sábado, 16 de fevereiro de 2013

"A Vida é folha que cai"

Somos frágeis folhas caídas. A foto é minha. Tirei-a junto á Ribeira das Jardas. 

Há uns dias, lancháva-mos aqui em casa, eu, o Miguel, a Inês e o Nuno.
O Miguel pegou no jornal, pousado ali ao lado, e  folheando  algumas páginas, reteve-se numa noticia que lhe chamou a atenção e que dizia que um jovem de dezoito anos tinha morrido  junto de numa paragem de autocarro, depois de um carro   ter embatido  na paragem e ter feito cair um  poste que caiu sobre o jovem, que passava  no momento, tendo-lhe provocado a morte.

Nesse mesmo dia, eu, que já tinha visto passar a notícia em roda- pé, na televisão, vi outra notícia, também em roda-pé, que dizia: "Um homem morreu por ter sido atingido por uma árvore". Soube um pouco mais tarde que esse homem de 63 anos, tinha contratado alguns homens para derrubarem algumas árvores numa sua propriedade, não muito longe de casa. A certa altura o homem lembrou-se de ir ver como estava  a decorrer o trabalho  e foi quando assistia  ao derrube de uma árvore  que morreu quando ela lhe caiu em cima.

Ainda no mesmo dia, passou uma notícia na televisão, que dava conta da morte de uma menina de cerca de 9 anos, que estando em cima de um tractor que tinha participado num corso carnavalesco, e que se dirigia  para casa com outras crianças, no dito tractor. A certa altura, o tractor deu um salto na estrada e a menina caiu do tractor tendo sido apanhada por a roda do mesmo, o que lhe provocou a morte.

Estes três casos foram comentados por nós  á mesa do lanche. Foi então, quando o Miguel disse: "Estão a ver como a vida é tão frágil!? Estes três, decerto, ao acordar para mais um dia, não pensaram que para eles seria o último. É por isso, que, sendo a vida tão frágil, temos que estar preparados para partir a qualquer momento". Eu, acrescentei:  Possívelmente, estas três pessoas  que partiram sem estar á espera, teriam planos para viver uma vida longa e morrer de velhos".

Quando o Miguel diz que "temos que estar preparados",  ele quer dizer que temos que ter resolvido o nosso problema do pecado, pelo facto de todos sermos pecadores e  sózinhos, por nós, não conseguirmos resolver esse principal problema humano. Deus, o Senhor, resolveu esse problema enviando o seu filho amado,  o Senhor Jesus Cristo, para levar o nosso pecado, morrendo lá na cruz do Calvário. Só temos mesmo é que, reconhecendo os nossos pecados, aceitar o sacrifício de Cristo em nosso lugar e recebê-lo no nosso coração como nosso Senhor e Salvador.
Feito isto, "fazendo as pazes" com Deus, estaremos em paz connosco próprios e através da sua presença em nós, na pessoa do Espírito Santo, Ele, orientar-nos-á e nos levará a estar em paz com o nosso próximo e também com a naureza. Logo, a estarmos preparados para partir quando chegar a nossa hora.

8 comentários:

dilita disse...

Olá Viviana!

Sempre certa nas suas reflexões, e seus propósitos também.
Bom resto de sábado,noite tranquila, e Domingo com chuvinha, que se traduz num dia de paz e de calor em casa, em familia,em beleza.
Beijinho.
Dilita.

manuela pacheco disse...

Ola Viviana
Li este seu escrito e muito me fez pensar, e tenho medo e sei que não estou preparada para partir. Obrigado por se ter lembrado de mim no seu mail.Preciso de ajuda para voltar a encontrar Deus e a mim própria.Um grande abraço.
Manuela

Maria disse...

Amiga, é isso mesmo.
O Miguel foi sábio no que disse e muito oportuno.
Na verdade, é nossa obrigação estar atentos e alertar outros para o assunto do pecado e da reconciliação com Deus, pois não sabemos quando é chegada a hora da partida...
Beijos e um alegre Dia do Senhor.
Shalom!

Rosa disse...

"Temos que estar preparados"

É muito certo,mas vamos sempre adiando esse pensamento!

Como disse alguém, devíamos viver o dia como se fosse o ultimo, e esse pensamento nos afastaria das coisas e acções menos próprias e dignas.



"O homem fraco teme a morte, o desgraçado a chama; o valente a procura. Só o sensato a espera".

( Benjamin Franklin )

Viviana, tenham um calmo e feliz fim de semana.
Bjs

Viviana disse...

Querida Dilita

Obrigada pela visita e por as suas palavras tão amáveis.

Sim, amiga, estou preparada para a chuvinha que deverá chegar amanhã.
No pino do verão...onde habitualmente estamos 4 ou cinco meses sem chuva...sentimos bem a falta dela...
Agora, creio que apreciaríamos mais o sol!

Mas Deus é que sabe.
Ele está no controle.

Uma boa noite e um bom Domingo
Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Querida Manuela
Olá, amiga

Que bom encontrá-la por aqui!

Entendo. Entendo muito bem.

Desejo muito que possa continuar lutando, sem munca desanimar.

Vamos ter fé..

Uma boa noite de descanso e um bom Domingo, amanhã

Um grande abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Mimi, minha boa comadre e amiga

Ah! como nós sabemos que é preciso estar vigilantes e atentos!...

A nossa passagem é breve e há tanto que fazer!

Que o Senhor nos ajude e nos dê a noção da urgência de partilhar o seu imenso Amor.

Beijos e um bom Dia do Senhor

Viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Amiga linda ...

Vamos caminhando a nossa distância...cientes que o tempo é breve...e que temos uma missão importante a cumprir.

Seres frágeis...imperfeitos...mas com aorientação e direcção do Santo Espírito, aqui estamos nós..ao serviço e ao cuidado do SEnhor.

Sigamos e prossigamos!

Tenham uma boa noite de repouso e amanhã um abençoado Dia do Senhor

Beijos para todos
Viviana