segunda-feira, 9 de abril de 2018

Aqui deixo duas sugestões que acho úteis

Um cantinho de Mira-Sintra, onde passo com frequência. Lindo, não é? Vejam a limpeza.
DUAS SUGESTÕES:

"Faz da noite noite e  do dia dia e viverás com alegria"

"Faz trabalhar a cabeça e dá feriado à língua."

Nota: 

Encontrei estes provérbios, hoje, num almanaque da Bertrand.

Nunca os ouvi, nem conheço os seus autores, mas acho-os sábios e úteis
É curioso,  no que diz respeito ao segundo,  o facto de eu usar  vezes sem conta, um "provérbio" meu... bem parecido:

"É só preciso  usar a cabecinha que Deus nos deu, mais nada".

domingo, 8 de abril de 2018

Porque hoje é Domingo (484)


«Busco o SENHOR e ele responde-me
e me livra de todos os meus temores.
Os que olham para ele ficarão radiantes;
e nunca se sentirão desapontados.
Quando um pobre invoca o SENHOR, ele atende-o
e liberta-o de todas as suas angústias.
O anjo do SENHOR envolve os que o honram
e livra-os do perigo.
Provem e vejam como o SENHOR é bom;
feliz o homem que nele confia!
Temam o SENHOR, todos os que se consagraram a ele,
pois não falta nada áqueles que o respeitam.
Os ricos empobrecem e passam fome,
mas nenhum bem faltará  aos que procuram o SENHOR.»

                 (Salmo 34:4 a 10) 
               Na Bíblia para Todos

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Do Céu, chegou um precioso presente - A Alice!

A meu pedido, a Neta Clara, de 7 anos,  criou,  esta ilustração para  o tema de hoje. 

No passado Domingo, à tarde, chegou do Céu um precioso presente - A Alice!
A Alice, é a segunda filha, da minha linda sobrinha Raquel, filha da mana Teresinha.
Logo, mais uma bisneta para a Nena e para o "Chê", meus saudosos pais.
Pena não estarem cá para a conhecer...e, para a Nena dizer com quem a Alice é parecida.

Entre muitas outras coisas, a minha família é,  na minha oração de Acção de graças  matinal, um dos motivos de profunda gratidão e súplica.
Considero-a uma bênção preciosa.

Enquanto a Alice crescia na "barriguinha" da mamã Raquel, eu  intercedia ao Deus-Pai-de Amor- Criador, que a trouxesse em bem  e que faça da sua vida,  uma bênção  para a humanidade.

Como Deus é todo amor, eu sei, estou certa, que Ele vai cuidar e abençoar a Alice. Assim, como à sua irmã Clara, de 2 anos.

Como tia-avó, da pequenina Alice,  e com muita alegria...aqui lhe dou as Boas - Vindas!
Ainda bem que vieste! Quero-te muito bem !
Que a vida te sorria, e que o Senhor Deus - da nossa família,  cuide de ti, te proteja, te guia e te abençoe.
Logo, vou dar-te um beijinho na tua linda cabecinha, se Deus quiser.

                     

quinta-feira, 5 de abril de 2018

ALEGRA-TE CAÍTA

Há uma alegria imensa quando os frutos surgem...aqui, os meus abacates.

ALEGRA-TE  CAÍTA

"Se estivesses aqui,  Caíta, tu  a verias entrar,
enchendo a casa e o coração da gente
com a luz do seu sorriso e do seu olhar.
Terias contemplado o doce mistério
de chorar e rir ao mesmo tempo
que ela fez surgir em cada rosto
quando disse que vinha para dizer adeus.
Se estivesses aqui, terias te ajoelhado
para agradecer a Deus
porque Ele estava levando para além do oceano
a menina que amaste, ao ponto
de sacrificar por ela  teu anseio de evangelizar,
limitando-te a orar em oculto,
noite após  noite, vitima da própria promessa
que o desejo de vê-la salva
te obrigou a fazer.
Se estivesses aqui, terias entendido,
na própria vida e na própria morte,
a linguagem linda que o teu Deus usou:
«Se o grão de trigo não morrer fica ele  só,
mas se morrer dá muito fruto...»
Alegra-te Caíta, a colheita começou:
a menina que se levantou para te substituir
soube transformar em força sua fragilidade de
adolescente, vencendo os obstáculos que se erguiam
à sua volta e em seu interior,
como rochas e espinhos maculando o caminho recto
que tu lhe ensinaste
com teu silencioso ministério, de exemplo e oração.
Está pronta para partir, para hastear a bandeira do evangelho
em terras que só em sonhos pudeste conhecer .
Pioneira, tão aparentemente frágil
que a gente sentiria remorso de deixá-la partir,
não fosse a certeza de sabê-la habitada por um
Deus onipotente;
não fosse a certeza de que se estivesses aqui
lhe terias dito, quase num murmúrio, por causa da emoção:
«Sê fiel até à morte...»
voltando tranquila para o sertão que amaste,
certa de que a tua menina não erraria na escolha
 entre perder a vida e negar a Deus
pelo Qual tu deste a tua.
Ah! Caíta,  se os anjos abrissem uma excepção
e fossem contar-te que as portas de África
se abriram para os brasileiros
e que para lá seguiu como pioneira
a filha que a tua fé gerou!...
Sei que é impossível fazer maior a alegria
que estás gozando,
mas não posso  deixar de repetir, cantando:
- Alegra-te, Caíta, a colheita apenas começou!"

(Myrtes Mathias - no livro - Caminhos de Deus)

Nota explicativa:

A jovem missionária,  em África,  a que o texto acima se refere, é Valnice Milhomens...a quem tive oportunidade de conhecer, bem assim como muitos crentes  portugueses, quando esta amada irmã  esteve algum tempo em Portugal.

Quanto a Caíta - Margarida de Aguiar Natividade - nascida no estado do Maranhão, depois de  se preparar num Instituto de Treinamento Cristão, voltou ao sertão " para distribuir de graça, o que de graça tinha recebido." Gastou a sua vida lá, só saindo quando a sua saúde não lhe permitiu continuar.
Foi para  Tocantínia onde deu aulas de educação física numa escola, onde conheceu a jovem Valnice, por quem orava todas as noites.


terça-feira, 3 de abril de 2018

A BONDADE DE DEUS É ILIMITADA




«A vossa bondade é ilimitada;
tratais cada um de nós
como se não tivésseis mais ninguém
a vosso cargo e tomais conta de todos
como de cada um individualmente. »

(Santo Agostinho - no pequeno livro - As melhores Citações)

segunda-feira, 2 de abril de 2018

A "minha pereira", está de novo em flor

 "A minha pereira" está a novamente a ficar assim... florida.

«Escutai! Onde a minha pereira em flor se inclina,
por cima da sebe, sob o campo se espalha
sobre o trevo, as flores e as gotas de orvalho,
lá, na borda das ramagens, está o sábio tordo.                
Por duas vezes, canta, a mesma canção,
para que não pensem  que não é capaz de retomar
esse primeiro enlevo, esplêndido
e despreocupado.»
      (R.Browning)
No livro - A Alegria de viver com a Natureza - de Edith Holden)

domingo, 1 de abril de 2018

Porque hoje é Domingo - Dia de Páscoa - (483)


«Ao cair da noite, na altura da preparação do sábado, isto é, na sexta - feira à tardinha, apareceu José de arimateia...

....Pilatos entregou  o corpo de Jesus a José de Arimateia. Este foi despregá-lo da cruz e envolveu-o num lençol de linho  que tinha comprado. Depois sepultou-o num túmulo  escavado na rocha e rodou uma grande pedra para tapar a entrada. Maria Madalena e Maria mãe de Jesus estiveram a ver o lugar onde o tinham  sepultado.

   Depois de passar o sábado, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para ir pôr no corpo de Jesus. No domingo de manhã ao nascer do sol, foram ao  túmulo. Pelo caminho diziam entre si:  «Quem nos há-de retirar a pedra  da entrada do túmulo?»  E que a pedra era enorme. Mas quando lá chegaram viram que já tinha sido retirada. Ao entrarem no túmulo, viram lá dentro, sentado à direita, um jovem vestido de branco e ficaram muito assustadas. Mas ele disse-lhes: «Não se assustem! Vêm procurar Jesius de Nazaré? que foi crucificado. Ele resssuscitou. Já não está aqui . Vejam o lugar onde o tinham posto. Vão avisar Pedro e os outros discípulos e digam-lhes: Ele vai à vossa frente para a Galileia. Lá o hão-de ver, como ele vos tinha dito.»
   (Ev.de S. Marcos cap. 15 - vários versículos)

Nota pessoal:
De coração, desejo a todos os amigos que por aqui passarem hoje, um abençoado Domingo de Páscoa.
Aos que forem crentes, sugiro que façam como eu vou fazer. Usarei a saudação dos primeiros cristãos, que diziam quando se cumprimentavam:
«O Senhor ressuscitou. Aleluia! Verdadeiramente o Senhor ressuscitou.»