As castanhas no ouriço - Fonte da imagem: http://www.tudosobreplantas.net/332-castanheiro-castanhas/Adicionar legenda |
Novembro, Mês das Castanhas
«Mas o fruto dos frutos, o único que ao mesmo tempo alimenta e simboliza, cai de umas árvores altas, imensas, centenárias, que puras como vestais parecem encarnar a virgindade da própria paisagem. Só em Novembro as agita uma inquietação funda, dolorosa, que as faz lançar ao chão lágrimas que são ouriços. Abrindo-as, essas lágrimas eriçadas de espinhos deixam ver numa cama fofa a maravilha singular de que falo, tão desafectada que até no próprio nome é doce e modesta - a castanha.»
(Miguel Torga - poeta e escritor português)
No almanaque da terra - Circulo de Leitores
Nota pessoal:
Todos os anos, nesta altura, ao olhar as castanhas, recordo o souto de castanheiros que o meu avô Serafim tinha em Vilela - Cabeceiras de Basto. E recordo o carinho com que ele retirava as castanhas dos ouriços para me dar, a mim, pequenina, com 4 ou cinco anos.
Ainda, há umas duas semanas, quando a minha vizinha do lado, uma excelente pessoa que muito estimo, e que. é natural do Gerês, terra da boa castanha, teve a amabilidade de repartir comigo, castanhas do Gerês, que tinha acabado de receber de oferta da sobrinha que a visitara, não pude deixar de me emocionar...pois trouxeram-me à memória, mais uma vez, as castanhas do "souto" do meu avô Serafim.
Olá Viviana.
ResponderEliminarLindo o post, linda a lembrança...
gosto muito de castanhas, podem ser assadas, cozidas, com carne estufada...
Sabem ainda melhor, quando comidas à lareira (e uma jeropiguinha do sr. Hélder :))
Viviana, uma noite tranquila e para amanha um bom Domingo.
Abraços.
Olá, querida Rosa
ResponderEliminarObrigada pelas palavras lindas aqui deixadas.
desejo-lhe uma semana muito abençoada
O meu fraternal abraço
Viviana