domingo, 26 de maio de 2019

Porque hoje é Domingo (540)

Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, que era um dos chefes dos judeus. Durante a noite foi ter com Jesus e disse-lhe: «Mestre, sabemos que Deus te enviou para  nos ensinares. Ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.» Jesus respondeu-lhe: «Fica sabendo»,  respondeu-lhe,  «que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.» Nicodemos perguntou-lhe então: «Como é que um homem idoso pode voltar a nascer? Pode entrar no ventre de sua mãe e nascer outra vez?» Jesus respondeu: «Fica sabendo que só quem  nascer da água e do Espírito é que pode entrar no reino de Deus. O que nasce dos pais humanos é apenas humano, o que nasce do Espírito é espiritual. Não te admires por eu te dizer: é preciso nascer de novo. O vento sopra onde quer;  ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai.Assim acontece  também com aquele que nasce do Espírito.»
   Nicodemos insistiu: «Como é que isso pode ser?»  Jesus respondeu:«Tu és  um dos mestres do povo de Israel e não sabes estas coisas? Repara bem no que te vou dizer: quando falamos é porque sabemos e quando afirmamos alguma  coisa é porque vimos, mas não querem aceitar o que eu vos digo. Se não acreditam em mim quando vos falo das coisas deste mundo, como podem crer quando vos falo das do Céu? ninguém subiu ao  céu a não ser o Filho do Homem que veio do céu. Assim como Moisés levantou a serpente de bronze no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna.
   Deus amou de tal modo o mundo que entregou  o seu  Filho único, para que todo aquele que nele  crer não se perca, mas tenha a vida eterna. Não foi para condenar o mundo que Deus enviou o seu Filho, mas sim para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome  do Filho único de Deus.
   O motivo da condenação é este: a luz veio ao mundo, mas o mundo preferiu as trevas porque as suas obras eram más. De facto, quem faz o mal detesta a luz e foge dela, para que as suas obras não sejam descobertas; mas o que pratica  a verdade, aproxima-se da luz e assim mostra publicamente que as suas obras foram feitas segundo a vontade de Deus.»
         (Ev.de S. João cap.3: 1 a 21)
                 Na Bíblia para Todos

Sem comentários: