terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Entrámos em Dezembro - o último mês do ano

Fonte da imagem: blog.encontresuaviagem.com.br.

DEZEMBRO

Dezembro era o último mês do ano romano,  que se dividia em dez meses.
Os saxões chamavam-lhe "winter- monath", isto é, mês de Inverno e também "heligh-monath" ou mês santo, dado que o Natal caía neste  mês. O solstício de Inverno ocorre a 22 de Dezembro, quando o sol passa pelo trópico de Capricórnio.

DIAS FESTIVOS

25 de Dezembro - Natal
31 de Dezembro - Noite de fim de ano.

Adágio - Natal verde, cemitério cheio

Cotovia voando - Fonte da imagem: pt.dreamstime.com
... Surge depois o exército de estrelas:
     os vizinhos vales, secos ou húmidos,
ficarão cobertos de belas flores, com a primavera.
E quantas vezes, as musas matinais, hão-de ver
as cotovias levantar voo dos prados  de giestas.
E as teias- de- aranha brilharão entrelaçadas, orvalhadas,
    Quando as margaridas desaparecerem,
o inverno cobrirá  os prados  de neve prateada...

     (R.L. Stevenson )

Texto - no livro - A Alegria de Viver com a Natureza
de Edith Holden

2 comentários:

dilita disse...

Olá amiguinha Viviana

Que linda que é a cotovia! Eu nunca vi nenhuma na Natureza.
Lindos os seus textos, sempre a favor da paz, da beleza natural, e do bem, que é a maior riqueza que existe.

Muito obrigada pela visita no meu Birras e pelos comentários em todos os textos, eu gostei, parece que ouço a sua voz a falar comigo...

Um dia destes talvez me resolva a escolher alguns dos textos que aqui tenho, e outros que guardo, e os reúna num livro... a Viviana dá-me força, o meu marido também, e a minha filha Isabel até já falou disso há algum tempo, e prometeu ajuda. O sr. da Tipografia é quase um amigo - já não falta tudo - parece que eu é que sou "nhurra"

Beijinhos amiga, um bom dia com melhor saúde.
Dilita

Viviana disse...


Querida Dilita

Obrigada pela sua apreciação acerca do que aqui vou publicando.
Coisinhas simples...

Mas que interessante... diz que ao ler os meus comentário parece que ouve a minha voz a falar consigo?
Que engraçado!
Sabe, que outras pessoas me têm dito a mesma coisa, ou coisa parecida?

Enfim. isso faz-me sorrir.

Quanto ao seu livro, boa amiga, creio que seria uma boa ideia. Creio que muitos gostariam de ler os seus escritos.
É que tem uma forma de escrever atraente e muito clara.
Está ver, afinal não sou só eu que tenho essa ideia.

Desejo-lhe uma boa noite
Um abraço
Viviana