Faz hoje 96 anos (10/12/1911) que nestas terras "coloradas"(vermelhas) de Bompland, em Misiones- Argentina, veio á luz do dia uma menina linda a quem chamaram Yenni, (Nena , para a família) primeira de nove filhos do Alvar Bengelsdorff (colono Finlandêz) e da Olga Schwartz ( colona alemã).Eram agricultores e entre as muitas coisas que cultivavam estava o chá matte e bem cedo a Nena começou a trabalhar ajudando os pais. Um dos seus primeiros trabalhos, com cerca de 4/5 anos, era "tocar" o cavalo do "escanchero", onde era moído o chá.Aos 25 anos a Nena casa com um colono português da região do minho, chamado José Baltazar Regueiras, nascendo entretanto três filhos, por a seguinte ordem: Esperança, Viviana e Serafim.Acontece que estava superiormente determinado, que esta família iria atravessar o Oceano Atlântico, no paquete Cabo da boa Esperança, cruzando o mar durante 33 dias, a caminho de Portugal para uma visita á famiia após o que regressariam á sua chacra em Misiones.Mas, como diz o povo: o homem põe e Deus dispõe... por motivos relacionados com a segunda grande guerra, a viagem de regresso nunca teve lugar e, assim sendo, a Nena nunca mais voltou para a sua chacra nem para sua terra. Por cá ficou ´e de cá partiu para o Céu e é cá que o seu corpo repousa no cemitério de Montelavar -Pero Pinheiro- Sintra.
Viviana
ResponderEliminarVisitei hoje o seu blog e gostei tanto de ler a história de vida dos seus pais e como a minha amiga veio nascer em Portugal.
Mitó
Olá, Mitó!
ResponderEliminarMinha boa amiga
È na verdade uma história de vida tocante.
Como eu admiro os meus pais!
E veja, onde eu nasci e onde eu vim parar...nem maIS NEM MENOS QUE MIRA - SINTRA...
Um abraço
viviana
A Nena..., lembro-a com muito carinho. Parabéns pela homenagem que aqui lhe fez.
ResponderEliminarObrigada, Mimi.
ResponderEliminar`Recordo como ela ficava contente com as suas visitas!
Como filha, agradeço de coração todo o seu carinho e amizade por a minha mãe.
fhj
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarO meu nome é José Baltazar Regueiras, naswci a 01-12-1952, no lugar de Vilela, Concelho de Cabeceiras de Bastos, Distrito deBraga, no Minho (Portugal).
Li a sua história e fiquei convencido que, de alguma forma, poderemos ser familiares. Por isso agradecia o contacto.
Receba um beijinho e um bem-haja
José Baltazar Regueiras
Olá,José
ResponderEliminarO seu comentário foi uma agradável surpresa.
Comoveu-me até ao ler um nome igualzinho ao do meu saudoso e querido pai.
O meu pai chamava-se José Baltazar Regueiras, nasceu no dia 21 de Setembro de 1901, em Vilela- Asnela. Cabeceiras de Basto.
A minha bisavó, chamava-se Engrácia Regueiras, mãe solteira, que teve 5 filhos , um dos quais o Serafim Regueiras meu avô.
Dos oito filhos do avô Serafim, só resta com vida o mais novo, o tio Francisco Regueiras, que tem 87 anos, que sempre viveu em Vilela e ainda vive.
Sei,que o nome de José Baltazar Regueiras, vem de lá de trás...e encontra-se na família com uma certa frequência. Já conheço um deles, que vive em Tomar e é da minha Família.
Um abraço e...muito prazer
Viviana
Ah! Esqueci-me de deixar o contacto:
ResponderEliminarvivianabengelsdorff@gmail.com.