quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

BEIJO PERDIDO - Um poema de Pedro Homem de Mello

O Poeta, Professor e Folclorista português Pedro Homem de Mello .

BEIJO PERDIDO

«Quando subiste a escada
Desse palácio antigo
O meu olhar ergueu-se
Para subir contigo.

Quando subiste a escada
De mármore polido,
O meu olhar subiu
Atrás do teu cestido...

Como a escada era leve
E o mármore rosado!
E o meu olhar subiu,
Seguiu-te  extasiado...

Mas quando te voltaste
Já desdenhosa e fria,
O meu olhar desceu
A longa escadaria...

Foi-se esconder na rua entre as sombras desertas...

E nada vi  cruel nessa noite sem fim,
Como aquele palácio, a rir-se para mim,
Com as portas abertas!»

   (Pedro Homem de Mello - no livro - Segredos -  1953)

4 comentários:

esperança disse...

Boa tarde maninha muito querida, oxalá estejas bem.

Muito lindo, e cheio de sentido.

Gosto e admiro Pedro Homem de Melo, foi bom recorda-lo

Beijinhos

dilita disse...

Salta à vista a sensibilidade poética do grande Pedro Homem de Melo!
Como eu aprecio a sua poesia, e como lamento que não se promova nada para o recordar. Como seria bonito e enriquecedor um espectáculo que integrásse folclóre e a sua poesia. Há tanta gente a dizer bem poesia e a sua obra é tão vasta... Difícil só seria a escolha.
Mas..........
Querida Viviana,sempre eximia na escolha,obrigada pela partilha.
Beijinhos.
Dilita

Viviana disse...

Querida maninha Esperança:

Obrigada por o teu comentário.

Eu sei! Eu sei que gostas do grande poeta Pedro Homem de Mello.
Também admiras e aprecias, tal como eu, o seu trabalho como Folclorista!

Como era lindo ver os seus programas na RTP?

Um abracinho
Viviana



Viviana disse...

Querida Dilita


Concordo consigo, boa amiga.

Que sensibilidade poética?
E os ranchos folclóricos?
Quanta alegria!

Pena, que como diz, ninguém apareça para o recordar e apresentar os seus poemas e o seu trabalho...

Pode ser que...algum dia, surja alguém corajoso e sábio...

Um abraço e, obrigada por a sua visita
Viviana