Orquídeas do meu jardim a "espreitar" pela janela da casa. |
Belas, muito belas! |
As Orquídeas, Plantas engenhosa
As orquídeas são todas iguais?
«As orquídeas apresentam desde configurações relativamente vulgares a formas extraordinárias, incluindo algumas flores fantasiosas que se assemelham a insectos, aves e partes do corpo humano. As suas cores variam do Púrpura a todas as cores do espectro (até o verde), incluindo também o branco. Existem numerosas orquídeas salpicadas, listradas ou manchadas - padrões coloridos que orientam insectos para a parte da flor especificamente concebida para a polinização.
Não obstante a sua variedade, todas as orquídeas têm flores com a mesma forma básica - três sépalas semelhantes a pétalas e três pétalas verdadeiras, uma das quais consideravelmente diferente das restantes. Geralmente grande e vistosa, esta pétala distinta assume com frequência a forma de uma bolsa funda que exala um aroma que atrai os insectos. Outra característica comum ás flores das orquídeas é a coluna grossa que se projecta do centro da flor, composta por partes reprodutivas masculinas e femininas fundidas.
Graças ao engenho do homem ( bem como à propensão da orquídea para apresentar formas híbridas), os floricultores têm conseguido milhares de variedades.
(No livro - O ABC da Natuireza)
Olá Viviana.
ResponderEliminarSão realmente bonitas, as orquídeas,e há dezenas senão centenas de variedades...
Tenho algumas, e nesta altura a começarem a florir.
Dedico-lhe pouco tempo e cuidados, mesmo assim elas oferecem-me belas flores.
Ultimamente tenho-me dedicado a tirar-lhe os vasos e a planta-las na terra, poupo assim alguma água.
Viviana, que a noite seja tranquila para vós.
Abraços.
Querida Rosa
ResponderEliminarSabe, já não tenho mais estas belas orquídeas no jardim da casa da aldeia. Estavam "nuns tachos grandes de alumínio do tempo da minha mãe, que já estavam furados de tanto os arear... e , o ano passado roubaram-nos! Eram dois...
Há novos vizinhos por lá...que não sei de onde vieram nem quem são. Não imagina quantas flores já levaram...as mais bonitas.
Mas está tudo bem. Não há problema.
Um abraço, boa amiga
Viviana