sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Escolhi há muito... andar com Deus.

                                                 Fonte da Imagem: http://www.martynlloyd-jones.com

"SE EU CAMINHAR COM O MUNDO, EU NÃO POSSO ANDAR COM DEUS".

          (Dwight L. Moody)

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Significado da Justiça Social na Bíblia

 O Dr. Russel Shedd - um grande homem de Deus -  com quem privei  na minha juventude

«Para muitos humanistas seculares, a justiça social talvez não signifique muito mais do que a substituição do capitalismo pelo socialismo estatal, facilitando assim a distribuição equitativa da produção e garantindo uma divisão imparcial das riquezas do mundo a todos os homens"segundo as suas necessidades". Outros acrescentariam a esta base a dimensão da paz internacional de modo a eliminar todas as ameaças aos indivíduos; acima de tudo, a destruição nuclear. Outros ainda, reconhecem prudentemente que o fracasso em prover significado para a vida humana erra o alvo. Por que buscar a paz, prosperidade e segurança se o enfado e o tédio impelem os homens a pensar no suicídio? Na Bíblia, a justiça social tem a sua raison d 'etre na  relação entre o homem e Deus e na revelação transmitida ao homem  registada nas Escrituras...
...O cumprimento da regra de ouro, amando o próximo como a si mesmo, escreve Tiago, elimina a parcialidade, o racismo, ou o menosprezo do pobre na igreja. (2:6 a 9). A motivação para tratar com respeito o necessitado não surgirá principalmente de uma estruturação melhor da sociedade, mas da mudança operada no coração dos indivíduos que possuem "fé"  genuína em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo (Tg.2:1). A fé expressa apenas por palavras é totalmente condenada como inútil. O irmão nu e faminto não pode ser alimentado e aquecido com simples palavras, mas necessita de sustento material. (Tg 2:15 e 16)

Russel P. Shedd - no lvro - A Justiça Social e a Interpretação da Bíblia

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Poluiram a minha "a minha Ribeira"

                         A  "minha Ribeira" (das Jardas) de águas límpidas

               A velha ponte e o leito de  rochas onde a água cristalina saltitava

Há dias, alguém com muita falta de civismo e muito pouco respeito e interesse pela natureza, poluiu de uma forma brutal a minha querida Ribeira das Jardas.
Foi feito um despejo do conteúdo de uma fossa, creio que, de uma pocilga  ou de um curral de vacas,  pela calada da noite, e assim,  de uma forma completamente irresponsável, poluiu fortemente aquela bela Ribeira. O cheiro era  nauseabundo, e as águas cristalinas ficaram negras, e as pedrinhas  lavadinhas do leito ficaram negras e cheias de farrapos pretos. As margens verdes, ficaram sujas e a abundante vida animal existente, como cobras de água, rãs, lagostins, enguias, peixinhos e muitas outras espécies, desapareceram por certo  por muito, muito tempo.
Claro, que mal me apercebi do sucedido, imediatamente entrei em contacto com os SMAS ( Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra ) que me encaminharam para o sector do Cacém,  a quem expus a situação e pedi apoio para resolver o problema. Rapidamente vieram ao local dois tècnicos que eu me abstenho aqui de dizer o que foi o seu procedimento, a fim de não os prejudicar. Entrei novamente em contacto e fui atendida por a responsável do serviço que enviou imediatamente ao local o encarregado, tendo este  entrado em  contacto comigo, estando ele no local, onde confirmou a minha informação  e lamentou o caso e disse ir tentar fazer alguma coisa por a Ribeira das Jardas.

Daqui a pouco irei para lá, e vou com o coração nas mãos...sem saber o que vou encontrar...

Lamento profundamente que no meu país hajam pessoas que sem qualquer pejo ou responsabilidade, destruam assim a natureza e estraguem o que Deus  criou e que é pertençe de todos. Tenho esperança...  que um dia isto possa deixar de ser assim.

domingo, 26 de agosto de 2012

Porque hoje é Domingo (213)


"Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas."
      (Livro dos Salmos cap. 18:28)

A época histórica  em que vivemos é, muito provavelmente, aquela em que as pessoas usufruem de mais tempo livre. Mas, em paralelo também é aquela em que o tempo dedicado a Deus pela generalidade das pessoas é mais reduzido. Este aparente paradoxo explica-se  facilmente quando constatamos a quantidade de propostas que temos para preencher o nosso tempo livre. De facto, a televisão, a internet, o futebol, as viagens de fim de semana,  os centros comerciais, as actividades desportivas e culturais, e inúmeras outras coisas, ocupam tanto a vida das pessoas  que o tempo que devia ser para Deus pode acabar relegado para segundo plano, quando não esquecido por completo.
E esta indisponibilidade para Deus leva a sociedade em que vivemos a afastar-se cada vez mais do seu Criador.
Mas esta não é uma situação nova. Na história do povo de Israel encontramos repetidamente o mesmo problema. O povo esqueceu-se de Deus, uma e outra vez, sobretudo quando tinha todas as razões para se lembrar dEle. No entanto, Deus não é como o homem. Ele permanece fiel ás suas promessas e age de forma poderosa para cumprir a esperança dos seus filhos.

Pedro Leal  - in - Revista  - Lições da Escola Bíblica Dominical - A. I. B. P. - Lição IX  - 2º Trimestre de 2012

Nota: O Pedro é o meu filho mais velho

Pedido de desculpa

Peço desculpa a todos os amigos que têm a gentileza de por aqui passar e que estejam a ser prejudicados nos seus blogues por algo que eu não domino, que está a acontecer com o meu computador. Espero em breve poder resolver o problema.

sábado, 25 de agosto de 2012

Eu e as Rosas


                                                          Rosas do meu jardim

Redescobri, nas minhas arrumações, os quatro magníficos livros sobre Rosas, que me foram ofertados, três deles por o Jorge, meu marido, e   um pelo meu filho João, livreiro e escritor.

As imagens que contêm enchem-me de alegria e sinto que fazem sorrir os meus olhos, os meus lábios e a minha alma.

Acalmam-me, serenam-me e tranquilizam-me.

Tamanha é a beleza e a variedade destas esplêndidas flores.

    

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Deus tem Poder

                                     Fonte da Imagem: http://blogdobrazaparecido.blogspot.pt
Deus tem poder
sobre o mundo
Ele faz o mundo rodar
Á volta do sol.
Livro de Job. 26:7)

Deus tem poder sobre o sol,
É Ele quem faz o Sol nascer
cada manhã e desaparecer
ao fim do dia.
(Ev. de S. Mateus 5:45)

Deus tem poder sobre
o vento.Ele pode
fazê-lo soprar com força,
ou pode fazê-lo soprar
suavemente.
(Ev. de S. Lucas 8:24)

Deus tem poder sobre o mar.
Ele pode agitá-lo e torná-lo
em tempestade, ou pode
fazer o mar calmo e suave.
(Ev. de S. Mateus 8:26 e 27)

Deus tem poder sobre os rios.
Ele abre o caminho dos rios
por entre as rochas.
(Livro de Job 28:10)

Deus tem poder
sobre os animais.
Ele faz com que as fêmeas
Tenham os seus filhos
num certo tempo.
(Livro dos Salmos 29:9)

Deus tem poder
sobre as pessoas.
Foi Ele quem deu a todos  nós
a vida e as energias.
(Livro dos Actos 17:25)

Deus tem poder sobre
a tua vida.
Jesus disse:
"Todo o poder me foi dado
no céu e naterra".

Deus tem poder para perdoar
os pecados. Ele tem
poder para perdoar
os teus pecados.
(Ev. de S. Mateus (9:6)

(Carine Mackenzie - no livrinho: Deus tem Poder

Verdades muito simples acerca de Deus



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Amor que excede todo o entendimento

                                          Fonte da imagem: http://deinerurzedo.blogspot.pt

"E conhecer  o amor de Cristo, que excede todo o entendimento".
        (Ep. de S. Paulo aos Efésios 3:19)

«Se me fosse dado fazer com que os homens compreendessem o verdadeiro significado das palavras do apóstolo João "Deus é amor", pegaria nesse único texto e percorreria  todo o mundo proclamando essa verdade  gloriosa. Quando se logra convencer  alguém de que o amamos, conquistamos-lhe o coração. Se, de facto, convencermos as pessoas  de que Deus as ama, como as veremos entrando em multidão no reino dos Céus!  O mal é que os homens pensam que Deus os odeia  e, assim, estão sempre procurando  fugir para longe dEle..»

 D.L. Moody - no livro: O Caminho para Deus e como Encontrá-lo.

Nota:

Dwight Lyman  Moody é conhecido como um dos mais influentes evangelistas do século XIX, fundador do Instituto Bíblico Moody e da Moody Press.
Se quiser saber mais sobre Moody leia aqui.

domingo, 19 de agosto de 2012

Porque hoje é Domingo (212)


«Levantai-vos, bendizei ao SENHOR vosso Deus de eternidade em eternidade; e bendigam o teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda a bênção e louvor. Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.»

 (Livro do profeta Neemias cap. 9:5 e 6)

sábado, 18 de agosto de 2012

Não saber ouvir...

                                  Fonte da imagem: http://tatianaumsimplesvaso.blogspot.pt

... é, do meu ponto de vista, um dos grandes obstáculos na promoção da paz e da harmonia, no mundo, na sociedade e nas famílias.

Tanto mal que se poderia evitar, tanta dôr e tanto sofrimento!...

Vejo pessoas com responsabilidades, líderes, de quem se esperaria que fossem exemplo, a falhar continuadamente neste aspecto tão importante do relacionamento humano. São uma desilusão.

É um assunto que me preocupa como cidadã, como mulher, como mãe e como avó.
Ainda estes dias, á mesa, tive que intervir. Uma neta de 13 anos mandou calar o irmão de 18. De uma forma firme e directa, avisei, e pedi por favor, para nunca mais, nenhum dos meus netos presentes usarem aquela frase tão terrível. "Cala-te".

Diz Alain Chevalier Beaumel:

"Esforce-se frequentemente por se colocar na situação do interlocutor a fim de de melhor o compreender."

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ao ver a notícia lembrei-me imediatamente de Mandela

                                        Desculpem a dureza da foto, mas é preciso que se saiba.

O mundo assistiu ontem, em directo, ao disparo da policia sul - africana sobre um grupo de mineiros em greve, matando pelo menos 18 pessoas.

Fiquei estarrecida.

O meu primeiro pensamento foi para Mandela.

Creio ter sido para ele um duro golpe e uma profunda tristeza.
Afinal, ele não libertou a sua pátria da tirania e escravidão dos brancos invasores, para isto.

Era outro o seu sonho:

 "Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos".

 (Nelson Mandela)


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

E de repente a casa ficou vazia

                                       O Moínho de Mira-Sintra, que vejo aqui da janela

Hoje, acordei "com a casa vazia".

Estiveram por aqui os netos durante cerca de duas semanas. Só faltaram dois: O Nuno e a Inês, de férias no Algarve.

Foram dias de riso, de alegria e de  muita brincadeira
Mas também houve momentos sérios, como por exemplo, quando  eu, de volta dos tachos e panelas, me lembrava de algo importante para lhes transmitir, para lhes ensinar, chegava junto deles e pedia cinco minutos de atenção, que eles me davam  prontamente.
  Ou ainda, momentos muito belos, quando todos á volta da mesa das  refeições, dávamos graças pelo alimento. Eu perguntava á mais pequenina que nem dois anos tem... a Clara, que era a primeira a ficar em silêncio e a juntar as pequeninas mãos em atitude de oração, eu perguntava-lhe: Clara, cantamos ou falamos? E ela rápida respondia: "Cantamos". Então todos (ontem á noite éramos treze) elevávamos  as nossas vozes até ao céu num hino de acção de graças. Terminado o cântico, a Clara era a primeira a dizer: "Bom apetite".

Hoje, de manhã cedo, enquanto pensava na Margarida, de seis anos, muito "agarrada a mim"...o telefone tocou. Era ela, com a vózinha embargada a dizer-me: "Bom dia, avó! O que é que estás a fazer?"

Amanhã, a casa voltará a ter vida. O Nuno e a Inês, regressados ontem do Algarve, virão passar um tempo aqui connosco. Estarão por aqui também, provávelmente, o Gil e a Sara.

Quando hoje acordei, abri a janela, olhei o céu, lavado pela preciosa chuva que caíu de noite, e com a minha alma profundamente reconhecida, agradeci ao meu Deus, ao meu Senhor, a benção da FAMÍLIA linda e preciosa que Ele me deu, e também estas oportunidades tão ricas de ter os netos por perto, a alegrarem-me e a fazerem-me feliz!
Que bom!

domingo, 12 de agosto de 2012

Porque hoje é Domingo (211)

                          O meu amado Pastor António dos Santos - pregando a Palavra na  lll Igreja Baptista de Lisboa

«Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem.
Engrandecei ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.
Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.
Olhai para ele, e sede iluminados; e os vossos rostos jamais serão confundidos.
Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o livrou de todas as suas angústias.
O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia».
     
   ( Livro dos Salmos cap. 34:1 a 8)

Nota aos amigos:

Tenho netos  aqui em casa para cuidar (que bom!)

Não estou com disponibilidade de tempo para visitar os amigos nem  para publicar diariamente  neste espaço.

Penso em vós...

Um abraço

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Bombeiro morre a combater fogo em Figueiró dos Vinhos

Imagem: http://www.tvi.iol.pt
Aconteceu hoje á tarde.

"Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, Joaquim Pinto, o bombeiro pertencia àquela corporação e tinha 19 anos de serviço. O homem tinha cerca de 55 anos e era funcionário de uma divisão de obras da Câmara de Figueiró dos Vinhos.

Em declarações à Lusa, o comandante disse que o bombeiro estava sozinho numa viatura de abastecimento de água e, quando já estava a regressar à zona de combate, depois de atestar o depósito do carro, "foi apanhado pelo fogo", acabando por morrer. O acidente ocorreu poucos minutos antes das 17h.

Ao PÚBLICO, o comandante distrital da Protecção Civil de Leiria, José Manuel Moura, explicou que, quando se deparou com a estrada já tomada pelas chamas, o bombeiro ter-se-á despistado e caído numa ribanceira, numa zona íngreme, de onde já não conseguiu sair. A família do bombeiro está já a receber acompanhamento psicológico".

 Presto aqui, a minha sentida e sincera homenagem, ao sr. Joaquim Pinto, e  agradeço-lhe, profundamenre reconhecida, a entrega da sua preciosa vida,  em prol do bem dos outros.

  Desde criança, que eu admiro e considero,  estes bravos e bons homens e mulheres, capazes de dar a vida pelos outros.

Lamento e entristeço-me com o sucedido, e rogo ao Senhor que console e conforte os seus familiares.
Muito Obrigado, Joaquim.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Do grande Livro do Amor

                                                     Fonte da imagem: http://crisempensamentos.blogspot.pt    
                      
                      Ah, o consolo,
                           o inexprimível consolo de nos sentirmos
                                       seguros com alguém,
                             não precisando de medir palavras
                                      nem pensamentos,
                                    mas deixando-os fluir.

                                (Dinah Maria Mulock Craik)

                                        1820 - 1887

                                No Grande Livro do Amor

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sobre a Justiça Social

                                                Fonte da imagem: http://www.mises.org.br

... os liberais ficariam consternados com a frieza de Jesus em relação ao seu activismo baseado no humanismo optimista. Não é provável que Jesus concordasse com Charles Malik, ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, onde foi dito:

Resolvam os problemas económicos e sociais e o paraíso surgirá na terra; tudo é uma função das relações económicas, políticas  esociais.

Mas isto é falso. Seria possível ter a sociedade mais justa, no sentido económico, social e político, e, mesmo assim, o coração dos homens continuaria profundamente corrupto.

... A palavra de Deus  através de Miquéias é bem clara:

"Ele te declarou , ó homem, o que é bom; e o que é que o Senhor  pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus".

   (Miquéias 6:8)

Russel  P. Shedd - no livro- A justiça Social e a interpretação da Bíblia

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Um coração em busca de outro coração

                                  Fonte da imagem: http://deegreathouseministriesintl.blogspot.pt/

 " A Bíblia é a história de um grande coração amoroso, buscando o objecto do seu amor. Oh! A comovedora bondade do coração de Deus quando procura conquistar  e atrair a suas criaturas! O amor é o eco de Deus, a reflexão da sua glória, a expressão da sua beleza, a manifestação do seu poder, a história da sua força" - eis o que disse com muita inspiração Rosalee Appleby.
A história desta conquista, dentro e fora da Bíblia, é a manifestação do milagre de grandes feitos  por criaturas frágeis entregues  nas mãos do dono dos corações, como uma Florence Nightingale, a mãe das enfermeiras, um padre Damião, o construtor de uma cidade de lázaros, (leprosos) um Jorge Muller, o jovem estroina que se tornou o missionário construtor do maior orfanato do mundo, um S. Francisco de Assis, o rico que se fez mendigo, para mostar o quanto Deus é rico na obra gigantesca que realizou e um cortejo que jamais acabaríamos de enumerar. Foram criaturas, cujo coração foi reconquistado por Deus, e tiveram a sua vida transformada numa esteira luminosa de grandes feitos  que falam por esta sugestiva sentença.

" As tuas obras falam tão alto que eu não ouço o que tu dizes."
         (R. J. Emerson)

São corações encontrados  pelo coração de Deus, encontros que o Livro Santo historia com tanta eloquência, encontros que devem ser a eterna  inspiração da nossa vida.

João Crisóstomo de Oliveira

No livro - O Livro do Coração

domingo, 5 de agosto de 2012

Porque hoje é Domingo (210)

                                    Fonte da imagem:  http://cristocentrismobasico.blogspot.pt   

Prestem, portanto, muita atenção á maneira como se comportam. Não se comportem como insensatos, mas como sábios. Aproveitem bem o tempo, porque os dias que correm são maus. Por isso, não façam as coisas de qualquer maneira, mas procurem compreender bem qual é a vontade do Senhor. Não se embebedem, pois o vinho leva á libertinagem, mas deixem-se encher do Espírito de Deus. Recitem uns com os outros salmos, hinos e cãnticos que inspirem devoção. Cantem e louvem ao Senhor com o vosso coração. Dêem graças a Deus, nosso Pai, por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola de S. Paulo aos Efésios cap. 5:15 a 20)

sábado, 4 de agosto de 2012

Dias que marcam a nossa vida

Um belo nenúfar, fotografado por mim, num parque de merendas na Cortesia - Sintra.

Há momentos que valem ouro e que marcam indelevelmente a nossa vida.
Hoje, foi um desses dias.
Um dia alegre e bem feliz.

Uns, chegaram ontem á noite, outros, chegaram hoje.
Á volta da mesa éramos 16.
Eu e o Jorge, os filhos  Pedro, Miguel e João, (o Zé  entrou no trabalho ás 13) as três noras Anabela, Teresa e Joana, os oito netos, Gil. Sara, Inês, Beatriz, Carolina, Nuno, Margarida e Clara.

A ementa agradou.
Queijo de Niza, vinho de Bucelas,  sumos, esparguete á bolonhesa, (fiz para vinte) salada á portuguesa, leite creme, bolo de chocolate e café.

Convívio, alegria, troca de ideias, risos e sorrisos, ternura, muita ternura.

Os beijos e os abraços das despedidas, o acenar á janela até os carros desaparecem ao cimo da rua, junto com uma prece: Acompanha-os Senhor e guarda-os de todo o mal.

Ficaram as   netas de Rio-Maior - Beatriz, Carolina e Margarida - para uma ou duas semanas connosco. Está na hora de irem dormir.

O dia termina, faltam poucos minutos para ser outro dia.
Este, 04/08/2012, foi um dia muito bom.
Estou muito grata e muito reconhecida para com o Senhor - Deus, por me proporcionar, assim, a vivência deste belo e alegre dia.
Venham mais!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Amor indivisível

                                          Fonte da imagem:  espiritualidade-nocaminhodaluz.blogspot.p

Indivisível é o amor,
indivizível e infindo.
Não poderás dizer:
Esta é a verba  que te destino
no orçamento da minha vida.
Não poderás poupá-lo,
com a intenção de o gastares mais tarde.
Não poderás fazer retiradas ocasionais,
como em depósito bancário,
como em caderneta de poupança.
Não poderás regulamentar o amor:
Aqui reinarás -
e ali ficarás fora de jogo.

Só poderás viver no amor,
viver nele totalmente,
sem reserva de domínio -
ou, então, negarás o seu poder,
resistindo-lhe
gastanto a tua vida á toa,
afrontando a criação
em seu mstério mais íntimo,
afrontando o próprio Criador,
tentando dilimitar um espaço
ao qual Deus não rem acesso.

Poderás negar-te a respirar
até o limite do sufocamento.
Mas como o ar envolve,
mesmo a quem se sufoca,
assim o amor de Deus te circunda
para que respires o hálito da vida,
vida plena de Deus.

  (Autor desconhecido)

Nota:

Encontrei este belo poema num pedaço de um livro, sem capa, na biblioteca cá de casa, 
Não sei o titulo do livro nem quem é o autor dos poemas.
Pesquisei na net mas sem resultado.
Se um destes dias encontrar a outra parte, ou partes, do livro, prometo que vos direi.



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Muitos Parabéns meus filho Miguel

                                   O Miguel com o Nuno  "ás cavalitas"

Fez ontem, 01/08/2012, 44 anos, que o Senhor Deus da vida, colocou no meu colo,o meu filho Miguel. Foi pelas  cinco da tarde. Como eu tão bem me lembro desse dia e dessa hora...
Nasceu muito bem, foi um parto rápido e normal. Chorou logo que nasceu.
Criou-se  bem, não deu problemas nenhuns. Fez-se homem, um homem  exemplar. Trabalhador "até mais não"! O sol nunca o apanha na cama.
É um crente fiel, membro da Igreja Baptista do Cacém, onde com uma imensa alegria e total entrega, serve o Senhor em várias áreas, entre elas, como professor da Escola  Biblica Dominical na classe dos adultos.
É um bom filho, um bom marido, um bom pai, um bom irmão, um bom amigo.Tanto, mas tanto...que eu agradeço ao Senhor por o Miguel!  Claro, e por os outros três: O Pedro, o João e o Zé. São uma riqueza, os meus filhos.

Parabéns, Nuno Miguel!  Parabéns, meu lindo e doce filho!
Que Deus te abençoe e dirija sempre, na tua caminhada.
Que Deus abençoe a Teresa, a Inês e o Nuno.
Prossegue, vive a tua preciosa vida e sê feliz!
Um beijo da mãe

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Um poema de Manuel António Pina

                                     O Jornalista e Escritor  - Manuel António Pina
                                     
 A Poesia Vai Acabar

A Poesia Vai Acabar A poesia vai acabar, os poetas
vão ser colocados em lugares mais úteis.
Por exemplo, observadores de pássaros
(enquanto os pássaros não
acabarem). Esta certeza tive-a hoje ao
entrar numa repartição pública.
Um senhor míope atendia devagar
ao balcão; eu perguntei: «Que fez algum
poeta por este senhor?»    E a pergunta
afligiu-me tanto por dentro e por
fora da cabeça que tive que voltar a ler
toda a poesia desde o princípio do mundo.
Uma pergunta numa cabeça.
— Como uma coroa de espinhos:
estão todos a ver onde o autor quer chegar?

  Manuel António Pina


Manuel António Pina (Sabugal, 18 de Novembro de 1943) é um jornalista e escritor português, galardoado em 2011 com o Prémio Camões.
O autor licenciou-se em Direito em Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas. É actualmente cronista do Jornal de Notícias e da revista Notícias Magazine.
A sua obra é principalmente constituída por poesia e literatura infanto-juvenil. É ainda autor de peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.
A sua obra está traduzida em França (francês e corso), Estados Unidos, Espanha (espanhol, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.

    (http://pt.wikipedia.org/)