quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Que tal Colaborarmos com Deus no Cuidado ás "Aves do Céu"?

"Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta". (Ev. de S. Mateus 6:26)

Sim, sem dúvida, Ele as alimenta.
Não tenho conhecimento de alguma ter morrido de fome,  no entanto, tenho uma sugestão a fazer:

Como, com a chegada do Outono,  que trouxe condições atmosféricas adversas, basta ter presente o dia de ontem na região de Lisboa (e não só) todas as sementinhas, frutos e bagas do campo, desapareceram, voltando, em princípio,  só na Primavera e Verão. Isto, para dizer que as avezinhas têm agora muito menos  hipóteses de encontrar alimento por aí.
Aqui, entramos nós, os humanos, pois podemos de uma forma bastante simples e barata, ajudá-los na sua alimentação. O que vos vou sugerir, eu faço-o o ano inteiro, mas empenho-me mais no Outono e Inverno. É o seguinte: Aproveito, e guardo, num saquinho de plástico, todas as migalhinhas que ficam no cesto do pão ou em cima da mesa das refeições. Se sobrar pão, o que eu evito a todo o custo, para não o desperdiçar, junto-o ás migalhinhas no saco, e quando saio por aí, quer seja aqui em Mira-Sintra ou na aldeia de Maceira, procuro um lugar apropriado e ofereço "o petisco ás aves do céu".
Ah!  mas nós sentimo-nos muito bem quando fazemos isso!

Ainda sugiro outra coisa:

Porque não falar com os nossos vizinhos do prédio, a fim de connosco colaborarem e, escolher um dos vizinhos para recolher por os andares as migalhinhas e ele próprio as ir oferecer aos passarinhos!?
Pode ser que haja um que esteja mais disponível ou que gosta mais de fazê-lo.

Amigos
A sugestão aqui fica.  A decisão de a aceitar ou não, é vossa.
Eu alegrar-me -ia muito se colaborássemos todos com Deus, no cuidado de alimentar "as aves do Céu".

4 comentários:

Manuela Pacheco disse...

Viviana, estava a ler a sua sugestão e a sorrir, porque eu faço quase o mesmo no parque de campismo.Tenho em cima da mesa cá fora um prato cheio de comida para canário e todas as aves vão lá comer inclusivo os melros, pois eu os vejo. quando lá chegamos está tudo espalhado em cima da mesa e nós ficamos felizes pois sabemos que eles foram lá. Abraço Manuela

Viviana disse...

Qlá, querida Manuela

Eu sei...eu sei que a minha boa amiga também cuida das avezinhas...

Não custa nada, não é?

Um abraço
Viviana

Rosa disse...

Olá Viviana.

mas que feliz ideia :))

A amiga já sabe que faço o mesmo por aqui.
E é vê-los todos felizes, e como que a agradecer, cantam que dá gosto.


Amiga, bom fim de semana, que esperamos seja de algum solinho
Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Que bom, que estamos em sintonia...neste proceder.

Eu sei...eu sei...muito bem.que assim é.
Vamos continuar e atrair outros para esta causa, certo?

Um grande e fraterno abraço
Viviana