sábado, 5 de novembro de 2016

Ainda, do livro de António de Sèves - Leomil

Num momento de repouso, olhei a estante à minha frente, repleta de livros "escolhidos" por mim, da nossa preciosa biblioteca geral, cá de casa, e os meus olhos "bateram" num livro de aspecto muito antigo, que aprecio muito e não me canso de  me debruçar sobre aquela forma tão bela e tão especial de escrever, do seu autor.
Para não ser maçadora, apenas vou seleccionar algumas  paràgrafos de um determinado capitulo que surgiu diante dos meus olhos.

Ei-los:

" O dia foi-se passando - e acentuando os dourados de todas as côres de Outono. Chovia oiro dos soitos. Brilhavam, debaixo d ´oiro, as parras roxas das vinhas. Iam estreladas  d `oiro, as aguas mornas dos rios. Chispava  oiro a caruma caída dos pinheiraes. Havia veludos doirados no musgo seco dos muros. Eram
d´oiro desbotado os restolhos dos centeios.  D `oiro cobre os feeitaes.
D`oiro os penhascos e os tojos no verde - oiro das lameiras.  Bogalhos d`oiro os ouriços. Lâminas d`oiro vermelho as folhas das cerejeiras. D`oiro as altas carvalhas, sósinhas p`los picôtos. Altares  doirados as lombas e as cumieiras das serras. e de pó  d`oiro moído, a brilhar  de baixo d`àgua, a sintilação da luz que,  de vale a vale  estravasava...
As  pombas brancas da Vila passavam ás vezes em bandos. Algum vulto de pastor parava  p`los  outeiros. Duas raparigaças, aparecendo d`entre as vinhas , trigueiras, ancas roliças, vieram lavar, no rio, as pernas, ás gargalhadas. Um tiro de caçador levantou ecos brandos.»

  ( António de Sèves - no livro - Leomil - 1921)

Sem comentários: