terça-feira, 6 de novembro de 2007

O julgar os outros



Cresci, a ouvir o meu saudoso pai, ler no Evangelho e ensinar-nos, sobre o cuidado que devemos ter em julgar os outros.Bem cedo decorei estas palavras: - Não julgueis para que não sejais julgados - .Creio que por isso, sou muito sensível quando fazem de mim juízos de valor, que sinto serem errados... è das coisas que mais me magoa. Evidentemente que, como humana que sou, tambem erro neste ponto.Mas posso dizer que procuro, com a ajuda de Deus na minha vida, ser cuidadosa acerca deste ensinamento de Jesus.Entristece-me quando vejo pessoas que acredito bem formadas e com responsabilidades em sectores importantes da comunidade, tão fácilmente fazerem juízos de valor acerca de outros que, muitas vezes nem sequer estão presentes para se defenderem...Mas que coisa! Porque é que nós deveremos de ser assim!?Afinal, apercebo-me de que aquilo que nós criticamos nos outros... é precisamente o que nós fazemos e, ainda por vezes pior...Eu, no que me toca, apesar de ser cuidadosa neste aspecto, dou por mim a ser exactamente igual aos outros que eu condeno!Mas que grandes lições que eu tenho aprendido!Cito um exemplo: Há uns anos atrás, ainda estava na vida profissional activa, ia ajudar uma determinada pessoa das minhas relações, nas lidas caseiras. Uma coisa que eu "achava muito mal"...imaginem... era essa pessoa ter sempre um monte enorme de roupa para passar a ferro, dentro de um roupeiro. Eu, estando empregada e tendo uma família "grande", não tinha montes de roupa para passar. Como fui injusta! Eu, pensando bem, nem tinha nada que ver se ela tinha ou não montes de roupa para pasar a ferro!...Se eu a queria ajudar, só tinha mesmo era que ajudar.Sabem uma coisa? - Há um tempo a esta parte, por causa da minha artrite nos pulsos, só "aguento" a passar a ferro, não mais que 20 ou 30 minutos... logo, eu tenho quase sempre, senão sempre... "um monte" de roupa para passar dentro de um roupeiro... e, reparem agora, cada vez que abro a porta do roupeiro, e vejo "o monte" para passar, imediatamente me lembro do meu julgamento acerca da tal pessoa... è infalível! Então penso: Como eu fui injusta e mázinha! Afinal, cretiquei e, eu sou precisamente igual.Conforme as decadas da minha vida vão passando, e já lá vão quase 7... peço ao Senhor meu Deus que me livre de cometer este pecado , tão frequente, e que magoa tanto as pessoas.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito bom!
1 beijinho