segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Palavras de um irmão, para um irmão que partiu para a Eternidade

O amado Pastor Daniel Machado,  que mora agora no Céu.
O amado Pastor Daniel Machado chegou ao fim da sua jornada terrena e  partiu ao encontro do seu Senhor, a quem amava desde criança e a quem serviu durante toda a sua longa vida.
O seu irmão Eliseu Tito, sobre o mano Daniel escreveu:

O OUTRO LADO DELE
Foi um Pastor Evangélico

Quando se é reconhecido como guia espiritual, inspiração de fé, de muitos que por ele passaram, em todos os seus anos de ministério pastoral.
Quando a base  de toda a acção é uma fé  sentida vivida esclarecida, numa sintonia estranha com Deus, construída com as outras substâncias, esperança e amor, tudo envolvido  num sentimento, fortemente positivo, de gratidão enorme, e nós reconhecendo que ele viveu assim, assim como quis, alegremente, nessa sua estrada de convicções, em teste permanente, só nos podemos alegrar por ele ter cá vindo.

Foi embora, como nós iremos indo, mas sem esquecimentos de última hora, sem lhe faltar nada na bagagem, com todas as credenciais eesenciais.

Quando me chegou o conhecimento (15 de Setembro  - 014) que a sua alma tinha deixado o corpo, visualizei,  todo o dia e depois, a alegria  dele, sendo recebido pelos seus e meus também, e provavelmente por aqueles que ele inspirou, mostrando-lhes Deus.

E mais, a chegada àquele espaço, de outra natureza,, tantas vezes imaginado, falado, ansiado, por ele também, o mais abrangente de Deus, onde o corpo das dores já não empata nada,
onde se recebe o abraço maior que não pode ser mais abraço
e se encontra a concretização dos sonhos máximos
numa total integração com o divino.

Foi o meu gozo, é, continua a ser, o olhar de que ele estava  e está a usufruir, a alegria mais autêntica, a descompressão humana, a festa dele, como se fosse minha.

Do corpo, como depósito da alma, já não podíamos esperar mais..

Nestes tempos sempre se fala no outro lado: E a perda e a saudade,  a falta?
Tento saltar, passar, criar, sentir e adaptar-me à nova realidade.

"Não fixo a data dos meus mortos
não celebro mortes
celebro vidas
Nos sorrisos dos que me foram me transporto
Porque os seus sorrisos
Estão nas datas todas".

    Eliseu Tito Machado

Pai da minha nora Joana, avô das minhas netas Clara e Luz, sogro do meu filho João e...meu grande amigo.
Obrigada, muito obrigada, por ter escrito e partilhado isto  comigo e por permitir que eu partilhe com os meus amigos que por aqui passam.
O meu grande abraço

2 comentários:

esperança disse...

Maninha muito querida…

Primeiro vi a foto do Pastor Daniel Machado, que já está com Deus. Não como eu o conheci, ainda muito novo, fixei-o bem, e os traços são os mesmos. Depois fiquei curiosa? E comecei a ler…E a ficar arrepiada, cada vez mais…Memo muito! Até que um arrepio de frio me percorria todo o corpo, especialmente as costas.
Gostei muito de ler o que o irmão Tito que conheci na mesma altura; escreveu o que lhe vai no coração…Em OMENAGEM ao seu irmão Daniel.


Viviana disse...

Querida maninha Esperança

É verdade.
São de extrema beleza estas palavras de um irmão para o irmão.

O Tito é assim...

Uma alma nobre e bela!

Um beijo
Viviana