domingo, 25 de abril de 2021

Porque hoje é Domingo (630)

.

E aconteceu que de seguida, Jesus ia de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, proclamando e anunciando a boa nova do reino de Deus e os doze iam com ele...

...Estando reunida uma grande multidão e vindo «pessoas» ter com ele de todas as cidades, disse esta parábola: «Saiu o semeador a semear a sua semente. E enquanto ele semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, foi  pisada e  os pássaros do céu comeram-na. Outra caiu sobre a rocha e, depois de ter germinado, secou por falta de humidade. Outra caiu no meio dos espinhos, e os espinhos, crescendo com ela, sufocaram-na. Uma outra caiu em boa terra e, uma vez nascida, deu fruto centuplicado...

...O  significado da parábola é este: a semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem, mas em seguida vem o diabo e tira-lhes a palavra do coração, para não se salvarem, acreditando. Os que estão sobre a rocha são os que, ao ouvirem, recebem a palavra com alegria; e estes não têm raiz, estes que acreditam por algum tempo e afastam-se na hora da provação. A que caiu entre espinhos são aqueles que ouviram, mas, indo pelo seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza, pelos prazeres da vida e não chegam a dar fruto. E a que caiu em boa terra são aqueles que em «seu» coração, bonito e bondoso, a conservam  e dão fruto na perseverança.

(Ev. de S. Lucas 8:1 e 4 a 8)

Na Bíblia de Frederico Lourenço

2 comentários:

Rosa disse...

São muitas as tentações, os espinhos,a secura da terra, as pedras...que muitas vezes nos fazem perder a "semente" da Palavra.

O nosso olhar distrai-nos, o nosso querer atraiçoa-nos, a nossa vontade esmorece...e vamos perdendo a semente, deixando que seja pisada, sem deixar enraíze, amadureça e dê fruto.


Pedimos-Te, Senhor, que nos faças "terra" boa para receber a Tua Palavra.

Que A saibamos, depois de colhida, transmitir e levar aos outros.


"A que caiu em boa terra são aqueles que em «seu» coração, bonito e bondoso, a conservam e dão fruto na perseverança".


Boa semana

Viviana disse...

Querida Rosa:

"Junto á sua, a minha voz:"

Pedimos-te, Senhor, que nos faças "terra boa" para receber a tua Palavra.

Que A saibamos, depois de colhida, transmitir e levar aos outros."

O meu abraço
Viviana