terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O que pode acontecer quando gostamos muito...do nosso gato

  Isto é o Cacém. Eu não moro aqui. Moro no Bairro mais lindo que eu conheço: Mira-Sintra - Limpinho e cheio de Jardins e de Verde. Foto dawww.cm-sintra.pt

Há tempos, publiquei neste espaço, um texto  com o título: "Isto  é o Cacém" . E publiquei-o porquê? Porque  vivo em Mira-Sintra  que é uma das actuais quatro freguesias do Cacém, e tive o ensejo de o dar a conhecer.
Pois bem, passado bastante tempo de ter publicado este texto,  fui notificada pelo e-mail de uma visita , onde a  pessoa em questão deixou o seguinte comentário:

"Gosto muito do Cacém porque a minha gata veio de lá. Gosto muito dela e tudo o que lhe diz respeito adquire para mim uma dimensão especial. Imagino-a na rua perdida e assustada por uma qualquer rua do Cacém, uma senhora que não conheço que a levou para um gatil em Vila Franca onde fui um dia buscar dois ou duas gatos(as). Calhou-me esta linda gatinha preta e branca muito minha amiga que gosto muito, está comigo há 10 ou 11 anos e espero que continue muitos mais. Gosto tanto do Cacém! Terra onde nasceu a minha gata!"

Achei tão interessante!


Não sei se a Tânia - a dona da gata - conhece o Cacém; presumo que sim, porquanto mora a cerca de uns  trinta quilómetros daqui, nem tanto talvez. Ora acontece que o Cacém , do meu ponto de vista, não tem beleza nenhuma.É cimento, mais cimento, mais cimento. Eu pasmo como a Câmara de Sintra á época, anos sessenta...permitiu  tal construção.


Mas, no entanto, o amor por uma gata, pode levar a expressões com esta:

"Gosto tanto do Cacém! Terra onde nasceu a minha gata!"

:

4 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.
É sem duvida muito bom viver onde se gosta.

Não conheço Cacem, mas conheço Mira Sintra, e é realmente como diz, limpa, florida, verde e simpática..

Mas mesmo lindo "sem exagero" é a minha terrinha, e ainda mais a minha rua, sossegada até demais, tenho os pássaros, rolas, melros, cegonhas...há, e tem gatos (muitos) os que existem cá em casa e os dos vizinhos que vêm comer a comida dos meus :))

Agora a sério, aqui respira-se ar puro e tranquilidade, não gostava nada se por algum motivo tivesse que mudar.


Já agora um pensamento.

"O importante não é a casa onde moramos. Mas onde, em nós, a casa mora"
(Mia couto)

Viviana, tenha um bom repouso.
Abraços para todos.

dilita disse...

Olá Viviana!

Já não a "vejo" desde o dia dos seus anos (meu ultimo comentário).

Depois ouve a paragem, e eu ia cuscando, e nada, mas um dia a Viviana voltou!!! Tenho passado por aqui , só que ainda não tinha "botado palavra", calhou hoje.

Vou repetir-me para dizer que aprecio muito, tudo o que coloca no seu Lírios do Campo.

Seja muito bem vinda, e não "hiberne", porque para além de tudo, a Viviana faz-me falta.
Abraços, e um beijinho,
da Dilita.

Viviana disse...

Querida Rosa

Eu imagino ...um pouco...de muito não sou capaz...como deve ser bom e belo, esse seu lugar.

Já vi fotos...
Bonitas!

Sejamos gratos ao Pai por a benção do "nosso cantinho" e por o conforto do nosso abrigo.

Um abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Dilita
Olá, boa amiga!

Ah! mas é muito bom encontrá-la aqui!
Tinha saudades...

Ultimamente, por circunstâncias que entretanto surgiram...não tenho visitado os blogues amigos, como o seu.

Peço desculpa.

Irei fazê-lo brevemente se Deus Quiser.

Obrigada, muito obrigada por as palavras belas e amáveis que sempre aqui deixa.
São um estímulo para mim, creia.

O meu forte abraço
Viviana