terça-feira, 31 de julho de 2012

"Os meus mares", onde gosto muito de estar

É pleno verão:
Sol, céu azul, luz, muita luz!
Mar, muito mar! Portugal "está cheio" de mar!

Eu tenho o"meu mar" aqui perto. ...
Sintra tem muito mar...
onde eu me sinto muito bem
e onde gosto muito de estar. 
para onde me escapo sempre que posso.
Nunca me canso do meu mar.

                                     O "meu mar" das Azenhas

                                      O "meu mar" do Magoito

                                     O "meu mar" da Samarra

                                        O "meu mar" da Adraga


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Triste-Feia é........o nome de uma rua da encantadora Lisboa

É verdade. Soube ontem, pela televisão, que na encantadora cidade de Lisboa, há uma rua que se chama :Triste-Feia. Só isto. Nem sequer tem a palavra rua.

                                       Lisboa - Triste-Feia (Alcântara)

Eis a sua história, segundo os registos da Câmara Municipal de Lisboa:

Freguesia: Prazeres
Início do Arruamento em: confluência da Rua Maria Pia, Rua da Costa e Rua Prior do Crato.

Historial:

Segundo Norberto Araújo, esta era a designação popular desta artéria que foi depois municipalizada e que evoca a moradia nesta ladeira de uma rapariga pouco favorecida pela beleza. É um topónimo antigo cuja data de atribuição se desconhece. Para esclarecer o significado do topónimo citamos Appio Sottomayor na sua comunicação às 3ªs Jornadas de Toponímia de Lisboa - «A Toponímia das Ruas que o não são»- : « E ficou para o fim aquela rua sem indicação de rua que tomo como a mais reveladora da delicada poesia natural que brotava de quem punha nomes aos sítios lisboetas. Fica esta em Alcântara, paredes meias com a estação de Alcântara Terra e é irmã siamesa da Rua da Costa. Chama-se, muito singelamente, Triste Feia. O nome desencantado teve, no entanto, honras de citação pelo poeta António Nobre, quando este escreveu: 'Ó Lisboa das ruas misteriosas!/ da Triste Feia, de João de Deus,/Beco da Índia, Rua das Formosas/Beco do Fala-Só (os versos meus...)'. Da mulher que foi a Triste Feia não se sabe o nome exacto nem , rigorosamente, o tempo em que viveu. O que se sabe ao certo é que foi o povo, foram os seus vizinhos quem imortalizou as suas características. Diz a tradição que ali moraram três irmãs, sendo duas delas raparigas normais e com o viço próprio dos verdes anos; a terceira, porém, possuía feições tão pouco agradáveis à vista que os rapazes que passavam em busca de conversadas fugiam comentando : 'que focinho de porca!', 'que medonha seresma!'. Claro que as irmãs casaram e ela ficou sozinha, vendo chegar a velhice e agravar-se a fealdade. Mas, ao que rezam as crónicas, a simpatia nada tinha a ver com os atributos físicos. Assim, muita gente vencia a relutância por um ser tão feio e conseguia entabular conversa e até quase travar amizade. Mas a vida da pobre era passada quase sempre sentada à sua porta, numa melancolia doente. O certo é que morreu - e ninguém a esqueceu. Ficou o sítio conhecido pelos desagradáveis atributos da mais notável moradora. E Triste Feia se manteve até hoje. sem o designativo de rua que não precisa.»

 No blogue:  http://urbanusdetalhes.blogspot.pt/
   

domingo, 29 de julho de 2012

Porque hoje é Domingo (209)

      
                                                    Florinhas na Casa de Deus - Igr. das Boas - Novas -Amadora

«Peço, em primeiro lugar, que todos façam a Deus orações, pedidos, súplicas e acções de graças por todos. Oremos pelos que governam e exercem a autoridade, para podermos viver em paz e sossego, louvando a Deus com dignidade e todo o respeito. Assim é que deve ser e esta é a vontade de Deus, nosso Salvador. Ele quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. É que há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, que é homem e deu a vida por todos.»

I Epístola de S. Paulo a Timóteocap.2:1 a 5)
  (A Bíblia para Todos)

sábado, 28 de julho de 2012

Choca-me e revolta-me a frequência com que acontecem os acidentes mortais nos locais de trabalho

Há anos e anos, que me revolto, com a frequência e o elevado número de "operários"que são vitimas de acidentes  mortais  nos locais de trabalho, por falta do cumprimento da  parte das empresas, das regras e condições de segurança, ou por falta de fiscalização  de quem tem essa responsabilidade. São acidentes demais! Não pode ser!
E depois, as desgraças acontecem.Têm direito a um dia de notícias nos jornais e televisões, notícias "frias", que caem logo no esquecimento; nunca vejo um comentador na televisão... e são aos montes...para comentar tudo e mais alguma coisa, sobretudo casos políticos, como "um dito" de um governante, que "dá pano para mangas" para semanas ou meses de discussão; e não vejo alguém  entendido no assunto, a comentar, para  Denunciar, Responsabilizar e principalmente Para Prevenir, estes terríveis casos.

É que a vida de uma pessoa é importante demais para ser destruida  com esta facilidade. Quantos orfãos (geralmente são operários jovens) quantas viúvas, quantas mães, a chorarem estes seus entes queridos?
Quem se importa com isso?
Anteontem foram estes dois, provavelmente para semana serão outros dois, que ficarão soterrados numa vala de uma obra, ou que cairão de um andaime ou de um viaduto em construção...
                                         A fábrica Atlantiques Meals . em Coruche - onde morreram os dois operários

Depois, bem, depois, há 230  deputados que se sentam nas confortáveis e caras cadeiras da Assembleia da República, que foram eleitos, segundo a lei, para representar os cidadãos, que se assim fosse de verdade, seriam os primeiros a denunciar a frequência destas mortes  e a defender estes operários pobres.
Todos - enchem a boca - com os mais pobres e mais desfavorecido da sociedade, e não vejo ninguém, da direita á extrema esquerda,  a trazer o tema das numerosas mortes em acidentes de trabalho, a ser tratado ou discutido por estes que estão lá para o fazer.

Eu sinto que alguma coisas terá que ser feita rápidamente.
Não é justo, isto tem que parar.
Nunca fui para rua para uma manifestação...mas por esta causa estou pronta a ir, se isso servir para mudar drásticamente esta tragédia das mortes por acidentes de trabalho, dos operários do meu país.

Aqui está a notícia:

«Dois trabalhadores, de 20 e 34 anos, morreram hoje ao final da manhã soterrados por farinha num acidente numa fábrica de Coruche, disse à agência Lusa, fonte da GNR.
"Os trabalhadores estavam a proceder à limpeza dos silos quando houve um desabamento de farinha. A operação durou menos de uma hora, mas quando se conseguiu chegar até aos operários, estes já estavam sem vida", explicou a mesma fonte.
Os técnicos da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) estiveram no local a fim de averiguar as circunstâncias em que o acidente mortal aconteceu.
A empresa Atlantic Meals informa na sua página da Internet que se dedica à secagem, armazenagem, processamento e comercialização de arroz e de milho destinados a vários tipos de indústria».


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os meus Hinos queridos (9)

                          Hinário - Cantor Cristão - Fonte da imagem: http://batistamemorialnavirai.webnode.pt


                                                 O Missionário William Entzminger
       
Desde bem pequenina que tive a benção de aprender a cantar muitos e belos hinos cristãos. O  meu Hinário, bem velhinho, tem 577 hinos, dos quais eu sei a maioria, de memória. Habitualmente, canto sem o Hinário.
São Hinos muito queridos...cada vez mais queridos!
Sinto profundamente as mensagens quando os canto.
Eles elevam a minha alma até  junto do meu Senhor...
Daí, serem tão importantes para mim.
Hoje, publico neste espaço mais um desses hinos.
Tenho pena de não poder colocar a música, que é belíssima!

Hino - Minha Pátria para Cristo

«Minha Pátria para Cristo - cantado há cerca de um século pelos batistas brasileiros - merece destaque por traduzir tão perfeitamente o sentimento de paixão pela pátria.
Nascido em dezembro de 1859, na Carolina do Sul, EUA, Willian Entzminger se converteu aos doze anos de idade. Ao ouvir testemunho de um missionário chinês, em 1891, aceitou sua chamada para missões. Entzminger chegou ao Brasil no dia 11 de agosto, mais precisamente em Salvador, Bahia. No país, viveu e sofreu intensamente pelo Evangelho. Teve a perda de seus dois filhos e, nesse período, não esmoreceu. Em meio a tudo isso compôs Minha Pátria para Cristo, em 1916. A letra exalta o país e dá ênfase à salvação da nação. Há na música uma paráfrase do Hino da Independência no trecho "Brava gente brasileira, longe vá temor servil; ou ficar a Pátria salva, ou morrer pelo Brasil". Bill Ichter, o responsável pela harmonia da música, chegou a declarar que Minha Pátria para Cristo, por ter uma mensagem tão patriota, era o grito de guerra dos batistas brasileiros. Mais tarde, o Cantor Cristão compilou cerca de 72 hinos escritos ou traduzidos por Willian Entzminger.»

Minha Pátria para Cristo

Minha Pátria para Cristo!
Eis a minha petição.
Minha Pátria tão querida,
Eu te dei meu coração.

Lar prezado, lar formoso,
É por ti o meu amor.
Que o meu Deus de excelsa graça
Te dispense seu favor!

Salve Deus a minha Pátria,
Minha Pátria varonil!
Salve Deus a minha terra,
Esta terra do Brasil!

Quero, pois, com alegria,
Ver feliz a mãe gentil,
por vencer Seu Evangelho
Esta terra do Brasil.

"Brava gente brasileira,
Longe vá temor servil."
Ou ficar a Pátria salva,
Ou morrer pelo Brasil.

A letra foi mais tarde adaptada para Portugal, cantando nós, os portugueses assim:

Minha Pátria para Cristo!
Eis a minha petição:
Minha Pátria tão querida,
Eu te dei meu coração;
Lar prezado, lar formoso,
É por ti o meu amor;
Que o meu Deus de excelsa graça
Te dispense seu favor.

Salve Deus a minha Pátria,
Lusitânia sem Igual!
Save Deus a minha terra,
Este lindo Portugal.

Quero pois, com alegria ,
Ver feliz meu Portugal,
Convertida ao evangelho
Esta Pátria sem igual.
Brava gente lusitana,
Que em bravura tudo vale;
Que o amor de Jesus Cristo,
Te conquiste, ó Portugal.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

A propósito do tiroteio provocado por um jovem num cinema dos Estados Unidos

Este facto chocou toda a gente.

Tenho notado que as pessoas se interrogam o que pode levar um jovem, pelos vistos considerado "normal" e até, segundo ouvi ontem, um rapaz exemplar, a cometer este tipo de crime tão horrível.

Ontem, na televisão, no programa "Justiça Cega", o Dr. Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, perguntava isso mesmo. "O que terá levado o jovem a cometer o crime?

Deu-me ideia, pela expressão facial, que ele estava deveras intrigado e não encontrava uma resposta.
Foi quando me lembrei de um artigo escrito por a minha amiga e irmã em Cristo - Joseneide, crente Baptista, e mulher de um Jorge, como eu, pastor como o Jorge Leal - O Pastor Jorge Figueiredo, artigo este publicado no seu blogue  - http://joseneidebarbosa.blogspot.pt/, com o seguinte título:

»O nome do novo filme do Batman me chamou muito atenção, fiquei me perguntando nossa como alguém coloca o nome de um filme o cavaleiro das trevas , pra mim o que cavalga nas trevas e o próprio satanás e sua legião de demônios, bom não sou daquelas cristãs que vem demônio em tudo   não e essa minha postura , porém não sou insensível a alguns fatos que parecem só ter a explicação no mundo espiritual . Sexta - feira passada estava assistindo ao noticiário e  vi uma reportagem sobre um atirador que havia invadido a sessão de estreia do filme Batman e havia ferido e matado  14 pessoa e ferido mais umas 30 , 8 continuam internadas em estado grave , o fato me chamou muito a atenção e comecei a pesquisar e ligar mais alguns fatos em relação ao filme e ao próprio personagem do Batman e olhe o que descobrir sobre esse homem morcego .As trevas parecem estar ligadas a este filme , em 2007 o técnico de efeitos especias neozelandês, morreu durante uma cena com um caminhão , no mesmo filme trabalhou o jovem ator Heath Ledge, morreu em Janeiro de 2008 por uma overdose de medicamentos para depressão , na epóca alguns amigos falaram que ele se dizia atormentado pelo personagem coringa o vilão que ele interpretou no filme , porém apesar dos rumores dessa entrevista , ninguém comentou mais nada , nem a própria família, então não se tem algo de concreto , porém o vilão foi seu ultimo papel , um ator que parecia ter uma carreira tão promissora, em 2010 o protagonista dos dois últimos filmes do Batman o ator inglês Chistian Bale, foi acusado e preso por ter batido na mãe e na irmã num ataque de fúria, o veterano ator Morgan freeman sofreu um acidente de carro grave logo após ter encerrado suas filmagens do ultimo filme do Batman , todos estes acontecimentos despertaram a atenção de muitos e nos Estados Unidos um jornal o The Sun traz uma reportagem amplamente divulgada como a maldição do Batman. Bom reportagem a parte , analisemos isso como a mente de um cristão , sabemos que as  palavras tem poder , e quando se invoca as trevas , elas se manifestam , ao proferir , ao buscar nas trevas , inspiração para o titulo do filme  , pode sim se dá liberação para uma atuação demoníaca , a qual tenha desencadeado toda esta sorte de acontecimentos ruins , não sejamos céticos pois o inimigo e astuto e sútil demais a sua obra maior e enganar e fazer com que não se enxergue o obvio . O rapaz que entrou atirando estava vestido com uma capa como a do personagem , como se estivesse mesmo possuído e desferiu sem dor nem piedade contra a vida dessas pessoas , pessoas que não tem o amor de Jesus se tornam alvos nas mãos do inimigo , queridos não se iludam ele veio para matar , roubar e  destruir e quando as pessoas o invocam ele atua na vida delas  e  muitas vezes por não estarmos atentos a palavra de Deus acabamos céticos , alienados e não percebendo a atuação do inimigo sobre as nossas vidas , como  não ver sua sutil atuação . Beijos"

 Publicado por Joseneide Barbosa

No Blogue: Vida sem Limites  -  http://joseneidebarbosa.blogspot.pt/


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Porque é que os cristãos são felizes?

             A Eunice, a Sofia e o João, louvando alegremente ao Senhor,  com um cântico
                         Igreja Baptista de Morelena - Sintra - A foto é da Viviana


«Foram-lhe  perdoados os seus pecados e são salvos. Quando um homem percebe que pecou contra Deus centenas de vezes, e que o seu pecado merece o inferno - quando ele percebe que Cristo o amou, e carregou a punição por todos aqueles pecados, e que agora estão perdoados e esquecidos, será que ele não vai regozijar-se? Não é assim que se sente o marinheiro que é resgatado de uma sepultura no mar?

Leitor - você não seria uma pessoa muito mais feliz se soubesse que os seus pecados foram perdoados? Neste exato momento  você não se permite pensar sobre a morte, nem sobre o julgamento, nem o inferno. Quando o Espírito de Deus traz estas coisas á sua lembrança, você tenta esquecê-las. A Bíblia diz: " Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos".

Deus ama os Cristãos, e eles O amam. É uma grande alegria para o Cristão saber que ele tem Jesus, este amigo amoroso, junto a ele cada dia, cada hora, para guiá-lo e guardá-lo, e para suprir todas as suas necessidades. São Pedro disse de Jesus: "A quem não havendo visto, amais; no qual não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória".
Os Cristãos mantêm comunhão com Deus - falando com Deus, e Deus falando com eles. Que prazer o Cristão tem quando abre a sua Bíblia e diz: "Fala senhor, que o teu servo ouve".E então que arrebatamento experimentamos algumas vezes quando na grande congregação, louvando e adorando ao nosso Pai Celestial, ou deleitado-nos grandemente no Filho ao tomar-mos parte na Sua mesa.
Os Cristãos encontram a felicidade ao vencerem o pecado, no agradar a Deus, e fazendo bem aos seus vizinhos. A Bíblia diz: " Há grande galardão(recompensa)  em manter os mandamentos de Deus". Quando um cristão faz estas coisas para agradar a Jesus Cristo o seu Salvador, eles dão ainda mais alegria!»

 William J. Patton,  no livro - Perdão do pecado e certeza de Paz com Deus

terça-feira, 24 de julho de 2012

Ainda a propósito das ausências no funeral do Dr. José Hermano Saraiva

                                   Imagem do funeral do Dr. José Hermano Saraiva - no cemitério de Palmela
                                                     Fonte :  http://www.dn.pt/                   

"Trago" para aqui, o que a este respeito, escreveu a minha amiga Dilita no  seu blogue - http://rendadebirras.blogspot.pt/

Presidência e Governo ausentes no funeral do Professor Herman Saraiva

"Eu não estive no funeral deste grande português. Mas se o espirito vôa e permanece nalgum lugar, então eu estive lá.
Quando pela televisão vi a saida do funeral, da linda Igreja de Setúbal, eu emocionei-me ao ver os filhos carregando a urna. Soaram também os aplausos do povo; o povo esse sim estava de luto, um luto que se sentia e não se exteriorisava em farpelas, ou óculos negros. Porém das altas esferas do nosso País, eu não vi ninguém... Apenas o Sr. General Ramalho Eanes, com a sua Espôsa a sra. Dra. Manuela.E também o Sr. Professor Rebelo de Sousa. Pensei, que Presidência e Governo ali estariam, e nem só por um momento admiti a ausência, deduzi por isso que possivelmente essas altas individualidades teriam ficado para trás, talvez ainda na Igreja. A T.V. também não "perdeu" muito tempo, para mudar de imagem...
Porém,qual não foi o meu espanto no dia seguinte, quando li no jornal isto :
-"Presidência e Governo não estiveram presentes no funeral."
Fiquei surpreendida pela negativa. Eu nem tenho palavras para exprimir o que penso. Porquê esta exclusão? Por o Professor ter trabalhado para o Estado Novo?
Só posso chamar a isso mentalidade tacanha. Então o Sr. não tinha de trabalhar?
Fez os estudos e não foram poucos (duas formaturas) e depois ficava em casa a olhar o céu... Claro trabalhou onde havia trabalho à altura do seu saber e categoria.
Defendia o Presidente da Républica, pois claro. As pessoas esquecem-se que há 45 anos atrás, não estavamos em Democracia, e que a ninguém era permitido censurar o Governo nem o Presidente da Républica. Eram intocáveis, aprendiamos isso logo na instrução primária, e era para cumprir. E cumpria-se. Estava mal? Talvez, mas era assim. Entretanto depois do 25 de Abril já todos eram patriotas... mesmo quem nem duas palavras sabia alinhavar, botava palavra; dizer mal é muito fácil. Mesmo entre a maioria dos instruidos, não havia um sentimento de avaliação; no seu conceito quem vinha da Ditadura não tinha mérito. E actualmente as coisas não mudaram muito, constatei o facto aqui mesmo nalguns blogues. Pessoas que se atrevem a 
reevindicar por situações passadas, que alguns nem conheciam, porque eram creanças na altura, e outros mais crescidos nem as noticias liam, e também porque a censura só deixava vir nos jornais o que entendia. Estes que agora tentam beliscar, nem aos calcanhares do Ministro da Educação Herman Saraiva hão-de chegar, ainda que vivam mais de cem anos.Nem vale a pena pormenorizar, está à vista...
Mas é muito triste assistir de animo leve,ao desinteresse manifestado pelos actuais governantes e afins, para com os grandes vultos portugueses. Quando faleceu o nosso Nobél, o Presidente da Républica estava nos Açôres em férias, e não quis vir ao funeral.
Que diabo não temos assim prémios Nobél com fartura... mas mesmo assim, o Homem que recebeu este galardão (uma honra para Portugal) o José Saramago, não mereceu a presença do
Presidente da Républica no seu funeral. (porque este estava em férias.)
Lamentávelmente, Ontem, como Hoje"....


 Publicado por Dilita em 24 de Julho de 2012
 (http://rendadebirras.blogspot.pt/)


segunda-feira, 23 de julho de 2012

As ausências no funeral do Dr. José Hermano Saraiva


  O Secretário de Estado da Cultura - Francisco José Viegas --que não esteve no funeral do Dr. José Hermano Saraiva.


Não pude deslocar-me a Setúbal para prestar a minha ultima homenagem áquele que foi um grande português, um grande homem, um grande historiador, o maior comunicador que conheci, um homem bom. Gostaria de lá ter estado mas não pude. No entanto, procurei seguir de perto, pelas notícias e pela televisão a forma como decorreu o seu funeral.
Esperava eu, naturalmente, que fossem muitos os detentores de cargos públicos, como o Presidente da República, o Primeiro Ministro, o Secretário de Estado da Cultura, outros ministros, a Presidente da Assembleia da República, os representantes dos vários partidos políticos com assento parlamentar, os representantes da Igreja Católica, os homens e mulheres indinheirados, deste país, os responsáveis da televisão, onde ele colaborou por cerca de 40 anos, e as autoridades locais e regionais que marcassem a sua presença.

Mas, o que vi eu? Vi um grande homem, para mim, o melhor de todos os Presidentes da República - Sr. General António Ramalho Eanes e a sua esposa  - Drª Maria Manuela Ramalho Eanes, que sabem estar á altura dos acontecimentos.
Vi um comentador político - Dr. Marcelo Rebelo de Sousa,  o qual ao ser inquirido pelos jornalistas sobre a ausência de tanta "gente" que seria suposto lá estar, pelos lugares que ocupam, tentou justificar como melhor pode, inclusivé argumentando que "Estamos em Setúbal", como quem diz: Fica longe de Lisboa, como se toda essa gente não tivesse disponível carros e motoristas, pagos pelos contribuintes.

Tenho visto "essa gente" a correr para o funeral de tantos, tantos, que nem de longe, com todo o respeito e consideração... fizeram obra e deixaram obra, como o Dr. José Hermano Saraiva.

Para mim, o que levou á sua ausência, foi o facto do Dr.  José Hermano Saraiva, ter "servido" Portugal e os portugueses, duma forma notável, em que se deu a si próprio para fazer o país andar para a frente, inclusivé no combate ao analfabetismo, noutro regime anterior ao "25 de Abril".

Quero lembrar o que creio firmemente: As pessoas valem por o que são, por elas próprias, por a obra em que se empenharam, por a "herança" que deixam para a posteridade, e não pelos cargos que ocuparam, não por o nome de família, não pelo dinheiro que têm ou pelo partido em que militaram.Por elas, elas proprias.

Não compareceram por medo, por recearem ser conotadas com o "fascismo" do regime anterior.
Que tristeza! Que pobreza de espírito!

Porem, consolou-me ver a Igreja do Convento de Jesus, cheínha, a abarrotar de gente humilde, de gente do povo. Esses sim, estiveram presentes para agradecer, para reconhecer e dizer um último adeus, áquele homem que soube dar-se e entregar-se  á Patria e ao povo português.

Para mim, a ausência do Primeiro Ministro e do Secretário de Estado da Cultura, foi a maior falha  cometida desde que este governo tomou posse.
Desiludiram-me.

domingo, 22 de julho de 2012

Porque hoje é Domingo (208)

 Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.    (Livro do profeta Isaías cap. 57:15)

sábado, 21 de julho de 2012

In Memoriam - Dr. José Hermano Saraiva

                                Dr. José Hermano Saraiva- o grande comunicador

José Hermano Saraiva morreu esta sexta-feira de manhã aos 92 anos, confirmou o produtor dos programas televisivos do historiador, José António Crespo.

O assistente do produtor dos programas da Videofono feitos por José Hermano Saraiva, "História Essencial de Portugal" e "A Alma e a Gente", adiantou à Lusa que o historiador morreu em casa, em Palmela, distrito de Setúbal.

Creio poder afirmar, sem faltar á verdade, que Portugal está de luto.
 Não sei se haverá um português por esse país fora que não conheça e não admire este grande historiador que escreveu, explicou e comunicou, a história de Portugal como nenhum outro. Mostrou-nos Portugal de lés- a- lés. A forma linda, única e entusiasmada como nos falava e apresentava o que é Portugal e a sua marcante história, prendia-nos e cativáva-nos.
Há muito tempo que aprendi a respeitá-lo e a admirá-lo e considero uma enorme perda para o país e para todos nós, a sua partida.
Ficará decerto gravado na nossa memória e nos nossos corações.

Numa entrevista  recente ele disse isto:
"Nos últimos tempos não tenho tido muita saúde, mas quando um filho  chega e me aperta a mão, eu sinto o fluxo da vida  a correr dele para mim."
Achei lindo.
Teve cinco filhos e confessou ter pena de não ter tido mais.

Neste dia do seu funeral , junto-me aos muitos que o choram e lamentam a sua partida, estando ciente de que o Senhor Deus - Soberano, dono da vida de cada um de nós, na sua misericórdia e sabedoria, achou por bem chamá-lo á sua presença. A Ele, toda a glória, adoração e louvor.

 Eis alguns dados sobre José Hermano Saraiva:

Nascido em Leiria, a 3 de Outubro de 1919, começou os seus estudos na cidade natal. Ingressou mais tarde na Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas, em 1941, e em Ciências Jurídicas, em 1942.

Começou a sua carreira como professor, acrescentando depois ao seu currículo a advocacia. Entrada depois na política durante o Estado Novo, tendo em 1957 sido deputado à Assembleia Nacional e procurador às cortes. Ainda antes do 25 de Abril assumiu os cargos de procurador à Câmara Corporativa e ministro da Educação, entre 1968 e 1970, cargo no qual foi substituído por Veiga Simão após a crise académica de 1969. Em 1972 passaria a a ser o embaixador de Portugal em Brasília.

Depois do cargo diplomático, José Hermano Saraiva iniciou uma colaboração com a RTP em 1971 que se manteve até hoje. Primeiro com “Horizontes da Memória”, depois com “Gente de Paz”, “O Tempo e a Alma”, “Histórias que o Tempo Apagou” e “A Alma e a Gente”.

Um dos seus livros mais conhecidos é a “História concisa de Portugal”, já na 25.ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos. Editado pela primeira vez em 1978, este título foi já traduzido em espanhol, italiano, alemão, búlgaro e chinês.

José Hermano Saraiva dirigiu também uma outra História de Portugal em seis volumes, publicada em 1981 pelas Edições Alfa. Na área da História, José Hermano Saraiva publicou perto de 20 títulos, entre eles “Uma carta do Infante D. Henrique”, “O tempo e alma”, “Portugal - Os últimos 100 anos”, “Vida ignorada de Camões” ou “Ditos portugueses dignos de memória”.

O historiador foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Trabalho, a Comenda da Ordem de N. S. da Conceição de Vila Viçosa e a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco (Brasil).

Ficou no 26º lugar no concurso da RTP os "Cem Grandes Portugueses", ganho por António Oliveira Salazar.»

      ( http://www.publico.pt)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alguém tem "passe" para o céu?

                                                        Alan Pallister
                                                
"Não há nenhum tipo de atitude mental de aceitação de determinadas doutrinas ou teorias que garanta a salvação. A salvação não é uma decisão um dia registada num cartão que possa servir de "passe" ao chegar o momento de pagar o preço da nossa desobediência. Provém só de Deus e não do homem, mas se o homem não mudar radicalmente no processo, prova que a salvação nunca foi recebida.
... Algumas pessoas parecem considerar que a sua "fé" é um tipo de passe. É válida para os momentos de crise e para a morte. Quando caem no pecado lembram-se que a salvação é pela fé e acreditam que Deus as perdoa. Mas nos outros momentos a "fé"  não afecta em nada a sua vida; guardam-na no bolso para tirar quando estão nalguma dificuldade.Mas com a fé  autêntica não é assim. Por esta fé recebemos a salvação, mas não no sentido de uma saída de emergência para momentos de crise; a salvação domina e controla toda a nossa vida. Não há nada nem no terreno ético, nem no terreno económico, nem em qualquer outro, que não seja radicalmente afectado por ela. Ás vezes envolve mudanças bruscas; e envolve sempre crescimento substancial. Nunca envolve só o tipo de mudança que se pode explicar por uma mera aceitação das normas de uma determinada sociedade, Nunca se limita a fazer boas pessoas, pessoas inofensivas que "não fazem mal a ninguém".
...Obriga-nos a dar todo o tempo e o nosso dinheiro para que outro Dono os administre e ao fim do dia ainda temos que reconhecer qua não temos dado nada.Conduz-nos por um caminho  em que necessáriamente haverá alguma perseguição. (IITimoteo 3:12)
Mas quando terminarmos esta carreira ficaremos maravilhados porque veremos muito claramente que tudo foi uma dádiva, um previlégio, que nos foi  concedido. O abdicar cem por cento dos direitos próprios é ganhar toda a riqueza de um Pai que é Dono do céu e da terra.

Alan Pallister -   Em os Radicais

Nota sobre o autor:

Alan Pallister possui licenciatura em Literatura Inglesa e Teologia e Master of Arts da Universidade de Cambridge. Pallister é Director do Centro O Canto da Rola e Director do Seminário Teológico Bapista Português, Casado com Celeste e Pai de 4 filhos.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ainda a propósito do rigor nas palavras

                                        Fonte da imagem: http://maia-porto.olx.pt/

No dia em que publiquei isto: "Preocupa-me e revolta-me falta de rigor nas palavras.", aconteceu isto:

“Há jogos atrás da cortina, habilidades e corrupção. Este Governo é profundamente corrupto nestas atitudes a que estamos a assistir."
“Eu não acredito nestes tipos, em alguns destes tipos, porque são equívocos, porque lutam pelos seus interesses, porque têm o seu gangue, porque têm o seu clube, porque pressionam a comunicação social, o que significa que os anteriores, que foram tão atacados, eram uns anjos ao pé destes diabinhos negros que acabam de aparecer."

D. Januário Torgal  Ferreira -  Bispo Católico e  Capelão das Forças Armadas Portuguesas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Foi-me oferecido um presente: O dia de hoje

                                                       O Palácio de Sintra que vejo da minha janela.

Acordei cedo, 6 e 45. Levantei-me, abri a janela, e os meus olhos percorreram lentamente  a minha rua e a zona envolvente da minha casa, até se espraiarem depois no magnifíco horizonte da serra da Sintra, com o seu verde tão próprio, com o palácio bem lá no alto, a acabar de acordar. Uma aragem fresca veio saudar-me á janela do meu terceiro andar, no meio de um silêncio que era como uma agradável música que me envolvia.

Pensei:

Que dia lindo tenho á minha frente para viver!
Que presente bonito o meu Deus me está a oferecer!
O dia vai ser grande... a noite só chegará por volta das 22 horas, imaginem.
E depois, como habitualmente, só irei dormir para além da meia-noite...
Assim, tenho tanto tempo e tantas horas á minha frente para eu decidir como as vou preencher...como as vou gastar, como as vou usar.
Sorrindo, concluí que devo e preciso de as aproveitar bem. Não quero de modo algum desperdiçá-las.

Este, é o dia que eu tenho para viver!
O de ontem já se foi e o de amanhã não sei se virá...

Serenamente, tranquilamente, sorrindo, vou partir para a vivência deste dia, agora mesmo, orientada e dirigida pelo Santo Espírito e na companhia doce e preciosa do Senhor meu Deus.

"UM DIA È UMA ETERNIDADE EM MINIATURA".
         (Emerson)


terça-feira, 17 de julho de 2012

Preocupa-me e revolta-me a falta de rigor nas palavras

                                                    Fonte da imagem: http://maia-porto.olx.pt/

Tenho aqui em casa,  uma variedade de dicionários da lingua portuguesa, desde os mais antigos aos mais modernos. Mas há um que uso habitualmente, que é do ano de 1955 e da autoria de  Fernando J. da Silva.
Aqui, uma das várias definições da palavra "Rigor", é EXACTIDÂO.

Posto isto avancemos.

Os meus pais educaram-me na base dos valores do Evangelho. Logo, na base da verdade e do rigor, ou exactidão. Á volta da mesa, ouviamos a leitura e a explicação do evangelho, feita pelo meu saudoso e querido pai, que foi , até hoje, o maior exemplo de cristão, para mim.
Ele dizia-nos com frequência: "Meus filhos, nunca mintam, sejam sempre verdadeiros, porque a mentira é do diabo, do enganador. Quem mente, não é de Deus".

Assim, eu e os meus irmãos  interiorizámos estes sábios consenhos do pai.
Procuramos ser  verdadeiros e rigorosos, ou exactos.Daí, o não pactuarmos com a mentira ou a falta de rigor. Daí, a minha preocupação e a minha revolta pela forma como "se usa e se abusa" de palavras  menos próprias, inexactas, grosseiras e ofensivas, de uns tantos para com outros tantos, sem qualquer preocupação ou consequência. A facilidade com que se chama mentiroso, aldrabão, enganador, ladrão, e tantos tantos outros "nomes feios," que, considero eu, devem ser muito difíceis de ouvir, ditos em público, a maioria das vezes, sem se poderem defender na hora e nem depois...porque estas pessoas "desbocadas" como diz o povo, e caluniadoras, são absolutamente  imunes a qualquer sanção. E o pior, é que esta forma de agir está de tal maneira instalada e dessiminada na nossa sociedade que é olhada como normal, como cultural.

Não posso estar em maior desacordo.Devemos medir as palavras que usamos para caracterizar os outros. Não temos o direito de os "enxovalhar", de os humilhar ou diminuir.
Para quando, neste velho e célebre país, o uso da verdade, do respeito e do rigor de uns para com os outros? Quem dera  que eu ainda tenha  a alegria, em vida, de assistir a essa mudança  tão necessária e importante, para o nosso país e para os portugueses.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Do Livro - Mil e uma Maravilhas Naturais

Circo de Gavarnie - França - Fonte da imagem:  http://www.fotonatura.org  - Clique em cima para ver melhor


  
                                    Gavarnie - Fonte da imagem:http://www.fotonatura.org/

 Já aqui escrevi sobre o livro - MIL E UMA MARAVILHAS NATURAIS  ~Que deveria ver antes de morrer - com 960 páginas... que me foi ofertado com um imenso carinho, pelo meu filho João Marcos num dos meus aniversários.

Hoje, decidi partilhar aqui mais um pouco dessas belezas, que na verdade,   merecem ser divulgadas.

Circo de Gavarnie - Alpes Franceses

"O Circo de Gavarnie é um local de grande beleza natural muito conhecido,  situado nos Pirinéus franceses. Victor Hugo descreveu-o, em 1843, como "um milagre, um sonho" e a sua grandeza inspirou umj jovem artista parisience, Sulpice - Guillaume Chevalier, a adoptar "Gavarnie" como o seu pseudómino. A pequena aldeia de Gavarnie repousa num leito de prados alpinos, rodeada por este circo, um termo geológico que designa um anfiteatro de montanhas de vertentes alcantiladas, criadas pela erosão glacial".

domingo, 15 de julho de 2012

Porque hoje é Domingo (207)

                                           Flores, criação de Deus- Foto da Viviana

"A nossa alma espera somente  no Senhor; Ele é onosso auxílio  e o nosso escudo.
Pois nEle se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome.
Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos.

 (Livro dos Salmos cap.33:30a 32)

sábado, 14 de julho de 2012

Porquê pena suspensa, e não pena efectiva, para o cantor Paco Bandeira?

                                O cantor Paco Bandeira - Fonte da imagem: http://www.novagente.pt

O cantor Paco Bandeira foi ontem condenado a uma pena suspensa de 3 anos e 4 meses, por violência doméstica sobre a companheira,  que com ele viveu 12 anos. Também foi obrigado a pagar á vitima uma indemenização de 3.000 Euros, por danos morais.

O cantor chegou ao ponto de encostar uma pistola á cabeça da mulher, quando ela segurava ao colo a filha de ambos, de dois anos.

Eu pergunto:
Porquê, pena suspensa?
Porquê apenas 3.000 Euros de indemenização?

Quando as prisões estão cheias de pobres, e continuamos a constatar que nem os ricos, nem os políticos, nem os famosos, lá vão parar...perguntamo-nos onde está a justiça?  Num país onde só nos primeiros seis meses deste ano já foram mortas pelos companheiros 10 mulheres, e onde todos os dias há uma quantidade de mulheres vitimas de violência doméstica, não seria justo e pedagógico que o cantor fosse mesmo preso, e tivesse que pagar um valor  bem mais alto de indemenização á vitima, depois de tudo que ela passou? Os jornais de hoje dizem que a Juíza que fez o julgamento, no final disse ao arguido: "Espero que tal não venha mais a repetir-se".
Porque o disse? Eu creio que foi por ver nele  possibilidades de tal vir a acontecer.
Mesmo assim...pena suspensa?
Em Portugal "usa-se  e abusa-se" da pena suspensa.
A prisão efectiva é para os pobres.
Para mim, para  minha noção de justiça, ou  é culpado  e vai preso, ou é inocente e sai em liberdade. Sobretudo quando  são vidas humanas que estão em causa, não posso de forma alguma concordar com a pena suspensa.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Recordando Leiria

 
 Marachão de Leiria  - http://fotografiaregiaoleiria.blogs.sapo.pt

O belo, dourado e luminoso Marachão de Leiria, junto á ponte do Arrabalde, onde tantas e tantas  vezes passei  na minha infância e juventude.
Quantas recordações!!!

... "Como se há-de livrar meu pensamento
De render alma, vida e liberdade
Se conhece a razão de estar sujeito"?

Rodrigues Lobo (Poeta leiriense)
1580-1623

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os transplantes de orgãos dependem do número de mortos na estrada

Transporte de orgãos. Fonte da imagem: http://www.tradicaoemfococomroma.com

Decorria ontem o primeiro Debate da Nação deste governo, na Assembleia da República, quando um deputado da oposição  que falava do Serviço Nacional de Saúde, disse, entre muitas outras coisas:
"Neste ano, com este governo, houve menos transplantes",
 Referia-se naturalmente ao transplantes de orgãos.

Na resposta, o ministro da saúde disse:

"Houve menos transplantes porque houve menos acidentes rodoviários".

Glupe!!! A minha cabeça ficou a zunir...

E creio que como eu, ficaram todos os 230 deputados...pois ninguém foi capaz de reagir,  respondendo. Todos ficaram em silêncio.

Conclusão:

É preciso que morra gente na estrada para se fazerem transplantes.
Os amigos já pensaram nisso?

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Uma atitude nobre e justa para com uma mulher grande e exemplar - Drª Maria José Nogueira Pinto

                                     A inesquecível  e saudosa Drª Maria  José Nogueira Pinto

Maria José Nogueira Pinto dá nome a unidade de saúde

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) inaugurou, na manhã desta terça-feira, a sua primeira unidade para cuidados continuados e paliativos, na Aldeia de Juso, em Cascais. A Unidade Maria José Nogueira Pinto, baptizada com o nome da ex-provedora da instituição que faleceu há um ano, dispõe de 42 quartos, com 73 camas e que implicou um investimento de mais de nove milhões de euros.

Na cerimónia solene marcaram presença Jaime Nogueira Pinto, marido de Maria José Nogueira Pinto, e a filha Maria Teresa, Pedro Santana Lopes, provedor da SCML e Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais.
Santana Lopes realçou a capacidade de sonhar e a pressa em realizar projectos de Maria José Nogueira Pinto, bem como importância de servir um país que é marcado por uma população envelhecida. “As pessoas irão receber cuidados mas sobretudo irão ser tratadas com humanidade, com carinho, afecto e esperança”, disse.
Já Jaime Nogueira Pinto destacou o sentido de justiça, a lealdade perante a sociedade e a generosidade que caracterizavam a mulher. “A Zezinha praticava essa virtude que é a caridade por gosto e dedicação. O trabalho de provedora foi um dos cargos que mais lhe agradou e esta unidade faz todo o sentido”, referiu.

Nota :

A Drª Maria José Nogueira Pinto era uma cristã convicta, cuja vida era regida pelos valores do Evangelho.
A a sua maneira de estar na vida,  a sua noção de justiça, a sua caridade e amor cristãos, a sua entrega total ás responsabilidades que abraçava, a sua serenidade  perante a doença, que a "tirou" mais cedo do meio de nós, (cancro)  a sua aceitação do sofrimento e o facto de ter-se mantido de pé e trabalhado até ás ultimas forças, fizeram desta mulher uma referência, um exemplo, que  me inspira e me comove.

Soube, pela comunicação social, anteontem, que a origem deste importante e tão necessário Centro de Cuidados Continuados e Paleativos,  foi um sonho seu e uma decisão sua, quando era Provedora da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, salvo o erro em 2004, quando "a sorte grande" da lotaria  de Natal, que é propriedade desta casa, nesse ano, não saiu a ninguém, ficou com a Santa Casa. Então a Provedora decidiu que esses milhões seriam usados para construir um Centro de Cuidados Continuados e Paleativos  para os mais pobres e desfavorecidos de Lisboa. Organizou  as coisas e foi agora o Provedor Dr. Pedro Santana Lopes que meteu mãos á obra e concretizou o sonho daquela linda e doce mulher.
Obrigada, Maria José, obrigada por o seu exemplo.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Foi uma semana excelente cheia de coisas bonitas

A parte mais alta do Castelo dos Mouros - Sintra. Eu, o Zé e a Anabela
 Clique em cima para ver melhor a beleza da paisagem.

Esta última semana foi uma semana excelente.
A família de Rio-Maior  - filho Pedro, Anabela, Beatriz, Carolina e Margarida, vieram passar uma semana de férias á casa da aldeia.
Juntamente com a família "de cá", vivemos momentos muito belos e marcantes, inclusivé uma subida ao Castelo dos Mouros, em Sintra.
Estou muito grata a Deus, meu Senhor, pela benção desta semana.
Faço minhas as palavras do meu amigo As-Nunes.

"sentir a presença de Deus
olhar o milagre permanente
da vida, do belo, 
um momento que não mente"...
...  
     (As-Nunes )

sábado, 7 de julho de 2012

Hoje, começo o meu dia com esta oração

 Fonte da imagem:  http://lindsayharrel.blogspot.pt

"Adonai, meu Senhor, 
                  nos meus pensamentos.

Adonai, meu Senhor,
              nas minhas palavras.

Adonai, meu Senhor,
        no meu coração".

     (Oração popular recolhida em Bragança)

Inserida no livro- Os Judeus Secretos em Portugal - de Amilcar Araújo

Adonai - Significa,  Meu Senhor, em Hebraico, e é para mim, um dos nomes mais lindos de Deus, no Velho Testamento.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Um recado da vida

                                     A vida pode ser uma aventura linda, uma festa!

Gostei tanto deste texto, que encontrei no blogue da minha amiga Ana, - http://anamgs.blogspot.pt/-
que não resisti ao desejo de partilhá-lo aqui com os amigos.

 UM RECADO DA VIDA

Trago-lhe um recado da vida,
vem selado em carta com carinho
de urgência.

E tem o seu nome escrito em letras
simples, mas fortes o bastante para
que não ocorra mal entendidos.

A carta tem apenas algumas linhas,
que é para que você leia com atenção
e as grave na sua alma.

É uma mensagem de amor que os
anjos querem lhe oferecer, para
ver você feliz.

A felicidade não parece ser daqueles
que possuem tudo o que desejam,

Mas daqueles que aprenderam a
fazer de cada oportunidade o melhor
de suas vidas,

A dar o melhor de si para provar
que podem sempre fazer algo melhor.

Aprenda que as horas no relógio marcam
o tempo que perdemos pensando no
passado que não volta,

Nos sonhos que deixamos de realizar,
nas coisas que não possuímos e que na
verdade não nos fazem a menor falta.

Os minutos que parecem lentos, as horas
já são tardias, um novo dia chegou.

E novas marcas no rosto mostram que
os anos estão passando
E novas marcas no rosto mostram que
os anos estão passando, e o tempo não
volta...

Então leia a mensagem e grave-as na alma,
é o recado querido de quem te ama:

Tenha felicidade bastante para que possa
suportar os momentos tristes,

Dificuldades para que venças e te fortaleças
a cada luta,

Sonhos para que busque a cada dia um
novo objetivo,

Um amor Infinito que te aqueça a alma,

Uma Fé inabalável e esperança sempre,
Para que não te falte o desejo de viver
cada dia melhor, todos os dias.

O que a vida quer dar a gente é
simplesmente coragem.

(Paulo Roberto Gaefke).

    http://anamgs.blogspot.pt/-

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Democracia é isto?

                    O Deputado José Manuel Coelho do parlamento da Madeira - Portugal

Vi, e assisti,a fazer o que este policia está a fazer ao Deputado José Manuel Coelho, do Parlamento da Madeira, ao meu marido, por um assaltante que nos surpreendeu quando caminhávamos em Mira-Sintra, o qual ao mesmo tempo que "fazia isto" com uma mão, com a outra lhe roubava o dinheiro que estava no bolso do casaco e que acabara de levantar na Caixa Geral de Depósitos.

Julgava que eram só os assaltantes que "faziam isto", mas afinal, hoje, pude comprovar que não. Impressionou-me vivamente esta imagem que encontrei agora num blogue na internet. Porque me chocou e me revoltou, e me intristeceu... decidi publicá-la aqui, para que se saiba o que é, e como funciona a nossa tão proclamdada  democracia...  pois tanto quanto sei, e  que ouvi nas noticias, este senhor deputado apenas queria falar...queria fazer uso da palavra, numa cerimónia em que outros politicos falavam.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como as flores marcam toda a nossa vida

            Florinha á beira da estrada, para os lados do Mucifal - Sintra. A foto é da Viviana


Quando ando por aí nos meus passeios pela natureza e vejo uma flor como a da imagem, é-me impossível não a olhar, ou mesmo parar, quer passe de carro ou a pé, para ficar durante algum tempo olhando-a e contemplando-a. Ela atrai-me .

O meu pensamento voa de imediato para a minha longinqua  infância,nos arredores de Leiria, onde cresci. Vejo a imagem nitida da "vala" (um curso de água) com os seus canaviais, onde estas flores,  a que chamávamos "enleios", porque através de umas gavinhas trepavam pelas altas canas e enleando-se  e exibindo uma profusão destas flores brancas, baloçavam movidas pela  brisa, formando  um quadro muito belo e atraente.

Esta atracção dá que pensar...
Passaram-se mais de sessenta anos, andei por tantos lugares, fiz tantas coisas, vivi  tantas experiências.. . e estas flores continuam a atrair-me,  a  alegrarem-me, e a transportarem á minha infância.
Bonito, não?

terça-feira, 3 de julho de 2012

Confissão de fé de um cientista

                           Universo - Fonte da imagem:http://domescobar.blogspot.pt

"Jamais neguei a existência de Deus.
Penso que a Teoria da Evolução  é totalmente compatível com a fé em Deus.
O argumento máximo da existência de Deus parece-me a impossibilidade de demonstrar e compreender que o universo imenso, sublime sobre toda a medida, e o homem tenham sido frutos do acaso".

   Darwin - 1809 / 1882

  Teoria da Evolução

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ainda a propósito do meu amigo Inácio

                     A  florinha no meio das pedras  do muro do caminho. Foto do Zé.

Ontem á noite tive que ir tratar um assunto á casa da aldeia. Foi a primeira vez que lá fui á noite, depois da partida para o céu, do meu amigo e vizinho Inácio.
Quando da minha porta olhei a casa dele, sem luz acesa, toda fechada e em absoluto silêncio, senti uma enorme tristeza e disse para o Zé:  Olha a casa do meu amigo, como está só e triste...Ele disse baixinho,numa voz carinhosa: "pronto...lá vêm as lágrimas outra vez." Então eu pensei que o meu amigo Inácio está agora bem melhor. Já não precisa daquela casa para nada, nem de ninguém ...inclusivé, de mim. Para mim é estranho não o incluir mais,  como fiz ao longo dos últimos quatro anos, na minha oração da noite, quando pouso a cabeça sobre a almofada, e oro por familiares e amigos. O lugar dele está vago.

Agora, demanhã, peguei num livro de C. S. Lewis, intitulado Dor,  no qual o autor trata o tema da dor da perda da  sua esposa, livro este  que me passou pelas mãos, quando anteontem  arrumava uma prateleira da biblioteca, tendo-o selecionado para ler, e,  ao abrir ao acaso, verifiquei  que o autor diz a certa altura:   "Após a morte de um amigo, anos atrás, tive durante algum tempo um vivo sentimento de certeza de que a sua vida  continuava e mesmo que melhorara".

Tal qual o meu pensamento de ontem á noite, quando olhava a casa do meu amigo Inácio.

Curioso! Muito curioso! Eu ter pegado neste livro.



domingo, 1 de julho de 2012

Porque hoje é Domingo (206)

«Ora, Deus deu a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e conhecimentos multiplos, como a areia que está na praia do mar.
A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
 Era ele ainda mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e a sua fama correu por todas as nações em redor.
Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.
 Dissertou a respeito das árvores, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede; também dissertou sobre os animais, as aves, os répteis e os peixes.
 De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, e da parte de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.»
   (I Livro de Reis cap. 4:29 a 34)
São de Salomão estas Palavras:
"Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade". (Livro do Eclesiástes cap. 12:8)
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há- de trazer a juízo a toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau".

  (Livro do Eclesiástes cap. 12:13 e 14)