sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O que é o Evangelho

" O Evangelho é pois vida, poder, dinamismo, consolo, esperança, certeza, salvação, comunhão com Deus, amizade com Cristo Jesus, sob as auras  do Espítito Santo Consolador.
Bendito Evangelho"
  (S. J. Ribeiro - no livro - Ninguém falou como Jesus)!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Atenção! se fôr impressionável não leia. A notícia é chocante.

Os pintaínhos. Fonte da imagem:http://www.mudaomundo.org/ 
A notícia passou em roda-pé, na televisão, estes dias. Fui pesquisar e encontrei isto:

As galinhas, os pintaínhos e os ovos.

Para que nasçam galinhas poedeiras (as galinhas criadas para pôr ovos), os ovos são incubados aos milhares em gavetas de incubadoras industriais. Assim que acabam de eclodir dos seus ovos, milhares de pintainhos são colocados numa espécie de “linha de montagem” para determinação do sexo. A relação machos/fêmeas costuma ser de 50/50, ou seja, metade serão machos e a outra metade serão fêmeas. Mas a esmagadora maioria dos machos não sobrevive à saída da casca... Como os pintainhos macho não põem ovos e não são rentáveis para produção de carne, espera-os logo uma morte impiedosa, geralmente por asfixia ou esmagamento. Todos os anos, só na União Europeia, são mortos cerca de 335 milhões de pintos macho recém-nascidos, que são depois utilizados em fertilizantes ou rações para outros animais (os bem conhecidos “subprodutos animais”).
( http://www.mudaomundo.org/)

Nota:
O texto integral é bem mais longo e arrepiante.
Poupo os amigos a essa leitura.
Só publico este assunto, para que se saiba, e se reflita  no que homem é capaz de fazer aos animais.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Campanha contra a Violência no Namoro - Quem te Ama não te Agride


Atletas unidos na Campanha contra a Violência no Namoro

O futebolista do Sporting William Carvalho é um dos rostos da nova campanha contra a violência no namoro, intitulada “Quem te ama, não te agride”. Uma iniciativa do Governo, que conta também com o surfista Vasco Ribeiro, o mesatenista Diogo Chen e o ciclista Ivo Oliveira.
Os atletas juntaram-se a outras caras bem conhecidas dos portugueses como as apresentadoras Sílvia Alberto e Cláudia Semedo e deram voz a uma campanha que visa apontar várias formas de violência e “chamá-las pelos nomes”, com a seguinte mensagem: “Se alguém te agride, se alguém te humilha, se alguém te controla, se alguém te isola dos amigos, isso não é amor, é violência.” ( www.record.xl.p)

Nota:
Temos muito gosto, de ter como vizinho, há muitos anos, o  William Carvalho.
Cresceu aqui em Mira-Sintra, com os nossos filhos. Vive no prédio da frente.
Cresceu aqui em Mira-Sintra, com os nossos filhos, e vive no prédio da frente.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ontem, éramos dezanove á mesa.

Fonte da imagemhttp://arrazmaz.blogspot.pt/.

Há 48 anos (1966) era eu e o Jorge - 2
Agora (2015) somos 18:
Eu, o Jorge, 4 filhos, 3  noras  e 9 netos.
Três dos filhos vivem por perto.
O mais velho  vive a cerca de 100 quilómetros de distância.
 Pelo menos uma vez por mês procuramos encontrar-nos todos .
Foi o que aconteceu ontem.
 Estes encontros familiares, são para todos nós, muito importantes e muito aguardados.
 Posso dizer que são   muito belos, muito ricos e inesqucíveis.
Todos os dezoito, nos damos muito bem.
Nunca nos zangámos uns com os outros.
Pelo contrário,  o carinho e o amor familiar, aumentam com o passar dos anos e com o  crescimento da família. 
 No nosso encontro de ontem, a mais nova - a Luz - tem 1 ano e um mês, e a o mais velho - o Jorge - tem 77 anos.
Para nossa alegria maior, esteve connosco,  a querida Fátima, mãe da minha  nora Anabela.
Daí, sermos ao todo dezanove.
Pela bondade e cuidado do Senhor, que provê as nossas necessidades, a mesa estava farta.
Nada faltou, pelo contrário, muito sobrou.
Ah! mas que alegria! ver aqueles adolescentes, aquelas crianças, aqueles homens e aquelas mulheres, saboreando  as "coisas boas" que a "avó Viviana" preparou com tanto gosto e tanta alegria, para eles!

 A avó Fátima e a tia Anabela, prepararam saborosas e deliciosas sobremesas. Um verdadeiro mimo.
Ao fim da tarde, cada um lá se foi despedindo e indo á sua vida, felizes e contentes.
Preparei este encontro familiar com muito carinho, muito amor, e oração.

O Pai- Senhor bondoso - ouviu as preces e abençoou-nos, de que maneira!
Ao findar o meu dia de ontem, elevei para o alto, os meus olhos e a minha alma, e com o coração repleto de gratidão, agradeci, agradeci, agradeci.
Continuei agradecendo, hoje, no meu encontro matinal, com o meu Deus e Senhor.
Que Ele, na sua bondade e misericórdia, permita que muitos, muitos mais encontros destes possamos viver e saborear.
A Ele toda a minha gratidão, adoração e louvor. 

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Minha tia Rute - Testemunho do Pastor Tiago Cavaco

Do blogue Voz do Deserto - http://vozdodeserto.blogspot.pt/ -  trouxe este tocante testemunho, escrito pelo amado Pastor Tiago Cavaco, em memória da sua tia Rute, que ontem á noite se mudou para o Céu. Tenho muito gosto em partilhá-lo aqui com os amigos.

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Minha Tia Rute













17 de Outubro de 1950 - 18 de Fevereiro de 2015.

Às vezes as segundas mães são as primeiras a ser esquecidas. A minha Tia Rute foi uma segunda mãe para mim e para as minhas irmãs. Até irmos para a escola os dias eram passados na casa dela, enquanto os meus pais trabalhavam. Na minha cabeça não há vida antes da Tia Rute porque a Tia Rute esteve sempre lá.
A minha Tia Rute era a mais nova dos seis filhos dos meus avós. Apesar de ser a mais nova é a primeira a partir. É a primeira a reencontrar os meus avós onde eles estão com Cristo. A minha Tia Rute cuidou do meu avô até à partida dele em 1989. E ficou a viver na casa dele. Uma casa cheia de livros e, nos últimos anos, de gatos.
A minha Tia Rute nunca casou. Aqui há uns anos escrevi uma música chamada "A estranha via da monogamia" que tem uma linha que diz que "ninguém tem boas maneiras para as tias solteiras", em boa parte inspirada na minha Tia. Não que as pessoas fossem mal-educadas com ela. Mas sempre fiquei com a ideia que, numa sociedade que desaprendeu o valor do celibato, paira uma sombra de derrota sobre aqueles que não casam, ou que não têm uma vida romaticamente visível. Isto infelizmente até entre cristãos. É uma vergonha. O Apóstolo Paulo tinha muitas palmadas a dar a todos os tontos que julgam que não casar é passar ao lado do melhor que a vida tem.
Nesta passada semana que visitei a minha Tia no Hospital senti um peso que nos últimos tempos me acompanha sempre que penso nas pessoas que amo e que a qualquer momento podem partir (a rigor, todas as pessoas que amo podem partir a qualquer momento). Esse peso é certificar-me que essas pessoas saibam do amor que lhes tenho. Há aqui um risco de sentimentalismo que é o pior inimigo do amor verdadeiro. O importante não é contagiar as pessoas com o que sinto. O que sinto só é importante na medida em que está além de mim mesmo. A importância das pessoas saberem que as amo parece-me estar no facto de participarmos de uma coisa que, em último grau, é maior do que nós. Por isso o amor entre os homens é sempre uma questão de louvor ao Criador. Sempre que nos amamos uns aos outros para nos amarmos apenas a nós, caímos em idolatria. Sempre que nos amamos uns aos outros em louvor a Deus, imitamos o padrão que Jesus deixou aos discípulos: amamo-nos uns aos outros porque o Pai amou o Filho ("Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor." João 15:9). Este é o amor que continua e que não se extingue no sentimentalismo. O pior de não dizermos às pessoas que amamos que as amamos é não participarmos do justo louvor ao Deus que as criou. E, por isso, não lhes darmos o maior consolo que elas podem ter: serem amadas num amor que não acaba, tal como Deus não acaba. Nesta última semana tentei dizer isso à minha Tia. Não sei se o fiz como deve ser mas isso já não me perturba porque ela está agora junto do seu Redentor e aí não há mais equívocos acerca da realidade e eternidade do amor.
Viver solteiro não é morrer sozinho. Os meus tios ficaram com a minha Tia até ao fim. O meu Tio Joel, o patriarca Oliveira, só saiu quando o mandaram embora, já depois de uma tolerância após o fim da hora das visitas. A Tia acabaria por partir cerca de uma hora depois. Já não respondia porque a sedação para as dores tinha aumentado. E este verbo é muito importante: ficar. O Pastor Leal, que provavelmente foi o Pastor da minha Tia durante a maior parte da vida dela, também esteve com ela. A minha Tia deu muito do tempo dela à igreja à qual pertencia. Foram dois amigos que muito trabalharam juntos que se despediram dizendo "até breve!"
A minha Tia Rute tinha um sentido de humor especial. Nos últimos anos a minha brincadeira preferida com ela era, juntamente com a minha mãe, fazer piadas com as coisas que ela gostava ou insinuar que estava a ficar taralhoca. Por exemplo, o facto de gostar tanto de gatos fazia com que passasse a vida a dizer-lhe que os animais não têm alma. Ou, noutro exemplo, ironizar com as leituras geralmente conspiracionistas que ela fazia das pequenas situações da sua vida (estava cada vez mais desconfiada). A minha Tia respondia com uma indignação fingida que terminava com ela a rir-se de si mesma. Era muito bonito, isto. Talvez por este sentido de humor dela, creio que nunca nos zangámos.
A minha Tia afadigou-se cuidando dos outros. Tentei fazer o mesmo com ela. Foi claramente deficiente comparando com o que ela fez por mim. A última vez que se dirigiu a mim tratou-me por "filhito", e essa é que é a verdade. Foi uma segunda mãe para mim. Fica o exemplo da sua fé e um amor vivido entre nós que precisa de uma eternidade para ser honrado. O Senhor a deu, o Senhor a tomou. Bendito seja o nome do Senhor.

(Tiago Cavaco -  http://vozdodeserto.blogspot.pt/)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Camélias e Orquídeas - este fim de semana em Sintra

 Uma linda orquídea Fonte da imagem:lifestyle.sapo.pt
  Que bela é esta camélia!Fonte da imagem:maosverdes.blogspot.com 
No fim de semana de 21 e 22 de fevereiro, a Parques de Sintra promove a exposição “Camélias e Orquídeas em Sintra”, em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias (APC) e o Clube dos Orquidófilos de Portugal (COP). A exposição realiza-se no Terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra, com entrada gratuita, e tem como objetivo promover o valor botânico associado às Camélias e Orquídeas em Sintra.
A vertente do evento relativa às Camélias conta com a participação das Quintas Históricas de Sintra e com os sócios da APC e da Sociedad Española de la Camelia, para além da habitual representação das Camélias dos parques e jardins sob gestão da Parques de Sintra. Assim, no Terreiro em frente ao Palácio de Sintra, será possível observar os melhores exemplares de Camélias de cada um dos participantes, bem como as cultivares vencedoras do concurso que, através da avaliação de um júri especialista na matéria, identificará as melhores.
O evento (que em anos anteriores apenas incluía Camélias) ganha este ano uma nova cor e dimensão com a mostra de Orquídeas neste certame de flores delicadas. A Parques de Sintra associou-se ao COP, cuja existência tem como objetivo a promoção e divulgação das orquídeas como hobby em Portugal. Em Sintra, este hobby tem despertando grande interesse, quer através do cultivo de pequenas coleções pessoais de orquídeas, quer através da participação em workshops e encontros de orquidófilos. Haverá também a possibilidade de comprar orquídeas de produtores nacionais e estrangeiros.
Em simultâneo com a exposição, decorre o concurso para distinguir a “Melhor Camélia 2015” e a “Melhor Camélia Portuguesa”. Os vencedores são anunciados no sábado (21 de fevereiro), às 15h00, pelo administrador delegado do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Dr. Manuel Baptista; pela presidente da APC, Dr.ª Eduarda Paz; e pelo presidente do COP, José Santos.
Nesta altura será também divulgado um pequeno vídeo encomendando pela Parques de Sintra e realizado pela Aidnature sobre as Camélias do Parque da Pena, alvo da distinção como Jardim de Camélias de Excelência pela International Camellia Society, em 2014.
Para além das Camélias e Orquídeas em exposição, estas também estarão à venda no local assim como outros produtos derivados destas flores como óleos, sabonetes e compotas, entre outros.

( https://www.parquesdesintra.pt/)

Nota pessoal:

Venham até à  bela  Sintra.
A exposição promete.
Querendo Deus, eu estarei lá.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O Pastor Joaquim F. N. Campos, já mora no Céu


Pastor Joaquim Ferreira das Neves Campos 

Recebemos há pouco  da Direcção da Convenção Baptista Portuguesa
a informação que se segue: 
Pastor Joaquim Ferreira das Neves Campos
(14 de outubro de 1940 – 3 de fevereiro de 2015)
No passado dia 3 de Fevereiro de 2015 partiu para o Senhor o Pastor Joaquim Campos, em Houston, nos Estados Unidos, onde vive o seu filho Jair Campos, que também foi missionário em Portugal. Ultimamente, por questões de saúde e familiares, passava muitas temporadas fora do nosso país.
O Pastor Campos nasceu em Mosteirô, freguesia de Canedo, Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro. Emigrou para o Brasil em 1957 e lá se converteu em 1962. Casou com Jany Reis Campos em 18 de Abril de 1964 com quem teve três filhos: Jónia, Jair e Jairo.
O pastor Campos estava estabelecido no comércio, em São João de Miriti, nos subúrbios do Rio de Janeiro, quando sentiu a chamada para o ministério pastoral. Estudou Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, tendo terminado o seu curso de Bacharel em Teologia em Dezembro de 1978. Foi consagrado ao ministério pastoral em 13 de Novembro de 1976, no Rio de Janeiro.


Chegou a Portugal para pastorear a Igreja Baptista das Antas, em 10 de Março de 1979 assumindo o pastorado desta no dia 1 de Abril de 1979.

Nos anos 80 foi Presidente da Junta de Missões Nacionais da Convenção Baptista Portuguesa, deixando estas funções em finais de Junho de 1985, em virtude de ter sido nomeado Missionário de Missões Mundiais para a Missão Baptista de Língua Portuguesa de Bordéus em trabalho entre os emigrantes portugueses.

No seu regresso a Portugal pastoreou ainda a Igreja Baptista de S. João da Madeira, cuja tomada de posse foi no dia 27 de Junho 1999. Em 2002 decidiu abrir uma missão em Canedo, sua terra natal, com o desejo de evangelizar a sua família e a sua terra, deixando assim pastorado desta igreja. O pastor Campos e a sua esposa, Jany Reis Campos, foram recebidos como membros da Igreja Baptista de Cedofeita, onde permaneceram até à sua ida para os Estados Unidos em finais de 2014.


Sabemos que o Pastor Jair Campos virá a Portugal e está a anunciar que será realizado um culto em memória e de celebração a Deus pela vida e ministério do seu pai, na sua terra natal em Canedo, no Domingo, dia 22 de fevereiro, às 16 horas. O local ainda está por ser confirmado mas a princípio será na Junta de Freguesia de Canedo.

A Convenção Baptista Portuguesa deseja manifestar sentidos pêsames à irmã D. Jany Reis Campos, seus filhos e demais parentes, reconhecendo com toda a consideração a obra deste servo de Deus no seio da cooperação e das igrejas filiadas na CBP. Que Deus console com a sua paz todos os que sofrem pela sua perda.
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7)
A Direcção da CBP

Nota pessoal:
Tive o privilégio de conhecer, e  relacionar-me, com este dedicado  e zeloso servo de Deus - Pastor Joaquim Campos. Recordo o seu sorriso e o seu tom de voz afável, e o seu amor imenso pelo seu Deus e Senhor.
"O SENHOR O DEU, O SENHOR O TOMOU; BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR".
    (Livro de Job cap. 1:21)

Oro, para que o Senhor console e conforte a sua esposa, filhos e demais família.
Obrigado Senhor, pela vida e obra do teu servo Joaquim Campos.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A um rato - um poema de Robert Burns


 A um rato

" Ó animalzinho tímido e receoso
o pânico palpita  no teu peito!
Para quê fugires de mim
                com tanta pressa,
se não te quero caçar
                    nem matar!

Sei que me podes roubar.
E depois? Não vais morrer por isso!
Uma espiga de vez em quando...
                 bem pouco pedes!
Serei abençoado pelo amor,
                    nunca perderei!

Viste ficarem áridos e desertos os campos
e depressa chegar o incomodo inverno .
Aqui, sob a rajada de vento,
      pensaste encontrar guarida,
até que, zás!, o cruel arado
               desfez a tua toca.

Mas, rato, não és o único
a ser atraiçoado pela previsão.
O melhor projecto, do rato ou do homem,
                      muitas vezes falha,
apenas deixando dor e sofrimento,
          em vez do prazer prometido.

Lamento que o domínio do homem
tenha rompido  a união social da Natureza
       e justifique o mau conceito
                 que te fez recear-me,
ó pobre companheiro, terrestre
          e mortal, meu semelhante.

Também a  tua casita está em ruínas,
e as tuas frágeis paredes caem sob os ventos.
   Precisas de construir outra,
                           de musgo verde,
pois virão os gélidios ventos de Dezembro,
                        cortantes e agrestes.

Reunir esse montão de folhas
foi para ti um trabalho bem penoso,
mas agora estás cá fora,
                 sem casa ou tecto
que te proteja da geada invernal
                         e da gélida neve.

Mesmo assim és feliz, comparado comigo,
pois só o presente te atinge.
Ai de mim, que olho o passado
                     e vejo desolação
 e o futuro, embora não o veja,
                    advinho e temo.

Robert Burns - 1759 - 1796
no livro - A Alegria de Viver com a Natureza - de Edith Holden

Nota:
Se quiser  saber mais um  pouco sobre o poeta, aqui ficam alguns dados.

Há 256  anos,  em Syr, na Escócia, nascia Robert Burns, poeta, que viria a receber o título de "Filho da Escócia"  porque em muitos dos seus poemas, exalta a aua terra natal com um fervor incomparável. Filho de lavradores pobres, Burns não teve muitas oportunidades  para estudar e se trnsformar num  autodidata, buscando por conta própria os devidos apromoramentos para a sua escrita.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

"Deslumbra-se o coração aberto em girassol"

Fonte da imagem:http://www.imagenswiki.com/

Quando as palavras abrem canais de transparência
entre as ilhas fechadas de azedume ou desespero da nossa solidão
uma alegria sempre nova escancara as portas todas para o sol
e eu volto inteiro com cega impaciência
para onde jurei mil vezes nunca mais voltar

Deslumbra-se o coração
aberto em girassol

É como respirar

(Mário Dionísio - no livro Terceira Idade -  poema XV)

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Porque hoje é Domingo (329)

Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua  se seca de sede;  mas eu  o Senhor, os ouvirei; eu o Deus de Israel, os não desampararei.
Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em tanques de águas, e a terra seca em mananciais.
Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; conjuntamente porei no ermo a faia, o pinheiro  e o álamo.
Para que todos vejam, e saibam. e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou. ( Livro do profeta Isaías cap.41:17 a 20)

Não temas porque eu sou contigo; não te assombres porque eu sou teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a dextra da minha justiça. (Vers.10)

Porque eu o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua  mão direita, e te digo: Não temas que eu te ajudo. (Vers.13)

sábado, 14 de fevereiro de 2015

RUMO

 Linha do Oeste - Sabugo . Foto tirada por mim.
"EU SOU O CAMINHO".

Conta-se que um guia africano, quando um novo missionário lhe perguntou a respeito do caminho que teriam que seguir através da medonha  selva, apontou  calmamente para si mesmo e disse: eu sou o caminho.

Assim é  Jesus, inconfundível, singular, incomparável, como caminho certo e seguro para o céu  e para Deus.
Não pode haver mais que um caminho e a singularidade dele descobrimos na própria declaração do Senhor. Ao se  lerem os evangelhos, certifica-se através de seus ensinos, que o rumo para o céu é exclusivamente o Filho do Homem que está no céu.
Não é possível que se possa viver tranquilo e feliz na incerteza do rumo que havemos de dar à vida. Se impossível no sentido dos ideais terrenos, màxime no sentido dos ideais eternos.
Importa pois que Cristo, o caminho para o céu, seja também quem norteie a vida  e com a sua encantadora personalidade se estabeleçam as relações espirituais, no sentido de a nossa existência decorra  como quem descortina horizontes largos e felizes, numa trilha reta, numa direcção segura.

Caminho, verdade e vida  é Jesus.

Thomaz de Kempis interpretou com magnífica eloquência essa síntese da personalidade de Jesus:
"Sem o caminho não se vai, sem a vedade não se sabe, sem a vida não se vive".

(S. J. Ribeiro - no livro - Ninguém falou como Jesus - pág. 25 e 26)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Crianças

 O Nuno pintando o banquinho
«O futuro deve ser de tal maneira que nenhuma criança ao nascer se sinta torpedeada pela vida de maneira que julga que tem que desistir de ser para existir apenas como aquilo que a vida obriga a ser.»
(Agostinho da Silva )

Nota:
Encontrei este pensamento no blogue do meu bom amigo Paulo -http://abrigodossabios-paulo.blogspot.pt/  -
Trouxe-o comigo, para partilhá lo aqui com os amigos. 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Todos são convidados a louvar o Senhor

Todos são convidados a louvar o Senhor

"Que ao amanhecer
Todos louvem o Senhor
Por ter criado o sol
Que nos é tão útil
E durante o dia
Aos olhos dá a sua luz.

E ao entardecer,
Quando vem a noite,
Todos louvem a Deus
Pelo nosso irmão fogo,
Que no meio das trevas
Aos olhos 
Permite verem claro.

(S. Francisco de Assis)
No livrinho - Ao Encontro da Alegria

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O bailarino português Miguel Pinheiro vence em Lausanne.

O bailarino portugês Miguel Pinheiro. Fonte:http://vip.pt/55612a8/ 
«Aos 17 anos, o bailarino português Miguel Pinheiro  venceu o prémio de interpretação, na categoria de Dança Contemporânea, num dos maiores concursos mundiais da modalidade, o Prix de Lausanne, na Suiça. Para além de ter sido o vencedor, Miguel Pinheiro, ainda conquistou uma bolsa de estudos para aquela consagrada academia.

 Miguel Pinheiro
é aluno da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e, para além dele, ficou ainda em terceiro lugar o bailarino japonês Ito Mitsura, aluno na mesma escola.

Para além destes dois bailarinos, estiveram em Lausanne, para prestar provas ao longo da semana em que decorreu a competição, os bailarinos  Alice Pernão, Francisco Patrício e Teresa Dias, bailarinos todos alunos do Conservatório Nacional.

Criado em 1973, o Prix de Lausanne é um dos mais respeitados concursos de dança a nível mundial».

     ( http://vip.pt/55612a8/)

Nota:
Como concidadã do Miguel Pinheiro, muito me alegro pela sua vitória.
Acompanho a sua carreira profissional já há algum tempo, e reconheço o enorme empenho e dedicação, a esta interessante arte  do bailado.
Parabéns, Miguel!
Persegue o teu sonho, vai em frente, e que Deus te ajude e abençoe.
O meu abraço.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Porque ontem foi Domingo (328)


Amigos:
Ontem estive sem internet, e por isso não publiquei  um texto bíblico, como habitualmente faço.
Como eu sei que há amigos que fielmente, vêm sempre ler,  aqui está ele:

Todo o povo é convidado a procurar a salvação

Ó vós, todos os que tendes sede, vinde  ás águas, e os que  não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Por que gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão? e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleitará com a gordura.
Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto  perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de David.
  ( Livro do profeta Isaías cap. 55: 1 a 3)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Um Legado de Discipulado

Fonte da imagem:http://ieb-7rios.blogspot.pt.

 UM LEGADO DE DISCIPULADO

«A ordem dada pelo Senhor Jesus aos seus discípulos, antes de ascender  aos céus, incorpora uma verdade universal em que toda a visão missionária da igreja se deve focalizar na formação de discípulos (Mateus 28:19). Por outras palavras, todos os convertidos à fé cristã devem ser ensinados e preparados para, por sua vez, assumirem o seu  compromisso missionário no alcance de outros discípulos.

O princípio do discipulado cristão, portanto, é um legado a ser transmitido de pessoa para pessoa, até ao aparecimento do grande Mestre e Senhor da Igreja.

Paulo, o grande apóstolo aos gentios, foi um fiel seguidor dos princípios estabelecidos pelo Senhor Jesus. O ensino foi o seu principal instrumento no cumprimento da sua missão de apóstolo. Ele tinha a clara consciência de ter sido constituído pregador do evangelho, apóstolo e mestre dos gentios (1 Timóteo 1:11). 

No cumprimento do seu ministério apostólico, na qualidade de mestre (didaskalos, didáscalos, instrutor), Paulo equipou muitos dos seus filhos na fé, com o propósito de que este se tornassem líderes e que, por sua vez, exercessem influência sobre os demais, transmitindo-lhes a mesma visão.
Timóteo foi um dos que de mais perto acompanhou o ministério de Paulo, sendo constantemente desafiado a não ter vergonha do evangelho, nem da sua vocação pastoral, nem da sua juventude, no exercício da sua função de pastor.
Ao escrever a sua segunda carta ao jovem pastor Timóteo, talvez a última das suas epístolas, Paulo estimulou-o a fortalecer-se na graça que encontra a sua fonte e o seu suporte em Cristo.
Tendo sido um discípulo dedicado e atento, durante todo o tempo em que esteve ao lado do seu amado instrutor, Timóteo testemunhou, bem de perto, o ministério de Paulo; o seu amor a Cristo, a sua resolução de levar o evangelho aos confins da terra, as suas profundas e comoventes exortações, enfim, a sua entrega abnegada pela causa de Cristo. Tudo foi testemunhado pelo discípulo amado e jovem pastor.
Agora, prestes a partir para o merecido descanso eterno, Paulo exorta Timóteo a passar o legado da boa milícia a homens (antrwpois, antrópois, homens ou pessoas) confiáveis, capacitados para, com dedicação, ensinar a outros as mesmas verdades apreendidas.
Esta recomendação representa o princípio de  “reprodução” ou “multiplicação” ensinado pelo Senhor Jesus, princípio esse que deve caraterizar toda a visão missionária da Igreja e, consequentemente, de toda a educação teológica.
Segundo o Senhor Jesus, os novos discípulos deviam ser ensinados “a guardar todas as coisas que vos tenho mandado” (Mateus 28:20).
Portanto, quando os discípulos cumprem o seu ministério de evangelização, fazendo mais discípulos, devem, também, dedicar-se à formação e à preparação destes novos alunos, não só  no cultivo de um profundo e crescente compromisso para com o seu Senhor e mestre, mas também no ministério de lhes incutir a determinação de formar outros.
Podemos, portanto, concluir que a nobreza do ministério cristão de fazer discípulos se encontra alicerçada no ensino e na consolidação da doutrina dos apóstolos, e na capacitação de outros, de modo a desempenharem a sua função (ou ministério) de formar.
Que o Senhor e bom Mestre nos dê a graça de agirmos como Ele nos ensinou.
Soli Deo Gloria!»

    (http://ieb-7rios.blogspot.pt/)
Pr. Samuel Quimputo
Boletim 158
1 fev 2015

Nota:

Recebi este texto, e por o achar de grande importância, decidi partilhá- lo aqui com os amigos.



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A linda Violeta Brava (Viola Láctea)

Violeta brava (Viola Látea) Imagem:  http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.pt/    
Encontrei estas lindas  violetas bravas  no blogue do meu amigo Francisco:  --http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.pt/ - e não resisti a trazê-las, a fim de partilhá-las aqui com os amigos.
Ah! mas como eu gosto delas!

Violeta Brava ou Viloa Láctea

"Erva perene (tipo biológico: hemicriptófito) com 5 a 25 cm, mais ou menos glabra, caulescente, não completamente erecta, sem roseta basal na floração. Tem folhas com limbo de ovado-lanceolado a lanceolado, com base em cunha ou truncada; flores inodoras com cálice formado por 5 sépalas agudas no ápice; corola com igual número de pétalas, muito mais compridas que largas, levemente azuladas, com frequência descoloridas, com predominância do branco lácteo.
Distribuição: Região europeia atlântica desde as Ilhas Britânicas até à Península Ibérica. Em Portugal a sua ocorrência tende a concentrar-se na metade norte do território do Continente, embora também se assinale a sua presença na Estremadura e no Alto Alentejo
Ecologia/habitat: urzais e outros matos baixos, em solos ácidos e pobres, a altitudes que podem ir desde o nível do mar até aos 1500m.
Floração: de Abril a Julho
*Outros nomes comuns: Benesses-da-Beira; Bunefes; Munefes.
(Local e data: Serra de Alvelos - Oleiros; 28 - Abril - 2014)"



 Estas, fotografei-as eu, na Serra de Sintra

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Do Grande Livro dos Portugueses - Margarida de Abreu

.Margarida de Abreu - Professora e Coreógrafa .
Nos últimos tempos, tenho ouvido importantes figuras internacionais, a última, foi anteontem, o Senhor Embaixador da Alemanha em Portugal,  salientar, na sua entrevista, que nós, os portugueses, temos de acreditar mais em nós; outros, ingleses, a residir no Algarve, dizem que não valorizamos o que temos.Daí, fiquei a pensar, dando-lhes razão, que era altura de eu, neste humilde espaço, pôr em evidência portugueses que se salientaram pelos seus feitos e por a sua pessoa.
Não é que já o não tenha feito aqui, nestes sete anos de blogue, mas  tenciono, acerca do assunto,  focar o tema  com mais assiduidade.

«Margarida de Abreu, Professora e coreógrafa. Nasceu em Lisboa em 26, 11, 1915, e faleceu em Lisboa em 29, 9, 2006.

Diplomou-se no Conservatório Nacional, em Lisboa. Especializou-se em Genebra,  Viena, Londres e Berlim. Em 1939 passou a ensinar Bailado no Conservatório Nacional de Musica de Lisboa; em 1945 fundou o Círculo de Iniciação Coreográfica. É a fundadora do bailado Clássico em Portugal. Ao seu apurado sentido estético e rítmico alia sólida formação musical. As suas coreografias caracterizam-se por um estilo fluente, dotado de grande qualidade bailatória.Tem dado o seu contributo de coreógrafa para grande número de óperas e de espectáculos teatrais».

   ( No Grande Livro dos Portugueses - Circulo de Leitores)

           Homenagens a Margarida de Abreu

«Em 1979 é feita Comendadora da Ordem da Instrução Pública a 21 de dezembro, e recebe o troféu da Casa da Imprensa. No ano seguinte recebe a Medalha  Almeida Garret, no TNSC. Em 1988 recebe o Troféu do semanário, Se7te e dois anos depois, 1990, recebe a Medalha de Mérito Artístico pelo Conselho Brasileiro de Dança. A 25 de Outubro de 2005 recebe o "Prémio Annualia da Editoral Verbo" na sala Siaca do CCB,  em Lisboa, pelas mãos do Presidente da República Dr.  Jorge Sampaio".

   Eis um bilhete, de um dos seus muitos espectáculos, no Teatro Nacional de S. Carlos em Lisboa

 (http://pt.wikipedia.org/wiki/)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Lírio dos Vales - Um poema de Gióia Júnior

Fonte da imagem: http://dorasantoro.blogspot.pt
 LÍRIO DOS VALES

Lirio dos vales, puro, imaculado,
cálice de ouro a transbordar de luz;
vem derramar sobre o meu ser cansado
aquele sangue  que tingiu a cruz.

Quero beber eese licor sagrado,
sorvendo as bençãos que janais supus,
do esquecimento para o meu pecado,
sempre através  do nome de Jesus!

Nem Salomão em toda a magestade
teve essa graça e essa simplicidade
que a tua alvura mistica produz.

Tu és ó lírio -  o símbolo profundo
daquele ser que libertou o mundo
aprisionado aos braços da cruz!.

  (Gióia Júnior - - no livro -  Jesus Alegria dos Homens

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Porque hoje é Domingo (327)

A Bíblia de Martin Luther King 
Alguns versículos, do capítulo sete do livro do profeta Miqueias, que li esta semana, e que partilho aqui com os amigos .Anotei-os, para não os esquecer:

"Não há cachos de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja. (vers. 1)
Já pereceu  o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; cada um caça o seu irmão com a rede.(vers. 2)
O melhor deles é como uma sebe de espinhos.( vers. 4)
Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra a sua mãe, a nora contra a sua sogra; os inimigos do homem são os  da sua própria casa. (vers.6)
Eu porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. (vers, 7)
Se morar nas trevas o Senhor será a minha luz. (vers. 8)
Ele me tirará para a luz e eu verei a sua justiça. (vers. 9)

Desejo aos amigos um bom domingo, e que possam olhar para o Deus - Criador, e louvá-lo, neste, que é o Dia do Senhor.