segunda-feira, 15 de maio de 2017

A Banda da Força Aérea Portuguesa actuou ontem em Mira-Sintra.

A mostrar DSC_0357[1].jpg
Aspecto da assistência - Os que estavam à nossa frente. 
A Banda da Força Aérea Portuguesa. Vendo-se ao centro o Maestro da mesma -Rui Silva.

Aspecto da Casa de Cultura de Mira-Sintra - Lívio de Morais
ACTUAÇÃO DA BANDA DA FORÇA AÉREA - EM MIRA - SINTRA  

Ontem, domingo 14, a Casa da Cultura de Mira-Sintra - Lívio de Morais,  teve o privilégio de receber,  para um Concerto, a Banda  da Força Aérea Portuguesa, dirigida pelo  jovem Maestro Rui Silva.
O acontecimento foi inserido na Celebração dos dois anos da atribuição do nome, de Lívio de Morais, à Casa da Cultura que já existe desde  o dia 30 de Junho de 2008.
Durante estes nove anos, aconteceram coisas muito importantes  e dignas de registo, na Casa da Cultura. Isto, por iniciativas de um grande homem - seu Director - Dr. Joaquim Leite - uma pessoa mesmo  adequada ao cargo que ali ocupa.

Confesso que nunca tinha assistido a uma actuação da Banda da Força Aérea Portuguesa, porém fiquei rendida ao seu nível e categoria. Tive oportunidade de no fim do concerto falar com o seu maestro - Rui Silva (ignoro a patente)  a quem agradeci, o excelente trabalho apresentado. E, duma forma muito especial, um Obra do compositor argentino Alberto Ginastera, apresentada pela primeira vez, num grande Teatro de Buenos Aires - Argentina - terra onde nasci e, onde na altura, vivia... numa "chacra", com os meus pais e a minha irmã Esperança. Eu tinha na altura 3 anos. A obra do autor argentino, era dedicada à vida nas "chacras" da Pampa argentina. Recordo a minha vivência  na nossa "chacra" em Missiones e, impressionei-me ao ouvir, e sentir a música, pois ela reflectia na perfeição, a nossa vivência lá.

  Sem dúvida, que ontem, pudemos viver momentos muito tocantes e belos, graças à Banda da Força Aérea Portuguesa. Estou-lhes muito grata e reconhecida.

A assistência,  bastante numerosa, era constituída essencialmente por pessoas de cabelos grisalhos...como eu. Viemos viver neste belo e tranquilo bairro de Mira-Sintra, há cerca de 42 anos. Viemos inaugurá-lo. Os nossos filhos cresceram aqui,  casaram, ou, por outros motivos foram "à  sua vida" para outros lados e, ficámos nós, os idosos,  aqui, de onde não queremos sair, pois sentimo-nos lindamente neste espaço. Que o bom Deus nos conserve por aqui muito tempo!

Quanto ao Dr. Lívio de Morais, que deu o nome à nossa Casa da Cultura há dois anos, não o conheço, pois não mora aqui no bairro, mas, segundo dizem, é uma pessoa da cultura e com competência para o cargo. Esteve presente, ontem,  e usou da palavra para falar dos seus projectos para a Casa da Cultura.

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

Adoro.
Adoro musica, bandas, coros, à capela e...

A frase não é minha, mas achei-lhe graça "a musica é o oxigénio da alma"

Eu digo, é o que nos faz sonhar, meditar, nosso alento na tristeza, nossa companhia na alegria...

Não consigo pensar na vida sem estar rodeada da musica...


Viviana, espero que esteja bem e desejo um bom fim de tarde.

Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Eu sei...eu sei!
Quanto a música paz parte da da sua vida e da sua alma!
Que bom!
Como eu a compreendo, boa amiga.
Sou um pouco mais ou menos assim, também.
A música faz parte de mim.

Obrigada
Um grande abraço
Viviana