domingo, 30 de dezembro de 2012

Porque hoje é Domingo (230)


Entäo congregou Salomäo os anciãos de Israel, e todos os cabeças das tribos, os chefes dos pais dos filhos de Israel, diante de si em Jerusalém; para fazerem subir a arca da aliança do SENHOR da cidade de Davi, que é Siäo.   E todos os homens de Israel se congregaram ao rei Salomäo, na ocasiäo da festa, no mês de Etanim, que é o sétimo mês.
  E vieram todos os anciäos de Israel; e os sacerdotes alçaram a arca.   E trouxeram a arca do SENHOR para cima, e o tabernáculo da congregaçäo, juntamente com todos os objetos sagrados que havia no tabernáculo; assim os trouxeram para cima os sacerdotes e os levitas...
... Na arca nada havia, senäo só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o SENHOR fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.   E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do SENHOR.   E os sacerdotes näo podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a casa do SENHOR.   Entäo falou Salomäo: O SENHOR disse que ele habitaria nas trevas.   Certamente te edifiquei uma casa para morada, assento para a tua eterna habitaçäo.   Entäo virou o rei o seu rosto, e abençoou toda a congregaçäo de Israel; e toda a congregaçäo de Israel estava em pé.   E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mäo o cumpriu, dizendo:   Desde o dia em que eu tirei o meu povo Israel do Egito, näo escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar alguma casa para ali estabelecer o meu nome; porém escolhi a Davi, para que presidisse sobre o meu povo Israel...
... E pós-se Salomäo diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregaçäo de Israel; e estendeu as suas mäos para os céus,   E disse: O SENHOR Deus de Israel, näo há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coraçäo diante de ti...
... Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, näo te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.   Volve-te, pois, para a oraçäo de teu servo, e para a sua súplica, ó SENHOR meu Deus, para ouvires o clamor e a oraçäo que o teu servo hoje faz diante de ti.   Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oraçäo que o teu servo fizer neste lugar.   Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua habitaçäo nos céus; ouve também, e perdoa. 

(I Livro de Reis cap.8 - versículos vários)
 

sábado, 29 de dezembro de 2012

"Vem do Arcano mais um Ano"

                                      Fonte da imagem: http://inconfidenciaguerreira.blogspot.pt/

Estamos a chegar ao fim do ano de 2012. Há uma tendência nesta altura para fazermos uma avaliação do ano que termina, e traçarmos planos e  objectivos para o novo ano que aí vem.
Quanto a mim, o ano de 2012, foi um ano repleto de bençãos e inúmeras alegrias.Foi um ano bom, apesar de muitas lágrimas de compaixão, por tantos que têm uma vida atribulada  e carregam aos ombros uma pesada cruz. Lágrimas também por amigos queridos que partiram. Este ano fui a muitos funerais.Lembro com imensa saudade o meu querido e inesquecível amigo Inácio; uma das pessoas que mais tocou a minha vida e com quem vivi uma das mais belas expereiências  cristãs. Onde eu vi Deus a agir de uma forma admirável. Parto para a caminhada em 2013, com a mesma alegria, a mesma esperança, a mesma confiança...no Deus - Eterno - com quem há muito, caminho de mão dada, e a quem, também há muito, entreguei  toda a minha vida, aqui, e por toda a eternidade. Com Deus em mim, e eu em Deus, prossigamos pois!
Não me preocupa o que a novo ano me trará, pois "eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo de que é poderoso para guardar o meu tesouro, até áquele dia em que Ele há-de voltar." (II Ep. de S. Paulo a Timóteo cap.1:12)

A propósito da "Vida", trago-vos um poema de João de Deus.

A VIDA

Foi-se-me pouco a pouco amortecendo 
a luz que nesta vida me guiava, 
olhos fitos na qual até contava 
ir os degraus do túmulo descendo.

Em se ela anuviando, em a não vendo, 
já se me a luz de tudo anuviava; 
despontava ela apenas, despontava 
logo em minha alma a luz que ia perdendo.

Alma gémea da minha, e ingénua e pura 
como os anjos do céu (se o não sonharam...) 
quis mostrar-me que o bem bem pouco dura!

Não sei se me voou, se ma levaram; 
nem saiba eu nunca a minha desventura 
contar aos que inda em vida não choraram ...

A vida é o dia de hoje, 
a vida é ai que mal soa, 
a vida é sombra que foge, 
a vida é nuvem que voa; 
a vida é sonho tão leve 
que se desfaz como a neve 
e como o fumo se esvai: 
A vida dura um momento, 
mais leve que o pensamento, 
a vida leva-a o vento, 
a vida é folha que cai!

A vida é flor na corrente, 
a vida é sopro suave, 
a vida é estrela cadente, 
voa mais leve que a ave: 
Nuvem que o vento nos ares, 
onda que o vento nos mares 
uma após outra lançou, 
a vida - pena caída 
da asa de ave ferida - 
de vale em vale impelida, 
a vida o vento a levou!

João de Deus - no livro - Campo de Flores
 
Nota:
A frase que dá o título  a esta postagem, tem a ver com um hino que cantamos
desde crianças, na noite de ano novo e que termina assim:


Hinos santos entoemos
E louvemos ao Senhor!
Vem do arcano mais um ano 
Que anuncia o seu favor!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Um poema de João de Deus

Neste luminoso dia de Inverno, propício ás aves e ás flores, partilho aqui um belo poema de João de Deus.




AROMA E AVE
Eu digo, quando assoma
o astro criador:
– Deus me fizesse aroma
de alguma pobre flor!

E digo, quando passa
uma ave pelo ar:
– Deus me fizesse a graça
de asas para voar!

Aroma da janela
me evaporava eu,
me respirava ela
e me elevava ao céu!

E quem, se eu fosse uma ave,
me havia de privar
a mim da luz suave
daquele seu olhar?


João de Deus

 João de Deus (1830-1896) nasceu em São Bartolomeu de Messines, no Algarve. Frequentou o curso de Direito na Universidade de Coimbra e, acabado o curso, dedicou-se ao jornalismo e à advocacia em Coimbra, Beja, Évora e Lisboa. Ligado inicialmente ao ultra-romantismo, depressa o abandonou seguindo uma estética muito própria. As suas poesias foram reunidas na colectânea Campo de Flores, publicada em 1893, incluindo-se nesta duas obras anteriores: Flores do Campo e Folhas Soltas. Dedicou-se à pedagogia, resultando daí a Cartilha Maternal, publicada em 1876 e tendo como fim o ensino da leitura às crianças. Foi um dos grandes amigos e admiradores de Antero de Quental.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Sê um bom cidadão

       Oremos por Portugal e pelos nossos  governantes. (Imagem: http://veronicayoko.blogspot.pt/)
                                                       

Primeiro, o Cristão deve ser um bom cidadão. A Bíblia ensina lealdade ao país. Uma lealdade e amor pelo país não significa que não possamos criticar leis injustas. A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas. Todos devem ter oportunidades iguais. O governo de Deus deve ser o nosso modelo.
A Bíblia também ensina que devemos cooperar com o governo. O apóstolo Paulo exortou Timóteo a que " se façam deprecações, orações, intercessões...por todos os homens; pelos  reis e por todos os que estão em eminência". (I Ep. a Timóteo 2:1 e 2). Perguntaram a Jesus:"É legítimo pagar impostos?" Depois, estabeleceu o exemplo, pagando os impostos. Um governo necessita de dinheiro para  manter a lei e a ordem. Quem foge  aos impostos é um parasita cívico e na verdade um ladrão. Nenhum verdadeiro cristão deve fugir ao pagamento de impostos. Jesus disse que  temos de "dar a César o que é de César"  (Ev. de S. Marcos cap.12:17). Temos que ser mais do que contribuintes fiscais. Limitar-nos a respeitar a lei não chega. Temos de procurar  trabalhar para o bem do nosso país. Por vezes, podemos ser chamados a morrer por ele. Temos  de ter conscência da nossa tarefa como bons cidadãos.

Billy Graham  - no livro - Paz com Deus

domingo, 23 de dezembro de 2012

É NATAL! Que alegria!


É NATAL

Que alegria é esta
Que nos sai do peito.
Que nos cai dos dedos
Abertos, ao dar?...

Que alegria é esta 
Que nos sai dos olhos
Com estrelas meninas
A rir... a brincar?...

Que alegria é esta,
Que alegria é esta,
Com um ar de festa
Hoje em cada lar?...
Tudo tão bonito...

Há no céu, na rua
Pedaços de luz
Que estão a brilhar.

Esta sinfonia
Musicalidade
Que no ar se espalha.
É realidade
No balir da ovelha
Ao cair da tarde.

O timbre a metal
Nesta noite azul
De anjos agrupados
A cantar...a cantar...

Recorda o Menino
Com um eme grande
Ao fazer - Natal.

**********************

Natal é esperança
Janelas abertas!
Natal é bonança.
É vaga que leva
As gentes libertas.

Natal é um silenciar de coração
São faces dobradas em adoração.

Natal...
É mistério que no fundo
Jesus desvendará
Pelo amor em que abraçou 
o mundo.

(Cremilda Simões)
No livro - Poemas repartidos

******************************
O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. (Livro do profeta Isaías 9:2) 

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. (Livro do profeta Isaíaas 9:6) 

E o anjo lhes disse: "Não temais, porque aqui vos trago novas de grande alegria que será para todo o povo; pois na cidade de David, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor.

E no mesmo instante, apareceu com o o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:

GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS.
PAZ NA TERRA, BOA VONTADE PARA COM OS HOMENS.

*************************************************************************
Amigo

O Menino de Belém, veio para nos salvar,  mediante a dádiva da sua vida por nós, na cruz do Calvário.

Não rejeites tamanho e tão extraordinário Amor.

Se ainda não podes exclamar como a poetisa: 

"Que alegria é esta
 Que me vai no peito
 Que nos cai dos dedos
 Abertos, em dar"?...

 Decide, hoje mesmo, e faz oque nos sugere outra poetisa: (Maria José Pires dos Santos) no livro - O meu Testamento

"Aceita, pois a Jesus,
Que sobre si mesmo tomou
Nossas culpas e pecados
E da ira nos livrou.

Só Ele se fez o Caminho
Que nos leva para os céus,
Só n ' Éle temos o perdão
Que nos dá a paz com Deus".
Para todos os queridos amigos, que habitualmente passam por aqui, desejo um Santo, Alegre e Feliz NATAL, de CRISTO.

Nota:
Agradeço á minha querida amiga Sandrinha, do blogue -   -http://aotoquedoamor.blogspot.pt/ - estes enfeites bonitos, que são da sua autoria. Obrigada amiga.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Sete jovens músicos portugueses seleccionados para a Orquestra Mundial do Youtube


Sete jovens portugueses foram selecionados para a Orquestra Mundial que junta músicos de mais de 50 países. Entre os escolhidos estão quatro alunos de violino de Castelo Branco.

Aos Jovens selecionados, desejo os maiores sucessos  e apresento os meus e calorosos PARABÉNS!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Por tantas que se abatem...é preciso continuar a semear Árvores

A folha verde, a folha seca, "o coraçãozinho" que protege a semente e que quando esta está desenvolvida e preparada para cair na terra e nascer, se abre ao vento e a semente voa, para a árvore se reproduzir algures por aí.
Ainda, o pratinho com as sementes, retintas de pretas, e  á mão de semear.
Cada um dos  meus oito  netos, já levou  a sua parte com o compromisso de as semear, com a ajuda dos pais.  Foram para vários lugares, alguns a  mais de cem kilometros daqui.Ainda sobraram muitas...tenho que ter o cuidado de quando sair por aí, fazer uma covinha no chão no local que considere adequado e enterrar umas três ou quatro em cada covinha. Poderei vê-las  crescer, ou talvez não, porém isso pouco importa, o que importa mesmo é SEMEAR.



Estas são as árvores de onde vieram as sementes. Delas, apenas sei que são lindas e vistosas. Não faço ideia qual é o seu nome nem o seu país de origem,  mas confesso que gostaria muito de saber. Já agora, se algum amigo que por aqui passe,  souber, eu ficaria grata se me dissesse.
Encontrei-as no parque infantil do Borel - Amadora, pertinho da "minha Igreja".

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

FICA, SENHOR, COMIGO


 Foto da Viviana - Segueteira - Maceira - Sintra

Fica Senhor comigo

Fica, Senhor, comigo; a noite é vasta e fria.
Segura a minha mão, até que chegue o dia.
Em Tua companhia é claro o meu caminho
e eu não quero ficar para sempre sozinho.
Não fosse o Teu cuidado, e eu, por certo, estaria
abatido e infeliz, numa senda de espinho.

Fica, Senhor, comigo; o coração da gente
é fraco e pequenino e bate fortemente
ao ruído menor dos prenúncios fatais,
de procelas cruéis e rudes temporais...
Dá que eu possa sentir, Senhor, eternamente,
amparando meu ser, Teus braços paternais.

Fica, Senhor, comigo; a mocidade passa
como a leve espiral escura de fumaça
e a solidão do velho é triste e sem alento
e plena de incerteza e mau pressentimento.
A Teu lado eu terei consolo na desgraça,
conforto na miséria e paz no sofrimento.

Fica, Senhor, comigo; os meus olhos sem luz
querem também Te ver na Estrada de Emaús
da minha vida, pois só Tu és meu abrigo,
meu amigo melhor, meu verdadeiro amigo.
Por isso é que Te peço, ó bendito Jesus,
eu não quero estar só. Fica, Senhor, comigo!


   (Gióia Junior)

No livro - Jesus Alegria dos Homens

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A tribo Gangte, da região de Churachanpur, estado de Manipur, na Índia está a comemorar o centenário da sua Igreja Cristã


 A tribo Gangte, da região de Churachanpur, estado de Manipur, na India está a comemorar o centenário da organização da sua igreja cristã.

Um dos eventos do centenário foi a leitura em uníssono da carta aos Romanos por uma congregação de cerca de 7000 pessoas, o que se tornou um recorde no Limca Book of Records, uma espécie de Guiness para a India.

A leitura demorou cerca de uma hora.

Eis algumas fotos:

Amplie para ver melhor  (clique em cima da foto)








 Esta postagem completa a postagem de ontem na qual não pude recorrer á informação que hoje, alguém muito simpático e querido...me fez chegar.
Obrigada Miguel.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sete mil crentes baptistas lendo a Bíblia em simultâneo, na India

                                                   Igreja Baptista na cidade de Piduguralla no estado de Andhra Pradesh

Ouvi a notícia hoje pela manhã na televisão. Numa Igreja Baptista na India, reuniram-se para cima de sete mil crentes, que de pé, leram em voz alta e em simultâneo, toda a Epístola de S. Paulo aos Romanos. A imagem era bela, profunda e tocante. Homens, mulheres, jovens e crianças, cada qual com uma Bíblia aberta nas mãos, com reverência e uma expressão facial  feliz...leram durante uma hora sem interrupção os dezasseis capítulos daquela importante carta escrita pelo Apóstolo Paulo aos crentes em Roma.

A Palavra Sagrade de Deus  "É lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho". Daí, ter ficado  muito feliz ao ver como para aqueles irmãos indianos ela o é também.

Ah! se os homens dessem atenção á Palavra e se deixassem guiar e orientar por ela!

O nosso pobre mundo não seria a tristeza que é e  haveria muito  mais justiça, compreensão e paz, entre a humanidade.

Nota:
Não consegui a foto da Igreja onde teve lugar o encontro.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conhecem a Rocha - Portugal?

                                 As instalações da Rocha - Cruzinha- Ria de Alvor - Algarve

                                                Observação e protecção das aves é um dos objectivos

Já estive lá várias vezes e há muito que me tornei associada. É uma organização Ambiental de cariz Evangélico que eu muito  valorizo e aprecio; e como acabei de receber "notícias fresquinhas"  decidi publicá-las aqui.

Deixo aqui alguns dados

O que é a Rocha?

A Rocha é uma organização internacional cristã de conservação e defesa do ambiente, fundada em 1983.
Comprometida em fazer uma pesquisa cientifica séria com o objectivo de conservar zonas e espécies importantes e em fazer uma campanha activa na conservação de habitats, com a cooperação das comunidades locais, escolas, organizações governamentais e outras organizações de defesa do ambiente não governamentais.
Recebe no seu Centro durante todo o ano, estudantes e voluntários de todo o mundo que são treinados nas diferentes áreas dos seus estudos, com ênfase numa vivência comunitária intercultural.
A Ciência e a Educação Ambiental são duas das ferramentas utilizadas para  formar boas consciências, sentido critico e melhor cidadania ambiental.
A Equipa da Rocha é multicultural, multidisciplinar e multifuncional.

Retrospectiva 2012

O ano de 2012 foi verdadeiramente abençoado para A Rocha Portugal! Foi um ano abençoado porque foi vivido de joelhos, na presença e na dependência de Deus!
Neste ano, quis o Senhor ensinar-nos mais acerca da nossa caminhada de obediência com Ele e dar-nos marcos, sinais da sua graça e do seu cuidado. As duas tremendas vitórias legais na luta pela verdade e justiça perante a destruição da Ria de Alvor; o lançamento do projeto eKlogia no esforço de aproximar as comunidades de fé e as populações urbanas no cuidado pela Criação; e uma Direção Nacional renovada com elementos desde há muito desejados, são apenas três marcos – três lugares – para nos ensinar e nos fazer lembrar da Sua fidelidade. Ler mais (+) 


Celebrando e Agradecendo os 30 anos d’A Rocha Portugal

No próximo outono de 2013 cumprem-se 30 anos desde a chegada a Portugal do Peter e da Miranda Harris - os fundadores d’A Rocha - com a sua família.
Nestes 30 anos, muitos colaboradores, muitas vidas, muitos caminhos se cruzaram a conhecer mais e a aprender sobre o Criador e sobre a Criação. A Rocha evoluiu de um pequeno e pioneiro centro Cristão e comunitário de estudos ambientais no sul de Portugal para uma organização internacional, com projetos em 19 países e cinco continentes.
Durante o próximo ano de 2013, estaremos a lançar novos projetos, ferramentas e parcerias para o futuro que esperamos venham a marcar os próximos anos da nossa caminhada, mas sobretudo, estaremos a celebrar e a agradecer o que Deus tem feito nas nossas vidas ao longo destes 30 anos. Marque já na sua agenda o dia 19 de Outubro de 2013, para celebrar connosco, com o Peter e a Miranda, e com toda a família d’A Rocha no sítio onde tudo começou! Ler mais (+)

EKlogia – o concretizar de um sonho

Em Fevereiro de 2012 A Rocha, em parceria com a Sociedade Bíblica assistiram à concretização de um sonho comum: o lançamento inaugural do road-show eKlogia na cidade de Beja, iniciativa que se repetiu até agora também nas cidades de Alcobaça, Évora e Faro.
Em todas as cidades tivemos o privilégio de contactar com várias comunidades cristãs locais e contribuir para o esforço de aproximar as comunidades de fé, as populações urbanas e as autarquias na preocupação comum de cuidar dos jardins que Deus nos deixou para viver e desfrutar. Depois destas mais cidades se seguirão em 2013, mas não podemos deixar de agradecer ao nosso Deus a sua fidelidade e respostas às orações. Ler mais (+) 


A Rocha Alcobaça

Com o empenho da família Reis foi criado, há um ano, um grupo local d'A Rocha: "A Rocha Alcobaça". A ideia é simples: expandir o nosso trabalho em todo o país.
Diversas eventos foram realizados ao longo deste ano, e o mais recente, organizado no dia 1 de Dezembro foi o “Viva a Nossa Floresta”: um passeio por uma floresta típica do concelho. Recolhemos bolotas, sementes e conversámos sobre o valor único das nossas árvores e arbustos. Vamos germinar as sementes e plantá-las, ou nos terrenos de cada um, ou em terrenos públicos. Ler mais (+) 


A Rocha EcoServices

Trabalhar em prol da conservação da natureza está no coração d’A Rocha. Mas também temos muito prazer em fazer observação de aves e quando o fazemos com pessoas que também amam aves e querem apoiar o nosso esforço de conservação, é uma alegria.
Se se identifica connosco e gosta de fazer observação de aves junto de um grupo de amigos, porque não se inscreve numa das nossas semanas de Birdwatching em 2013? Consulte a nossa página para obter mais informações. Ler mais (+) 


A Rocha – mais que uma associação, uma família

A Rocha, mais do que uma organização, é uma família. Uma família alargada presente em 19 países; uma família que partilha dos mesmos valores, visão e missão; uma família que tem como objectivo cuidar e preservar! Não conhecemos todas as pessoas envolvidas no trabalho d’A Rocha a nível internacional, algumas entram e saem sem que cheguemos a ouvir falar delas. No entanto, temos como certo que cada vida que dá de si a este movimento é crucial para o crescimento do nosso trabalho global! Ler mais (+)

domingo, 16 de dezembro de 2012

Porque hoje é Domingo (229)


E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,   A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.  E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.  E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudaçäo seria esta.   Disse-lhe, entäo, o anjo: Maria, näo temas, porque achaste graça diante de Deus.   E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pór-lhe-ás o nome de Jesus.   Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;  E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino näo terá fim.   E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que näo conheço homem algum?   E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.   E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;  Porque para Deus nada é impossível. Disse entäo Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

       (Ev. de S. Lucas cap.1:26 a 38)

sábado, 15 de dezembro de 2012

A palavra Caridade é políticamente incorrecta na forma de comunicar em Portugal

               A Drª Isabel Jonet - Presidente do Banco Alimentar contra a fome

O assunto está na ordem do dia, seja na Televisão ou na imprensa escrita.
Exemplo disso foi o Programa "Quadratura do Circulo", onde todo o tempo do programa foi usado, para, de uma forma veemente, criticar  a Drª Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome, por ter usado a palavra Caridade.

Fiquei chocada. Não sei para onde Portugal caminha, mas sei que  não vai bem.
As pessoas que enchem a boca com a democracia, são as que mais contribuem para a falta dela. Estão sempre prontos para vir a terreiro "saltar em cima" e tentar denegrir aqueles que "ousam" dizer o que pensam e o que acreditam.
Então,  se usarem palavras do Evangelho  ficam imediatamente marcados e o seu bom nome é posto em causa.

Refletindo sobre isto, como cidadã portuguesa, cristã, e a propósito da tal palavra Caridade, que eu conheço desde menina, por ouvir o meu pai lê-la no Evangelho nos cultos domésticos, e por ouvir nestas dezenas de anos de vida; ser pregada com muita enfase por muitos Pastores,  por tudo isso; veio-me á memória um corinho que aprendi há muito e que ainda hoje se canta  na minha Igreja e noutras que conheço.

 O corinho é assim:

Caridade

Caridade é a virtude
Mais querida do Senhor;
Não se irrita, é paciente;
Caridade é amor.

Se eu falar toda a língua
e deixar de fazer caridade;
Sou metal que só tine
E é falso para a eternidade.

Ainda a propósito, há um versículo bíblico que foi dos que primeiro  aprendi,  que se encontra na I Ep. de S. Paulo aos Coríntios cap.13:13, e que diz o seguinte:

"Agora, pois, permanecem  a fé,  a esperança e a caridade, estas três, mas a maior destas é a caridade".

Nota:
A palavra Caridade, aqui, significa amor de Deus, amor sem mácula, o mais alto grau de amor, amor desinteressado que não espera nada em troca.

Para quem estiver interessado deixo aqui parte da entrevista feita á Drª Isabel Jonet pelo jornal I:

Isabel Jonet. “Sou mais adepta da caridade do que da solidariedade social".

A participação num debate na televisão deixou-a debaixo dos holofotes. Isabel Jonet ponderou muito antes de dar esta entrevista. Depois de ter aceitado recebeu o i nas instalações do Banco Alimentar contra a Fome, em Alcântara, avessa a fotografias, mas disposta a falar do êxito da última campanha nos supermercados – que ocorreu no primeiro fim-de--semana de Dezembro – e sobre o estado do país. Explica que não está preocupada com os casos de idosos que aparecem mortos em casa, mas sim com as carências por que passam quando estão vivos. Nada preocupada com o que dela se escreve, criticou os jornalistas que deturpam as declarações dos entrevistados e garantiu que por isso há quem fuja da comunicação social.

O trabalho desta cadeia é fazer solidariedade ou caridade?

Hoje em dia as pessoas têm medo da palavra “caridade”, têm medo de palavras, atribuem conotações e pesos à palavra “caridade”. Na acepção de São Paulo, caridade é amor, é espírito de serviço, é o outro precisar de nós sem que nós precisemos do outro e portanto levamos o que ele precisa e não o que nós queremos levar. A solidariedade é algo mais frio que incumbe ao Estado e que não tem que ver com amor, mas sim com direito adquiridos. Infelizmente empobrecemos a nossa língua atribuindo algumas conotações a algumas palavras e portanto temos medo de as usar.

Resumindo, solidariedade ou caridade?

Sou mais adepta da caridade do que da solidariedade social… Embora defenda que ambas se completam e ambas fazem parte do bem fazer.

http://www.ionline.pt/portugal/isabel-jonet-sou-mais-adepta-da-caridade-da-solidariedad

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Fé Implica Expressão e Testemunho

                                                Jovens da Igreja Baptista de Morelena - louvando o Senhor

"O testemunho é uma parte da vida da fé. Se quisermos desenvolver uma fé robusta - teremos que contar o que o Senhor tem feito por nós. Quanto mais falamos  do que Ele tem feito, tanto mais real Ele se torna para nós. Quanto menos falarmos dEle tanto menos real.
A fé é como o amor. Vem do coração, do espírito.E, tal como o amor, vive e se compraz em confessá-lo continuamente. No âmbito natural, quanto mais o esposo  e a esposa confessam o seu amor um para o outro, tanto mais esse amor cresce."
(Kenneth E. Hagin) no livro - N'Ele.

Diz o povo que "A boca fala daquilo que o coração está cheio".

Nós sabemos que isto é verdade. "Então, se somos filhos de Deus! herdeiros de Deus! - co-herdeiros de Cristo!Jubilosamente confessamos o nosso parentesco com Deus.E de que maneira somos relacionados com Ele? Somos nascidos de Deus. Filhos de Deus. Ele é o nosso próprio Pai. Nós somos seus próprios filhos. Temos a ousadia de tomar o nosso lugar como filhos e filhas de Deus porque,  afinal é o que somos". (Do mesmo autor)

Há pouco tempo atrás, falando com o meu maninho,Pastor Regueiras, um homem de fé e um consagrado servo de Deus- nós os dois conversamos muito, é um gosto ouvi-lo - ele testemunhava convicto e firme: Seremos pessoas de fé robusta quando conseguirmos falar de Deus, aos outros, tão naturalmente,  como falamos de um qualquer assunto do dia - a - dia.

Então, porque não o fazer?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Prece pelo dom das lágrimas

   Fonte da imagem: http://eltao.wordpress.com/

Tu choraste por Lázaro, Senhor.
Eu o compreendo.
Ele foi teu amigo,
foi um homem bom,
tu sentias a falta dele.
Mas que te aflijas por Jerusalém,
que chores pela cidade idólatra:
Perdoa, Senhor -
eu não o posso compreender!
Merecem eles as tuas lágrimas -
estes sacerdotes ávidos de poder,
estes mercadores ladinos,
este povaréu lascivo?

Bem conheces a escritura, Senhor:
Mesmo Abraão
deixou de interceder por Gomorra,
ao perceber
que nem dez justos havia
entre os seus habitantes!
Salva, Senhor, se assim quiseres,
o punhado de justos
porventura existentes
na cidade perversa!
Manda-os fugir de Sodoma!
Abandona os ímpios
ao juízo merecido!
Faze o teu fogo
consumir a cidade maldita!

Ou pretendes ser o único justo
dentro de seus muros'
Queres mesmo entrar nesta Sodoma?
Queres que o fogo consuma
a ti, o justo,
em lugar dos ímpios'
Senhor -
tu continuas andando!
porás realmente os teus pés
nestas ruas contaminadas?
Ó mestre:
Eles te envolverão
em suas tramas e intrigas...

Queres mesmo que te acompanhemos,
que nos aflijamos  por Jerusalém,
que nossos corações se comovam,
iguais ao teu coração?

Dá-nos, então,
o dom das lágrimas!
Dá-nos, além do nosso amor  fraternal,
o amor
aos que ainda não são irmãos,
que tu, Senhor,
de olhos videntes,
já agora reconheces,
amando-os,
mesmo que te rejeitem;
Só assim poderemos seguir-te
ao entrares na cidade.
Amén, Senhor;
dá aos teus discípulos todos
o dom das lágrimas!

  (Lindolfo Weingartner)
No livro - Prática da Esperança



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A pequena bela rosa de Novembro

As primeiras e tão desejadas chuvas de Novembro,   seguidas de  uns dias de sol quentinho, fizeram  que a pequena roseira, que estava como adormecida para enfrentar o inverno, "acordasse", e nos presenteasse com esta tão singela rosa vestida de cores tão atraentemente belas.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Um dia memorável

Ontem, Domingo, tive oportunidade de viver um dia memorável. Um dia muito, muito bom! Participei do almoço  de Natal, que teve lugar na  Sociedade Recreativa de Maceira - a minha aldeia. O 57º almoço do género, feito sem interrupções,  e que resultou de uma proposta de um grande e respeitável Homem - o Senhor Manuel Maria Dias Pereira - ou, o senhor "Manuel da Música", como é mais conhecido, pois desde o longínquo ano de 1955 ele tem sido o responsável pela musica e pela arte, naquela Sociedade Recreativa. Hoje, com 95 anos,  marcou a sua presença e não só... pois discursou e  cantou a solo, mais uma bela canção da sua autoria  dedicada a Maceira, que ele considera a sua segunda  aldeia,  por quem nutre um grande carinho  e ao qual é corrrespondido por toda a gente da terra.  Foi um previlégio  enorme sentar-me ao seu lado e conversar com ele. Que homem! Que presença! De uma humildade e generosidade imensa!

 
 O Senhor "Manuel da Música"o segundo á direita ao lado da sua filha Dulce. 
Amplie para ver melhor


Eu, ao lado da senhora Presidente da Junta de Freguesia de Montelavar - Drª Lina -á minha direita Amplie para ver melhor

Uma expressiva homenagem do povo da terra ao Senhor Manuel Maria Dias Pereira
Amplie para ver melhor

domingo, 9 de dezembro de 2012

Porque hoje é Domingo (228)

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.  Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mäo do SENHOR, por todos os seus pecados.   Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.   Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.   E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.   Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.   Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva.   Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.   Tu, ó Siäo, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, näo temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.  Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardäo está com ele, e o seu salário diante da sua face.   Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.
(Livro do profeta Isaías cap. 40:1 a 11)

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.

Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva.

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.

Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.

Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que ama
Isaías 40:1-11
Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.

Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva.

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.

Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.

Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as q
Isaías 40:1-11
Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.

Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva.

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.

Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.

Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as q
Isaías 40:1-11
Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.

Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva.

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.

Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.

Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as q
Isaías 40:1-11
Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.

Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva.

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.

Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.

Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam
Isaías 40:1-11

sábado, 8 de dezembro de 2012

Leviandades, que fazem cessar uma vida

                                            Fonte da imagem: http://inessimao-psicologia.blogspot.pt

A tristeza que se vive no Reino Unido, hoje, alcançou-me  também a mim. Estou triste e revoltada. Como posso aceitar que a leviandade daqueles  dois jovens  de "O engraçadismo"  tenha feito cessar a vida de um ser humano lindo e  útil  que possuia sentimentos e valores?
Na India, a família da enfermeira Jacintha Saldanha, chora desolada a sua familiar, que deixou dois filhos pequenos.

Transcrevo aqui, um texto do jornalista Ferreira Fernandes do Diário de Notícias, de hoje:

 O engraçadismo e a enfermeira

Da Austrália, um duo de engraçadistas profissionais entrou no quarto do hospital londrino  de Kate, a mulher do principe William. Gravando para uma rádio, a mulher do duo telefonou para a recepção e apresentou-se como "a Raínha". A enfermeira Jacintha Saldanha, que recebeu a chamada , nem deu pela pronúncia grosseira, passou o telefonema para o quarto de Kate, onde outra enfermeira, também enganada, forneceu dados sobre a gravidez ducal ou lá o que é. Os australianos gozaram que nem uns perdidos e a casa real protestou. Ontem, Jacintha Saldanha foi encontrada morta; por suicídio, julga a polícia. O engraçadismo vai continuar, é um género cruel e popular, gosta-se sempre de ver gente redicularizada;  e é um género fácil, as vitimas são sempre os mais fracos, mesmo quando parece querer beliscar-se a Raínha quem sai esfolado são enfermeiras (veja-se, ainda,  como os nossos "apanhados" televisivos  são quase sempre imigrantes ou pobres, nunca poderosos). A casa real britânica vai também continuar a filtrar as notícias pessoais  que lhe interessam e a indignar-se com as outras. De novo, neste caso, só o mexilhão que não acolheu o vexame mansamente, Jacintha Saldanha não suportou que se tivessem rido da forma como ela exerceu a sua profissão. É uma surpresa extraordinária, isso de haver gente com pundonor. Olha, pode ser a desculpa dos australianos:  como é que engraçadistas iam adivinhar que ainda havia gente assim?

Ferreira Fernandes - Jornalista

Diário de Notícias - 08/12/2012


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Decálogo de Abraham Lincoln

O decálogo de Abraham Lincoln
A história de sucesso de um país passa obrigatóriamente pelas mãos de um grande homem. Não poderia ser diferente com os EUA onde um homem simples filho de lenhador, quase um herói as avessas, ajuda a contar a história do país. Há 150 anos atrás era promulgado o decálogo de Abraham Lincoln que deu início à Declaração dos Direitos das Nações na ONU.

O decálogo de Abraham Lincoln

  1. Você não pode criar prosperidade desalentando a Iniciativa Própria.

  2. Você não pode fortalecer ao débil, enfraquecendo o forte.

  3. Você não pode ajudar os pequenos, esmagando os grandes.

  4. Você não pode ajudar o pobre, destruindo o rico.

  5. Você não pode elevar o salário, pressionando a quem paga o salário.

  6. Você não pode resolver seus problemas enquanto gasta mais do que ganha.

  7. Você não pode promover a fraternidade da humanidade, admitindo e incitando o ódio de classes.

  8. Você não pode garantir uma adequada segurança com dinheiro emprestado.

  9. Você não pode formar o caráter e o valor do homem lhe tirando sua independência (liberdade) e iniciativa.

  10. Você não pode ajudar aos homens permanentemente, realizando por eles o que eles podem e devem fazer por si mesmos.
                    (http://www.mdig.com.br/)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Denuncio (3)

 
Fonte da imagem: http://sicnoticias.sapo.pt/

Fiquei triste, com um acontecimento que teve lugar hoje, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Decorria um Seminário Internacional, quando surgiu algo  inesperado, que as televisões estão a passar em todos os noticiários.O  Senhor Primeiro Ministro de Portugal - Dr. Pedro  Passos Coelho - estava no uso da palavra havia um minuto, quando um grupo de dez estudantes,  ergueu um grande cartaz, onde estava escrito: DEMITE -TE! Pôde ver-se o incomodo e o espanto  dos que presidiam á mesa de trabalhos, bem como de muitas e diversas personalidades convidadas, nacionais e estrangeiras.
  De imediato, o segurança do Primeiro Ministro tentou  demover o tal grupo de jovens, mas logo se fez ouvir a voz do Primeiro Ministro  solicitando ao seu segurança que deixasse "os senhores mostrarem á vontade os cartazes que quisessem". Mantiveram-se de pé durante os quinze minutos que durou a prelecção do Primeiro Ministro, só se sentando quando ele terminou de falar.

Sob o meu ponto de vista, creio haver regras mínimas de boa educação e respeito, que devem presidir ao comportamento de qualquer cidadão, sobretudo, estando-se na presença do Primeiro Ministro de Portugal, que goste-se ou não da personalidade, ocupa um dos mais altos cargos da nação e foi eleito numas eleições livres e validadas pela maioria do povo português.
Inquirida por um Jornalista, á saída, uma das jovens que segurou o cartaz, respondeu com o maior á vontade: "Já fiz isto mais vezes e não me aconteceu nada." Pois é, não acontece nada, mas é muito mau sinal para um país, haver jovens universitários, que assim procedem.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"Cenas" do meu aniversário


"Um retrato da família" - da autoria da Clara, da Sara, do João e da Joana
Gostei das mãos dadas.
Amplie para ver melhor.

Na hora de cantar  os parabéns.

                                      Eu, "mereci" um coração de avó.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O terno cuidado pastoral, para comigo

 
O amado e querido Pastor António dos Santos

Não posso, de modo algum, contar as bençãos que me chegam ininterruptamente da parte  do meu Deus e Senhor!

O  meu amado e querido Pastor António dos Santos, que conheci há 59 anos, quando chegou a Leiria para estudar no Seminário Teológico Baptista, e se integrou na Igreja Baptista dessa Cidade, onde eu, com 13 anos...prestava o meu culto ao Senhor, vindo ele, terminado o curso a ser consagrado pastor da mesma saudosa igreja. Veio, passados 6 anos, para Lisboa, pastorear a III Igreja Baptista da capital, igreja onde eu me viria a integrar  também quando vim para Lisboa  estudar Enfermagem. Foi  aí, nessa igreja, que no longínquo ano de 1966, ele  celebrou o meu casamento. Foi nessa altura que deixei de ser membro da III Igreja, por ter acompanhado o meu marido nas diversas Igrejas onde serviu e serve ainda...o Senhor.
Pois bem, desde que saí  dessa igreja e até hoje, passados 46 anos, esse meu amado e querido Pastor  tem o cuidado e a gentileza, de me enviar todos os anos,uma carta de felicitações pelo meu aniversário, pelo aniversário do meu casamento (por ele celebrado) e pelo Natal. 

Ele está com 80 anos, viúvo, da sua querida Natália, sua companheira fiel.
Pois bem, apesar de ter passado o ministério da Igreja para um outro Pastor, filho de uma grande amiga minha, ele continua a servir na igreja e a enviar-me  a  amável corrrespondência. Dois dias antes do meu aniversário, na passada sexta-feira a carta chegou.

Eis o seu conteúdo:

Exma Snhora

D. Viviana Regueiras Bengelsdorff Leal

Lisboa, 2 de Dezembro de 2012

Prezada Irmã no Senhor,

Saudações no Santo Nome de Jesus

"Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho"
         Apocalipse 21:7

È com grande prazer que, em nome da nossa querida Igreja, lhe envio os mais calorosos parabéns pela celebração do seu aniversário. Que o Deus de todas as bençãos a acompanhe neste dia e lhe permita percorrer alegremente, e de cabeça erguida, todo o caminho da sua peregrinação.

A nossa vida não é mais que um voo no tempo, rumo á eternidade. Voa e canta enquanto resistirem as tuas asas.

Quaisquer qu sejam os desafios que possas enfrentar, lembra-te sempre de olhar para o cimo da montanha, porque, ao fazê-lo olhas para a grandeza da esperança e da luz. Lembra-te disto e não deixes que nenhum problema, por maior que possa parecer, te desencoraje, nem deixes que qualquer coisa, inferior ao cimo da montanha, te distraia.

Procura não esquecer o conselho sábio que nos diz: Faz o que puderes, com o que tiveres, onde estiveres, amando a Deus de todo o teu coração, e ao próximo como a ti mesmo.

Com  o profundo amor de Cristo

Pela Igreja

(Segue a assinatura)
Pastor António dos Santos

domingo, 2 de dezembro de 2012

Porque hoje é Domingo (227)

Ó SENHOR, Senhor nosso, quäo admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
2  Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
4  Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
5  Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
6  Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mäos; tudo puseste debaixo de seus pés:
7  Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
8  As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9  O SENHOR, Senhor nosso, quäo admirável é o teu nome sobre toda a terra!
(Livro dos Salmos cap.8)

Senhor

Ao completar hoje, 72 anos, volvo para ti os meus olhos e o meu coração, para te glorificar, adorar, engrandecer, e manifestar-te, Paizinho, a minha grande, a minha enorme gratidão, por o dom da vida.  Olho, para o já longo caminho percorrido, e emocionada, sinto uma enorme, uma profunda gratidão, porque desde  o meu inicio, no ventre da minha mãe, sempre, sempre estiveste comigo; e, analisando o percurso, eu, com os olhos rasos de água, me postro aosteus pés, Senhor, pela tua bondade e a tua fidelidade para comigo, dando-me a tua segura e forte mão; com os teus olhos de extrema bondade e misericórdia, me guiaste e me mostrar-te o caminho por onde seguir. Por isso, hoje, aos72 anos, estou tranquila, segura e absolutamente confiante, que estarás comigo e me abençoarás até ao fim. Nada temo. Nem a possível doença grave, nem a incapacidade que parece aproximar-se devagarinho, nem a solidão,  e muito menos a morte...porque contigo em mim e eu eu em ti, Paizinho, tudo, tudo, estará sempre bem. Assim, meu Abba, neste dia de alegria e gratidão, humildemente, coloco no teu altar o que resta da minha vida, seja pouco, ou seja muito, ela aí está. Rogo-te que coloques a tua bondosa mão sobre a minha cabeça, já branquinha, e me abençoes. Abençoa também, por favor, o encontro familiar que teremos hoje. Que a alegria e o riso brotem abundantemente dos nossos corações.
Obrigada, Senhor por os meus Pais, por os meus irmãos, por os meus sobrinhos, por os meus filhos, por os meus netos, por os meus amigos e amgias, que são tantos, tantos... e por os queridos e amados irmãos na fé, espalhados um pouco por todo o mundo.

OBRIGADA, SENHOR! MUITO OBRIGADA!

Oro, e suplico, em nome do meu querido Mestre e Senhor, o teu filho - SENHOR JESUS CRISTO, meu Salvador e Senhor.

Amén.