quinta-feira, 21 de março de 2013

Mal vai o país quando se chega ao ponto de roubar instrumentos musicais de uma Banda Filarmónica

                       Banda Filarmónica de Carviçais - Torre de Moncorvo

«A sede da Banda de Música de Carviçais, no concelho de Torre de Moncorvo, foi assaltada na madrugada desta segunda-feira. Do edifício foram levados todos os instrumentos musicais que o agrupamento dispunha e mais alguns propriedade dos elementos do agrupamento. Estima-se que os prejuízos andam entre os 40 e os 50 mil euros.
A banda existe há 115 anos e este momento é considerado "um dos períodos mais negros da sua história", referiu Vítor Salgado, um dos músicos.
A banda não tem meios financeiros para comprar novos instrumentos e tem esperança que a GNR consiga encontrar o seu paradeiro. "Da maneira como o país está em crise não sei como será possível conseguir tanto dinheiro.
A banda não pode comprá-los, sozinha é completamente impossível", garantiu o músico.»
   (http://www.jn.pt/)

Ao ouvir a notícia fiquei chocada. Assaltos diários a caixas multibanco, a bombas de gazolina, a ourivesarias, a residências, etc. etc. faz parte dos noticiários e jornais; agora roubar os instrumentos musicais a um grupo que toca por gosto e para animar e alegrar as pessoas da sua terra e outras mais além, sem qualquer fim lucrativo e sem qualquer outra ambição que não
seja divulgar a arte da música, colaborando assim, para o desenvolvimento da cultura. E, se pensarmos que esses homens e mulheres dessas aldeias de Portugal, pouco mais têm que o  poder tocar, e isto com a exigência de horas e horas de ensaio, após o dia de trabalho, tanta vez intenso...faz-nos pensar que é preciso ser alguém muito mal formado, sem o mínimo de respeito e consideração por aquelas pessoas tão empenhadas... que é capaz de cometer actos reprováveis como este.

Fico a tentar advinhar que tipo de pessoa é capaz de fazer isto...
Na verdade, vivemos tempos muito estranhos e muito complicados, que não auguram nada de bom para o futuro. Onde estão os valores, a decência, o respeito por o que é do outro, a preocupação com o próximo, a honestidade  e o brio pessoal!? Que educação é que os pais estão a dar aos filhos, e que exemplo?

Mal vai o meu querido Portugal quando se chega ao ponto de se furtarem os instrumentos musicais de uma Banda Musical de uma aldeia!

Pais, Mães, Avós, do meu pais:

Por favor, façam alguma coisa, para que casos tristes como este deixem de acontecer.

Sem comentários: