ORAÇÃO E TRABALHO
"Pedi...buscai..."
(Ev. S. Mateus cap.7:7)
Pedir e buscar são duas atitudes que traduzem oração e trabalho. Delas depende alcançar a meta, conquistar os ideais, atingir, por assim dizer, a própria felicidade.
Será a conjugação do esforço humano e o favor divino. As potências da Terra em harmonia com as potências do Céu. O homem a agitar-se no caminho da vida e Deus a conduzí-lo em rumo certo, numa síntese da filosofia da História.
Oração e trabalho significam ainda que o homem e Deus mutuamente cooperam.O divino Ser não faz o que compete ao humano ser; mas o que este não pode fazer Aquele faz em ajudá-lo.
Ou por outras palavras: Quando as forças do homem se esgotam Deus lhas renova, outorgando-lhe novas energias: "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, andarão e não se fatigarão".
Oração e trabalho são, portanto, os mais poderosos recursos de que o homem pode dispor, em relação às onímodas (ilimitadas) variações da vida, em sinergia de actividades físicas e espirituais. Ninguém deve empreender sem que tenha o coração preparado para orar.
O trabalho é fadiga, a oração é repouso; o trabalho é esperança, a oração é certeza; o trabalho é iniciativa, oração é confiança; o trabalho é objectivação de forças, oração é acúmulo de energias, o trabalho é contacto com o mundo, oração é contacto com o céu; o trabalho é aspirações; oração é a concretização de todas elas; o trabalho são todos os ideais humanos, a oração é a fusão de todos eles no propósito divino.
(Ler Ev. de S. Mateus 7:1 a 8)
S.J. Ribeiro - no livro - Ninguém falou como Jesus (1961)
|
Sem comentários:
Enviar um comentário