segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Hospital - Michel Quoist

Hospital de Santa Maria em Lisboa, onde trabalhei como enfermeira.

















Hospital

«O sofrimento é um mistério que só à luz da Fé pode ser esclarecido.
O mal do mundo não é vontade de Deus. Os homens menosprezaram os planos de Deus; é isto pecado. Desequilibraram  o homem  e o universo. Fizeram  nascer o sofrimento. Mas Cristo veio concertar a desordem . Do sofrimento inútil Ele fez o próprio objecto da Redenção.

...Fui, hoje é tarde, visitar um doente ao hospital.
De pavilhão em pavilhão, tive de percorrer cata cidade da Paixão, adivinhando os dramas que as paredes
claras  e as flores dos canteiros escondiam.

Precisei de atravessar uma primeira sala:
caminhava na ponta dos pés, à procura do doente.
Roçava com os olhos aqueles seres estendidos, assim como o enfermeiro toca delicadamente uma ferida para não fazer sofrer.
Sentia-me desajeitado.
Como um leigo extraviado num templo cheio de mistérios.
Como um pagão na nave de uma igreja.
Bem no fundo da segunda enfermaria  encontrei o meu doente.
Diante dele comecei a gaguejar, não sabia o que dizer.

...Porquê , Senhor?
Eu não entendo.
Porquê  este sofrimento no mundo, este sofrimento que me
   choca
   fecha
   revolta
   quebra?
Porquê este monstruoso, hediondo sofrimento.
   que vai batendo ás cegas sem dar explicações?
Cai  injustamente sobre o bom, poupando o mau.
Parece recuar, rechaçado pela ciência, mas volta sob outra
   face, mais poderoso e mais subtil?
Eu não entendo.
O sofrimento é odioso e faz medo.
Pois, Senhor, porquê estes e não outros?
Porquê estes e não eu?

Menino,
Não fui Eu, teu Deus, quem quis o sofrimento.
   foram os homens.
Introduziram- no   no Mundo, quando introduziram  o pecado.
Pois, o pecado é uma desordem  e a desordem faz mal.
A todo o pecado, vês?, corresponde , em algum  lugar  do
    Mundo e do Tempo, um sofrimento.

Mas eu vim,
Tomei-os todos, os vossos sofrimentos.
   como  tomei vossos pecados.
Tomei-os e sofri-os antes de vós.
Transformei-os, transfigurei-os, fiz deles um tesouro.
Ainda são um mal, um mal que serve, porém.
Pois dos vossos sofrimentos
Eu fiz a Redenção.»

 ( Michel Quoist - no livro- Poemas para Orar

2 comentários:

Arca Da Alinça disse...

muito lindo, por isso trabalho na seara do senhor e clamando para não desistir e continuando evangelizando e vendo só o estrago que o diabo faz na vida das pessoas pela porta chamado pecado.

Viviana disse...

Olá!

Que surpresa boa a sua visita!

Grata também por o seu comentário.

Visitei o seu blogue e...fiquei agradavelmente surpreendida!
Que lindp!
Que importante!

Um abraço
Viviana