou muito enternecida e comovida.

Falando acerca da educação cristã que recebeu dos pais, rematou dizendo "mas eu sei que mais importante do que tudo que me ensinaram, foram as orações de minha mãe que, todos os dias, se levantava às cinco da manhã para sozinha ficar de joelhos a orar pelos filhos e nós, só acidentalmente viamos isso porque a essa hora estávamos a dormir."

Conheci os pais numa visita que fizeram a Portugal por motivos de saúde. São magros, velhos, doentes, fartaram-se de trabalhar para criar os filhos, são crentes muito fiéis e amorosos.

Conheço os filhos: 1 pastor em Angola, 2 mulheres crentes e activas e o mais novo (26 anos) dinâmico no trabalho de Deus e que espera ir à Escola Bíblica na Argentina para se preparar para a Obra"

Obrigada,Mimi

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"A língua é tão pequena... e faz tanto!"

                               Cavalo "dominado" pelo freio. Fonte da imagem: http://www.djibnet.com/

«Ora nós pomos freios nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede, também, as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme, para onde quiser a vontade daquele que as governa.. Assim também, a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande  bosque um pequeno fogo incendeia. A língua, também, é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos menbros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, é é inflamada pelo inferno. (Ep. de S. Tiago cap. 3:16)

Não só é mais difícil controlar a língua do que outros membros do corpo; também há uma relação de causa efeito entre o controle da língua e o controle dos outros membros. Se conseguimos falar bem, e isto quer dizer com autêntico amor cristão em todos os momentos  e não só com doutrinas ortodoxas, controlaremos com relativa facilidade todo o resto do corpo. É assim com o cavalo: controlamo-lo por meio de uma coisa pequena instalada na sua boca.
É a glória e a desgraça da língua o poder controlar muitas coisas. Em Portugal estamos nuna fase em que predomina a desilusão em relação com as pretensões dos partidos políticos do período que se seguiu á Revolução.
Mas não deixa de ter uma certa atracção o ouvir um grupo de pessoas mais ou menos convictas  cantar "slogans", expressando a sua militância. Talvez  não os levemos muito a sério mas tais palavras ainda movem grupos á acção.Há pessoas que continuam a sentir a necessidade de lutar e não sabem muito bem como. Sabem que não estão bem, e querem uma situação melhor e por isso querem estar envolvidos na luta.Um "slogan" e a convicção de um grupo minoritário dá oportunidade para que possam agir dalguma maneira e sair da inércia. Hoje podem cantar a favor de uma pessoa  e amanhã contra ela, mas  foi através de "slogans" que, noutros contextos, se manipularam as massas  que levaram Adolf Hitler ao poder. Também as  mesmas pessoas que aclamaram Jesus como Messias se deixaram manipular pelos dirigentes religiosos  de maneira que,  dentro de pouco tempo, pediram a Sua crucificação.
O problema  é que muitas vezes as palavras têm mais poder do que os factos. "O pequeno leme"  tem mais poder do que os "impetuosos ventos"(v4). Da mesma maneira que uma pessoa  que sabe usar bem os "slogans" pode fazer-se ditador (mesmo mum país com nível cultural geral mais alto do que o da pessoa em causa) também uma pessoa  que fala e vive  de acordo com a fé cristã.pode influenciar a vida de milhares de pessoas na igreja e na sociedade.»

Pastor Alan Pallister - no livro- Os Radicais

editora: Centro de Publicaçẽs Cistãs
ano: 1981
estante: Religião
peso: 150g
cadastrado em: 01 de março de 2012
descrição: Livro pequeno, capa gasta, páginas amareladas e marcas normais de manuseio. 152 páginas.

Eu acrescentaria:
No meu...
Capa solta, folhas soltas e sinais de muito, muito manuseio. 

domingo, 11 de novembro de 2012

Porque hoje é Domingo (224)

                      Aspecto geral de um culto na Igreja Baptista de Morelena - Sintra

Porque não é neste mundo que temos a nossa verdadeira pátria; essa está no céu e é eterna; é por ela que esperamos. Ofereçamos então contínuamente a Deus - por intermédio de Jesus, e graças a ele por ter dado a sua vida por nós - os nossos sacrifícios de louvor, que consistem essencialmente dos frutos de bocas que se abrem para afirmar ousadamente o poder e o amor de Deus.

Não se esqueçam também de fazer o bem e de repartir com outros que vivem com necessidades aquilo que tiverem, pois com esses sacrifícios Deus se agrada.
     (Epist de S. Paulo aos Hebreus cap.13:14 a 16)

sábado, 10 de novembro de 2012

"A América" tem algo para ensinar ao mundo

                                                           David Petraeus

"A América", nome pelo qual são mais conhecidos os Estados Unidos da América, é na verdade um país diferente do resto do mundo, quer queiramos ou não. Acabámos de ver a forma inteligente e civilizada como  foi eleito o Presidende da Nação. O mundo foi surpreendido pela atitude de humildade que caracterizou ambos os candidatos na hora de serem revelados os resultados finais. Hoje mesmo, o recém-re-eleito Presidente Obama, verteu lágrimas sentidas, na hora de agradecer aos que ao seu lado trabalharam na campanha.
Ao fim da tarde, de hoje, ouvimos, e quase nem queríamos acreditar,  que o Director da CIA, David Petraeus, se dimitiu desse elevado cargo por ter tido ao fim de 37 anos de casamento, um caso extra-conjugal, reconhecendo  que esse foi um comportamento inaceitável e revelador de pouco bom senso.
Não estamos habituados a isto. Bem pelo contrário.. .basta recordar o repugnante caso Strauss - Kan, em França; daí, eu não querer deixar passar em branco esta atitude tão digna e  tão responsável do americamo  David Petraeus.

Eis a notícia:

O director da CIA, David Petraeus, demitiu-se, por causa de um caso extra-conjugal. Barack Obama teceu-lhe rasgados elogios e aceitou a demissão.
A demissão foi hoje apresentada por carta, onde o general na reforma David Petraeus, de 60 anos, sublinha que está casado há 37 anos e que "teve muito pouco bom senso" ao envolver-se num caso extra-conjugal. "Tal comportamento é inaceitável, seja como marido seja como líder de uma organização como esta", escreveu, num extracto divulgado pela agência Reuters.

Petraeus tornou-se director da CIA em Setembro de 2011, depois ter comandado as forças internacionais no Afeganistão, de Julho de 2010 a Julho de 2011. Antes, tinha chefiado o Comando Central (USCENTCOM) do exército norte-americano e distinguiu-se na segunda guerra do Iraque. Na verdade, são-lhe atribuídos os créditos de ter dado a volta à guerra, em 2007, quando os Estados Unidos estavam no atoleiro da revolta sunita.

O vice de Petraeus na CIA, Michael Morell, ficará como director interino, até ser nomeado novo director, disse Barack Obama, numa declaração em que traça rasgados elogios ao trabalho do dirigente demissionário. "David Petraeus prestou serviços extraordinários aos Estados Unidos durante décadas", afirmou o Presidente.

"Foi um dos mais destacados generais da sua geração, ajudou o exército a adaptar-se a novos desafios, e liderou os nossos homens e mulheres em uniforme num período extraordinário no Iraque e no Afeganistão, onde ajudou a pôr a nossa nação a pôr no caminho para um fim responsável a essas guerras ."Como director da CIA, continuou a servir com o rigor intelectual que lhe é característico, com dedicação e patriotismo. David Petraeus tornou o nosso país mais seguro e mais forte", declarou Obama.

( http://www.publico.pt/Mundo/)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

É necessário que a Fé cresça.

      O Pastor João Serafim Regueiras pregando a Palavra

" Só cresce aquilo que está vivo.
 Assim, a nossa fé, só  cresce  quando ela está viva.
 Assim, cada vez é maior  a nossa capacidade de confiar em Deus.
 Se a fé não cresce, ela tem tendência a diminuir  e a desaparecer.
 O amor aos irmãos  vem pela fé; é proporcional á nossa fé.
 A fé é uma raiz natural de onde nasce o amor"

(Notas que recolhi de um sermão pregado pelo Pastor João Serafim Regueiras - "meu maninho",  na Igreja Baptista de Morelena - Sintra - no dia 09/03/2008)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Do Grande Livro do AMOR

  
   Finte da imagem:http://conquistandoumavidacomsentido.blogspot.pt/

   O amor é altruísta, compreensivo e gentil,
   pois vê com o coração e não com a mente.
   O amor é a resposta por que todos anseiam.
   O amor é a língua que todo o coração fala.
O amor não se pode comprar, não tem preço e é livre...
   O amor, como pura magia, é um doce mistério.

Helen Steiner Rice

In - O Grande Livro do AMOR - de Helen Exley

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Plantas, flores e frutos, em Novembro na aldeia



Foi um gosto ir á aldeia depois das preciosas chuvas que caíram.
Vejam o que encontrei:
                           O maracujá tomate está carregadinho de frutos

                               O abacateiro já tem abacates grandinhos

A lima tem muitos frutos e ao mesmo tempo muitas flores perfumadas

As figueiras que carregaram de figos agora já estão a perder a folha

                                     A nespereira está em flor
                                                    
                           O Salgueiro (chorão) atrás da casa está assim

               Este arbusto de que não sei o nome está cheio de sementes

              Esta begónia floriu pela primeira vez e deu esta flor linda

               
                            Os sininhos estão espalhados por todo o lado

                       As buganvílias alegram o espaço á frente da casa

                          A buganvília branca subiu  por cima da janela

                                   Esta está a começar a florir

      Vejam a beleza desta rosinha  que tem um perfume excepcional

                                    Com uma cor tão linda

                                    Os crisântemos estão a abrir

Isto é uma pequena parte das "prendas" que o Criador me vai dando na aldeia .

Digam lá! Não tenho que ser grata?
Claro que tenho - eternamente grata.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

É português o trabalhador mais eficiente da Bayer



Lino Dias recebendo o prémio
                                             
Neste tempo de crise que Portugal atravessa, cai bem esta notícia.
Claro, que sempre cairia, mas dadas as circunstâncias actuais, dá um certo consolo e é um grande estimulo para os trabalhadores portugueses.

Também não deixa de ser irónico que isto aconteça na Alemanha da senhora Merkel, pessoa que eu admiro e estimo, mas, sobre a qual ouvimos tanttas vozes se levantarem em Portugal.

A notícia não deixa de nos fazer sorrir, dada a circunstância de, actualmente ouvirmos tantos ataques ao governo português, principalmente ao Primeiro Ministro Dr. Passos Coelho, culpando-o de "mandar"? os jovens emigrarem.

Pasmo, quando recordo que há poucas semanas, aquando da saida para Londres de um grupo de jovens enfermeiros, com contratos de trabalho e excelentes condições...um jovem ter escrito uma carta de "desabafo" ao Senhor  Presidente da República, num tom dramático, por ter de sair de Portugal para trabalhar; carta essa a que a  comunicação social deu grande desenvolvimento e relevo  como se de um "documento" importante se tratasse, e a qual os partidos da oposição usaram para atacar o Primeiro Ministro.

Enfim...

Afinal, este trabalhador português, considerado o mais eficiente no meio de 117.779 outros das 285 subsidiárias a nivel mundial, da Bayer, "ninguém o mandou emigrar", mas  ele foi de sua livre e espontânea vontade porque, bem jovenzinho, logo que terminou o seu curso de engenharia, queria aprender mais e fazer coisas interessantes. Foi há onze anos...e hoje dá testemunho da sua realização pessoal e profissional, e para além de uma situação estável na vida, recebe este prémio muito especial, muito significativo que é como que o corolário da sua visão, do seu empenhamento em aprender cada vez mais e sobretudo - fazer bem - o melhor que sabe e pode.

Talvez seja interessante os jovens portugueses reflectirem e meditarem sobre isto.

Deixo aqui a notícia do Jornal Económico:

Português é o trabalhador mais eficiente da Bayer

Lino Dias, doutorado em engenharia, vive há 11 anos na Alemanha. É pai de quatro filhas e fala seis línguas.


«É o trabalhador mais eficiente da gigante alemã Bayer. Para trás deixa 111.799 colegas repartidos, literalmente, pelos quatro cantos do mundo. Com 285 subsidiárias a nível mundial, a Bayer lançou, pelo segundo ano consecutivo, um prémio que visa premiar a excelência

 Surgiram 125 candidaturas. E o vencedor? Esse é português, alentejano de Portalegre. Num momento em que as relações Portugal-Alemanha já conheceram melhores dias (os portugueses não deixam de associar a palavra "austeridade" à palavra "Alemanha", ou mais concretamente ao nome da chanceler Angel Merkel), um português distingue-se naquela que é a 5ª maior empresa alemã em termos de capitalização de mercado. Um gigante que facturou, em 2011, 36,5 mil milhões de euros e que ocupa o segundo lugar no ranking das empresas químicas alemãs. Mas quem é este português?

Lino Dias é licenciado e doutorado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico. Iniciou a sua carreira na Bayer, em 2001, na área de investigação tecnológica, a chamada "central técnica", tendo começado a trabalhar directamente na casa-mãe do grupo em Leverkusen, na Alemanha. Tudo isto ainda antes de terminar o doutoramento.
Com uma carreira profissional (bem) diversificada, Lino Dias passou por áreas tão variadas como "supply chain", comunicação, "change management" e gestão de projectos em vários países da Europa, no Brasil e na região Ásia-Pacífico.

Actualmente, e desde há três anos, ocupa a posição de Global Product Manager, na sede da Bayer CropScience, um dos três subgrupos da multinacional alemã (os outros dois são a Bayer HealthCare e a MaterialScience). Tendo já recebido outros prémios dentro da empresa, Lino Dias vê agora o seu trabalho reconhecido com o prémio Bayer LIFE Award 2012 - Efficiency, um prémio Segundo declarações de Marijn Dekkers, Ceo da Bayer, "Lino Dias demonstrou verdadeiramente o significado da eficiência: gerir recursos de forma inteligente, focar em actividades que criam valor e acelerar boas tomadas de decisãoriado para distinguir um funcionário, dos mais de 111 mil em todo o mundo.

Do Alentejo para a Alemanha
Viveu em Portalegre até aos 18 anos. Foi para Lisboa. Formou-se e doutorou-se. Emigrou. Procurou oportunidades. E soube agarrá-las.
Lino Dias tinha 30 anos quando foi, pela primeira vez, notícia. "Licenciados portugueses fazem investigação para a Bayer alemã", era o título de uma notícia da agência de notícias Lusa, que dava conta da chegada de um português a Leverkusen, cidade "Bayer", na Alemanha. Na altura Lino declarava que gostava de ficar na Bayer o tempo suficiente para "aprender alguma coisa". E acrescentava "nunca menos de três, quatro anos". Hoje, já lá vão 11. Todos na Alemanha (apesar dos vários meses passados pelos corredores aéreos do mundo). Todos na Bayer.
Lino, à semelhança de muitos jovens portugueses, procurava em 2001 oportunidades de trabalho. "O meu objectivo quando terminei o meu curso era ir para o estrangeiro. Eu gostava de ter uma experiência de investigação numa indústria química. Em Portugal nessa altura a investigação que era feita, nesta indústria, era muito escassa." Foi para fora. E, "por acaso participei numa conferência científica em Praga onde apresentei o meu doutoramento". Nessa sala estava um colaborador da Bayer, que também apresentou um trabalho. "Trocamos impressões e perguntei se havia possibilidade de fazer investigação na Bayer." A resposta foi "sim - é uma questão de enviar a candidatura". E Lino assim o fez. "Fiz uma candidatura espontânea. Não havia nenhum lugar disponível mas por sorte, e eu acho que há sempre sorte na vida, eles precisavam de alguém com um perfil próximo do meu e portanto fui aceite. E para um lugar permanente. Foi assim que foi o processo." Um encadear de "eventos" que o levaram a ter uma carreira profissional diversificada.
Lino Dias , que tem passado por distintas áreas do grupo, viaja, também, bastante - sendo que tem participado em vários projectos na Europa, no Brasil e na Região Ásia-Pacífico. Actualmente ocupa a posição de Global Product Manager na sede da Bayer CropScience, na Alemanha. É casado, pai de quatro filhas e adora "conhecer o mundo". Tudo numa perspectiva "triple A". É um caso de sucesso alimentado pelo primeira letra do abecedário: do Alentejo para a Alemanha, com o carimbo académico da Alameda, lugar onde fica o Instituto Superior Técnico, onde se formou e doutorou.»


 Mafalda de Avelar - 23/11/2012
(http://economico.sapo.pt/noticias )


domingo, 4 de novembro de 2012

Porque hoje é Domingo (223)

                                Rolo da Lei - Fonte da imagem:http://www.cpadnews.com.br/

Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como a flor do campo.
Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva.
Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize  Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e a sua recompensa diante dele.
 Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente.
 Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com pesos e os outeiros em balanças,
 Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou?
 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse entendimento, e quem lhe mostrou a vereda do juízo? quem lhe ensinou conhecimento, e lhe mostrou o caminho de entendimento?
 Eis que as nações são consideradas por ele como a gota dum balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. 

Livro do Profeta Isaías cap.40: 6 a 12)

sábado, 3 de novembro de 2012

Não resisti a publicar aqui, hoje, um comentário do post de ontem.



                                           A maninha Esperança

A maninha Esperança deixou no post de ontem - "Livro da Minha Alma" - o seguinte comentário:

"Sem dúvida, a Bíblia Sagrada é o livro dos livros. A Bíblia é a Santa Palavra de Deus, Nela, em qualquer circunstância, sempre encontro luz que ilumina a minha vida.
Á mão de semear tenho 6 Bíblias, todos á minha cabeceira. Na mesinha, uma muito velha, na qual estudo as Lições da Escola Dominical, e costumo ler sentada no quarto, ou na sala. Outra que era da minha sogra, está quase junto á minha cabeça, é a que leio, na cama. Uns 20 centímetros acima, estão 3. A minha velhinha, que tem 57 anos (não é a primeira) tem a letra muito miúda e só utilizo quando preciso de consultar a Concordância Bíblica. Ao lado resta, uma nova muito completa, que me ofereceu o nosso irmão, e que eu uso para leituras especiais, é-me muito útil, e ao lado desta, a que eu lia na minha loja, estava sempre lá. Antes desta da loja, tive outra com um fecho em volta que me tinha oferecido o João Pedro, eu lia-a nos transportes, especialmente no comboio, e um dia esqueci-me dela e do almoço. Que tenha dado sabor á vida de quem a encontrou. E mais em cima, tenho uma belíssima Bíblia ilustrada com 127 reproduções de iluminuras, das quais uma do códice numero 38, do século XIII, da Biblioteca Merciana de Veneza, 42 do códice Bible de Sens,e 84 do códice De Predis, História del Nuevo Testamento, de 1476, estes dois da Biblioteca Real de Turim. Está Bíblia é comemorativa da visita de João Paulo II a Portugal em Maio de 1976.
Em cima desta Bíblia está o Hinário que era dos meus pais e que os meus irmão quiseram que eu ficasse com ele, por ser a mais velha".

Nota:

Disse-me pelo telefone que se esqueceu de salientar que ao lado da Bíblia vélhinha que está na mesinha de cabeceira, está numa moldura a fotografia da nossa querida Mãe.
Lembrou-me ainda que quando éramos crianças e caminhávamos três quilometros para cada ladoa pé, para "ir á Igreja", era o nosso querido pai que transportava debaixo do braço, as nossas 4 Bíblias, mais a dele, que era muito grande... para nós crianças podermos ir saltitando e brincando pelo caminho.
Cinco Bíblias debaixo do braço! E com que alegria ele as levava!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Livro da minha alma"

                                       Fonte da imagem: http://www.tudogospeldownloads.com/

" Livro de minha alma aqui o tenho: é a Bíblia. Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre à minha cabeceira, à mão. É dele que tiro o pão para a minha fome de consolo, é dele que tiro a luz nas trevas das minhas agonias.

( Coelho Neto )

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O que podem as orações de uma Mãe

Hoje, como tantas outras pessoas, de manhã  cedo,  estive no Cemitério de Montelavar - Sintra, colocando flores brancas de saudade, na campa do meu pai e da minha mãe. De olhos fitos no céu  elevei a Deus - o Senhor, uma oração de profunda gratidão por o pai e a mãe exraordinários que Ele me deu.

Quando ali estava, chegou uma amiga com alvas flores brancas para a sua mãe, falecida há pouco tempo e  que repousa um pouco mais  adiante. Eu, senti  o impulso de a acompanhar até ao local. Ainda bem que a acompanhei, pois a expressão da sua dôr era tão grande, que eu só tive tempo de correr para ela e abraçá-la e juntamente com ela chorar longamente.

Tanto amor, tanta saudade, tanta gratidão! naquele coração de filha.
Impressionou-me e  comoveu-me.

Talvez por tudo isso que vivi hoje, escolhi para partilhar aqui com os amigos,  este pensamento  de um filho para com a sua mãe:

"Recordo as orações da minha mãe e elas me têm seguido sempre; têm me acompanhado através da vida... Tudo o que sou ou que espero ser, devo-o á minha mãe angelical."

Abraão Lincoln

Presidente dos estados Unidos e
     libertador dos escravos

                       Nancy Lincoln -  mãe de Abraão Lincoln - falecida os 35 anos
                                           Fonte da imagem:  http://www.nps.gov/history/nr/feature/family/

     Deixou três filhos:
Sarah, Abrahan e Thomas

                                                       O lugar onde repousa
                                                   Fonte da imagem: http://homepages.rootsweb.ancestry.com/