quinta-feira, 24 de maio de 2018

Lembrando Manuel Dias Pereira

O senhor Manuel Dias Pereira e eu num almoço convívio na Sociedade de Maceira - Pero Pinheiro

Como homenagem, a este grande senhor,  "Manuel da Música", como foi, e continua a ser conhecido, extraordinário amigo da "minha aldeia" - Maceira  - Pero Pinheiro, aqui publico uma das suas composições para o Grupo Coral cantar. 

AI FILHA!...

Quando era moça eu fui
Á Cegueteira lavar,
No caminho eu encontrei
Um rapaz de quem gostei
E que me disse a cantar:
                   I
                Eles
Ai filha , ó rica filha como és bela,
Ai filha, ó rica filha eu te adoro;
Ai filha, ó rica filha dá-me trela
Dá-me trela, ó rica filha , dá-me trela
Se não eu choro!...

                  II
                 Elas
Dei-lhe trela - já se vê -
E o namoro começou:
Lá fomos ao "bote" os dois
E nove meses depois
Houve um filho e ele me cantou:
           
              Eles
Ai filha, ó rica filha já sou pai
Ai filha, ó rica filha e tu és mãe:
Ai filha, ó rica filha isto vai,
Isto vai, ó rica, filha isto vai
Mudar também!...

                III
               Elas
O casamento se fez
E o nosso amor não parou,
Foram nascendo  mais filhos,
Novamente ele me cantou:

               Eles
Ai filha, ó rica filha nota bem,
Ai filha agora em casa mando eu,
Ai filha, ó rica filha és também,
És tambem, o rica filha, és também
Minha e eu sou teu!...

                IV
             Elas
Os anos foram passando
E a vida nos traz reveses,
E o entusiasmo de outrora
Ficou mais fraco agora
E ele  só  canta assim  ás vezes :

               Eles
Ai filha ó rica filha estou ´stafado,
Ai filha, já velhote vou ficando;
Ai filha, ó rica filhaestou cansado.
Estou cansado, ó rica filha estou cansado
Já não mando!...

                Todos
Agora somos idosos
E a vida vai para o fim,
E o cantar de antigamente
Já tem um sabor  diferente
Os dois cantamos assim:

Ai filha/o, ó rica filha/o,  a mocidade,
Ai filha/o,  ó rica filha/o,  já passou,
Ai filha/o, ó rica filha/o, com a idade,
Com a idade, ó rica filha/o com a idade,
Com a idade, ó rica filha/o,
Só a lembrança ficou!

Manuel Dias Pereira - no livro - VIVER A CANTAR
 (Canções do grupo Coral de Maceira)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.


Ao ler o poema do sr. Manuel, fui sorrindo, de engraçado que o achei

Ai filha/o, ó rica filha/o.....

Estão muito bonitos na foto :))

Viviana, já deve estar a descansar, por isso desejo-vos uma noite repousante.

E se por ai estiver como aqui, chuvinha de mansinho, vai ser ainda melhor.


Abraços e até amanha se Deus quiser.






Viviana disse...

Querida Rosa

Tem razão.
"O Sr. Manuel da música", era uma pessoa bem divertida.

Deixou-nos há cerca de ano... com noventa e muitos anos...e, sentimos muito a sua falta.
"O povo de Maceira como preito de gratidão, construiu-lhe um mausoléu belíssimo, de granito preto. Enfeitou-o, com notas musicais, douradas. Num espaço atribuído pela Junta à Sociedade Recreativa - "Os Alegres de Maceira".

Bem merece!

Um grande abraço e, um abençoado dia
viviana