sábado, 24 de maio de 2014

Ah! quantas saudades do guarda-rios...

Mas que lindo é  o guarda-rios!

As fotografias são do Humberto Ramos,  do blogue - http://humbertophoto.com/

Muito obrigada, por as ter partilhado- e ter permitido que as usasse aqui, neste espaço.

Ando com uma imensa vontade de "encontrar um guarda-rios".
Via-os em criança, nas margens do rio Lis, em Leiria, e na vala, junto da casa onde vivia.
Mais tarde, jovem, contemplava-os nas margens do rio Mourão, em Maceira - Pero Pinheiro.
Por último, era frequente encontrá.los nas margens da minha linda e amada Ribeira das Jardas, aqui, perto de casa em Mira-Sintra.
Um dia, várias pessoas começaram a "fazer hortas" naquele espaço precioso e ainda tão preservado da mão do homem...Foi assim que a pouco e pouco, e muito...nos últimos anos, o meu querido guarda-rios desapareceu para nunca mais ser visto, por ali.
Hoje é tudo hortas, lonas, madeiras, latões e, quanta coisa mais, usados para dividir as hortas, destruiram  a beleza daquele espaço. Antes, ia lá com frequência, com os filhos e os sobrinhos pequenos, adolescentes e ainda...já jovens.
Hoje, não tenho prazer algum em ir lá .Está tudo estragado.

Porque será que onde o homem põe a mão, estraga e destroi?
Não deveria antes preservar e proteger a natureza e aquilo que um bem comum?
Ah! mas quantas saudades eu tenho do guarda-rios!

2 comentários:

dilita disse...

Olá querida Viviana

E tem razão ter saudades do lindo passarinho, o guarda rios.Também habitava nos salgueiros das margens do rio Mondego em Montemor-o-Velho, e até os viamos num pequeno curso d'água desviado do rio, uma vala que atravessava a Vila. Actualmente o rio já foi levado para longe e a vala soterrada. E os passarinhos? Infelismente não sei...
Também recordo as Arvéolas, sempre a saltitar;- eu morava frente à vala.
Dizem que o homem é o maior predador da Natureza- secalhar é verdade.

Beijinho, e bem estar para si.
Dilita

dilita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.