Fonte da imagem:www.belasmensagens.com.br |
ORGULHO (1)
«Trata-se da vaidade, soberba, pensar mais de si mesmo do que convém. O livro de Provérbios condena o orgulho insistentemente (Prov.6:17; 8:13; 16:16.) Jesus censurou os fariseus exactamente pela sua soberba (Mateus23:6), ensinou que devíamos fugir dela (Lucas14:8 a 10) e deixou claro que a oração orgulhosa não chega aos céus (Lucas18:9 a 14). Paulo coloca o orgulho na lista das perversões do homem mundano (Romanos1:30).
Um exemplo clássico de vaidade é Nabucodonozor, que foi derrubado por Deus exactamente no momento em que declarava o seu ourulho (Daniel4:30).
Contrariando a visão bíblica, o orgulho é hoje incentivado no mundo sob a forma de auto-estima.
O homem moderno deve se impor, mostrar que é o melhor (mesmo que não seja), esconder suas fraquezas ( mesmo que muitas) e aparecer o mais forte e seguro. Essa é a liderança que o século presente aprecia. E, infelizmente, a Igreja vem aceitando esse modelo. Vemos líderes em nossas igrejas (e muitos crentes também) que se comportam com extrema soberba e que são, muitas vezes,elogiados e valorizados por isso! O que diria o Senhor Jesus neste contexto? O ORGULHO É PECADO E PRECEDE A QUEDA!
O cristão é instado a ter a visão correta de si mesmo. Somos criados por Deus, salvos pela graça e amados pelo Senhor. Como filhos do Pai, somos herdeiros do céu, abençoados com a presença do Espírito Santo e dotados espiritualmente. Mas somos ainda pecadores, tudo o que temos é benção de Deus e sem Ele nada podemos fazer. A Bíblia deixa claro que Deus honra e exalta o humilde e a verdade é que quanto mais perto do Senhor estivermos, mais consciência teremos da sua grandeza e da nossa pequenez.»
(Pastor Joed Venturini - no Semeador Baptista - Julho - Agosto de 2015)
Nota:
O Pastor Joed Venturini é Pastor da III Terceira Igreja E. Baptista de Lisboa, médico e escritor.
É filho da missionária Márcia Venturini - já com o Senhor - minha grande e saudosa amiga e uma das servas de Deus, mais fiéis que já conheci. Quanta saudade!
Sem comentários:
Enviar um comentário