segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conhecem a Rocha - Portugal?

                                 As instalações da Rocha - Cruzinha- Ria de Alvor - Algarve

                                                Observação e protecção das aves é um dos objectivos

Já estive lá várias vezes e há muito que me tornei associada. É uma organização Ambiental de cariz Evangélico que eu muito  valorizo e aprecio; e como acabei de receber "notícias fresquinhas"  decidi publicá-las aqui.

Deixo aqui alguns dados

O que é a Rocha?

A Rocha é uma organização internacional cristã de conservação e defesa do ambiente, fundada em 1983.
Comprometida em fazer uma pesquisa cientifica séria com o objectivo de conservar zonas e espécies importantes e em fazer uma campanha activa na conservação de habitats, com a cooperação das comunidades locais, escolas, organizações governamentais e outras organizações de defesa do ambiente não governamentais.
Recebe no seu Centro durante todo o ano, estudantes e voluntários de todo o mundo que são treinados nas diferentes áreas dos seus estudos, com ênfase numa vivência comunitária intercultural.
A Ciência e a Educação Ambiental são duas das ferramentas utilizadas para  formar boas consciências, sentido critico e melhor cidadania ambiental.
A Equipa da Rocha é multicultural, multidisciplinar e multifuncional.

Retrospectiva 2012

O ano de 2012 foi verdadeiramente abençoado para A Rocha Portugal! Foi um ano abençoado porque foi vivido de joelhos, na presença e na dependência de Deus!
Neste ano, quis o Senhor ensinar-nos mais acerca da nossa caminhada de obediência com Ele e dar-nos marcos, sinais da sua graça e do seu cuidado. As duas tremendas vitórias legais na luta pela verdade e justiça perante a destruição da Ria de Alvor; o lançamento do projeto eKlogia no esforço de aproximar as comunidades de fé e as populações urbanas no cuidado pela Criação; e uma Direção Nacional renovada com elementos desde há muito desejados, são apenas três marcos – três lugares – para nos ensinar e nos fazer lembrar da Sua fidelidade. Ler mais (+) 


Celebrando e Agradecendo os 30 anos d’A Rocha Portugal

No próximo outono de 2013 cumprem-se 30 anos desde a chegada a Portugal do Peter e da Miranda Harris - os fundadores d’A Rocha - com a sua família.
Nestes 30 anos, muitos colaboradores, muitas vidas, muitos caminhos se cruzaram a conhecer mais e a aprender sobre o Criador e sobre a Criação. A Rocha evoluiu de um pequeno e pioneiro centro Cristão e comunitário de estudos ambientais no sul de Portugal para uma organização internacional, com projetos em 19 países e cinco continentes.
Durante o próximo ano de 2013, estaremos a lançar novos projetos, ferramentas e parcerias para o futuro que esperamos venham a marcar os próximos anos da nossa caminhada, mas sobretudo, estaremos a celebrar e a agradecer o que Deus tem feito nas nossas vidas ao longo destes 30 anos. Marque já na sua agenda o dia 19 de Outubro de 2013, para celebrar connosco, com o Peter e a Miranda, e com toda a família d’A Rocha no sítio onde tudo começou! Ler mais (+)

EKlogia – o concretizar de um sonho

Em Fevereiro de 2012 A Rocha, em parceria com a Sociedade Bíblica assistiram à concretização de um sonho comum: o lançamento inaugural do road-show eKlogia na cidade de Beja, iniciativa que se repetiu até agora também nas cidades de Alcobaça, Évora e Faro.
Em todas as cidades tivemos o privilégio de contactar com várias comunidades cristãs locais e contribuir para o esforço de aproximar as comunidades de fé, as populações urbanas e as autarquias na preocupação comum de cuidar dos jardins que Deus nos deixou para viver e desfrutar. Depois destas mais cidades se seguirão em 2013, mas não podemos deixar de agradecer ao nosso Deus a sua fidelidade e respostas às orações. Ler mais (+) 


A Rocha Alcobaça

Com o empenho da família Reis foi criado, há um ano, um grupo local d'A Rocha: "A Rocha Alcobaça". A ideia é simples: expandir o nosso trabalho em todo o país.
Diversas eventos foram realizados ao longo deste ano, e o mais recente, organizado no dia 1 de Dezembro foi o “Viva a Nossa Floresta”: um passeio por uma floresta típica do concelho. Recolhemos bolotas, sementes e conversámos sobre o valor único das nossas árvores e arbustos. Vamos germinar as sementes e plantá-las, ou nos terrenos de cada um, ou em terrenos públicos. Ler mais (+) 


A Rocha EcoServices

Trabalhar em prol da conservação da natureza está no coração d’A Rocha. Mas também temos muito prazer em fazer observação de aves e quando o fazemos com pessoas que também amam aves e querem apoiar o nosso esforço de conservação, é uma alegria.
Se se identifica connosco e gosta de fazer observação de aves junto de um grupo de amigos, porque não se inscreve numa das nossas semanas de Birdwatching em 2013? Consulte a nossa página para obter mais informações. Ler mais (+) 


A Rocha – mais que uma associação, uma família

A Rocha, mais do que uma organização, é uma família. Uma família alargada presente em 19 países; uma família que partilha dos mesmos valores, visão e missão; uma família que tem como objectivo cuidar e preservar! Não conhecemos todas as pessoas envolvidas no trabalho d’A Rocha a nível internacional, algumas entram e saem sem que cheguemos a ouvir falar delas. No entanto, temos como certo que cada vida que dá de si a este movimento é crucial para o crescimento do nosso trabalho global! Ler mais (+)

2 comentários:

Maria disse...

Que bom ter aqui testemunhado acerca deste excelente trabalho.
Infelizmente nunca consegui ir até lá, mas quem sabe umn dia o farei. Conheço alguns irmãos colaboradores e considero uma obra de excepção.

Obrigada e beijos para vocês.

Rosa disse...

Olá Viviana.
Não conhecia ainda este belo trabalho.
Tanta coisa de bem que é feita na fora dos "palcos"
Parabéns, continuem firmes como a "rocha"


"Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso."

( Tsai Chih Chung )

Abraços Viviana.