sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Os ninhos


Os ninhos dos passarinhos sempre me fascinaram.Quando criança, juntamente com o meu irmão, palmilhávamos todos os olivais e bosques á volta da nossa casa, sempre com o intuito de encontrar mais um ninho.Trepávamos ás árvores, algumas bem altas... para os ver.Lembro-me de um grande e alto pinheiro bravo, onde havia um grande ninho.Para chegar lá acima tinha que ser abraçado ao tronco, com os pés descalços, subindo, subindo.Sendo educados nos princípios do Evangelho, nunca por nunca ser nos passou por a cabeça tirar um ninho ou os passarinhos. Nós só os queríamos ver.Um dia preparava-se uma grande chuvada e eu lembrei-me de um ninho onde haviam nascido dias antes, quatro pequenos pintassilgos. Ficava num olival distante. Então eu, começo de correr e levo um trapinho para tapar os passarinhos antes que começasse a chover e, tapei-os...No caminho de volta para casa apanhei um grande chuvada e molhei-me toda, mas estava muito feliz. Ainda hoje aos 66 anos fico toda empolgada quando vejo um ninho. Agora no Outono, com as árvores despidas de folhas, quando vou caminhar pelos campos ando "de cabeça no ar" a ver se vejo algum.Como sabem, os pasarinhos todos os anos constroem ninhos novos, pois os velhos são abandonados depois de os filhotes levantarem vôo e irem á vida deles, e é de esses ninhos "velhos" que eu ando á procura, e tenho uma pequena colecção.Não muitos, talvez uma dúzia deles. Assim, se os meus amigos puderem contribuir para aumentar os meus ninhos... fico-lhes muito agradecida.


OS NINHOS


Os passarinhos

tão engraçados,

fazem os ninhos

com mil cuidados.


São para os filhinhos

que estão para ter

que os passarinhos

os vão fazer.


Nos bicos trazem

coisas pequenas,

e os ninhos fazem

de musgo e penas.


Depois lá têm

os seus meninos,

tão pequeninos

ao pé da mãe.


Nunca se faça

mal a um ninho,

á linda graça de um passarinho!


Que nos lembremos

sempre tambem

do pai que temos,

da nossa mãe!


(Afonso Lopes Vieira)

1 comentário:

Flora Maria disse...

Também tenho coleção de ninhos que encontrei abandonados !!!
Os de beija-flor são lindos, sempre com paina macia forrando-os.
Beijo