domingo, 30 de setembro de 2012

Porque hoje é Domingo (218)

                                         Igreja de Odrinhas - Sintra

Salmos 104


Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! Senhor  Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade.
Ele se cobre de luz como de um vestido, estende os céus como uma cortina.
Põe nas águas as vigas das suas câmaras; faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento.
Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador.
Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum.
Tu a cobriste com o abismo, como com um vestido; as águas estavam sobre os montes.
Å tua repreensão fugiram; à voz do teu trovão se apressaram.
Subiram aos montes, desceram aos vales, até ao lugar que para elas fundaste.
Termo lhes puseste, que não ultrapassarão, para que não tornem mais a cobrir a terra.
Tu, que fazes sair as fontes nos vales, as quais correm entre os montes.
Dão de beber a todo o animal do campo; os jumentos monteses matam a sua sede.
Junto delas as aves do céu terão a sua habitação, cantando entre os ramos.
Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras.
Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão,
E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.

(Salmo 104:1 a 15)

sábado, 29 de setembro de 2012

A minha pequenina horta deu-me tanto!

Já o disse aqui. Tenho uma pequenina horta á beira da Ribeira das Jardas com uma praiazinha de areia fina, que vai da encosta até á água. Aquela zona da Ribeira é das mais lindas; tem árvores altas de um lado e do outro onde há uma variedade de passarinhos a chilrear e a cantar. O som da água da ribeira, saltitando de pedrinha em pedrinha, oferece uma música suave e bela que nos  acalma, serena e mexe com as fibras sensíveis da nossa alma.  Também a voz do vento e da brisa suave nos aconchega. Sentarmo-nos  na areia á beirinha da água  e usufruir  daquele presente magnífico que a natureza nos dá, é  muito bom...

 
                                         A água limpinha da Ribeira

Um pouco acima há uma lage branca, muito bonita e lavadinha que atravessa  a ribeira de margem a margem e que em tempos de pouca chuva, serve de ponte para passar de um lado para o outro.

Gosto muito da minha hortinha e vou lá com frequência. No verão é preciso regar muitas vezes para as plantinhas crescerem e se desenvolverem. Agora, no Outono, já deixei de regar, pois Deus se encarregou de abrir as torneiras do céu e saciar a sede das plantas que ainda lá estão. Já colhi várias coisas, entre elas o chá de Hortelã pimenta de chocolate que trouxe do Algarve, mais propriamente do Arimbo, na serra algarvia, Trouxe dois pézinhos que se desenvolveram de tal maneira espalhando raízes, que fizeram um canteiro grandinho  que deu um braçado de chá que lavei muito bem debaixo da torneira, sequei á sombra num tabuleiro e  cortei os tronquinhos pequenos e desfolhei as folhinhas, do que resultou um frasco grande cheio de chá de hortelã pimenta de chocolate, que misturo com  chá príncipe, resultando um excelente e saboso chá, que além do mais, é óptimo para o estomago.

Este verão quase não comprei tomates. Os seis pézinhos que plantei produziram tanto...cachos com cinco ou seis frutos. Não imaginava que o sabor fosse tão bom! Muito frescos, com muito sumo e com uma polpa durinha e macia. A côr é de um vermelho muito lindo.

As beringelas - plantei três pézinhos -  também produziram bem. São excelentes.
O feijão verde parecia de seda, de tão macio que era. Saboroso...igualzinho ao que o meu pai plantava na horta . As favas tenrinhas e saborosas.
As cenouras com um sabor muito especial, ainda que mais pequeninas.

Os alhos franceses também tenrinhos e gostosos; deles fiz umas boas sopas para a neta Clara. Os pepinos, o milho, a salsa e a hortelã, também  muito bons.


Resta colher, talvez dentro de quinze ou vinte dias, os amendoins e as batatas doces que ainda estão a crescer e a desenvolver-se. Também os restantes tomates que ainda estão um pouco verdes e algumas beringelas.

Enfim, a minha hortinha deu-me várias coisas muito agradáveis.
Está a ser uma boa experiência, espero poder continuar com a ajuda do meu Deus.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Lindos! "os miminhos" que chegaram pelo correio

O Zé estava de folga e decidimos " ir dar uma volta". O Jorge  ficou a ver o correio e eu e o Zé fomos indo para o carro. Quando o Jorge chegou disse: "Há aqui uma encomenda que vem de Águeda"  Quando eu ouvi Águeda ...disse: Então é para mim, da minha amiga Rosa. E não me enganei...era mesmo. A minha amiga Rosa que é uma simpatia... lembrou-se de me fazer mais uma surpresinha, a juntar a tantas outras; ou chega uma encomenda pelo correio, ou chega ela própria mais o Helder, o marido, que como ela é uma pessoa linda!

Conhecemo-nos através deste espaço, já lá vão quase cinco anos,  logo  no início deste blogue, e desde então, nasceu, cresceu e desenvolveu-se uma bela, linda e sincera amizade, a qual eu não me canso de agradecer ao Senhor meu Deus.

São lindos "os miminhos" que chegaram, se não, vejam:



                                      É uma toalhinha e um saco do pão.
                                 Clique em cima para ampliar e ver melhor.

Só me resta dizer: Obrigado, muito obrigado, querida Rosa e querido Helder.
Oro, para que Senhor Deus a quem nós amamos, adoramos e procuramos servir, abençoe a nossa amizade  e a faça crescer e desenvolver-se muito mais.
Abraços

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Parabéns Nuno, pelos teus nove anos!

                                                 O Nuno

O meu  neto Nuno completou ontem nove anos.
É um menino cheio de vida, cheio de energia, com uma capacidade  enorme de inventar brincadeiras engraçadas, com as quais  se entretem horas e horas seguidas. Ele consegue imaginar e inventar coisas que simplesmente nos deixam espantados. Há dias, aqui em casa, pegou numa cartolina, canetas, régua e esquadro, e fez duma forma, diríamos que perfeita, o projecto de construção de uma casa, onde nada ficou esquecido. Guardámos, como trabalho importante.

Com o nosso gato Teco - um "gatão" enorme - lindo, com uns belíssimos olhos azuis e um farto pêlo cor - de - mel, o Nuno tem uma relação  fantástica. Tem por ele um carinho enorme a ponto de andar com ele ao colo, dormir com ele e, imaginem...dar-lhe beijinhos. Disse-me há dias: "Avó, sabes que para mim o Teco é como um filho". Pediu aos pais para permitirem que o Teco esteja lá em casa  no dia da festa de aniversário, como convidado especial. Os pais, um tanto receosos com o que possa acontecer, como por exemplo, o Teco se assustar e poder fugir saltando o muro do jardim, mesmo assim acederam e o Zé vai levar o gato á festa do Nuno.

"Benfiquista dos quatro costados"...já foi com o padrinho - o Zé - ao estádio do Benfica assistir a vários jogos. O Zé fê-lo sócio logo que nasceu e agora treina numa escola do Benfica em Mem-Martins -Sintra. Está todo contente.

É aluno da Escola Bíblica Dominical da Igreja Baptista do Cacém, onde gosta muito de ir, e estuda violino e canto, no conservatório de Música de Sintra.

Enfim, o Nuno é um menino abençoado por Deus,  é uma dádiva para a família, e, apesar destes tempos complicados e incertos que Portugal, a Europa e o mundo vivem... estamos certos e confiantes de que o Senhor fará da sua vida uma benção.
Parabéns Nuno, muitos Parabéns!
Que Deus te abençoe.
Beijos da avó.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A bela e preciosa Bíblia que chegou pelo correio


                              
                                          Clique em cima para ampliar e ver melhor

Faz hoje uma semana, o "carteiro" tocou e subiu ao terceiro piso para entregar á porta...uma encomenda muito especial. Quando olhei o remetente os meus olhos  e o meu rosto iluminaram-se de alegria!
Ela, a minha querida e  muito antiga amiga Palmira, com quem trabalhei no Instituto Maternal há  mais de quarenta anos...e que há muito, muito tempo não via, e a quem, através de uma antiga colega reencontrei...telefonou-me solicitando o meu endereço pois queria enviar-me um presente  para ela tão importante e valiososo, que era a velha e centenária Bíblia que herdara da sua mãe, publicada em 1911, da edição aprovada em 1842 pela raínha Dª Maria II com a consulta do Patriarca Arcebispo eleito de Lisboa.
É uma tradução do Padre António Pereira de Figueiredo.

Tem a seguinte dedicatória  escrita por a minha amiga Palmira:

"Esta Bíblia era da minha querida mãe, que nasceu em 1896 e faleceu em 1986.
Ficou comigo até hoje, dia em que a vou oferecer á minha grande amiga Viviana Regueiras com um beijo de despedida até quando Deus quiser".

Assinado, Palmira, 6/9/2012.

Disse-me pelo telefone que tinha urgência em fazê-la chegar a mim, pois tem 86 anos e queria muito que a Bíblia ficasse em boas mãos.

Comoveu-me e enterneceu-me esta atitude da minha querida amiga Palmira.
Irei estimá-la, preservá-la, valorizá-la e passá-la-ei ao meu filho mais velho quando eu partir, pois sei que ela ficará em boas mãos. Já falei com ele sobre isso e ele está disponível para a receber.

O Jorge esteve hoje a cuidar da lombada que estava solta pois tem todo o aspecto de ter sido muito manuseada. Que bom!
Fiz nela, hoje demanhã, a minha leitura matinal, e para já está na minha mesinha de cabeceira junto da minha Bíblia velhinha que leio há cinquenta anos.
Amanhã, na festa de aniversário dos 9 anos do neto Nuno, irei levá-la e mostrá-la a toda a família. Quero que todos, "do menor ao maior" a possam ter nas mãos e olhá-la e admirá-la para  aprenderem a amar e a valorizar este velho tesouro precioso que me chegou pelo correio.
Obrigado, muito obrigado, minha querida amiga Palmira por este significativo presente.
Um beijo

domingo, 23 de setembro de 2012

Porque hoje é Domingo (217)

                                                     Casa de Oração da Igreja Baptista de Morelena . Foto da Viviana

E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. (I livro de Reis cap. 3:5)

E disse Salomão:

  A teu servo, pois, dá um coraçäo entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?   E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomäo pedisse isso. ( livro de Reis cap.3:9)

  E deu Deus a Salomäo sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coraçäo, como a areia que está na praia do mar.   E era a sabedoria de Salomäo maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.   E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as naçöes em redor.   E disse três mil provérbios, e foram os seus cánticos mil e cinco.   Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes.   E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomäo, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria. ( I livro de Reis cap. 4:29 a 34

sábado, 22 de setembro de 2012

Foi-se o Verão - chegou o Outono

                                                       Imagem da Net.

Sim, o verão despediu-se  ontem...já aí temos o Outono.
Hoje, o dia foi igualzinho, igualzinho, ao descrito pelo poeta no poema abaixo.
Ah! e já agora, acabei de saber pelo meu Metereologista particular - o meu neto Gil -  que amanhã vai chover em Mira-Sintra e arredores.
Venha ela, a bendita chuva! Reparei hoje que a natureza "morre de sede". Tudo tão ressequido...faz dó.
 

Outono

O Outono já chegou - aos arrufos do vento
as folhas num desmaio embalam-se pelo ar...

- vão caindo... caindo... uma a uma em desalento,
e uma a uma, lentamente, vão no chão pousar...

O céu perdeu o azul - vestiu-se de cinzento
e envolveu na neblina a luz baça do luar...
- na alameda onde vou, de momento a momento,
há um gemido de folha a cair e a expirar...

O arvoredo transpira a carícia dos ninhos,
e o vento a cirandar nas curvas das estradas
eleva o folhareu no espaço em redemoínhos...

Há um córrego a levar as folhas secas em bando...
- e a aragem que soluça entre as ramas curvadas,
parece que o arvoredo em coro está chorando!...

(J.G. de Araújo Jorge)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vinte e um de Setembro - hoje - dois aniversários lindos a comemorar.

Hoje, 21 de Setembro, exulto de alegria e gratidão para com Deus - o Senhor da vida! Louvo-o, engrandeço-o e dou-lhe glória.
                       Gosto de identificar o meu pai com um grande e frondoso castanheiro.

Por o meu  amado e saudoso pai, José Baltazar Regueiras, que nasceu  faz hoje  111 anos, e que já mora no céu há 37 anos. Mas que pai que Deus me deu!
Obrigado meu Senhor, muito obrigado!

                 A Clara sempre foi, e continua a ser para mim, um botão de rosa cor-de -rosa.

Por a Clara, a minha neta mais nova, que faz hoje dois aninhos. É tão doce ouvi-la pronunciar: "Vóvó Viviana"!
Desde o tempo em que o seu corpo se formava no ventre materno, eu sempre a identifiquei  com um botão de rosa cor-de-rosa. Ela continua hoje a ser um botão de rosa cor-de-rosa.

Está a desabrochar, a abrir as pétalas! A exalar cada vez mais o seu perfume!

Há dias perguntou-me por o meu pai, onde estava. Eu respondi-lhe que o meu pai estava a descansar no céu. Ela ficou pensativa e disse-me: "Mas ele vai acordar." Eu dissse-lhe: Sim, minha querida, ele vai acordar. Ela sorriu feliz.

Parabéns  Clara! Parabéns João e Joana!
Desejo bençãos sem fim, dos céus, sobre vós.
Beijos

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Luis Goes - Simbolo da Canção de Coimbra - deixou-nos

                                               Luis Goes - Fonte da imagem:http://caras.sapo.pt/

Morreu Luis Goes - o homem que foi o símbolo da Canção de Coímbra - era assim que ele gostava que fosse apelidada -   a música cantada pelos universitários de Coímbra.
Nasceu apenas sete anos antes de mim, pelo que me recordo indelevelmente,e de uma forma muito bela,  dele e das suas canções que atraiam toda a gente e que tantos e tantos entoavam. Nasceu em Coímbra, viveu em Cascais, morreu em Mafra (aqui perto) numa Unidade de Cuidados Paleativos,  e foi sepultado em Coímbra no Cemitério da Conchada.

Partiu, deixou-nos. Fica a sua lembrança e a sua música, algo que certamente o povo português saberá acarinhar, apreciar e preservar. Agradeço a Deus pela sua vida, pela sua pessoa e por uma tão rica e tão bela Herança Musical.
Obrigado Luis, muito obrigado!

Aqui ficam alguns registos para aqueles que tenham interesse em saber mais sobre este Português, cuja vida e obra marcaram  tantos e tantos.

«Cantor, poeta e compositor português, Luiz Fernando de Sousa Pires de Goes nasceu a 5 de janeiro de 1933, em Coimbra. É uma das principais referências da canção de Coimbra e um dos artistas portugueses com maior currículo internacional, apesar de nunca se ter profissionalizado.
Luiz Goes começou a cantar muito cedo por influência do seu tio Armando Goes, nome muito considerado da canção coimbrã. Aos 14 anos já cantava em público e era considerado um menino-prodígio. Ainda na adolescência chegou a ser acompanhado por Artur Paredes, uma das maiores referências da guitarra portuguesa. Aos 19 anos gravou o seu primeiro disco, a convite de António Brojo. No liceu foi colega e amigo de José Afonso e António Portugal, tendo gravado vários álbuns em conjunto com ambos. Mas a sua maior influência sempre foi Edmundo Bettencourt.
Licenciou-se em Medicina, em Coimbra, em 1958. Nos seus anos de estudante cruzou-se com muitas figuras ilustres, entre outros Manuel Alegre, Miguel Torga, Bernardo Santareno, Teolinda Gersão e Yvette Centeno.
No final da década de 50 formou o Coimbra Quintet, com os instrumentistas António Portugal, Jorge Godinho, Manuel Pepe e Levy Batista. O disco Serenata de Coimbra (1957) é um dos álbuns mais vendidos da música portuguesa, em Portugal e no estrangeiro. Este quinteto teve uma projeção ímpar, mas uma vida breve. Com o recrutamento para a guerra colonial o grupo desfez-se e Luiz Goes foi colocado na frente da Guiné.
Depois mudou-se para Lisboa, onde exerceu a profissão de médico-estomatologista até à sua reforma, em 2003. Mas foi mesmo através da música que se notabilizou. É de resto um dos artistas portugueses mais internacionais. Entre outros espetáculos de grande relevo, destacam-se as suas atuações no Congresso da Cultura da Língua Portuguesa na Universidade de Georgetown (Estados Unidos), no aniversário das Nações Unidas (Suíça) e na homenagem a Beethoven (Áustria). Isto além de participações em programas televisivos em países como Brasil, Espanha, França, Suécia, Áustria, Estados Unidos e África do Sul.
Tem um extenso reportório, com muitas canções da sua autoria, algumas delas com mensagens subliminares de oposição ao regime salazarista. Entre outros temas, ficaram célebres "Homem Só", "Meu Irmão", "Balada do Mar", "É preciso acreditar", "Canção do Regresso", "Canção da Boneca de Trapo", "Canção para quase todos", "Canção Pagã" ou "Cantiga para quem sonha". Da sua extensa discografia, destacam-se os álbuns Coimbra do mar e da vida (1969), Canções de Amor e de Esperança (1969) e Canções para quase Todos (1983). Em 1998 foi editado o livro Luiz Goes de Ontem e de Hoje, da autoria de Carlos Carranca. E, em 2003, a Emi-Valentim de Carvalho lançou, numa caixa de quatro CDs, a sua obra completa.
Luiz Goes, que sempre defendeu que não existia um fado, mas sim uma canção de Coimbra, recebeu as mais altas distinções, entre as quais a de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra, a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Cascais e o Prémio Amália Rodrigues 2005, na categoria Fado de Coimbra.»

      ( http://www.infopedia.pt)


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A justiça no meu país (2)

                                             (http://www.rtp.pt/)

 "A PSP deteve quatro pessoas por promoverem agressões contra os polícias e um fotojornalista. A primeira detenção ocorreu junto ao edifício do FMI, enquanto as restantes foram levadas a cabo no exterior da Assembleia da República.
A ação mais violenta de sábado ocorreu às 23 horas, quando uma placa de sinalização foi arrancada e as pedras da calçada arremessadas à PSP, que se limitou a proteger-se.

 Durante as quase quatro horas em que os manifestantes tentaram forçar o cordão de segurança ouviram-se, por diversas vezes, explosões de petardos, umas entre a multidão e outras junto dos polícias, na escadaria, para onde foram arremessados a partir da concentração-"
(http://expresso.sapo.pt)

RESULTADOS

 Julgamento sumário condena um dos quatro jovens detidos nas manifestações em Lisboa a um ano de prisão, com pena suspensa, informa a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Três jovens foram encaminhados para a suspensão provisória do processo, por não terem antecedentes criminais.

"As quatro pessoas detidas durante a manifestação contra a austeridade, foram sujeitas a julgamento sumário que já produziu sentença. Um dos detidos foi condenado a um ano de prisão, com pena suspensa, pelos crimes de resistência e coação, segundo nota da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Os 12 meses de prisão estarão suspensos por “igual período e sujeição a regime de prova”.
A inexistência de antecedentes criminais e a idade dos arguidos permitiu que os restantes três detidos nos protestos contra a austeridade, no passado sábado, tivessem sentença mais ligeira. “Face à idade dos arguidos e à ausência de antecedentes criminais, foram encaminhados para a suspensão provisória do processo”, explica a Procuradoria.
Por outro lado, os arguidos vão prestar trabalho comunitário, após proposta do Ministério Público, que foi aceite pelos jovens. Estão assim sujeitos a 160, 200 e 240 horas de trabalho em favor da comunidade, em cada um dos casos.
Os arguidos também aceitaram apresentar “um pedido de desculpas à Polícia de Segurança Pública”, indica a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Se participarem em manifestações públicas e desportivas, prometeram “abster-se da prática de atos violentos, durante o período de suspensão dos autos”.
Recorde-se que estes quatro jovens foram detidos pela PSP no passado sábado, após incidentes em frente à escadaria de acesso à Assembleia da República. Alguns dos manifestantes arremessaram objetos contra os agentes daquela força de segurança, que faziam um cordão humano para impedir o acesso ao Parlamento."
 (http://www.ptjornal.com)

 Nota:
Escrevi sobre o mesmo tema  aqui.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A minha sentida homenagem á Patricia, a jovem bombeira deu a vida pelo bem dos outros


Foi no sábado passado. Ouvi a notícia na T.V. e fiquei muito, muito triste.
Há pouco tempo foi um homem, o Joaquim, que deu a vida  quando ajudava a apagar um incêndio, e agora foi a Patricia, uma jovem de 26 anos, filha de um antigo bombeiro, irmã de um  bombeiro no activo e mulher de um bombeiro.
A notícia passou duas ou três vezes e já ficou para trás, já não é notícia.


                         Rosas para a Patrícia (Fonte da imagem: http://tukayana.blogspot.pt)


COM TODO O RESPEITO, PROFUNDAMENTE RECONHECIDA, COM O CORAÇÂO DE LUTO E OS OLHOS RASOS DE ÀGUA, PRESTO A MINHA HOMENAGEM SINCERA À PATRÌCIA, E PEÇO A DEUS QUE CONSOLE E ENCORAJE A SUA FAMÌLIA.

MUITO OBRIGADA PATRÌCIA POR TER DADO A  SUA VIDA POR O BEM DOS OUTROS.

 Eis a notícia:

"Uma bombeira da corporação de Coja, em Arganil, morreu ontem à tarde carbonizada, depois de a viatura em que seguia a caminho de um incêndio se ter despistado e embatido contra uma árvore. No veículo viajavam cinco bombeiros que ficaram cercados pelas chamas e se desorientaram: quatro homens conseguiram fugir com ferimentos, mas Patrícia Alves, jovem de 26 anos, não escapou. Foi encontrada carbonizada pelos companheiros.
O acidente ocorreu pelas 18h00 quando a equipa dos voluntários de Coja se dirigia para o incêndio que deflagrou em Barril de Alva, concelho de Arganil. Segundo o CM apurou, os bombeiros seguiam num autotanque quando uma mudança repentina da direcção do vento fez despistar o veículo. Os bombeiros saíram, em pânico, da viatura, ficaram cercados pelas chamas e fugiram, desesperados, para fora da área do fogo. Na fuga, Patrícia Alves, bombeira há oito anos, caiu e foi apanhada pelas labaredas . Os quatro bombeiros estão internados nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
"Morreu na sua nobre missão de ajudar os outros. Têm sido dias muito complicados para o concelho", desabafou Ricardo Alves, presidente da Câmara de Arganil.
Ontem à noite, o ambiente era de dor e grande consternação no quartel dos Bombeiros de Coja e na aldeia de Machorro, onde residia a vítima mortal, com o companheiro, também bombeiro."
 
( http://www.cmjornal.xl.pt)
 

"Foi uma desgraça na família da Patrícia. Ela tinha comprado casa há cerca de um ano. Vivia com o Ricardo. Estava a formar vida e foi tudo ceifado por causa de uns bandidos que andam aí a atear incêndios para ganhar dinheiro à custa de tragédias", desabafou, ao JN, uma idosa que, ontem à noite, no quartel dos BVC, aguardava notícias dos três feridos que entretanto tiveram alta hospitalar e do ferido grave, residente em Bogalhos, que se encontrava ventilado e sedado".

   (http://www.jn.pt)


domingo, 16 de setembro de 2012

Porque hoje é Domingo (216)


«Não andeis ansiosos  por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com acção de graças. E a paz de Deus. que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo jesus.»

(Ep. de S. Paulo aos Filip. 4: 6 e 7)

sábado, 15 de setembro de 2012

Correram lado a lado e cortaram a meta abraçados

                          Os meus filhos Pedro e Miguel cortando a meta abraçados


Os meus filhos dão-me muitas alegrias...graças á  bondade do Senhor.

Sorrio e emociono-me, ao olhar esta foto do Pedro e do Miguel com uma expressão tão feliz, ao cortarem a meta abraçados, na Meia-Maratona de S. João das Lampas - Sintra  -  (22kms)  que teve lugar a semana passada.
Partiram juntos e chegaram juntos.
O Pedro, creio que já perdeu a conta das muitas meias-maratonas em que participou. Quanto ao Miguel, creio saber que esta foi a terceira. Foi desafiado pelo irmão a treinar para participar e aceitou o desafio. O Pedro tem 45 anos e o Miguel 44.
Quando chegaram aqui a casa, finda a prova, os filhos, as mulheres, os irmãos e o pai e a mãe, ao vê-los sair do carro, aqui desta janela  do terceiro andar... ovacionaram-nos efusivamente com muitas palmas e expressões  como esta:  "Vivam os atletas! O Pedro e o Miguel são os maiores, viva!
A criançada deu largas á sua alegria.
Da janela, corremos para a porta, e aí, os filhos penduraram-se ao pescoço dos pais, felizes, muito felizes!
Foi bonito! Tão bonito!
Creio que toda a rua e os vizinhos souberam deste feito do Pedro e do Miguel.
O Pedro não pára  de treinar. Levanta-se antes das seis da manhã para ir correr antes de ir para o trabalho  e á noite, volta a treinar...sempre com alegria e boa disposição. Está  "a sonhar" participar pela primeira vez numa Maratona - 42 kms - na Maratona  da cidade do Porto no próximo dia 28 de Outubro.


Força Pedro! Vai em frente!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Esperança

 

Li, refleti, gostei, e trouxe do blogue do meu querido amigo Paulo Costa  http://abrigodossabios-paulo.blogspot.pt/-  a fim de partilhar com os amigos aqui.


"Cada um vê aquilo que espera. Parece estranha esta afirmação. Vemos o que esperamos! É assim. Se o que espero são desgraças, só vejo desgraças e tudo me parece já mal. Mas se o que espero (e sei que vem) é o Bem, tudo já são sinais desse bem. 

É isso que me purifica o olhar e me liberta de fantasmas. Quem sabe que o Bem vem, já vê o bem a vir. Vê com bons olhos, mesmo no meio do nevoeiro." 

Vasco Pinto de Magalhães

Publicado por Paulo Costa -  http://abrigodossabios-paulo.blogspot.pt/

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sim, faz isso meu tesouro!

A neta Carolina - foto da mana Beatriz

Segura bem os teus sonhos!
Dentro do teu coração, guarda
um local secreto e calmo,
onde os sonhos possam estar,
e assim, abrigados, possam
crescer e florescer.

(Louise Driscoll)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aloés / Erva Babosa - Liliáceas


                                                         Aloé vera ( A. Barbadensis)

Do meu Guia Prático de Plantas Aromáticas, da autoria de Lesley Bremness, e oferta do Jorge, no Natal de 2002, selecionei hoje, a famosa e conhecida Aloés /
Erva Babosa, para a apresentar aos amigos.

«Diz-se que um dos ingredientes secretos responsáveis pela beleza de Cleópatra eram os aloés, ainda hoje escolhidos por muitas empresas de cosmética para cremes de rosto e das mãos, loções bronzeadoras e   champôs. Os aloés atrairam também a atenção de muitas entidades devido á capacidade de curarem queimaduras por radiações, e até se diz que o Governo americano os está armazenar para o caso de um desastre nuclear. É a seiva fresca desta planta notável que cura a pele e alivia as queimaduras.
Os aloés que crescem na Ilha de Socotorá, no Oceano Índico, produzem um corante violáceo muito atraente, e pensa-se que foi por causa deste produto que Alexandre, o Grande, conquistou a Ilha no século IV a.  de Cristo.

Ao abrir a folha encontra-se uma seiva clara e gelatinosa, que alivia imediatamente as queimaduras, formando uma camada  clara e protectora, a qual permite uma rápida cicatrização.

Nota: Acabei de provar que é verdade, pois antes de me sentar aqui, queimei-me com um salpico de azeite a ferver, no braço direito, tendo ficado com uma flictena  ou bolha, bastante dolorosa. apliquei um pouco dessa geleia de Aloés que tenho sempre em casa, e o  certo é que fez diminuir imediatamente a dôr  e absorveu o liquido ficando a flictena muito reduzida.

Utilização dos Aloés:

Folha - com a seiva da folha, fazer um creme  de tratamento, amaciador e hidratante, especialmente recomendado para a pele seca.

 Na medicina

Folha - Esmagar as folhas frescas ou cortá-las  e aplicá-las em cataplasma  sobre a pele   gretada, eczemas, ou em caso de dermatite. Partir uma folha  e aplicar a sua seiva sobre pequenas queimaduras.

Nota: Em caso de queimaduras graves, procurar imediatamente um médico.

Duração -  É uma planta perene, sempre verde e sensível ao frio.
Altura - Trinta centímetros.»

Do livro - Guia Prático - Plantas Aromáticas - de Lesley Bremness

domingo, 9 de setembro de 2012

Porque hoje é Domingo (215)

http://imagenesparacrear.blogspot.pt

«Porque tu, Senhor, és a minha candeia; e o Senhor alumiará as minhas trevas.
Pois contigo passarei pelo meio dum esquadrão; com o meu Deus transporei um muro.
Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito, e a palavra do Senhor é fiel; é ele o escudo de todos os que nele se refugiam.
Pois quem é Deus, senão o Senhor? e quem é rocha, senão o nosso Deus?
Deus é a minha grande fortaleza; e ele torna perfeito o meu caminho.
Faz ele os meus pés como os das gazelas, e me põe sobre as minhas alturas.»

  II Livro de Samuel cap. 22: 29 a 34)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Completou ontem 90 anos o Dr. Adriano Moreira - Uma das maiores referências nacionais

                                          O Dr. Adriano Moreira.

Recordo-me deste nome e deste Homem desde o tempo do antigo regime -  do Dr. Oliveira Salazar. Nessa altura eu não estava muito atenta ou muito interessada na política que se fazia, por circunstâncias várias. No entanto de Adriano Moreira eu lembro-me bem. Da sua figura e da sua voz.

Lembro-me dele  a seguir ao "25 de Abril", quando integrava o C.D.S  - Centro Democrático Social - partido onde foi líder e onde ainda hoje pertence.

Tenho por ele um enorme respeito e uma grande consideração.
Considero-o um homem bom, honesto, solidário, sempre preocupado com a Doutrina Social da Igreja Católica, da qual faz parte e, olhando-o sob o ponto de vista dos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo,  considero-o um bom e exemplar cristão.
Como seria bom para a Pátria e para o povo português se abundassem em Portugal homens cristãos desta estirpe!
Ontem, emocionei-me, não podendo conter as lágrimas, com a sua postura e o seu testemunho na entrevista que deu á jornalista Fátima Campos Ferreira na R.T. P.
Tanta humildade num homem tão grande...é comovente.

Relatando um episódio ocorrido com o então Primeiro Ministro de Portugal - Marcelo Caetano, num encontro público, Marcelo Caetano estendeu-lhe a mão para o cumprimentar  e Adriano Moreira não o cumprimentou. Com tristeza, reconhece que fez mal, rematando este episódio com esta frase verdadeiramente extraordinária: "UM CRISTÃO NÃ FAZ ISTO".

Como Ministro do Ultramar, fez grandes reformas nesses países africanos de expressão portuguesa, sendo uma delas considerada muito importante: A Revogação do Estatuto do Indigenato.

Nesta entrevista, que sugiro que todos vejam, o Dr. Adriano Moreira assume totalmente a responsabilidade de tudo o que fez e de tudo que deveria ter feito e não fez. Ora isto, num tempo em que ninguém assume os seus actos é extremanente importante e significativo.

Á pergunta: Como gostaria de ser lembrado? Responde simplesmente: "Como académico que fui".
Ainda: Como gostaria que os seus filhos o lembrassem?  Respondeu: "Com o mesmo amor que eu tenho por eles".

Acerca da sua vida  disse: "Nós só temos uma vida e  as nossas vidas são todas diferentes mas todas muito importantes. Importa saber vivê-las e aproveitá-las.

Eu já admirava e respeitava este Homem Grande, porém agora, depois desta entrevista fiquei a conhecê-lo e a admirá-lo e respeitá-lo muito mais.

PARABÉNS, Dr. ADRIANO MOREIRA POR OS SEUS 90 ANOS DE VIDA E, TAMBÈM POR A FORMA COMO VIVEU A SUA VIDA.
MUITO OBRIGADO POR TUDO O QUE FEZ, POR O SEU EXEMPLO E POR O LEGADO QUE NOS DEIXA.

DESEJO QUE ESTEJA CONOSCO MUITOS MAIS ANOS.

Nota:

Se quiser saber mais sobre o Dr. Adriano Moreira leia aqui.





quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Acontecimentos muito tristes e lamentáveis

                                              Fonte da imagem:http://giovannarubbo.blogspot.pt

Nos últimos dias, em Portugal, a  comunicação social deu-nos a conhecer acontecimentos  muito tristes e chocantes:

Em apenas dois dias foram mortas quatro mulheres pelos seus companheiros, que  contra elas usaram de uma enorme violência, continuando a ser agredidas mesmo depois de mortas.  Desde Janeiro deste ano já foram mortas pelos companheiros 20 mulheres, quase tantas como em todo o ano de 2011.

 TODOS OS DIAS SÃO AGREDIDOS TRES  POLICIAS EM PORTUGAL

NÃO SÃO CONHECIDAS CONDENAçÔES POR BATER  NUM AGENTE DA AUTORIDADE.

O caso mais recente é o do vereador de Odivelas, o socialista Hugo Martins, que, segunda-feira, foi apresentado no tribunal de Loulé por alegadamente ter agredido e insultado um militar da GNR, além de se ter recusado a submeter a um teste de alcoolemia, depois de ter colidido com outro automóvel, no Algarve.

Deveria ser apresentado a um Juíz  mas tal não aconteceu.

"Foi contactado o Procurador de Turno do Tribunal Judicial de Loures que ordenou a constituição de arguido e o termo de identidade e residência respectivo, e o auto de libertação", segundo a fonte.

Um episódio semelhante  foi  protagonizado pelo autarca a 6 de Dezembro de 2009: Hugo Martins, de 35 anos, tinha uma taxa de alcoolemia de 1,67 gr/l e agrediu militares da GNR na CREL, em Bucelas.

Nessa altura foi-lhe instaurado um processo do qual não resultaram quaisquer consequências.

Assim vai o meu país.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mulher esse ser especial

Trago aqui, para partilhar com os amigos que gentilmente passam por este cantinho, mais uma linda postagem da minha querida amiga e irmã na fé em Cristo - Joseneide Barbosa. Gostei de ler, apreciei, e revejo-me em muito do que ela escreveu. Só um aparte, gosto muito de ser mulher.


«Ahhhh ! Esse ser tão especial que é a mulher , Deus nos fez assim , diferentes dos homens , porém dotadas de uma delicadeza de uma graciosidade . A costela de Adão foi um material especial usado para nos formar , temos o olhar meigo , a voz suave , a calma necessária nos momentos de aperto , assim Deus nos criou seu primeiro proposito foi fazer de cada uma de nos ajudadora , auxiliadora do Homem , seriamos o seu esteio , seu porto seguro ,aquela em quem confiar . Somos detalhistas amamos o belo nos encantamos com os detalhes , uma simples flor no vaso nos faz feliz , somos carentes queremos ser amadas e como precisamos disso , somos carentes por natureza o nosso mestre Jesus sabia disso e na carta escrita pelo apostolo Paulo aos efésios no capitulo 5 ele traz uma ordem que diz assim: maridos amem suas esposas como Cristo ama a igreja . Jesus o mestre do amor sabia dessa nossa necessidade , precisamos ouvir e sentir que somos amadas , precisamos as vezes perguntar varias vezes ao dia você me ama ? mesmo sabendo de antemão a resposta . Somos o lado sútil da vida , enxergamos longe , pressentimos quando algo não vai bem , com nosso filho , com nosso marido mesmo que não fale nada a respeito somos exímias observadoras , sabemos guardar registros peculiares qual a cor que ele gosta , passamos anos sem ver uma amiga mais quando a vemos lembramos o perfume que ela usa , o passeio que ela gosta de fazer , detalhes mínimos povoam nossa mente e ai engatamos uma conversa sem fim  . Somos autênticas não conseguimos esconder algo que não nos agrada por muito tempo , falamos e como gostamos de falar , falamos com as nossas bonecas quando crianças , todas tem nome, falamos com os nossos cachorros e gatos , eu particularmente converso com os meus cachorros , claro eu sei que eles me entendem , rsrsrsr, ahhhh falamos até sozinhas , que culpa tem nisso , falamos , gostamos de nos comunicar , amamos compartilhar nossas alegrias e tristezas também , o diferente e aquela mocinha que fica no canto e mal fala , essa é uma exceção não a regra , a regra e ser assim com todos os defeitos que nos fazem Mulher . Como e bom ser mulher olhar para nos e vermos quanto Deus o criador nos fez linda , nosso corpo explode a exuberância da vida , Ele nos deu a capacidade de gerar vida e nada que possa em palavras ser descrito em sentir uma vida palpitando dentro de nós . Mulher você especial amada por Deus .» Beijos

Publicado no blogue -  http://joseneidebarbosa.blogspot.pt - a 03/09/2012

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Palavras belas de Cora Coralina

  Fonte da imagem:  http://pt.dreamstime.com

"Não andeis a respigar" - diz o preceito bíblico.
O grão que cai é o direito da terra.
A espiga perdida - pertence ás aves
que têm seus ninhos e filhotes a cuidar.
Basta para ti, lavrador,
o monte alto e a tulha cheia.
Deixa a respiga para os que não plantam nem colhem.
 - O pobrezinho que passa.
 - Os bichos da terra e os pássaros do céu.

 Do Poema do Milho -  de Cora Coralina

domingo, 2 de setembro de 2012

Porque hoje é Domingo (214)


Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, fez-se pobre por vossa causa, para que fôsseis enriquecidos pela Sua pobreza ” 
Uma das verdades mais extraordinária das Escrituras é aquela que nos revela a graça de Deus, isto é, o “amor de Deus por aqueles que nada merecem”, um amor que conquista e favorece aqueles que, por causa da sua arrogância e desprezo pelo seu Criador, mereciam a Sua justa indignação (ira) (Efésios 2: 8,9).
É impossível um leitor atento da Bíblia não vislumbrar as marcas da presença e da manifestação da graça de Deus, ao longo de toda a História da Redenção.
Embora o conceito de graça tenha tido uma maior ênfase no Novo Testamento, com a vinda do Messias prometido, não deixa de ser verdade o facto de ele já se encontrar presente nas páginas do Antigo Testamento. Aliás, pode-se mesmo afirmar que a paciência demonstrada por Deus, ao suportar os fracassos e as inconstâncias dos intervenientes humanos envolvidos no Seu infalível plano da salvação, deveu-se à Sua maravilhosa graça que fez com que o caminho ficasse aberto para a vinda do Seu ungido.
Esse atributo divino significa muito mais do que uma simples atitude de Deus em favor daqueles que não merecem a Sua bondade. O conceito de graça (caris) inclui, além dos benefícios da bondade divina, o próprio estado da salvação daqueles que foram alcançados pelo amor divino. Quer dizer que “graça” acaba por tornar-se numa das marcas da vida (atitudes, comportamentos e ações) daqueles que foram integrados na família de Deus.
Tal como acontece com todas as virtudes cristãs, o Senhor Jesus é o expoente máximo da graça divina. Ele é o padrão pelo qual todas as qualidades espirituais são avaliadas. Todos os ingredientes do fruto do Espírito encontram a sua máxima e perfeita expressão nele. A Sua própria vida revelou a graça de Deus de um modo singular, sacrificando-se pelos pecadores.
Paulo, um cristão que experimentou na sua própria vida os efeitos da graça divina, estimulou os irmãos de Corinto, desafiando-os a concretizar a sua intenção generosa de suprir as necessidades dos seus irmãos em Jerusalém que enfrentavam dificuldades extremas.
Para este grande apóstolo, uma vida marcada pela graça é aquela que se torna  numa fonte de riquezas espirituais ao serviço de outros. E a força motriz que faz com que alguém rico se torne pobre, para enriquecer a outros, é a graça que nele opera.
Todos aqueles que um dia foram alcançados pela maravilhosa graça de Deus, demonstram que foram (e são) objectos da mesma graça na medida em que vivem num espírito de sacrifício em favor de outros, por meio de um altruísmo santo que beneficie os demais irmãos, ajudando-os a crescer no conhecimento do Senhor e a prosperar em ações de graças para glória do grande e soberano Deus (2 Coríntios 9:12, 13).
Que o Deus da graça continue a moldar os nossos corações, retirando todo o egoísmo e indiferença, caraterísticos deste mundo caído e sob maldição, operando em nós tanto o querer como o realizar, de modo a sermos cristãos autênticos, marcados e dominados pela graça, cujas vidas enriqueçam e abençoem os outros.
Soli Deo Gloria!
Pr. Samuel Quimputo
Pastor da Igreja Evangélica Baptista de Sete Rios - Lisboa