quarta-feira, 26 de junho de 2013

Um Poema de Ilse losa - que dedico á minha nora Joana

A Joana "perto do céu"
 CÂNTICO DA MULHER GRÀVIDA

«Mexes-te no meu ventre. Estarás satisfeito ou impaciente, meu filho? Quem me dera saber!

Serás belo, belo como o teu pai. Terás o corpo esbelto como os pinheiros nos montes e os olhos meigos como as corças da floresta.

A tua bondade será cristalina como a água das fontes e a tua inteligência vigorosa como a brisa que vem do mar.

Mas ai! se não fores perfeito?...Ai! se te faltarem as mãos, um braço, ou a luz dos olhos?...Ai! se te olharem com desprezo ou com fingida piedade...

Chorarei então, meu filho, mas amar-te-ei ainda mais. O meu coração só velará por ti e encontrará sempre palavras para te confortar.

Plantei no meu jardim macieiras, pessegueiros, graminha verde, flores garridas.

Procurei enfeites de cor e de alegria, agasalhos macios, tecidos leves e transparentes.

Meu filho, como eu te amo já! Como quero a tua felicidade! Hei-de ensinar-te lindos versos; inventar histórias maravilhosas e embalar-te com as mais doces canções.

Doem-me os seios! Dor abençoada! É o leite que tu beberás!

Brilha sol! Abri-vos rosas! Macieiras, pessegueiros, árvores todas do meu jardim, flori!

Pássaros, cantai! Rasgai a terra, águas das fontes! Alma, coração, rejubilai!
O meu filho vai nascer!»

(Ilse Losa)

Ilse Losa
[N. Buer (Alemanha), 1913 – M. Porto, 2006]


Escritora.

Frequentou o Instituto Comercial em Hanover. Judia, foi obrigada a abandonar o seu país, em 1934, refugiando-se no Porto.Foi colaboradora dos jornais Jornal de Notícias, O Comércio do Porto, Diário de Notícias e Neue Deutsche Literatur e das revistas Seara Nova e Vértice.Tradutora, não só de alemão para português, dos mais importantes autores alemães, como também, no sentido inverso, de autores portugueses, organizou várias antologias.Dedicou-se à literatura infantil, recebendo o Grande Prémio Gulbenkian.Recebeu, também, o Grande Prémio de Crónica da APE

Nota: 

A legenda, por baixo da foto, é baseada numa expressão do Poeta e Filósofo, Júlio Roberto, que um dia, numa aula, nos disse:

"A mulher quando está grávida,  deixa de ser humana para se tornar divina.".

10 comentários:

Manuela Pacheco disse...

Bom dia Viviana
Lindo poema, nunca li nada assim.
Parabens á Joana e á avó. Um abraço.

Maria disse...

Já sabia deste bebé e fiquei contente com o feliz acontecimento.

Que Deus abençoe os pais!

Avozinha disse...

Lindíssimo texto! Parabéns, Joana!

esperança disse...

Boa noite querida maninha.

Eu gosto desta foto, e gosto muito do significado que tem para mim, bom!!!...Que a Joana esteja lá em cimo, como dizes: Joana “perto do céu”.

Lindíssimo poema, para a mãe da criancinha que Deus está a forma no seio da Joana. Que o coração dessa criança se forme com as virtudes que a mãe e o pai desejam, e eu peço que ela nasça com o Senhor Jesus no seu coraçãozinho.
Parabéns aos papas aos avós, as irmãs, e a toda a família.
Que ele, ou ela, não sei, “SEJA UMA BENÇÃO” para todos.

Rosa disse...

Olá Viviana.
lindo poema,para um mais lindo acontecimento.
Bênçãos de Deus para todos.


Viviana, tenha uma noite tranquila e fresquinha.
Abraços.

Viviana disse...

Querida Manuela

É lindo sim, este texto.
Como revela um sentir tão belo e tão profundo da escritora Ilse losa!?

Estou muito feliz por ser aó mais uma vez.

Um abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Mimi

E assim como "vai assistindo"...a família que começou lá em Almada em 1966, consigo por perto...hoje já conta 17 almas...

O Senhor é na verdade muito bom!

Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Querida Eunice

Também acha lindo!
Sem dúvida.

Obrigada por as suas boas palavras.
Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Querida Mmninha Esperança

Eu sei que o teu coração bom...está feliz a acompanhar a chegada do menino/menina - que Deus destinou para nós.

Obrigada por isso.

Um beijinho
viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Impressionam as palavras da escritora...

Quase que sentimos o que ela está a sentir.

UM ABRAÇO, AMIGA LINDA
viviana