terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dolmen Monumento - em Pavia - Portugal

Dolmen Monumento em Pavia - Alentejo - Portugal. Fonte da imagem: www.panoramio.com

Dolmen monumento, em Pavia – Portugal

«Se há terra portuguesa com idade que se conte seguramente por milhares de anos, essa é Pavia. No seu Largo do Terreiro, a dois passos da Igreja de S. Francisco, aqui está um dos maiores dólmenes, monumento nacional bem conservado…e com uma capela dentro. Naturalmente esta certidão de nascimento não indica data rigorosa – cinco mil anos? Quantos séculos, mais, quantos séculos menos? - mas o facto de estar aqui este monumental túmulo colectivo é prova bastante da existência do povoado em tempos neolíticos….

…Não se sabe é quando foi incrustada a capelinha de S. Dinis, de qualquer maneira antiquíssima e referenciada em documento de 1625. De uma arquitectura populista faz elevar-se do capelo dolménico uma pequena cruz e modesto campanário. Mesmo com aviso prévio ao visitante, a original simbiose surpreende e enternece.
Aliás Pavia toda, na sua tocante simplicidade, provoca simpatia, exemplar na sua fidelidade ao tipo de terra alentejana, branca e limpa, onde se mantem a sabedoria do gosto tradicional.
Vem-lhe o nome – muito moderno para tão antiga povoação – do italiano Roberto Pavia, que chefiava um grupo de imigrantes vindos no século XIII a pedido do rei português a povoar estas terras, então recém-conquistadas. Alguns deles foram mais tarde para a aldeia de S Manços, onde fundaram morgadio, mas o nome da terra ficou.»

No livro – As mais belas vilas e aldeias de Portugal - da Verbo

Sem comentários: