sábado, 28 de abril de 2018

Futuro Perfeito - um poema de Vitorino Nemésio

 O saudoso poeta e escritor português - Vitorino Nemésio . Fonte da imagem: https://www.rtp.pt/

O Furturo Perfeito

             Á minha neta Anica

A neta explora-me os dentes,
Penteia-me como quem carda.
Terra da sua experiência,
Meu rosto diverte-a, parda
Imagem dada á inocência.

Finjo que lhe como os dedos,
Fura-me os olhos cansados,
Intima aos meus  próprios medos
Deixa-mos sossegados.

E tira, tira puxando
Coisas de mim, divertida.
Assim me vai transformando
Em tempos da sua vida.

  (Vitorino Nemésio)
 No  Almanaque Bertrand

2 comentários:

esperança disse...

Como gosto de Vitorino Nemésio!

Li o poema que nos ofereces, com o coração e com a mente a reportar-me ás cirurgias no João Pedro, que ficava com a barriga toda vermelha, e aos meus penteados, preparados com as molas da roupa e tantas outras coisas mais...Hoje, muito doces! cá para os velhotes.

Maninha doce e querida, como nós as duas, nos entendemos bem!!! As coisas para dizer e recordar, entre nós, não têm fim. (uma diz mata, a outra diz, esfola).

O frio, o vento e a chuva voltaram, para meu gosto está normal, pois diz o pove: Abril águas mil.

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Creio que é bom recordar este saudoso poeta...

E o poema diz-nos tanto!

A minha neta de 4 anos...gosta de ser minha médica.
Deito-me em cima da cama e ela dá-me "picas", trata as feridas, massaja...eu sei lá!

Quanto a nos entender-mos bem...também acho que sim.

Um abraço e uma boa noite de descanso
viviana