terça-feira, 8 de julho de 2014

"AMA-TE A TI MESMO" ?! - por Joel Neto


 Joel Neto - Jornalista
Muitos conseguem projetar-se através da televisão, e uns quantos até provêm dela. Os homens do momento são os oradores motivacionais, a que também se dá o nome de life coachers, e o mais difícil é contabilizar a quantidade de palermices - há que deixar bem claro aquilo de que falamos: são palermices - que tantos deles vão conseguindo vender à laia de verdades absolutas, com o beneplácito mercantilista de programadores e jornalistas e o consumo acrítico por parte até de espectadores educados.
Todos os dias tropeçamos num. São jovens "empreendedores", "proativos", que se dispõem a "sair da sua zona de conforto" para partilhar connosco a sabedoria acumulada. Dizem coisas como "Ama-te a ti próprio" (todos dizem "Ama-te a ti próprio"), falam num tom neoproselitista, entre o pastor protestante e o DJ, e usam jogos de palavras à Abel Xavier, que era treina-a-dor do Olhanense e que, por ser mais trabalha-a-dor do que aquilo que os jogadores podiam assimilar, não chegou a fazer do clube algarvio um vence-a-dor.
Aqui há dias, um amigo viu-me criticar um destes rapazes ("O teu amor és tu", repetia. "És tu!") e lembrou--me: Ghandi e o próprio Jesus Cristo nunca proclamaram outra coisa. Saltou-me a tampa. O que Jesus Cristo disse (e note-se que sou ateu) foi o contrário: "Ama o teu próximo como a ti mesmo e ao teu Deus sobre todas as coisas." Portanto, o amor da minha vida sou eu? Pois claro que sou. É precisamente esse o grande drama da existência humana, e é contra isso que devo lutar todos os dias: contra o meu egocentrismo e contra o meu egoísmo.
Urge acabar com o espaço ocupado por esta gente na cultura popular. E tem de ser a televisão a começar. 
  (Diário de Notícias - Crónica de TV - Joel Neto) 08/07/2014)

2 comentários:

Avozinha disse...

O Joel Neto confessa-se ateu, mas pelos vistos procura seguir os preceitos do Mestre (embora os tenha colocado em ordem inversa)... Que o Senhor tenha compaixão do Joel e o Joel se volte para o Senhor que conheceu nos bancos da EBD na sua infância.

Viviana disse...

Querida Eunice

Sabe que "eu fiquei com a pulga
atrás da orelha!?
A começar pelo nome - Joel - em principio é nome bíblico.
E depois, o facto dele citar embora em ordem inversa ,mas, certinho, o versículo bíblico.
Para mim, deveria ter tido contacto com o evangelho.
E, afinal o meu Pedro e o meu João conhecem-no e confirmam isso.

Um grande abraço
Viviana