segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vamos todos colaborar com a enfermeira Ana e a enfermeira Nádia, nesta acção humanitária em África

Como é lindo este menino!
Caros amigos::

Da minha grande e doce amiga, terapeuta Alexandra, cujas mãos e coração estão ao serviço das pessoas para as cuidar e  aliviar sofrimentos - disse-me não há muito tempo, quando me  cuidava e eu lhe agradeci dizendo que  as suas mãos eram uma benção... disse-me esta frase que não carece de mais palavras: 
"As minhas mãos não são minhas, elas pertencem ao Senhor Deus" - dela, recebi este e-mail que aqui partilho convosco, com imensa alegria:

"Eu, Alexandra, fisioterapeuta na Clinica Fisiovita, sou mãe da enfermeira Ana Valinho, a jovem que decidiu encetar uma jornada louca por solidariedade: Ride for Ashanti.
Peço que se envolva nesta jornada, doando, se puder, e que encaminhe este e-mail a todos os seus amigos.

"A VERDADEIRA SABEDORIA CONSISTE EM SABER COMO AUMENTAR O BEM ESTAR DO MUNDO"
  Benjamin Franklin

Muito  obrigada por tudo


Em Setembro, Ana Valinho e Nádia Correia vão pedalar de Londres até Lisboa! Serão 2198 km’s percorridos em bicicleta com o objectivo de angariar fundos para a ONG britânica Foundation Human Nature. Poderá acompanhar esta aventura solidária através da SIC desde a partida (16/09/2014) até à chegada (11/10/2014) no Terreiro do Paço.
Ana e Nádia trabalharam na clínica desta ONG em Ashanti (Gana, África) como enfermeiras voluntárias no ano passado. Este ano a clínica carece de financiamento para a formação de mais duas enfermeiras e para pagar baterias novas dos painéis solares que são fundamentais na clínica devido aos frequentes e prolongados cortes de electricidade. E o governo do Gana não cobre estes custos!"
Faz o teu donativo em:
IBAN: PT 50 0035 0692 00012819 800 61
NIB: 0035 0692 00012819 800 61
Visita, mostra que gostas e partilha:



Veja o vídeo promocional em:
https://www.facebook.com/foundationhumannature?ref=ts&fref=ts#!/video.php?v=627282757381164&set=vb.553409658101808&type=2&theater

"De Londres a Lisboa de bicicleta em acção de solidariedade"- a reportagem da SIC disponível em:
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-09-19-De-Londres-a-Lisboa-de-bicicleta-em-acao-de-solidariedade

domingo, 28 de setembro de 2014

Porque hoje é Domingo (311)


Celebrai com  júbilo ao Senhor, todos os moradores  da terra.   
Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a Ele com canto.   
Sabei que o Senhor é Deus: Foi ele, e não nós, que nos fez povo seu  e ovelhas do seu pasto.   
Entrai pelas  portas dele, com louvor,  e em seus átrios com  hinos: louvai-o  e bendizei o seu nome.   
Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e  a sua verdade  estende-se   de geração em geração.
   (Livro dos Salmos Cap. 100)  

sábado, 27 de setembro de 2014

Parabéns Nuno, pelos teus onze anos!

O Nuno  e a guitarra  da Sara

Hoje à tarde,  querendo Deus, a família vai juntar-se para celebrar os onze anos do Nuno, meu neto.
O Nuno é um rapazinho  terno, inteligente, alegre, "cheio de genica", e tem um doce coração.
Muito amigo da "avó Viviana"; foi ele, que  num passeio pela serra de Sintra, me ofereceu o seu ombro, para eu me apoiar...num caminho íngreme e difícil.
"Ó avó, se quiseres podes apoiar-te no meu ombro".
E eu apoiei. E, depois disso, não tem conta as vezes que já me apoiei no ombro do Nuno.
Está sempre atento,  para ver quando eu preciso de ajuda.

É um menino de ouro.

Parabéns, Nuno!

Obrigada, pelo teu carinho para comigo.
Que Deus, o teu e meu Deus, o Deus da nossa família e da família dos nossos pais, te abençoe.
Que sempre te dirija, acompanhe, guarde, e faça de ti um Homem de Bem.
Um grande abraço da avó Viviana

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FUGA - Um poema de Pedro Homem de Mello


FUGA

O músico procura
Fixar em cada verso
O cântico disperso
Na luz, na água e no vento..

Porém luz, vento e água
Variam riso e mágoa
De momento a momento.

E em vão a ária dos dedos
Se eleva! Não traduz
Os súbitos segredos
Escondidos no vento,
Nas águas e na luz...

(Pedro Homem de Mello - no livro -SEGREDO  -  (!953)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O meu pai, as casas, e o culto doméstico

Era nesta salinha, para onde abre a porta,  que tinha lugar o culto doméstico. Ainda está sobre a mesa a Bíblia e o Hinário do pai. Faleceu há 39 anos.
                       
Hoje, de manhã cedo, (6.30h) quando me preparava para ter com Deus - o -Pai, o meu momento devocional, segurando a Palavra Sagrada - a Bíblia, nas minhas mãos, e, elevando os olhos para o "céu", ainda escuro e enevoado, comecei por agradecer ao Senhor o facto de eu conhecer esse livro precioso, desde bem pequenina, e, de cada vez mais o amar e gostar de o ler e nele reflectir.
Foi nesse momento, ainda preparatório, que procurei na minha mente o registo das primeiras memórias do culto doméstico, na nossa casa, dirigido pelo grande e fiel servo de Deus, que foi o meu querido e saudoso pai. "O filme, foi rodado", nas várias casas onde vivi desde que de mim me lembro como pessoa.Comecemos por a casa de Vilela - Cabeceiras de Basto, terra do meu pai e lugar aonde nos dirigimos quando, em Lisboa desembarcámos  do  paquete "Cabo de Boa Esperança", no longínquo ano de 1944. Recordo a casa, recordo o lugar, porém não encontro "registos" do culto doméstico, mas não duvido que os houvesse. Neste momento não posso, mas "tirarei isso a limpo" logo que possa contactar com a maninha Esperança, que, com mais três anos do que eu, se lembrará por certo.
A partir de Vilela, rumámos para Leiria, onde vivi dos sete aos 19 anos, e aí sim, na primeira casa onde morámos - a casa da eira - está perfeitamente registado o momento, o lugar e até a disposição(lugar) de cada um no culto. A seguir, fomos para a casa da "tia Guilhermina" - que era mesmo ali quase em frente, e como a senhora embarcou para o Brasil - de onde nunca regressou (que eu saiba) a família alugou-nos a casa. Aí, recordo perfeitamente os cultos domésticos; tinham lugar na cozinha á volta de uma grande mesa antiga.
Mais tarde, fomos morar para a casa do "ti Manel Trinta", também não muito longe dali. Os cultos eram realizados numa grande sala ampla.
Depois, voltámos para  a casa da "tia Guilhermina" e os cultos eram feitos no mesmo lugar de antes.
Mais tarde,  os meus pais e irmãos vieram para Maceira - Pero-  Pinheiro - onde ainda temos "a casa da aldeia". Ali em Maceira, os meus pais viveram em três casas. A primeira eu  não cheguei a conhecer(só mais tarde depois de eles de lá sairem) porque eu fiquei em Leiria.
Da segunda, que era bem pertinho da actual, recordo os cultos lá em casa. E, para além dos cultos  domésticos, começaram a fazer-se cultos evangelísticos, com muitos e variados pregadores, tais como o grande Missionário e teólogo Dr. Russel Shedd e  o  Dr. Samuel Faircloth.
Dessa casa passámos para a actual logo ali duas casas  adiante. Pois bem, nesta casa estão bem registados os cultos  domésticos.  Na mesa, que ainda hoje lá está, encontra-se a  Bíblia do pai  e o hinário, em cima. Bíblia e hinário, que depois do pai partir "foram adoptados" pela mãe.  Está cheia de anotações feitas tanto pela mãe como pelo pai. Há muitas páginas do hinário dobradas no canto. sinalizando os hinos que a mãe mais gostava de cantar.Ninguém desdobra, ninguem altera nada. Queremos que fique assim como eles deixaram.

 Ali,  viveram-se momentos muito, muito belos de louvor e adoração ao Senhor. Já com os netos .
Durante muitos, muitos anos, vieram ali muitos pregadores anunciar a Palavra Sagrada.

Depois, depois, veio- uma grave e prolongada doença -  ao pai, que enquanto pôde sempre dirigiu o culto com a família. Era tal a ligação do pai com a Palavra Sagrada, que na véspera de partir para o céu,  me pediu,  com a  voz já  pouco audível...que abrisse a Bíblia e lesse, para ele e para todos quantos naquele  quarto  do hospital, estavam, as bem-aventuranças, no Ev. de S. Mateus cap. 5:1 a 12. Nessa madrugada o Senhor o chamou para junto de si.
Assim, desde que lembro de mim, e até o pai poder, sempre, sempre, ele cultuou o Senhor  em família. Casa a casa, terra a terra,

O pai partiu, e a mãe deu continuidade ao trabalho evangelístico, na sua casa.
Já eram tantos... que havia duas reuniões: Uma primeiro, dirigida pelo então jovem, (hoje pastor) Jorge Ligeiro, só para as crianças que seriam mais de vinte. E outra a seguir, dirigida pelo pastor Jorge Leal, para os adultos. Tínhamos um pastor de Cabo Verde -  pastor João Filipe Gonçalves, que acompanhava  os hinos e cânticos com o "acordeão". Era muito bonito.
E, foi quando já não cabiam todos na sala,  que foi alugada uma casa onde foi organizada  a primeira Missão Baptista em Maceira.
A mãe era  uma pessoa fabulosa. Já viúva, qualquer pessoa que lhe batesse à porta, entrava e  era-lhe oferecido um chá e um biscoito; era  lida uma porção da Palavra Sagrada, e   elevada a Deus uma prece, em favor dessa pessoa e em glorificação do Senhor. A Bíblia estava sempre ao seu lado, para ser usada sempre que necessário.

Quando  abro a  porta e  entro na sala, ao ver a  mesa e tudo no mesmo lugar, forçosamente, revivo..aqueles deliciosos momentos.

 Hoje, de manhã cedo, ainda escuro, recordei tudo isto, quando me preparava mentalmente, espiritualmente e fisicamente, para ter o meu momento devocional com o meu Deus e Senhor
.
Ah! mas é tamanha a gratidão ao Senhor por tudo isto!...
Que abençoada fui e sou.
A Ele toda a Glória, Honra,  adoração e Louvor, hoje, e para todo o sempre.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

México - Árvore de borboletas

Árvore de borboletas. Fonte da imagem: http://papo-viagem.blogspot.pt/
Uma vez por ano, a floresta de pinheiros elevados nas montanhas do centro do México adquirem um revestimento espectacular ao hospedarem milhões de borboletas -  monarca que ali vêm hibernar.Ao deparar-mos com o mar de asas cor-de-laranja e pretas que revestem cada árvore de cima a baixo, é fácil compreender a  razão porque os Aztecas acreditam que estas borboletas eram guerreiros reencarnados resplandecentes nas suas cores de batalha.
Na realidade, o ciclo de vida destas borboletas é fenomenal, não tivessem elas um comportamento migrador ímpar no mundo dos insectos. À medida que o tempo melhora, as borboletas adultas começam a voar em direcção a Norte. Ao longo da jornada migratória, vão depositando ovos em plantas  asclepiadáceas. As lagartas, alimentando-se do suco venenoso destas plantas, utilizam as suas toxinas como defesa contra predadores. A lagarta transforma-se em pupa e emerge como uma borboleta adulta que  continua a migração rumo a Norte.
Perto do final do verão, a diminuição da temperatura e da luminosidade alteram o comportamento das borboletas adultas, obrigando-as a voar, novamente, em direcção ao sul. A gordura acumulada no abdomen  fornece-lhes energia suficiente para fazerem esta longa jornada até ao México, que pode ser  4800 Km. Os cientistas ainda não entenderam  o sistema de navegação das borboletas - monarca, pois cada uma completa apenas parte do trajecto durante o seu breve período de vida. As centenas de milhões de borboletas que criam este impressionante espectáculo pertencem à terceira geração de borboletas do ano anterior.
Apesar de tudo isto, insistem em fazer essa jornada, provando que o seu habitat está ameaçado. Aquilo que torna as árvores de borboletas uma das mais espectaculares paisagens naturais, a densa aglomeração em pequenas áreas, torna-as igualmente vulneráveis aos madeireiros ilegais. Actualmente, é difícil observar as borboletas - monarca no período de hibernação, contudo,  durante os três meses desta fase, cerca de 10.000 visitantes, sobretudo famílias mexicanas e grupos de estudantes, viajam até ao santuário El Rosário, em Angangueo, para contemplar  esta maravilha. As florestas de abetos- sagrados situam-se no cume da montanha e a melhor forma  de chegar até eles  é com a  orientação de de um condutor local.

(No livro - 1001 Maravilhas  Naturais

  Que deveria ver antes de morrer

   Michael Bright

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Canção de Outono - Um poema de Cecília Meireles

Fonte da imagem: https://www.google.pt
          CANÇÃO DE OUTONO


Perdoa-me, folha seca, 
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo, 
e até do amor me perdi.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão 
se havia gente dormindo 
sobre o próprio coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando aqueles 
que não se levantarão...

Tu és folha de outono 
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
E vou por este caminho,
certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...


                (Cecília Meireles)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ontem - 21 de Setembro - Aniversário de duas pessoas lindas


Ontem, dia vinte e um de Setembro, lembrámos o aniversário de duas pessoas lindas:
A minha neta Clara e o meu querido e saudoso pai - José Baltazar Regueiras.
Ela, que desde que eu soube que ia chegar, denominei de "meu botão de rosa cor-de-rosa", completou ontem quatro anos de vida.
O meu saudoso pai, que denomino  de "Castanheiro",  nasceu há cento e treze anos (1901)

O botão de rosa rosa já abriu!

 Eles são para mim...

A MINHA ROSA E O MEU CASTANHEIRO.

É assim que eu os sinto e é assim que eu os vejo.

Ah! mas quanta e tão grande GRATIDÃO para com  Deus o Senhor, por ambos!
A vida terrena não chega, é curta demais...então, agradecerei por toda a minha eternidade.
Muito, muito obrigada Paizinho! por o pai extraordinário e bom que me deste!

Muito e muito obrigada Paizinho! Por a neta terna e linda que me deste!

Abençoa-a, para que tal como o bisavô Regueiras, o bisavô Machado, o bisavô Lourenco, e o bisavô Bengelsdorff) a Clara seja uma pessoa de bem, uma pessoa exemplar.

A Ti, toda a glória, todo o louvor e toda a adoração, Senhor!

domingo, 21 de setembro de 2014

Porque hoje é Domingo (310)

Casa de Oração da Igreja Baptista de Morelena - Pero Pinheiro - Sintra 
E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas,
E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.
E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,
Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,
Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

( Livro dos Actos dos Apóstolos cap. 4:5-12)

sábado, 20 de setembro de 2014

Oração e trabalho - Um texto de S. J. Ribeiro



ORAÇÃO E TRABALHO

      "Pedi...buscai..."

                     (Ev. S. Mateus cap.7:7)

Pedir e buscar são duas atitudes que traduzem oração e trabalho. Delas depende alcançar a meta, conquistar os ideais, atingir, por assim dizer, a própria felicidade.

Será a conjugação do esforço humano e o favor divino. As potências da Terra em harmonia com as potências do Céu. O homem a agitar-se no caminho da vida e Deus  a conduzí-lo em rumo certo, numa síntese da filosofia da História.

Oração e trabalho significam ainda que o homem e Deus mutuamente cooperam.O divino Ser não faz o que compete ao humano ser; mas o que este não pode fazer Aquele faz em ajudá-lo.
Ou por outras palavras: Quando as forças do homem se esgotam Deus lhas renova, outorgando-lhe novas energias: "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, andarão e não se fatigarão".

Oração e trabalho são, portanto, os mais poderosos recursos de que o homem pode dispor, em relação às onímodas (ilimitadas) variações da vida, em sinergia de actividades físicas e espirituais. Ninguém deve empreender sem que tenha o coração preparado para orar.

O trabalho é fadiga, a oração é repouso; o trabalho é esperança, a oração é certeza; o trabalho é iniciativa, oração é confiança; o trabalho é objectivação de forças, oração é acúmulo de energias, o trabalho é contacto com o mundo, oração é contacto com o céu; o trabalho é aspirações; oração é a concretização de todas elas; o trabalho são todos os ideais humanos, a oração é a fusão de todos eles no propósito divino.

  (Ler Ev. de S. Mateus 7:1 a 8)
S.J. Ribeiro - no livro - Ninguém falou como Jesus  (1961)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

In Memoriam - Pastor Daniel Eduardo Fontes Machado

O amado Pastor Daniel Eduardo Fontes Machado.


Homenagem a Daniel Eduardo Fontes Machado


«Mark Twain disse que quando nos morre alguém que amamos é como se perdêssemos a nossa casa num incêndio: são precisos anos para percebermos a verdadeira extensão da nossa perda. Vão ser precisos anos para percebermos a verdadeira dimensão do que  perdemos com a partida para o Senhor do irmão Daniel Machado, mas é possível fazermos um balanço do que cada um de nós perdeu: um amigo e um irmão que amávamos, um homem afável, com quem era fácil e agradável conversar, paciente e com sentido de humor. Era um homem de convicções, um servo de Deus que amava Jesus e a Sua Igreja e que muito trabalhou em seu favor. Ficamos sempre mais pobres quando parte alguém que nos ama.

Daniel Eduardo Fontes Machado foi baptizado aos 14 anos pelo seu pai, Pr. Eduardo Machado, e ordenado pastor aos 26 anos. Foi ordenado pastor a pedido da III Ig do Porto, onde serviu como pastor auxiliar há 54 anos, a mesma igreja onde viria a terminar a sua carreira. Pastoreou as igrejas de Santarém, de Queluz, do Cacém, de Coimbra, das Caldas da Rainha e de novo e finalmente a III do Porto.

Para além das igrejas locais e suas missões serviu a CBP, diversas vezes, como Presidente da Mesa da AG, como Vice-Presidente da Direcção e como Presidente da Direcção.
Foi aluno do Seminário de Leiria mas é no Seminário de Queluz que vem a ser, durante vários anos professor, e durante 2 anos seu Director.

Recordo-o como meu professor no Seminário Teeológico Baptista em 1977 e como Presidente da Direcção de 1990-96. Foi nesses anos que tive o privilégio de o conhecer de mais perto.
Possa o Senhor levantar outros homens que sigam o seu exemplo de dedicação na edificação da Igreja do Senhor Jesus.

Possa o Senhor nosso Deus confortar cada membro da família e todos os que choram a separação do nosso irmão.
O dia virá em que o Senhor Jesus, a quem Daniel Machado amava e serviu, habitará com os homens e Deus enxugará dos seus olhos toda a lágrima e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor.
Bem-aventurados aqueles que são convidados para as bodas do Cordeiro.
Bendito seja o Senhor nosso Deus pela vida de testemunho e bênção do nosso irmão.

O Senhor o deu, o Senhor o tomou. Bendito seja o nome do Senhor».

Pela Direcção da CBP
Fernando Soares Loja

Nota: Faço minhas as palavras do Presidente da Convenção Baptista Portuguesa - Irmão Fernando Loja

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

VIDA É UMA CAMINHADA...UMA CONSTRUÇÃO...


És tu, hoje, que determinas
o que serás amanhã.
Não vivas sempre à espera
de grandes momentos:
festas, férias, ...para sentires
a alegria da vida.
   Vive intensamente
cada dia, minuto a minuto
saboreando este grande dom: a VIDA.
O tempo escoa-se e não se repete!
Semeia a boa semente no campo da vida...
   Dá tempo ao silêncio
   à meditação
   à oração
   à paz
   à interiorização dos valores.
Assim,
descobrirás cada vez mais
que ser pessoa
exige uma abertura
ao AMOR,
       ao SERVIÇO
       à PARTILHA.

(José Luís Gomes   Quaresma
   Carlos José C. Marques
      Cristina Rocha)

No Livro - PALAVRAS DE PAZ

Esc.Sec. Santa Maria -  Sintra
  Câmara Municipal de Sintra

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dolmen Monumento - em Pavia - Portugal

Dolmen Monumento em Pavia - Alentejo - Portugal. Fonte da imagem: www.panoramio.com

Dolmen monumento, em Pavia – Portugal

«Se há terra portuguesa com idade que se conte seguramente por milhares de anos, essa é Pavia. No seu Largo do Terreiro, a dois passos da Igreja de S. Francisco, aqui está um dos maiores dólmenes, monumento nacional bem conservado…e com uma capela dentro. Naturalmente esta certidão de nascimento não indica data rigorosa – cinco mil anos? Quantos séculos, mais, quantos séculos menos? - mas o facto de estar aqui este monumental túmulo colectivo é prova bastante da existência do povoado em tempos neolíticos….

…Não se sabe é quando foi incrustada a capelinha de S. Dinis, de qualquer maneira antiquíssima e referenciada em documento de 1625. De uma arquitectura populista faz elevar-se do capelo dolménico uma pequena cruz e modesto campanário. Mesmo com aviso prévio ao visitante, a original simbiose surpreende e enternece.
Aliás Pavia toda, na sua tocante simplicidade, provoca simpatia, exemplar na sua fidelidade ao tipo de terra alentejana, branca e limpa, onde se mantem a sabedoria do gosto tradicional.
Vem-lhe o nome – muito moderno para tão antiga povoação – do italiano Roberto Pavia, que chefiava um grupo de imigrantes vindos no século XIII a pedido do rei português a povoar estas terras, então recém-conquistadas. Alguns deles foram mais tarde para a aldeia de S Manços, onde fundaram morgadio, mas o nome da terra ficou.»

No livro – As mais belas vilas e aldeias de Portugal - da Verbo

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Porque ontem foi Domingo (309)


Contudo, o Senhor mandará de dia a sua  misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo; a oração ao Deus da minha vida…

…Porque estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus.

   (Salmo 42:8 e 11)

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Mácula - um poema de Pedro Homem de Mello


MÁCULA

Veias azuis em mármore rosado
Caminham sem bulir discretamente...

A sua cor, diáfano pecado,
A medo fere  a pedra transparente...

Veias azuis - promessa de aguarela
Que tudo banha de luar e alinda!

Como seria o mármore sem ela?
 - Talvez mais puro e cor - de - rosa ainda...

  Pedro Homem de Mello - no livro - Segredo


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Morrer por ideias de outros - uma crónica de Henrique Monteiro

O Jornalista Henrique Monteiro
De uma crónica  da autoria do jornalista Henrique Monteiro, publicada no Jornal Expresso do último sábado, retirei alguns excertos que considero importantes e oportunos, para os dias que vivemos, e, venho aqui partilhá-los com os amigos:

MORRER POR IDEIAS DE OUTROS

"A revelação pelo Expresso de que há portugueses  dispostos a morrer pelo chamado Estado Islâmico, bando terrorista que choca o mundo, trouxe-me á memória uma velha (1972) canção do francês Georges Brassens intitulada" Mourrir por des idèes" (Morrer por ideias).
O cantor, famoso nos anos 60 e 70, quando a juventude europeia  achava que devia ser maoista ou outra ista qualquer, mudar o mundo e, se necessário morrer por isso, cantava cinicamente uma letra fabulosa que ainda hoje se confirma ( são os idiotas úteis a dar a vida, nunca os líderes) ...

...É curioso como hoje vemos jovens europeus a aderir a uma causa tão sem nexo como é o jihadismo. Mas eu, que fui da extrema esquerda, tenho de reconhecer que o maoismo, o leninismo e outras aventuras, utilizando a política como causa e não como religião, não tinham resultados menos bárbaros. Não vejam aqui qualquer desculpa em relação ao bando de fanáticos que assola a Síria e o Iraque, mas confesso que hoje não desculparia o bando de fanáticos  que eu, e muitos como eu, fomos na juventude. É certo que muitos de nós o abandonaram ao conhecer o barbarismo, mas outros lá ficaram e lá estão...

... - olho para estes radicais -  para os europeus, únicos que ainda posso tentar compreender (porque os da Síria,  do Iraque e de outros lados e não os entendo)  - e vejo também uma reacção à nossa ausência de valores, de espiritualidade, ao nosso materialismo, à nossa vacuidade.  Estes jovens  radicais irão morrer por ideais transitórios, ao serviço de desígnios que nem conhecem. Se puderem, muitos largarão a causa e tornar-se-ão pessoas estimáveis. Sempre assim foi.E, enquanto os seus chefes mandam assassinar inocentes que apenas querem viver, preparamos alguém que  lá vá e morra... pelas  nossas ideias.
Que, em contraste,  são tolerantes, civilizadas,  pacíficas.
Esses morrerão por nós. Que havemos de fazer?"

Henrique Monteiro - No jornal Expresso, de 06/09/2014

terça-feira, 9 de setembro de 2014

"Harpas e salvas de ouro cheias de incenso...

Harpa - Fonte da imagem: http://search.yahoo.com/ caption
 ...que são as orações dos santos". (crentes) (Livro do Apocalipse cap.5:8b)

Estas palavras, que encontrei  hoje, antes do dia nascer... no capítulo cinco e versículo oito do livro do Apocalipse, que estou actualmente a estudar, tocaram-me, de uma forma muito especial. Percebi,   que nessas salvas de ouro, estão todas as orações que desde "menininha", com um regozijo enorme...elevo ao Pai. "A descoberta", fez rolar  lágrimas pelo meu rosto.

Sempre ganhamos, quando nos debruçamos sobre a Palavra Sagrada, com um coração grato e contrito.Quanto mais vivo, mais prazer me dá ler a Bíblia. Desafio os amigos a fazê-lo também...pois como eu, serão abençoados, acreditem.

domingo, 7 de setembro de 2014

Porque hoje é Domingo (308)


O jugo de Jesus

Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.   
Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.   
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.   
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.   
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.   
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.

  (Ev. de S. Mateus cap. 5:25 a 30)   

sábado, 6 de setembro de 2014

"Tende bom ânimo, sou eu, não temais"

Fonte da imagem:http://arrazmaz.blogspot.ro/

            “Pois todos  ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu, não temais. E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou. Ficaram entre si atónitos”. Ev. Marcos 6:50,51
           “Sou eu, não temais”. 
            "Nunca tais palavras foram tão bem recebidas como estas. O que os discípulos mais precisavam era perder o temor, em face da angústia provocada pelo vendaval em pleno mar.
           O medo sempre faz parte de nossas limitações humanas, e leva-nos a perder o controle da situação. Quando criança, medo do quarto escuro, e na idade adulta há uma lista interminável de situações amedrontadoras.
           Os discípulos perderam todo o equilíbrio necessário diante daquela situação. Não bastasse o cansaço dos braços remando contra a fúria do vento, a visão de um fantasma andando pelo mar no meio da madrugada
       Não deveríamos nos descontrolar, tampouco perder o controle da situação, mas via de regra nos descontrolamos porque não temos uma clara percepção daquele que conhece nossos medos, nossas fobias. Há um hino no cancioneiro evangélico que tem a seguinte letra:
Só de ouvir Tua voz
De sentir Teu amor
Só de pronunciar o Teu Nome
Os meus medos se vão
Minha dor meu sofrer
Pois de paz Tu inundas meu ser.
           Em plena madrugada Jesus se encontrava no monte orando ao seu Pai, em plena comunhão. Ao descer foi à procura dos discípulos, pois como Deus conhecia bem a situação desesperadora de todos eles,
            Se pudéssemos ter os nossos olhos abertos em cada situação de medo, e vir Jesus dirigir-se ao nosso lado, sem dúvida não entraríamos em desespero com tanta facilidade.
            Sua voz ecoou no meio do vendaval e chegou de forma nítida ao coração dos discípulos: “Sou eu, não temais”. Essa expressão fala-nos do “Eu sou”, o Deus presente, aquele que é maior do que o nosso medo, maior do que o mar ou da ventania.
           Lembremos que o mar fala de agitação, de terror, de fúria, mas Jesus anda por cima do mar. Ele é mais poderoso do que qualquer fenômeno da natureza ou de qualquer outro poder.
           Descansemos naquele que está no controle da situação, que está por cima da fúria do mar, que se apresenta ao nosso coração com estas abençoadas palavras: “Tende bom ânimo, sou eu, não temas”.
          Quantas vezes na noite escura, alta madrugada, nos sentimos sós, fraquinhos, sendo levados de um lado para outro num mar de agitações e medos. Jesus sempre está por perto desejoso de que confiemos em suas palavras e nos atiremos em seus braços. “Tende bom ânimo, sou eu, não temais”.
Que assim seja.
Orlando Arraz Maz
No Blogue - http://arrazmaz.blogspot.ro/

Nota: 

Obrigada, meu caro irmão Orlando Arraz Maz, pela partilha.

O meu abraço fraterno 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Eco - um soneto de Miguel Torga

Trás-os-Montes: http://www.fotosimagenes.org/tras-os-montes 

ECO

Ah! terra transmontana
Que não tens um cantor à tua altura!
Um Marão inspirado,
Um doiro inquieto,
Um plaino aberto
De carne e osso,
Capaz de recriar noutra verdade
Esta grandeza austera,
Onde as pedras parecem ter vontade,
E nenhuma vontade desespera.

(Miguel Torga)

S. Martinho de Anta, 24 de Dezembro de 1970

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Para o Hugo e para a Inês... que se casaram no último sábado

casamento.novidadediaria.com.br
Agora, não sentirão mais a chuva,
     pois cada um de vós
 será abrigo para o outro.
Agora, não terão mais frio,
pois cada um de vós será calor para o outro.
Agora, não haverá  solidão para vós;
        Agora, não há mais  solidão.
            Agora,  são duas pessoas,
    mas há apenas uma vida perante ambos.

   (Bênção  Apache)

No Grande Livro de Amor - Elen Exley