Plantei o arbusto pequenino. Cresceu, e já ultrapassou o telhado da casa da aldeia. |
"Com o coração do século XX, coração hipersensível, o sentimento é de uma delicadeza imponderável. Qualquer filigrana de dor, qualquer alfinete de desgosto é o suficiente para ferir, vibrar, exaltar. Hoje o coração é muito mais coração do que o coração dos séculos passados. Há por isso mesmo o perigo de essa hipersensibilidade mascarar e perturbar o raciocínio...
...Um coração bem educado é como uma imaginação bem educada - dá fulgor à personalidade. Num coração educado, o sofrimento cai e não encontra revolta, nem imcompreensão, nem balbúrdia, nem desconcerto; aí o sofrimento chega fertilizando o terreno, vitalizando-o, amadurecendo-o, semeando sementes novas, fazendo germinar sementes ocultas.
Na educação do coração há um elemento que dirige o programa. Esse elemento é a consciência.
O coração educa- se à custa da consciência. Uma consciência educada dá de presente ao homem um coração bem educado. E faz maravilhas, realiza actos que parecem impossíveis, com a máxima naturalidade.Por exemplo, uma mãe que passa a noite inteira embalando o filho. É um milagre vivo de consciência e coração. Dizemos-lhe:
- Mas, minha senhora, vá dormir, está cansada.
Ela responde-nos:
- Não, não há necessidade; não estou.
Essa mãe não tem apenas coração. Não tem apenas consciência. Tem ambas as coisas. E ambas harmoniosamente sintonizadas".
( João Mohana - no livro - Sofrer e Amar)
4 comentários:
Como vai Viviana? É verdade existem coisas que sao milagres mesmo. A harmonia precisa de uma luta constante para que possa permanecer dentro de nos e no nosso dia a dia. beijinho grande.
Boa tarde maninha linda e querida, ela, tarde, está verdadeiramente linda!!!...Que bom é, ter vida e luz nos olhos, para deliciada observar a vida, que pela mãe Deus se renova por todo o lado…O coração educado para admirar…E apreciar…Como diz o texto: Não tem apenas consciência. Tem ambas as coisas. “E ambas harmoniosamente sintonizadas”.
Beijinho e bom resto de encantador dia.
Olá, Fernanda!
Que alegria encontrá-la aqui!...
Estive anteontem a ver e a ouvir...o programa de rádio do Eduardo.
Chamei o meu marido para ouvir.
Que lindo! Gostámos muito!
Parabéns!
Amiga
Vou "caminhando"...o que é muito bom!
Obrigada pela visita e pela amizade
Um grande abraço
Viviana
Querida maninha Esperança
Realmente o dia esteve esplêndido!
Uma maravilha!
Sim, é preciso ter olhos para ver...tudo quanto o Pai-Deus Criador nos preparou.
Um beijinho e um bom dia
Viviana
Enviar um comentário