sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Filhos que não honram os pais

"Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele" - Provérbios 22:6
 Fonte da imagem:http://www.conhecimentosdopai.com 

«Na actualidade o conceito tradicional de família tem sido posto em causa de todas as maneiras possíveis. Uma realidade que se tem vindo a constatar, ao longo desta última geração, é que os pais tendem a sentir uma profunda insegurança no seu papel de educadores. O conhecido conselheiro familiar americano, James Dobson realizou um inquérito nesta área e obteve respostas tais como:

"Não sei lidar com os problemas dos meus filhos."

"Não consigo fazer com que eles se sintam seguros e amados".

"Perdi a confiança na minha capacidade de os educar".

Nunca aconteceu noutras épocas  os pais e as mães se sentirem  tão abertamente culpados pelos problemas dos filhos. Se lhes dão muita atenção, sentem que talvez tenham sido demasiado possessivos. Se lhes dão mais autonomia, sentem que talvez os tenham neglicenciado.  Se castigam pouco, sentem que houve ausências de normas. Se castigam muito, aceitam com facilidade a acusação de serem ditadores. No momento em que o filho adolescente diz que deve ter a mesma liberdade que os outros têm para ir à discoteca, por exemplo, os pais facilmente se sentem culpados se não o deixam ir.

Hoje  facilmente se considera errado agum tipo de orientação religiosa. Pai e  mãe vêm os filhos chegar aos 14 ou 15 anos e acham que já devem propor que eles optem livremente se os querem acompanhar à Igreja. Até se sentem culpados quando lhe lêem  histórias da Bíblia que envolvem o julgamento de Deus através das guerras, do Antigo Testamento, por exemplo. Ou quando lêem  as palavras de Jesus acerca do juizo final e o castigo eterno reservado para aqueles que não o aceitam. Qualquer conversa sobre o mundo futuro é considerada pedagógicamente inadequada, por tentar impor princípios religiosos através do medo.

É facil mostrar evidências que confirmam a impressão que a falta de convicção e insegurança por parte dos pais são exploradas pelos filhos. Tendem a gerar, em primeiro lugar, falta de respeito, e a seguir rebelião.
O livro de Provérbios encoraja-nos a lutar com mais firmeza e convicção, mesmo quando os filhos começam a desviar-se de algumas das nossas indicações. A sua promessa universal é:

"Ensina ao menino  o caminho  que deve seguir, e assim, mesmo quando ficar velho, não se afastará dele".
   (Provérbios 22:6)

No livro - Ética Cristã para Hoje - De Alan Pallister e Samuel Cerqueira


2 comentários:

Rosa disse...

OLá Viviana.

Concordo que é cada vez mais difícil educar os filhos.

Mas não nos devemos anular dessa responsabilidade.

Podem não entender, ou não aceitar de bom grado os ensinamentos e regras que lhes impomos agora, mas mais tarde entenderão e agradecerão o termos insistido.
É muito certo o que lemos no livro dos Provérbios

"Ensina ao menino o caminho que deve seguir, e assim, mesmo quando ficar velho, não se afastará dele".
(Provérbios 22:6)

Confiemos, e peçamos a sabedoria para melhor os orientar.


Viviana, bom fim de semana.
Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

é como diz, amiga.

É difícil!
Mas, como crentes em Cristo e tendo o Senhor Deus como nosso Paizinho muito amado e muito amigo, ele nos dará a sabedoria para o fazer.
Não foi o Senhor que disse?:
"Pedi e dar-se-vos-há"
Então?...

Um abraço minha boa amiga, e um lindo, feliz e abençoado DIA DO SENHOR.
viviana