«A Câmara de Portimão abriu um concurso público para entregar aos privados a gestão e exploração das 30 rotundas na área urbana da cidade.
A Câmara de Portimão abriu um concurso público para entregar aos privados a gestão e exploração das 30 rotundas na área urbana da cidade, cuja manutenção dos espaços ajardinados terá como contrapartida a colocação de painéis publicitários.
Ao concurso inovador, que decorre até ao dia 29 de fevereiro, podem candidatar-se empresas e pessoas em nome individual, sendo a rotunda atribuída por um júri ao melhor projeto paisagístico.
“O município está numa situação económica difícil e, por isso, temos que ter engenho e arte para respondermos aos desafios permanentes”, disse à agência Lusa a presidente da autarquia, Isilda Gomes (PS).
A autarca acrescentou que a ideia, “diferente e inovadora, de arranjar padrinhos para as rotundas” surgiu durante uma conversa com um empresário “sobre os problemas que a autarquia tem em fazer os ajardinamentos, devido às dificuldades económicas”.
“Como considero que as boas ideias têm de ser acolhidas e desenvolvidas, decidi pô-la em prática”, destacou Isilda Gomes, sublinhando que o objetivo principal é encontrar parceiros que assumam a manutenção dos espaços verdes, “tendo como contrapartida a possibilidade de publicitarem as empresas e negócios, passando a rotunda a ter o nome da pessoa que a apadrinhar”.
Isilda Gomes adiantou que a ideia está a ser bem acolhida por todos os munícipes e empresários do concelho, tendo em conta o elevado número de pedidos de informações sobre o projeto.
“Dada a recetividade, penso que, mesmo tendo dinheiro, deveríamos continuar a ter este tipo de iniciativas”, sublinhou.
De acordo com a autarca, a concessão das rotundas está devidamente regulamentada no caderno de encargos, “devendo os projetos enquadrar-se na lei, no arranjo urbanístico, salvaguardando as questões de segurança relativamente ao trânsito rodoviário”.
“Os projetos terão que se enquadrar no espaço urbano e serão tidos em conta vários fatores, entre eles a valorização estética, cabendo à autarquia a decisão final”, indicou.
“Quem sabe se no futuro não faremos um concurso da rotunda mais bonita, porque quando somos nós a tratar do espaço público, temos muito mais cuidado e carinho com ele”, concluiu.»
(Observador - o1-o2-2016)
NOTA PESSOAL
Tomei conhecimento desta interessante iniciativa, há cerca de duas semanas, a partir de um artigo sobre o assunto publicado no Diário de Notícias.
Creio que, num tempo de escassês de verbas numa grande maioria das Autarquias portuguesas, a solução encontrada por a Srª presidente da Câmara de Portimão é de valorizar e imitar...
Acerca do assunto, contactei via e-mail, a autarquia de Portimão, no sentido de me fazer chegar, ou informar-me sobre onde encontrar, imagens de algumas rotundas já apadrinhadas, a fim de apresentar o assunto neste espaço, uma vez que possa vir a servir de inspiração para outras zonas do país. Felizmente, o meu pedido foi atendido, o que agradeço. e assim sendo, posso partilhar aqui com os amigos, algumas rotundas bem bonitas e de aspecto muito agradável.
Creio poder afirmar, sem margem para dúvida que, quando viajamos por aí, é muito agradável encontrar as rotundas cuidadas e embelezadas. Pode até ser no nosso bairro, como por exemplo aqui em Mira-Sintra, onde os meus olhos "batem certeiros" na apreciação de cada rotunda.
Eis aqui , as imagens que recebi da Câmara de Portimão, mais propriamente, do Gabinete do chefe de Divisão do Ambiente Urbano - Rui Agostinho
Olá Viviana.
ResponderEliminarMas que interessante iniciativa.
Pena não existir por cá essa "moda".
Estou a ver uma rotunda, toda linda, florida e no meio a publicidade, Rosa (e aqui aparecia a flor) toalhas floridas e lindas a bom preço :)))))))
Viviana, a sério, o desejo de uma boa noite, e bom fim de semana.
Abraços,
(encontrei o facebook do zé e pedi lhe amizade, será que ele já viu)
Querida Rosa
ResponderEliminarMas que graça achei à sua ideia...
Tenho a certeza que as suas "toalhas floridas e a bom preço"...
atrairiam os olhares dos viajantes e, logo, logo, a Rosa estaria a receber proposta para integrar um grande Centro Comercial.
Pense nisso!
Obrigada, minha boa amiga, porque apesar da sua imensa falta de tempo. vem aqui com frequência "ter comigo"
Que o nosso bom Deus a abençoe
O meu apertado abraço
Viviana