terça-feira, 13 de maio de 2014

Pão, presunto e queijo, no lixo - Rossio - Lisboa




Rossio - Lisboa

No blogue da minha amiga Fernanda - http://nanda-fernandarocmsncom.blogspot.pt/ - encontrei esta notícia, publicada pela Associação Cris Sacco - um grupo de voluntários que ajuda os sem- abrigo.
Publico , para que conste... e para que se responsabilize quem praticou este acto condenável.

«E este é o pais que temos ! A mentalidade que temos! A sensibilidade que temos ! Num pais onde a abundancia da miseria é cada vez maior, há cada vez mais a abundancia da ganancia, da falta de respeito para com os outros a falta de humanidade. Ontem deparamo nos com um cenario surreal. Rossio onde decorre um evento gastronomico das terrinhas portuguesas, nao sei organizado por quem e se querem saber nem me interessa. Fui abordada por um agente da Psp que indignado me disse que estava contente por termos chegado e vi que era sincero pois transparecia no olhar, pediu me para o acompanhar e ali estava o tal cenario surreal , kilos e kilos de pao, presunto e queijos tudo deitado nos contentores do lixo e espalhados pelo chao como se de lixo se tratasse, mesmo que o fosse nao deveria ser deixado no chao mas a minha revolta foi mesmo para o porque ??? porque??? expliquem me onde o ser humano anda com a cabeça ??? a 20 metros de dezenas de pessoas que passam fome estes mentores da treta nao tem o discernimento de olhar para o lado e fazer algo pelos outros. É tao bem mais fácil deixar de olhar, do que nos aproximarmos de gente suja, com piolhos, doentes e chatos nao é??? é assim que os veem é assim que os sentem, pois eu vejo as pessoas que abandonaram o pao desta forma, sem abrigo para mim sao os bons, estes sao a verdadeira ralé de uma sociedade que me repugna cada vez mais. Chamei alguns voluntarios, ficaram estupefactos com o grande espectaculo que ali se passava, ninguem queria acreditar mas era verdade. Bem nao me apetece escrever mais sobre o assunto,pois apetece me é gritar. Deixo vos as fotos para que voces desse lado tirem as vossas conclusoes, mas de uma vez por todas nao façam só likes, interiorizem o sentido de que o nosso pais está mal e mexam se».
 Cris
 (4 fotos)

4 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

Triste post,nem dá para entender, com tanta gente necessitada.

Eu nem as migalhas consigo deitar fora, guardo-as para os passaritos e melros que andam no quintal.

Ainda temos uma mentalidade muito para o "eu" sem pensar nas dificuldades dos outros.


Viviana, boa tarde
Abraços.

Viviana disse...

Querida rosa

È triste, sim.
Custou-me tanto a publicá - lo!...
Quem dera não tivesse acontecido.
Mas aconteceu.
Por isso tem que se denunciar.
Um abraço, amiga
Viviana

dilita disse...

Querida Viviana

Também falámos cá em casa neste triste procedimento. Que miséria moral...
O pão, que quando caía um bocadinho no chão, logo se apanhava e sacudía, e dava-se-lhe um beijinho, e só depois se esfarelava para dar aos passarinhos; a minha mãe ensinou-me que era pecado estragar pão. E eu disse igual às minhas filhas, e elas aprenderam.

Eu penso que colocaram no lixo para as pessoas com fome irem buscar; e é isso que eu acho demasiado revoltante. Mentalidade horrorosa de quem trata assim o seu semelhante.Um semelhante já tão sofredor, e ainda ser assim amesquinhado, é demasido triste.
Viviana, desculpe.
Beijinho.

Viviana disse...

Querida Dilita

Li ao meu marido, o seu comentário, e ambos sorrimos quando fala do beijinho que se dava no pão que caía ao chão..
Era mesmo assim, amiga.Como bem nos lembramos!?

Nessa altura, "passavam-se" os valores dos pais para os filhos...

Na casa da minha mãe, também assim era.
Considero aquele acontecimento um caso triste.

Um abraço, amiga
Viviana