domingo, 31 de março de 2019

Porque hoje é Domingo (532)

 
Enquanto as mulheres iam a caminho, alguns soldados que tinham estado de guarda  ao túmulo voltaram para a cidade e foram contar aos chefes dos sacerdotes  tudo o que tinha acontecido, Então os chefes dos sacerdotes reuniram-se em conselho com os anciãos  e resolveram dar uma grande soma de dinheiro aos soldados e recomendar-lhes: «Digam que os discípulos  dele vieram de noite e roubaram o corpo, enquanto vocês dormiam. Se o governador chegar a saber do assunto, nós o convenceremos e feremos com que não vos incomodem com isso.» Os soldados aceitaram o dinheiro e fizeram  como lhes tinha sido dito. Foi assim que este  boato se espalhou entre os judeus e continua até hoje.
   Os onze discípulos partiram para a Galileia e foram para o monte que Jesus lhes tinha  indicado. Quando o viram, adoraram-no, mas alguns ainda duvdavam.
  Então Jesus aproximou-se deles e declarou: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos. Baptizem-nos  em nome do Pai e  do Filho  e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo quanto vos tenho mandado. E saibam que estarei  sempre convosco até aos fins dos tempos.»

    (Ev.de S. Mateus  cap.28: 9 a 20)
              Na Bíblia para Todos

sexta-feira, 29 de março de 2019

"Eu chamei-te amigo, disse Cristo.

                       Um presente lindo que recebi da amiga Sandrinha 
O amigo faz-te
ver
que o mundo é grande
e precisa
de muito amor.

O amigo abre
o seu coração
a todos os homens
e tu sentes o desejo
de abraçar a todos
com um amor 
sem limites. 
(No pequeno livro - AMIGO)

quarta-feira, 27 de março de 2019

"...Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram."


«Ele nunca os abandonou, mas eles, temendo covardemente por as suas vidas, fugiram dele no exato momento do início dos Seus sofrimentos. Este é apenas um exemplo didático da fragilidade de todos os cristãos,  se  forem deixados por conta própria; eles são, no máximo, como ovelhas que fogem quando o lobo aparece.Todos haviam sido alertados do perigo e tinham prometido morrer, ao invés de  deixar o seu Mestre; e, ainda assim,  foram tomados por  um pânico súbito e saíram correndo. Pode ser que eu,  ao iniciar este dia, tenha preparado a minha mente para suportar uma provação em nome do Senhor, e me imagino estar certo de demonstrar perfeita fidelidade, mas deixe-me desconfiar de mim mesmo, para que, por ter o mesmo coração perverso de incredulidade, eu não abandone  o meu Senhor como fizeram os apóstolos. Uma  coisa é prometer e outra bem diferente é cumprir. Teria sido  sua honra eterna estar ao lado de Jesus corajosamente; eles fugiram da honra; que eu não os imite! Onde mais eles poderiam estar tão seguros quando perto do seu Mestre, que poderia chamar doze legiões de anjos na mesma hora?  Eles fugiram da sua verdadeira segurança. "Ó, Deus,  que eu também não faça papel de tolo."  A graça  divina pode fazer de um  covarde, um bravo. O pavio fumegante pode  explodir como fogo no altar, quando o Senhor deseja. Esses mesmos apóstolos que foram tímidos como lebres, tornaram-se audazes como leões depois que o Espírito desceu sobre eles, e, da mesma forma, o Espírito Santo, pode fazer do meu espírito covarde um espírito corajoso para confessar o meu Senhor e testemunhar a Sua verdade.
   Que angústia deve ter envolvido o Salvador quando viu os Seus amigos tão infiéis! Esse foi um ingrediente amargo na Sua taça; mas aquela taça está seca; que eu não coloque  outra gota nela. Se eu abandonar o meu Senhor, vou crucificá-lo  outra vez e envergomhá-lo abertamente. "Ó Espírito bendito, guarde-me de um fim tão vergonhoso".»
   (Spurgeon - no livro - Manhã e Noite- a minha meditação de hoje de manhã)

domingo, 24 de março de 2019

Porque hoje é Domingo (531)


«Jesus disse ainda: Quando o Filho do Homem vier na sua glória, com todos os seus anjos,  estará sentado no seu  trono majestoso e todos os povos da terra se juntarão diante dele. Então ele há-de separar uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas das cabras. Porá as ovelhas à sua direita e as cabras à sua esquerda. E dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham abençoados de meu Pai!  Venham receber por herança o reino que está preparado desde a criação  do mundo. Pois eu tive fome e deram-me de comer, tive sede e deram-me de beber, era peregrino e hospedaram-me, andava nu e deram-me que vestir, estive doente e visitaram-me,  estive na cadeia e foram ver-me, ". Então, os justos hão-de replicar: "Senhor, quando é que nós te vimos com fome e  te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando é que nós te vimos como um peregrino  e te hospedámos, ou  nu e te demos que vestir? Quando é que nós te vimos doente ou na cadeia e  te fomos visitar ?" E o Rei lhes responderá: "Saibam que todas as vezes que fizerem isso a um destes meus irmãos mais  pequeninos, foi a mim que o fizeram." Depois dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Afastem-se de mim malditos! Vão para o fogo eterno que foi preparado para o Diabo e  para os seus anjos. Pois tive fome e não me deram de comer, tive sede e não me deram de beber, era peregrino e não  me deram hospitalidade, andava nu e não me deram que vestir, estive doente e na cadeia e não me visitaram." Estes hão-de perguntar também: "Senhor, quando foi que nós te vimos com fome, ou com sede, ou peregrinos, ou nu, ou doente, ou na cadeia e não cuidámos de ti? " O rei então há-de responder: "Saibam também que todas as vezes  que deixaram de fazer isso a um destes meus  irmãos mais pequeninos, foi a mim que o deixaram de fazer". Estes serão enviados para o castigo eterno, enquanto os que fizerem o bem irão para a vida eterna".

   (Ev..de S. Mateus cap.25:31 a 46)
         Na Bília pata Todos

sexta-feira, 22 de março de 2019

Lembrando "Alguém" que partiu há pouco.

Resultado de imagem para sobreiro carvalho
   Um belo carvalho - https://brigadadafloresta.abae.pt/
"Carvalhos que dais bugalhos
porque não dais coisas boas?
Cada um dá o que tem
consoante a sua pessoa."
 (Desconheço o autor.)

Nota pessoal:
Esta quadra foi recitada há pouco tempo,  por  a saudosa e amada irmã em Cristo, Maria do Carmo Faria Ramos, que partiu há pouco para a eternidade.
Publico-a aqui, em sua memória.

quinta-feira, 21 de março de 2019

ORAÇÃO POR O MEU FILHO


A minha grande amiga e irmã em Cristo - Missionária Márcia Venturini- que orou muito, muito...pelo seu filho, hoje, um grande homem de Deus.

ORAÇÃO POR MEU FILHO
«Dai-me um filho, Senhor, tão forte que conheça  a sua própria fraqueza; tão bravo que ao ter medo, se enfrente a si próprio; que seja, na derrota inevitável, orgulhoso e tenás, porém humilde e manso na vitória.
  Dai-me um filho cujos anseios não substituam as acções. Um filho que, conhecendo-vos, reconheça que o conhecimento de si mesmo é a pedra fundamental de toda a sabedoria; enviai-o, eu vo-lo peço, não pelo caminho do que é fácil e ameno, mas encontrando um desafio em todas as dificuldades e em todos os esforços; fazei com que ele aprenda a manter-se de pé nas tempestades e, nelas,  sinta compaixão pelos que tombam.
   Dai-me  um filho cujo coração seja límpido e cujas metas sejam altas; um filho que se domine a si próprio mais do que  domine os outros; que aprendendo a sorrir, não esqueça jamais quando e como chorar;  que estenda as mãos  para o futuro sem olvidar o passado..
    E, depois de possuir todas estas coisas, dai-lhes, vo-lo peço, bastante sentido de humor, para que,  tendo sempre seriedade, nunca se tome a sério demais.
   Dai-lhe humildade, para que jamais esqueça quanto é simples a grandeza verdadeira, dai-lhe o Espírito aberto da verdadeira sabedoria, a mansidão da força verdadeira.
  Só então eu, seu pai, ousarei murmurar: "não vivi em vão".
             (General Douglas Mac Arthur)

terça-feira, 19 de março de 2019

Oremos e apoiemos os nossos irmãos da Beira - Moçambique

Chókwè, uma cidade fantasma
      https://noticias.sapo.mz/
Somos povos irmãos, não sendo possível não sofrer e sentir, o terrível  desastre que desabou sobre  estas pessoas na cidade da Beira em Moçambique .O nosso coração está profundamente triste.
O que podemos nós fazer, aqui tão longe...para ajudar estas pessoas  no seu sofrer?
Creio que, pelo menos duas coisas podemos fazer...todos nós:
Orar, ou seja, interceder, junto do Deus de amor e de toda a bondade, por estas pessoas  que sofrem, e ainda  daquilo que temos...uns mais, outros menos... repartir irmãmente, para que o essencial não-lhes falte.  Como o podemos fazer? Estejamos atentos aos meios de comunicação social,  pois sei, que estão a ser postas em prática várias iniciativas, neste sentido.

Lembro o que diz a Sagrada Escritura sobre o assunto:

"Dêem  e ser-vos-á dado. Uma boa medida, calcada, batida e transbordante vos será  colocada no regaço. Pois a medida que usarem para os outros, será usada também para convosco."
       (Ev.de S. Lucas 6:38)

domingo, 17 de março de 2019

Porque hoje é Domingo (530)


Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam a vender e a comprar. Deitou ao chão as bancas dos que trocavam dinheiro e as  mesas dos que  vendiam pombas. Depois disse-lhes: «Deus diz na Sagrada Escritura: O meu templo será declarado casa de oração. Mas vocês transformaram-no em caverna de ladrões!»
   Alguns cegos e aleijados aproximaram-se de Jesus no templo e ele curou-os. Os chefes dos sacerdotes e os doutores da lei, ficaram irritados quando viram as maravilhas que Jesus fazia e ouviram as crianças a gritar no templo:«Glória ao Filho de David!» Por isso, perguntaram-lhe:«Ouves o que eles dizem?« »Sim», disse Jesus. E continuou:«Nunca leram  aquela passagem da Escritura que diz: Da boca dos pequeninos e das crianças de peito farei sair louvores?»
   E tendo- os deixado, saíu sa cidade e foi para Betânia, onde passou a noite.
       (Ev.de S. Mateus cap.21:12 a 17)
             Na Bíblia para Todos

sexta-feira, 15 de março de 2019

Portuguesa eleita a melhor enfermeira de Inglaterra

A sorridente enfermeira Sílvia Nunes.
«A portuguesa Sílvia Nunes venceu o prémio de "Melhor Enfermeira" de Inglaterra, na sexta-feira, data em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher. Foi à final com sete colegas, todos ingleses. Ganhou e isso enche-a, ainda mais, de orgulho.

"Não é o meu país e eles reconheceram o meu trabalho. Premiaram o trabalho, independentemente de ser inglês ou não e isso é muito bom! Quem me dera que Portugal reconhecesse as pessoas assim. Iam perceber que as pessoas trabalham com outro ânimo e com outra felicidade", afirmou, ao JN, a enfermeira de 34 anos, há cinco anos a viver em Inglaterra, acabada de regressar da gala que decorreu na sexta-feira à noite, em Birmingham.

Na nota que acompanha o prémio "The Good Nurse", o júri destaca-lhe as qualidades: "A Sílvia representa o melhor da enfermagem num ambiente de lar. É inovadora, criativa, apaixonada e faz tudo pelos utentes, pelas suas famílias e pela sua equipa. Dá às pessoas o valor e a dignidade que elas merecem. Esforça-se para promover a enfermagem de alta qualidade dentro de sua equipa e é um excelente modelo".»

  Texto e imagem de:  https://www.jn.pt/

Nota pessoal:
Confesso que senti uma imensa alegria ao saber da notícia.
Fui enfermeira durante  38 amos,  tendo concluído  o meu curso no ano de 1964, na Escola de Enfermagem do Hospital de Santa Maria - em Lisboa.
Realizei-me como enfermeira. Fiz "muitas coisas bonitas ..."

È uma profissão muito bela, muito digna, quando exercida com o coração e o saber.

Lamento profundamente,  que nos últimos anos, milhares de enfermeiros tenham sido forçados  a ir trabalhar para  fora de Portugal, como esta enfermeira que ganhou este prémio na Inglaterra. Lamento igualmente, que os enfermeiros estejam a ser tão mal tratados pelo governo português. Não é justo nem é sério. Eles não merecem  isso.

terça-feira, 12 de março de 2019

"...Amarás o teu próximo..."


"...Amarás o teu próximo..."
             Mateus 5:43

Amarás o teu próximo.Talvez ele nade em riquezas e você seja pobre e, vivendo em sua casinha humilde ao lado da mansão imponente dele, veja todos os dias suas posses, seu linho fino e seus sumptuosos banquetes. Deus concedeu a ele esses presentes, não cobice a sua riqueza e não tenha pensamentos ruins sobre ele. Fique satisfeito com a sua porção; se não puder ter mais e melhor, não olhe  para o seu próximo desejando que ele seja como você. Ame-o, e então, não o invejará.
   Talvez, por outro lado, você seja rico e perto de você morem os pobres. Não se abstenha de chamá-los de próximos. Você deve amá-los. O mundo os chama de inferiores. São inferiores em quê? São muito mais parecidos a você do que imagina, pois Deus "de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda  a face da terra." O seu casaco é melhor  do que o deles, mas isso não significa que você seja melhor. São homens e o que você  é mais do que isso? Esteja atento em amar o seu próximo, mesmo que ele esteja coberto de trapos ou mergulhado em profunda pobreza.
   Mas, talvez você diga: "Não posso amar meu próximo porque, apesar de tudo o que faço, ele retribui com ingratidão e menosprezo." Então há mais espaço para o heroísmo do amor. Você seria capaz de ser um guerreiro em cama de penas em vez de suportar a dura batalha do amor?  Aquele que ousar mais,  dverá ganhar mais;  e se o seu caminho de amor é difícil, trilhe-o ousadamente, ainda assim, ame o seu próximo no bem e no mal. Acumule brasas vivas sobre a sua cabeça e, se ele for difícil de ser agradado, procure não  agradá-lo, mas agradar o seu Mestre. Lembre-se de que se ele  menosprezar o seu amor, o seu Mestre não o menosprezará, e a sua obra  será tão aceitável a Ele  como se tivesse sido aceita  por o seu próximo. Ame o seu próximo, pois ao fazer isso, estará seguindo as pegadas de Cristo.
  (Spurgeon - no livro - Manhã e Noite)

domingo, 10 de março de 2019

Porque hoje é Domingo (529)


Cantar-te-ei, ó Deus,um novo cântico;
cantar-te-ei  louvores com harpa de dez cordas...

...Que os nossos filhos, na sua juventude,
sejam como plantas em crescimento;
que as nossas filhas sejam
como colunas esculpidas de palácios.
Que os nossos celeiros se encham completamente;
que os nossos rebanhos aumentem aos milhares,
ás dezenas de milhares nos nossos campos.
Que os nossos animais sejam férteis
e que não haja ataques nem perdas,
nem gritos da alarme nas nossas ruas.
Feliz o povo  a quem isto acontece!
Feliz o povo cujo Deus é o SENHOR!

  ( Salmo 144 :9 a 15)
   Na Bíblia para Todos

quinta-feira, 7 de março de 2019

Um pensamento de madre Teresa de Calcutá

Resultado de imagem para Madre Teresa de calcutá - imagens
"Tem sempre presente que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante mão muda: tua força interior."
                     (Madre Teresa de Calcutá)

terça-feira, 5 de março de 2019

À MINHA MÃE - Um poema de Afonso Lopes de Almeida

O lugar onde um dia a minha  mãe vai ressuscitar.

À MINHA MÃE

«Aqui minha alma cheia vês pulsando
De sonhos, cheia de poesia. Cheia
Como as águas do mar, que pela areia
Vão as túrgidas ondas espraiando.

Sentes aqui, onde o meu ser que anseia
Foi, em versos e lágrimas se vasando,
Minha alma em cada verso latejando,
Como  o sangue  lateja em cada veia.

Eis, porém, que a teus pés, todo me humilho,
Baixo os olhos de mãe para teu filho;
Que esse olhar me console e bendiga,

Todo me envolva num astral fulgor,
Minha mãe, minha mestra, minha amiga,
Três vezes minha mãe do meu amor.
 
   ( Afonso Lopes de Almeida
filho de Júlia Lopes de Almeida, que 
recitou estes versos no Dia das Mães em 
Porto Alegre, em 12 de Maio de 1016)
 .No Livro  - Mães de homens célebres

domingo, 3 de março de 2019

Porque hoje é Domingo (528)


Jesus entrou no barco, atravessou o lago e foi para a sua cidade. Trouxeram-lhe então um paralítico deitado numa enxerga. Ao ver a fé daqueles homens disse ao paralítico: «Coragem, meu filho! Os teus pecados te são perdoados.»  Nisto, alguns doutores da lei começaram a dizer consigo: «Este homem está a ofender a Deus!» Jesus percebeu-lhes os pensamentos e questionou-os: «Porque é que estão  a pensar mal no vosso íntimo? O que será mais fácil? Dizer: "Os teus pecados estão perdoados", ou dizer: "Levanta-te e anda?" Ficam pois a saber que o Filho do Homem tem poder na Terra para perdoar pecados.» E disse ao paralítico: «Levanta-te, pega na tua enxerga e vai para casa.» O homem levantou-se e foi para sua casa. Ao ver aquilo, a multidão ficou impressionada e louvava a Deus que deu tão grande poder aos homens.
      (Ev. de S. Mateus cap. 9:1 a 8)
            Na Bíblia para Todos