Fonte da imagem: novasdaguinebissau.blogspot.com |
Caracterizada pelo egoísmo, é a atitude de apego ao dinheiro e aos bens materiais que alia a ganância com incapacidade de ajudar os outros. Trata-se de um toque de amargura na alma que nunca está satisfeita e que jamais se abre para o auxílio do próximo.
Na Bíblia há ênfase constante no apoio ao próximo e a lei repetia com frequência necessidade de ajudar os pobres, as viúvas, orfãos e estrangeiros. (Deuteronómio 24:14 a 22). Os profetas também lembravam que o culto prestado por aqueles que não faziam caridade era desprovido de valor. (Isaías 1:11 a 17). O senhor Jesus exortou os discípulos sobre o correcto modo de dar esmolas e alertava contra a avareza (Lucas 12:15). O mestre tinha uma bolsa comunitária para o auxílio dos pobres e colocou o amor ao próximo como parte do mandamento principal (Mateus 22:39). A mesma ênfase á dada pelos apóstolos nas epístolas e Paulo coloca os avarentos na lista dos devassos de I Coríntios 6:10...
...A vareza é criticada na literatura mundial e caricaturizada no famoso personagem da Disney, o Tio Patinhas. Esse personagem é aliás inspirado no avarento mais famoso da literatura criado por Charles Dickens em seu conto de natal. O inominável senhor Scrooge precisou da visita de fantasmas para descobrir a verdade da vida. Fora da literatura os avarentos são apelidados de sovinas, mão fechada ou simplesmente precavidos. A falta de amor ao próximo não é no entanto um mal que preocupe a sociedade moderna.
No âmago de uma análise cuidadosa, veremos mesmo, que o coração avarento governa o mundo e é o responsável pela maioria das injustiças que conhecemos e das políticas malignas que provocam o total desiquilíbrio na distribuição da riqueza. É o espírito avarento que permite que em meio a uma crise mundial, executivos de firmas e bancos continuem recebendo prémios milionários totalmente insensíveis ás dificuldades globais. A avareza vai bem mais fundo que o punho cerrado.
Não é preciso ser rico para ser avarento. Até a criança da escola pode começar a desenvolver este vício fechando a sua lancheira ou recusando-se a emprestar um lápis. A virtude cristã que contrapõe-se à avareza é o altruísmo que entende a vida como uma oportunidade de ser bênção. "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (Actos 20:35) é uma expressão do Senhor Jesus que descobrimos fora dos evangelhos. Esta máxima está intimamente ligada à regra áurea que diz que "aquilo que quereis que os outros vos façam fazei-lhes vós também" (Mateus7:12) Jesus com esse princípio inverteu a pressão negativista do pensamento judeu tradicional (aquilo que não quereis que vos façam não façais aos outros) por uma atitude pró-ativa de bênção. Trata.se de ser abençoador proposital, de primeiro grau, premeditado.
O Cristão deveria pensar a vida como um dia após outro vivido em gratidão pelo que temos, louvando e dando glórias a Deus e sendo motivo de louvor nas vidas de outros por meio da bênção. Isso começa em casa. Nos mais próximos! Estende-se aos domésticos da fé (igreja), vizinhos e amigos (Judeia), mesmo os que não gostam de nós(Samaria) e aos campos missionários (confins da terra). Vida asim é o oposto da avareza. Se o pecado do coração avarento é como um buraco negro que suga tudo, a benção do coração altruísta é como um farol que ilummina longe e leva esperança em meio à tempestade.
( Joed Venturini - No jornal - Semeador Baptista, nº 1083)
Joed Venturini é médico, escritor, e pastor, da III Igreja Ev. Baptista de Lisboa.)
Precioso artigo que vem acrescer às nossas convicções e fortalecer a nossa fé em Cristo, pois como filhos fomos acolhidos por Ele com bênçãos insondáveis. Vamos, portanto, abrir nossos corações e dispensá-las aos que nos cercam. Somos ricos em Cristo, e portanto, tornemos outros ricos também.
ResponderEliminarOlá, meu bom irmão Orlando Arraz Maz
ResponderEliminarDeu-me muita alegria a sua visita.
Obrigada por ela e pela sua apreciação deste tema - A avareza - da autoria do pastor Joed Venturini.
"Vamos, portanto, abrir nossos corações e dispensá-las aos que nos cercam. Somos ricos em Cristo, e portanto, tornemos outros ricos também."
Vamos a isso, meu bom irmão.
Há tantos à espera...
Um grande abraço e um abençodo Dia do Senhor, amanhã-
Viviana