terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Para a minha Mãe, com muito Amor


 A minha mãe.
Faz hoje cento e dois anos (10/12/1911) que em Bompland, Oberá, Missiones, Argentina, a minha avó  alemã, Olga  Shevartz, e o meu avô  Finlandês,  Alvar Ossian Bengelsdorff, receberam  directamente das mãos de Deus, o  Criador e Senhor da vida, uma menina, a quem  deram o nome de Jenny Uarda,  a primeira  de dez filhos: cinco rapazes e cinco meninas.
Com  vinte e cinco anos de idade a Jenny, casou com um português, José Baltazar Regueiras, um minhoto, emigrado, em 1927. Deus deu-lhe quatro filhos: A Esperança, a Viviana, Teresa e o João Serafim.

Que dizer da minha Mãe?

Uma mulher extraordinária! Lutadora, trabalhadora, empreendedora!
Uma mãe exemplar! Quanto cuidado, quanto amor, quanta entrega e dedicação!?
Uma crente fiel, que durante toda a sua vida se orientou pelos princípios do evangelho de Cristo, passando-os aos seus filhos e, sempre, até aos seus últimos dias de vida, testemunhou e partilhou com todos os que dela se abeiravam, o amor inegualável de Cristo. Não entrava ninguém na sua casa  sem ouivir a leitura da Palavra Sagrada, que permanecia junto de si, á mão de abrir e partilhar. A sua Biblia "gorda" de tanto manusear, toda marcadinha, com a sua bela caligrafia, lá permanece em cima da mesa da sala, pronta a ser aberta e lida por quem lá entrar. O seu hinário, tem dobradinhas as pontas das páginas, nos hinos seus preferidos, que ela com uma voz muito suave e meiga, tanto gostava de cantar!

Tanto que a mãe gostava de flores!

O seu jardim, lá está. As árvores que ela plantou estão enormes! Uma das últimas que ela  já não conseguiu plantar,  e pediu-me que o fizesse, é um pé de Lima- limão! Nesta altura do ano, está tão carregadinha de frutos, tão carregadinha,  que os ramos pendem para o chão! Creio que nunca produziu tanto com este ano! E, para maior beleza, simutâneamente, está cheio de flores brancas, perfumadíssimas, cujo cheiro se espalha por todo o espaço envolvente. Olho para á arvorezinha e penso: Como a mãe gostaria de a olhar, assim, tão bela!?
Os seus vasos com ciclames. estão todos por ali, a florir, cada um na sua côr. Tão lindos! O abacateiro, de que ela tanto se orgulhava, cresceu, cresceu, ultrapassou já o telhado da casa! O pé de rosa-de -santa Tetrezinha, que estava num vaso junto á janela do quarto dela, mas que não se estava a desenvolver como ela desejaria, e por isso um  dia disse-me: "Viviana, minha filha,  pegue naquele vaso e retire a planta e plante-a no canteiro abaixo do passeio, juntinho ao tronco do abacate. Ponha ela lá".
Eu fiz tal como ela disse e plantei a roseira junto do tronco. Rápidamente, começou a desenvolver-se e, hoje trepou por cima da ávore, está lá bem no alto toda florida de um tom de rosa suave, tão perfumada e tão linda que é uma maravilha olhar. Com este sol de outono e com a chuva que veio  reavivaram todas as plantas do jardim! Está tudo novamente florido como se tivesse chegado a primavera.
Ah! se a mãe estivesse cá, para ver!

Não está. Está num lugar bem melhor e muito mais bonito que o seu jardim florido!
Está junto do  seu Senhor a quem ela tanto amava e tanto procurava alegrar e servir!
Descansa dos seus trabalhos.

Ao pensar na minha mãe, os olhos marejam de lágrimas de saudade!
Porém o coração está em paz, calmo, tranquilo...e profundamente agradecido ao Pai por a mãe  extraordinária que Ele me Deu!
Obrigada, pai querido por eu ter nascido da Jenny, por ela ser a minha querida mãe.

Obrigada, mãe querida, por todo o amor, ternura, cuidado e exemplo com que me cuidou, com que me ajudou a ser a pessoa que sou. Muito, muito lhe devo.

Até logo

A gente encontra-se um dia destes

9 comentários:

Maria disse...

Logo que abri o blog dei de caras com a Nena e tive de sorrir...

QUE MENSAGEM MAIS LINDA!

Claro que não preciso de acrescentar nada, mas, ainda assim, testemunho:
o quanto a memória da Nena é merecedora desta homenagem;
a alegria que sinto por ter podido conhecê-la;
a recordação da sua desenvolta tranquilidade.

Saudade Nena, mas que belo legado deixou!

Manuela Pacheco disse...


Olá Viviana, como gostei do seu texto, é lindo! Também eu há 40 anos arás, fui mãe de um rapaz o Rui e uma menina a Rita, neste mesmo dia. Quem me dera que eles um dia se pudessem lembrar de mim como a sra. recorda a sua mãe. O Rui está em Itália e a Rita em Espanha e quase não sei nada deles!Um grande abraço.
Manuela

Avozinha disse...

Engraçado: não sabia que o nome original dela era Jenny... Só a conhecia por D. Juana... Não esqueço a forma carinhosa e sorridente como ela sempre me abordava e o seu interesse em todas as histórias da juventude...

esperança disse...

Que bom!!!...Ver a carinha da nossa querida mãe!!!...E reviver toda uma longa e cheiinha vida….Que saudades!!!...

Só agora me foi possível vir aqui. Desfrutei com carinho e gosto, todas as palavras da tua linda homenagem, relembrando deste dia tão especial do aniversário da nossa muito querida mãe. Faço meu, tudo o que escreveste…
Eu acho que todas as mães são especiais, e cada um pensa que a sua mãe é a melhor. Eu não fujo á regra, acho que a nossa mãe foi a melhor mãe do mundo!!!...Para mim, em muitas coisas, ela foi única!!!... Como muito bem dizes: ela era extraordinária!!!!...Admiro-a tanto!!!...

Sim, todos que entravam na sua casa, ouviam a leitura das Sagradas Escrituras, (até nós, os seus Filhos), e como sabes, também é verdade, que não saia ninguém sem tomar chá ou café com um biscoito uma bolachinha, ela tinha sempre…. O Chá e o café, era feito logo de manhã, em duas grandes cafeteiras, e dali se ia bebendo durante todo o dia; era uma maravilha!!!...Eu sempre que lá ia não perdia o cafezinho tão bom!!!...Tão dela!!!... Quando vou á nossa Teresinha, mato saudades, pois como ultimamente era ela que fazia que fazia o café á nossa mãe, aprendeu as quantidades exactas, é igualzinho. Eu não o sei fazer, a nossa irmã já me ensinou, mas não sai igual.

Essa roseira de santa Teresinha que plantaste como a mãe te disse, é na realidade um encanto!!!... Fui lá com a minha Maria, quando cá esteve de férias, e fiquei maravilhada!!!... Com o manto de cachos de rosinhas em botão, e outras abertas, por todo o lado… Por cima do abacateiro e das outras árvores. Agora não sei como está, tu sabes, pois vais lá com a nossa Teresinha, todas as semanas, mas naquele dia, estavam lindíssimas!!!...E não só essa roseira, tudo estava lindo!!!...Nunca me vou esquecer… Até a Maria esta maravilhada!!!... Como te contei na altura.

Maninha querida, tomo a liberdade de usar o teu cantinho, para me despedir de todas as tuas amigas, e muito especialmente daquelas que já são minhas amigas também, pois vou para a Suíça ver os meus tesouros maiores do mundo, a minha filha e os meus netinhos. Desejo um Santo e Feliz Natal a todos…E faço votos para que o Novo Ano, traga saúde, e alegria de viver a todos os que por aqui passam.
Esperança


Viviana disse...

Querida Mimi

Sim, sabe muito bem como era a "nossa Nena".

Nena, foi o nome carinhoso porque era tratada, primeiro, na casa dos pais e depois por nós, seus filhos , por amigos muito chegados como o caso da Mimi.
Ela gostava de ser assim tratada.

Obrigada, boa amiga por a suas doces palavras

Um forte abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Manuela

Pois, eu já sabia, mas não estava recordada que os "seus gemeos" faziam anos no mesmo dia da minha mãe.

Os meus parabéns para a mãe!

Agradeço, de coração, as suas amáveis palavras...tocaram-me muito.

Quanto ao Rui e á Rita...Parabéns para eles! Que o Senhor os guarde e oriente, cada um na sua vida, lá longe.

Para a Manuela, o meu carinho, a minha amizade e a minha compreensão.

Um forte abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Eunice

É verdade! A Eunice conhecia bem a minha mãe!
Obrigada por a suas palavras carinhosas.

Um abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Tu como filha mais velha ainda te lembras melhor da nossa mãe, do que eu. Sobretudo lá na Argentina de onde vieste com sete anos...e eu só com quatro...

Ah! quanta gratidão existe no teu, no meu,do Serafim e da Terezinha... corações...por esta mulher escolhida por o Deus de amor, para ser nossa mãe!

Então, chegou a hora da abalada..lá vais para a Suiça.
Dá muitos beijinhos meus á Susaninha, á Maria e ao Alexandre.

Que o Senhor vos acompanhe e dirija,

Que a estadia seja agradável.

Um beijo
Viviana

Sandra Veneziani disse...

Olá, vim visitar teu cantinho e te oferecer: os cartões: de Natal e de 700 seguidores.Te agradecer por fazer parte da minha lista de amigos.
Com o meu toque de carinho e amizade-San