sábado, 16 de maio de 2015

Mensageiros da Boas Novas - Pastor Samuel Quimputo

 
«É incontestável o ensino bíblico da auto-suficiência de Deus. A sua vontade é soberana e será inevitavelmente realizada. No fim de tudo, o Seu plano de salvação será executado com toda a precisão e justiça (Isaías 43:13; 46:9,10).
Porém, algo de maravilhoso nos é revelado nas Escrituras e que se prende com o facto de este mesmo Deus, soberano e auto-suficiente, cuja existência não depende de outro ser, ser também aquele que, com o seu amor e beneplácito, resolve realizar a sua vontade, manifestar a sua providência e executar os seus planos redentores, usando as suas criaturas (anjos e homens) na concretização dos seus planos.
No caso dos seres humanos, esta  verdade é reveladora da bondade e da complacência do grande Deus que se deleita em usar criaturas tão fracas e inconstantes como nós, e connosco graciosamente coopera,  na realização da sua vontade.
Como Rei e Salvador, por excelência,  Deus continua a redimir homens e mulheres, tirando-os do poder das trevas e transportando-os “para o reino do seu Filho amado” (Colossenses 1:13). E, ao fazê-lo, convidando pecadores alienados e rebeldes a arrependerem-se da sua impiedade, Ele usa aqueles que já experimentaram a graça salvadora, e que se renderam a Cristo, como seus servos, a fim de proclamaram a mensagem da salvação.
O ministério de anunciar o Reino de Deus é o empreendimento mais nobre que Ele concedeu a todos aqueles que foram lavados pelo imaculado sangue do Senhor Jesus. É um legado missionário que nos foi deixado pelo próprio Deus, ao enviar o Seu Filho à terra, na semelhança da nossa carne, a fim de que, pelo seu sacrifício, fôssemos redimidos.

Maravilhado com  tamanho privilégio, Isaías proclama a bem-aventurança daquele cujos pés se prontificam a anunciar a mensagem da salvação. Os seus pés são considerados “formosos” porque:
- anunciam as boas novas, isto é, boas notícias, o evangelho que revela o poder salvador de Deus (Romanos 1: 16; 1 Coríntios 1:18);
- proclamam a paz com Deus que garante a nossa segurança e nos faz experimentar a paz de Deus;
- anunciam o bem que emana do Pai das luzes, a fonte de toda a bênção e de toda a boa dádiva, cujo coração é bondoso e cheio de misericórdia (Tiago 1:17);
- proclamam a salvação eterna que nos vem pelo Amado, que se deu a si mesmo para ser o nosso representante, substituto e também o nosso suficiente Salvador, por meio de quem fomos perdoados, reconciliados com Deus e feitos ministros da reconciliação (2 Coríntios 5:18,19).
Todo o empenho missionário daqueles que já foram alcançados pela maravilhosa graça de Deus tem como objetivo primordial a proclamação do reino (isto é, do governo) universal de Deus, onde Cristo é entronizado e conclamado Rei.
Fazer missões, portanto, é assumir a função de cooperador de Deus no anúncio das boas-novas da salvação e do domínio do nosso bom Pai.
O apóstolo Paulo afirmou que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17); o que significa que a Palavra de Deus é o meio instrumental, por excelência, na proclamação do evangelho da graça.
Que os nossos pés se apressem na proclamação das Boas-Novas da salvação».

 Soli Deo Gloria! 

 Pastor Samuel Quimputo - Igreja Evangélica Baptista de Sete-Rios - Lisboa

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.
Gostei de ler o post.

"Maravilhado com tamanho privilégio, Isaías proclama a bem-aventurança daquele cujos pés se prontificam a anunciar a mensagem da salvação"

E apesar de tudo que vamos ouvindo, vendo e vivendo, continuamos a ter motivos para ficarmos maravilhados.

São muitos os que, sem serem noticia, sem receberem medalhas ou qualquer outra recompensa, dão testemunho do Evangelho.
São muitos os que deixam as suas vidas, bens e famílias e se fazem mensageiros das das Boas Novas de Jesus por esse mundo fora.

Que saibamos nós também utilizar os nossos pés, os nossos passos para, perto ou longe deixarmos a nossa marca as nossas "pegadas" nos outros.

Viviana, Bom Domingo.
Abracitos.

Viviana disse...

Querida Rosa

Também apreciei este interssante e oportuno texto.

Que estejamos disponíveis, para de alguma forma, passarmos a mensagem do amor de Deus pelos homens.

Que falemos a "tempo e fora de tempo".

Recordemos :
"Se nos calarmos as próprias pedras clamarão".

Um bom dia do Senhor
Um abraço
Viviana