terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Do Grande Livro dos Portugueses - Margarida de Abreu

.Margarida de Abreu - Professora e Coreógrafa .
Nos últimos tempos, tenho ouvido importantes figuras internacionais, a última, foi anteontem, o Senhor Embaixador da Alemanha em Portugal,  salientar, na sua entrevista, que nós, os portugueses, temos de acreditar mais em nós; outros, ingleses, a residir no Algarve, dizem que não valorizamos o que temos.Daí, fiquei a pensar, dando-lhes razão, que era altura de eu, neste humilde espaço, pôr em evidência portugueses que se salientaram pelos seus feitos e por a sua pessoa.
Não é que já o não tenha feito aqui, nestes sete anos de blogue, mas  tenciono, acerca do assunto,  focar o tema  com mais assiduidade.

«Margarida de Abreu, Professora e coreógrafa. Nasceu em Lisboa em 26, 11, 1915, e faleceu em Lisboa em 29, 9, 2006.

Diplomou-se no Conservatório Nacional, em Lisboa. Especializou-se em Genebra,  Viena, Londres e Berlim. Em 1939 passou a ensinar Bailado no Conservatório Nacional de Musica de Lisboa; em 1945 fundou o Círculo de Iniciação Coreográfica. É a fundadora do bailado Clássico em Portugal. Ao seu apurado sentido estético e rítmico alia sólida formação musical. As suas coreografias caracterizam-se por um estilo fluente, dotado de grande qualidade bailatória.Tem dado o seu contributo de coreógrafa para grande número de óperas e de espectáculos teatrais».

   ( No Grande Livro dos Portugueses - Circulo de Leitores)

           Homenagens a Margarida de Abreu

«Em 1979 é feita Comendadora da Ordem da Instrução Pública a 21 de dezembro, e recebe o troféu da Casa da Imprensa. No ano seguinte recebe a Medalha  Almeida Garret, no TNSC. Em 1988 recebe o Troféu do semanário, Se7te e dois anos depois, 1990, recebe a Medalha de Mérito Artístico pelo Conselho Brasileiro de Dança. A 25 de Outubro de 2005 recebe o "Prémio Annualia da Editoral Verbo" na sala Siaca do CCB,  em Lisboa, pelas mãos do Presidente da República Dr.  Jorge Sampaio".

   Eis um bilhete, de um dos seus muitos espectáculos, no Teatro Nacional de S. Carlos em Lisboa

 (http://pt.wikipedia.org/wiki/)

Sem comentários: