O Pedro na Serra de Sintra - Foto da Viviana
Comecei a orar por ele quando o seu corpo era apenas um pequeno grupo de células dentro de mim.Orei sempre, sem parar, durante estes quase 46 anos.
Apresentei-o ao Senhor, na sua Casa, quando tinha apenas oito dias de vida, para que Ele o abençoasse e dele cuidasse duarante toda a sua vida e por toda a eternidade.Foi a primeira vez "que foi á Igreja". Passaram-se quase 46 anos e nunca deixou de ir. Ensinei-o a orar, ainda pequenino; todas as noites ao deitar, repetia comigo as pequenas orações.Ensinei-o a dar graças pelas refeições, primeiro, em curtas frases - Obrigada Senhor por esta comida, amém. Depois, cantando pequenos córos. Acompanhou-me aos Acampamentos de verão em Água de Madeiros - S. Pedro de Muel - pequenino, ao meu colo: Aos 6 anos começou a ir sózinho, sem mim. Foi nessa altura que lhe ofereci a sua primeira Bíblia. Incentivei-o a lê-la e a nela meditar. Passou por os Acampamentos dos Infantes do Rei, dos Júniores, dos Adolescentes, e por fim, dos Jovens, onde foi lider e dirigente até aos 35 anos.Fez parte dos Embaixadores do Rei, um Departamento da Igreja que integrava os rapazes dos 9 aos 15 anos. Aos 24 anos fez uma decisão por Cristo e foi baptizado por o Pastor Jorge Leal, seu pai, na Igreja Baptista de Campolide - Lisboa. Enamorou-se de uma jovem linda, de alma bela e coração grande - a Anabela, de Rio Maior, para onde foram morar. De imediato, integrou-se na Igreja local, sendo sempre "o braço direito do Pastor". Estudou Teologia com um mestre - Alan Pallister. Hoje, é professor da Escola Bíblica Dominical, tem a responsabilidade da música e do louvor nos Cultos, prega a Palavra coa-djuvando o Pastor; Prega nas Igrejas vizinhas como Arrifana, Santarém, e outras. É ainda colaborador da Revista das Lições da Escola Bíblica Dominical, da Associação de Igrejas Baptistas Portuguesas.
Cuida do seu físico fazendo caminhadas, corridas, pratica desporto - Futebol e outras modalidades, e é assíduo em meias-Maratonas.
Deus deu-lhe três filhas: A Beatriz de 13 anos, a Carolina de 9 e a Margarida de 6.Telefona-me ao Domingo e á quarta, e visita-me pelo menos uma vez por mês.
É um filho exemplar, que me quer muito bem, que se preocupa comigo e me dá muitas alegrias.
No passado Domingo, esteve como pregador convidado na Igreja das Boas- Novas - Amadora - a "minha igreja". Nesta igreja foi menino, adolescente e jovem.
Ele, a mulher, e as filhas, ocuparam uma fila de cadeiras, no meio da congregação. Formavam uma moldura bonita. Antes dele subir ao púlpito para apresentar a Palavra, as três filhas foram á frente cantar um lindo coro que começava assim:
Minha pequena luz
Vou deixar brilhar
Minha pequena luz
Vou deixar brilhar
Minha pequena luz
Vou deixar brilhar
Brilhar, brilhar, brilhar
Subiu ao púlpito, saudou os irmãos, agradeceu o convite, e manifestou a sua alegria por voltar a estar ali uma vez mais. Abriu a Bíblia no evangelho de S. Lucas cap. 9:28 a 36 e, baseando a sua mensagem no versículo 35 - " E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado filho; a ele ouvi", trouxe aos nossos corações uma mensagem poderosa, que duma forma clara, simples e concisa, nos mostrou porque devemos nós, ouvir Jesus.
Enquanto o organista tocava os nossos corações com um maravilhoso poslúdio, eu, mãe, de alma e coração, agradeci ao Senhor, feliz e comovida, com os olhos rasos de água, "a vida do meu menino pregador" - o Pedro -. que hoje, já de barba e cabelo grisalhos, é um fiel e consagrado servo de Deus, que ouve Jesus e trilha as suas veredas.
Ao Senhor, toda a Glória, todo o Louvor e toda a Adoração.
,
Olá amiga viviana.
ResponderEliminarHoje está um lindo dia de sol. Mas podia até estar triste e de tempestade, que no seu coração há sempre luz a brilhar, uma luz brilhante e clara que nunca se extingue. Parabéns pelo que viveu e nos conta,é enternecedor muito perto do sublime.
Um abraço muito forte e afectuoso de quem nunca a viu, mas já a conhece e admira muito.
Dília Maria.
Obrigada pelo comentário deixado à pouco no m/birras.
Bom fim de semana.
Alegro-me primeiro pelo amor de Deus, depois pelo Pedro corresponder ao amor de Cristo, e, ainda, por tão linda homenagem.
ResponderEliminarBeijos e que o Senhor vos abençoe e vos guarde.
Shalom!
Oh como eu a entendo!
ResponderEliminarA Deus toda a
glória!
Querida Dilita
ResponderEliminarEsteve um lindo dia,sim.
O sol escondeu-se há pouco...
Oh minha boa amiga...
As suas palavras de tão belas e tão especiais, deixaram-se muito comovida.
Obrigada, muito obrigada.
Sabe, essa luz que diz haver em mim, não é minha.Mas é a luz de Cristo que enche e preenche aqueles que são dEle.
Porque Ele disse:
"Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá aluz da vida"
E, como Ele é fiel e cumpre as suas promessas, como eu sou dEle, a sua luz está m mim.. .
Portanto, o merito não é meu.
Desejo-lhe uma boa noite de repouso
Um abraço grande
Viviana
Querida Mimi
ResponderEliminarOlá, madrinha do Pedro...
Minha doce e terna comadre.
Desde há quase 46 anos que o conhece e sabe tão bem...como é o seu afilhado!
Ambas sabemos.
Obrigada por todo esse afecto e carinho.
Sinto um nó na garganta só de recordar o longínquo ano de 1967...
Obrigada por ser a pessoa linda que é.
Um abraço enorme e o desejo de uma noite tranquila
Viviana
Querida Eunice
ResponderEliminarOlá, terna mãe de um jovem e tão especial Pastor.
Que benção o seu filho!
Ser mãe de um homem como o Tiago é um presente divino.
Aquele "seu menino" é muito especial para mim.Quero-lhe tanto bem! Admiro-o tanto!
Ele sabe disso e a Eunice também.
Estou feliz pois sei que o seu ministério pastoral está a ser muito abençoado...
O pastor Leal esteve com ele há duas semanas e contou-me coisas muito bonitas
Que bom!
Um grande abraço, minha boa amiga e irmã
Bençãos sem fim para si, para o Henrique e para toda essa linda família.
Viviana