O tão popular Alecrim. Fonte da imagem: https://hortas.info/ |
ALECRIM Labiadas
«O alecrim ou orvalho do mar, ocupa um lugar muito especial no coração dos que o consideram a essência do jardim de "ervas" estival. É Usado por cozinheiros e boticários desde os tempos mais remotos. Com fama de reforçar a memória, cedo se tornou o emblema da felicidade doa amantes.
Outrora, queimava-se alecrim resinoso nos quartos dos doentes, para purificar o ar, e espalhavam-se os seu ramos nos tribunais, a fim de afastar a "febre das cadeias" (Tifo). Durante a peste, era transportado em bolsinhas à volta do pescoço, que se cheiravam quando se viajava por zonas suspeitas. Nalgumas aldeias mediterrânicas, põe-se a roupa branca a secar em cima do alecrim para que o sol liberte o seu aroma, que repele as traças. Também é uma boa planta para vedações e jardins.
Além do alecrim comum, existem muitas variedades, incluindo uma nova e vigorosa, erecta chamada Sawyer´s selection, com grandes flores malva-azuladas, que podem atingir doois metros e meio em três anos. Há também uma variedade de extremidades douradas e os textos antigos mencionam uma outra prateada.
(No livro - Plantas Aromáticas - Guia Prático)
Olá viviana.
ResponderEliminarOra aqui está mais uma das plantas de que eu gosto, pela sua elegância e aroma.
E claro está, tenho alguns pés no quintal, já não são bem pés, porque ele vai correndo e enchendo o espaço.
Viviana, boa noite para vós
Abraços à Eduarda :))
Querida Rosa
ResponderEliminar"Alecrim, alecrim aos molhos..."
Lembra-se quando se cantava isto aí por todo o lado?
Um grande abraço. boa amiga
Viviana